O Jeep Compass 4xe já está à venda no Brasil desde abril deste ano e é um dos poucos modelos híbridos plug-in comercializado por aqui. A diferença dele para o híbrido convencional é que a bateria pode ser recarregada na tomada para proporcionar maior autonomia no modo elétrico. Para saber como anda o Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, o VRUM foi até a Itália, onde o modelo é produzido e exportado para o Brasil. Saímos com o SUV de Roma e fomos para a região da Toscana, onde foi possível avaliá-lo em diferentes condições.
A viagem à bordo do Jeep Compass 4xe híbrido plug-in começou em Roma, de onde partimos com o carro com o tanque abastecido com benzina (semelhante à gasolina) e com a bateria com carga máxima. Vale lembrar que o modelo é equipado com o motor T270, o 1.3 turbo que desenvolve 180cv de potência máxima, já que só funciona com gasolina. O torque é de 27,5kgfm, que garante boa força para tirar as quase duas toneladas de peso da inércia.
Confira mais detalhes do Jeep Compass 4xe na reportagem de apresentação do modelo
Dirigindo pelas estradas planas e bem cuidadas da Itália, seguimos para a região da Toscana, com destino a Buoncovento, um pequeno vilarejo de construções medievais, grandes vinhedos e fazendas que agora investem no agroturismo. O Jeep Compass 4xe vai bem no asfalto, com bom desempenho proporcionado pelo motor a combustão no eixo dianteiro e o elétrico no traseiro (60cv e 25,5kgfm de torque), garantindo tração nas quatro rodas a todo momento.
Juntos somam 240cv de potência, que garantem boas arrancadas e retomadas de velocidade, graças ao bom escalonamento das seis marchas do câmbio automático. Quando se trafega na estrada, o motor à combustão acaba sendo mais exigido, pois a tendência é pisar mais fundo no acelerador. Dessa forma, o motor elétrico continua tracionando o eixo traseiro, deixando o SUV ainda mais agarrado ao chão. Junto ao motor a combustão tem um outro elétrico, menor, que funciona como um gerador para auxiliar na recarga da bateria de 400 volts. Além disso, o SUV conta com sistema de regeneração de energia nas frenagens e desacelerações.
Pela tela de 10,1 polegadas da central multimídia e o quadro de instrumentos full digital é possível acompanhar o funcionamento do sistema híbrido, quando se percebe que, dependendo do peso do pé no acelerador, a carga da bateria vai embora rapidinho. Já em Buonconvento, foi possível testar o Jeep Compass 4xe somente no modo elétrico, rodando de forma extremamente silenciosa. A Jeep informa que, em condições normais, a autonomia no modo elétrico é de 44 quilômetros.
Recarregando a bateria do Jeep Compass 4xe híbrido
Nós não conseguimos alcançar essa quilometragem apenas no modo elétrico, pois foi preciso recarregar a bateria durante a viagem. Na bela cidade de Bagno Vignoni, onde águas cristalinas correm sobre formações rochosas de cor esbranquiçada, encontramos um totem de recarga elétrica em praça pública. Mas não é de graça. Basta adquirir os créditos em euro (na ocasião, na cotação de mais de R$ 6), plugar o cabo no carro e na tomada do totem e deixar recarregando. Na Itália, os pontos de recarga estão espalhados por todas as cidades.
Com a instalação da bateria junto ao eixo traseiro, próximo ao motor elétrico, o espaço do porta-malas ficou comprometido, caindo de 470 para 420 litros. Pode não ser o melhor volume para um SUV médio, mas ´´e suficiente para levar duas malas grandes e uma terceira menor. O cabo para recarga da bateria é de série e pode ser conectado a uma tomada doméstica de 220V ou em WallBox, que é vendido separadamente por cerca de R$ 10 mil (preço do equipamento e da instalação).
O Jeep Compass 4xe conta com três modos para gerenciar o sistema híbrido plug-in. No modo híbrido, os motores a combustão e elétrico atuam juntos de acordo com a demanda, otimizando a potência e reduzir o consumo de combustível. O outro modo é o 100% elétrico, com tração na traseira. Ao ser selecionado, o motor a combustão só será acionado nas retomadas de velocidade ou quando a bateria atingir o limite inferior de carga 19%. O SUV conta ainda com o E-SAVE, que prioriza a recarga da bateria, otimizando a utilização do motor a combustão, por meio de duas opções selecionáveis na central multimídia.
Para quem compra o Jeep Compass 4xe pensando em rodar a maior parte do tempo no modo elétrico na cidade, é importante lembrar que a recarga total da bateria pode ser feita em até 5 horas em tomada doméstica de 220V. Se for no Wallbox de 7,4kW, a recarga completa é feita em 1h40. E você terá ainda a opção de recarregar a bateria do carro gratuitamente em estacionamentos de shoppings pelo Brasil. Pelo menos, por enquanto.
