UAI

Hyundai HB20 Platinum Plus: agora, com incentivos, versão top de linha vale a pena?

Versão top de linha tem boa dirigibilidade e muitos equipamentos, mas, mesmo com desconto, custa caro

Publicidade
Linha 2024 trouxe alguns novos itens, como frenagem automática (FCA) e assistente de permanência e centralização em faixa
Linha 2024 trouxe alguns novos itens, como frenagem automática (FCA) e assistente de permanência e centralização em faixa Foto: Linha 2024 trouxe alguns novos itens, como frenagem automática (FCA) e assistente de permanência e centralização em faixa
NOTA DO VRUM:
7 Nota VRUM

A versão top de linha do Hyundai HB20 entrou de leve nos incentivos fiscais que o governo concedeu à indústria automobilística em 2023. Tabelada em R$ 119.590, a configuração Platinum Plus recebeu um desconto de apenas R$ 2.000 e, assim, está com um preço final de R$ 117.590. Será o momento de adquirir o modelo?

Primeiramente, cabe destacar que o pacote de equipamentos é generoso. A versão Platinum Plus é a única da gama do Hyundai HB20 a disponibilizar tecnologias de auxílio à condução, que incluem frenagem autônoma, assistentes de ponto cego e de permanência em faixa, alerta de saída segura, assistente de tráfego traseiro, detector de fadiga e farol alto adaptativo.

Os faróis, aliás, têm projetor somente na configuração top de linha - e iluminam muito bem. No mais, são exclusivos do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023, ainda, o ar-condicionado digital (mas com apenas uma zona de temperatura) e o carregador sem-fio para smartphones. Trata-se de um pacote respeitável, que não faria feio em um modelo de categoria superior.

Espaço interno

Porém, uma característica de projeto assegura que o comprador não se esqueça de que está em um hatch compacto: o espaço interno. O habitáculo não chega a ser apertado, ao menos para adultos de média estatura. Um ocupante com até 1,75m se acomoda razoavelmente bem inclusive no banco traseiro, sem aperto (mas tampouco sem muita folga) para os joelhos e a cabeça.

O problema está na comparação com concorrentes mais novos, como o Volkswagen Polo e o Chevrolet Onix, que são maiores por dentro e por fora. Diante deles, o HB20 é, sobretudo, estreito. Isso traz reflexos, principalmente, para um eventual quinto ocupante no banco traseiro. Culpa da Hyundai, que manteve a estrutura da carroceria na segunda e atual geração, que estreou em 2019.

O porta-malas também não é dos maiores. Embora a Hyundai anuncie que o bagageiro do HB20 2023 tem 300 litros de capacidade, o compartimento, na prática, mostra-se pequeno, sendo que o vão de entrada ainda tem base muito alta, o que dificulta o carregamento: ao menos, na versão Platinum Plus, o banco traseiro é bipartido em 60/40, recurso útil em caso de rebatimento.

Acabamento e ergonomia

Painel do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023
Coluna de direção tem duplo ajuste, em altura e em distância, e volante proporciona boa pegada

Quanto ao acabamento, não há muito do que reclamar. Não que o interior do Hyundai HB20 2023 seja luxuoso, nem mesmo no top de linha Platinum Plus. Pelo contrário: o material predominante a bordo é o plástico duro. Mas isso é padrão no segmento, e, ademais, o modelo exibe bons encaixes e apliques, que disfarçam a simplicidade, além de apoios de braço acolchoados nas quatro portas (item raro atualmente).

O estofamento, aliás, mescla porções de couro e de tecido, em uma combinação agradável tanto aos olhos quanto ao tato. Contudo, independentemente da cor da carroceria, as forrações são sempre pretas: ao contrário da versão top de linha do HB20S, o hatch não oferece a opção de revestimento em couro claro. O console central traz nichos para pequenos objetos a bordo, inclusive sob o apoio de braço.

Se em acabamento o Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 vai bem, em ergonomia há alguns deslizes. Um deles está no formato dos bancos dianteiros, que não apoiam bem as coxas e nem a região lombar da coluna. Outro pênalti é o painel digital, cuja tela não tem alta definição e mostra o conta-giros por extenso, dificultando a leitura. Mas a coluna de direção com ajustes em altura e distância merece elogios.

Motor turbo é ponto alto

O conjunto mecânico é o ponto alto do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023. A versão top de linha traz um motor 1.0 turbo com injeção direta, de três cilindros. Ele desenvolve 120cv de potência tanto com gasolina quanto com etanol. O torque é de 17,5kgfm e, o melhor, está totalmente disponível já a 1.500 rpm. Tal característica, associada ao baixo peso de 1.110 kg, resulta em um desempenho muito bom.

O Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 é bastante ágil no trânsito urbano, onde arranca e retoma velocidade com facilidade. Na estrada, a performance também é boa: elástico, o motor mostra fôlego também em rotações mais altas, proporcionando ultrapassagens rápidas e seguras. Na hora de parar, os freios mostram-se bem-dimensionados e imobilizam o veículo com eficiência.