Como é o SUV híbrido plug-in por dentro?
Por dentro, o Jeep Compass 4xe tem bom padrão de acabamento e o amplo espaço interno. É um SUV confortável para se viajar em família, oferecendo conforto e tecnologia para o entretenimento e segurança. Para quem gosta de pegar a estrada ouvindo música, o SUV traz um som Alpine de 506 watts com oito alto-falantes e subwoofer. Tem ainda o Adventure Intelligence, sistema que permite programar a recarga da bateria durante a noite, além de consultar se a autonomia disponível será suficiente para percorrer o trajeto até o destino pretendido.
E, falando em destino, seguimos o nosso percurso pela região da Toscana passando por belíssimas cidades como Pienza, Montalcino, Asciano, Cortona e Bagnoregio, que é uma comuna italiana esculpida no alto de uma colina, com menos de 4 mil habitantes. A cidade medieval tem um único acesso, por uma ponte estreita e extensa, por onde só passam pedestres, bicicletas e motos. Carros, nem pensar. Depois, seguimos para Orvietto e para a bela Siena, onde nossa avaliação com o Jeep Compass 4xe chegou ao fim.
FICHA TÉCNICA
MOTORES
A combustão, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³, 16 válvulas, turbo, injeção direta de combustível, a gasolina, que desenvolve potência máxima de 180cv a 5.750rpm e torque máximo de 27,5kgfm a 1.750rpm/elétrico, traseiro, transversal, com potência máxima de 60cv e 25,5kgfm de torque/ Potência combinada de 240cv
BATERIA
Tensão de 400V e capacidade de 11,4kWh
AUTONOMIA
No modo 100% elétrico: 44 quilômetros
RECARGA DA BATERIA
Conector: Type 2
Tempo de 0 a 100% (Wallbox, 7,4kW): até 100 minutos
Tempo de 0 a 100% (Tomada 220V): até 5 horas
TRANSMISSÃO
Tração 4xe (motor a combustão no eixo dianteiro e motor elétrico no eixo traseiro) e câmbio automático: seis marchas
FREIOS
A discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, independente, braços oscilantes inferiores com geometria triangular e
barra estabilizadora; traseira, tipo McPherson, independente, links transversais/laterais e barra estabilizadora/de liga leve, 7,5” x 19”/235/45 R19
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
PESO
1.908 kg
CAPACIDADES
Tanque de combustível, 36,5 litros; porta-malas, 420 litros; de carga, 400kg
DIMENSÕES
Comprimento, 4,40m; largura, 1,82m; altura, 1,64m; distância entre-eixos, 2,63m; altura mínima do solo, 20cm
ÂNGULOS
De entrada, 20 graus; de saída, 28 graus; de rampa, 16 graus
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 206km/h
Aceleração até 100 km/h: 6,8 s
CONSUMO
Cidade: 25,4km/l
Estrada: 24,2km/l
EQUIPAMENTOS:
De série – Power Pack, sensor de estacionamento dianteiro, seletor de terrenos com modos auto, sand/mud, snow e sport, travas elétricas nas portas e porta-malas (travamento automático a 20km/h, trava de tampa do combustível, indicador de portas abertas), sistema e-Coasting, câmera de estacionamento traseira, sensor de chuva, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, Hill Start Assist (HSA), tração 4x4 Jeep com 4WD Lock e 4WD Low, controle de estabilidade (ESC), bancos ventilados, piloto automático, Hill Descent Control (HDC), freio de estacionamento eletrônico, detector de fadiga do motorista, abertura eletrônica do porta-malas com sensor de presença, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico anti capotamento, piloto automático adaptativo, USB tipo A+C no console traseiro, faróis full LED com assinatura em LED, multimídia de 10,1" com Adventure Intelligence Plus com Alexa in vehicle, bancos revestidos em couro, ar-condicionado automático dual zone, sensor de estacionamento traseiro, câmera 360 graus, controle de tração, sistema de som Alpine com oito alto-falantes e subwoofer, Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, ajuste do volante em altura e profundidade, GPS, carregador do celular por indução, carregador portátil para a bateria de tração (110V/220V), Isofix, Adventure Intelligence Plus, reconhecimento de placas de trânsito, sete airbags, teto solar elétrico e panorâmico Command View, rodas em liga leve de 19 polegadas, aviso de mudança de faixas, Auto Hold, sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist), banco elétrico para o motorista (oito posições), limitador de velocidade, acendimento automático dos faróis e monitoramento de pontos cegos.
Opcionais – Não tem
Quanto custa?
O Jeep Compass 4xe plug-in é vendido por R$ 349.990.
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