Motor 1.0 turbo do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023
Com turbo e injeção direta, motor 1.0 de três cilindros rende 120cv de potência e 17,5kgfm de torque

Também colabora para a dirigibilidade o câmbio automático de seis velocidades, que está muito bem-casado com o motor. Em situações de baixa demanda de potência, o sistema troca as marchas com o giro baixo, para otimizar o consumo. Porém, não hesita em reduzir quando o motorista pisa fundo. Há até borboletas no volante para trocas sequenciais, sofisticação pouco comum nesse segmento.

Por sua vez, a suspensão tem acerto firme, característica que o Hyundai HB20 carrega desde a primeira geração e que combina com o bom desempenho da versão Platinum Plus 2023. Isso, porque o sistema dá excelente estabilidade ao modelo, que chega a empolgar em uma estradinha sinuosa. A direção elétrica, direta e com grande efeito regressivo, também ajuda a manter o carro sempre "na mão".

Mas há uma contrapartida: essa calibração firme, em conjunto com os pneus 195/55 R16, compromete o conforto de marcha. A suspensão não filtra bem as irregularidades da pavimentação, transferindo boa parte delas para o habitáculo. Além do mais, o sistema não é dos mais silenciosos em vias irregulares. Mas ao menos a dianteira não raspa com facilidade em valetas, rampas e quebra-molas.

Consumo do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023

Lembra-se que a programação do câmbio automático parece visar o consumo de combustível? Pois, apesar disso, e também dos recursos técnicos do motor, o Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 obteve resultados não mais que razoáveis. Com gasolina, o VRUM aferiu médias de 9,3km/l na cidade e de 12,4km/l na estrada (veja os números do Inmetro na ficha técnica).

E então? O Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 vale a pena?

Depende. O modelo é, sim, uma opção interessante para quem não precisa de espaço abundante no interior ou no porta-malas, valoriza boa dirigibilidade e faz questão de muito conteúdo. Mas vale lembrar que, faixa de preço em que o Hyundai HB20 Platinum Plus 2023 está situado, há uma miríade de opções, inclusive alguns sedãs e SUVs compactos, embora esses últimos sejam menos equipados.

Especificamente no segmento de hatches compactos, existem dois concorrentes com trunfos semelhantes: os já citados Chevrolet Onix Premier e Volkswagen Polo Highline. Ambos têm motor 1.0 turbo, câmbio automático de seis marchas e dirigibilidade afiada. De quebra, oferecem um pouco mais espaço interno e estão com preços ligeiramente mais baixos que o do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023.

Para quem não quer um hatch compacto de outra marca, a dica é olhar com carinho para a versão Platinum. Ela abre mão de alguns equipamentos, mas ainda assim traz bastante conteúdo. E, já incluindo o desconto proveniente do incentivo governamental, custa expressivos R$9.000 a menos.

Ficha técnica do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023

MOTORDianteiro, transversal, flex, três cilindros em linha com 71mm de diâmetro e 84mm de curso, 998cm³ de cilindrada, 12 válvulas em duplo comando, injeção direta e turbocompressor.
POTÊNCIA120cv a 6.000rpm (g/e)
TORQUE17,5kgfm de 1.500rpm a 4.000rpm (g/e)
TRANSMISSÃOTração dianteira, e câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃODianteira: McPherson; traseira: eixo de torção
RODAS/PNEUS6×16 polegadas (liga leve) / 195/55 R16
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOSA discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESTanque, 50 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 423 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,01m; largura, 1,72m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,53m; e altura em relação ao solo, 16cm
PORTA-MALAS300 litros
PESO1.110 quilos
PERFORMANCEVelocidade máxima: 190km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h: 10,7 segundos (g/e)
CONSUMO*Cidade: 12,7km/l (g) e 9km/l (e)
Estrada: 15,1km/l (g) e 10,3km/l (e)
Dados do fabricante; *Dados do Inmetro

Equipamentos do Hyundai HB20 Platinum Plus 2023

DE SÉRIEAlarme; vidros elétricos; retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e luzes de direção; chave presencial com botão de partida; central multimídia com tela de 8 polegadas; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro; acendimento automático dos faróis; Bluelink; rodas de 16 polegadas; partida remota do motor; alerta de presença no banco traseiro; faróis de neblina; quadro de instrumentos digital; ar-condicionado digital (com uma zona de temperatura); carregamento sem fio do smartphone; frenagem autônoma; assistente de ponto cego, assistente de permanência em faixa; alerta de saída segura; assistente de tráfego traseiro; detector de fadiga; faróis com projetor e facho alto adaptativo; seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus; luz diurna em LED; bancos com revestimento parcial em couro.
OPCIONALPintura metálica (R$ 1.600)

Garantia

A Hyundai oferece uma garantia de três anos, sem limite de quilometragem, para o HB20 Platinum Plus.