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Jeep Gladiator Rubicon: disposição para encarar tranqueiras

Testamos a versão da picape que tem o off road em seu DNA, trazendo tecnologias que garantem eficiência em termos de tração, além do bom desempenho do motor V6

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A picape Jeep Gladiator tem em seu DNA a característica off-roada
A picape Jeep Gladiator tem em seu DNA a característica off-roada Foto: A picape Jeep Gladiator tem em seu DNA a característica off-roada
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

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Quem gosta de carro com dimensões exageradas, pesadão e com conjunto mecânico que garanta boa performance no asfalto ou no fora de estrada, tem grande chance de se interessar pela picape Jeep Gladiator Rubicon, que já está à venda no mercado brasileiro. Com preço sugerido de cerca de R$ 500 mil, o modelo traz o visual raíz da marca Jeep, mas é recheado de tecnologias para garantir segurança, dirigibilidade e desenvoltura no off-road.

Trata-se de uma picape com números superlativos, principalmente no que diz respeito às suas dimensões e ao peso. O estilo da família Jeep é preservado, com a grade de sete fendas e as formas quadradas do Wrangler, o modelo menor. Traz os tradicionais faróis redondos, mas agora full LED, além dos auxiliares embutidos no para-choque.

Quando custa o Jeep Gladiator Rubicon 3.6 V6?

  • O Jeep Gladiator Rubicon 3.6 V6 é vendido por preço único de R$ 499.990. Em São Paulo o preço é de R$ 515.913. O modelo conta com uma lista de 72 acessórios da Mopar com preços variados.

Na frente, além do bom ângulo de entrada, ganchos para rebocar. Os para-lamas são projetados nas laterais, deixando o carro ainda mais largo e complicado nas manobras em ambientes apertados. Os retrovisores são pequenos para o tamanho da picape, que não traz estribos laterais de série. São vendidos como acessórios. As rodas de alumínio de 17 polegadas são calçadas com pneus de uso misto.

As portas e o teto são removíveis, sendo que para isso a Jeep disponibiliza as ferramentas adequadas. A caçamba tem bom tamanho, traz ganchos para amarração da carga, uma tomada e iluminação, mas a proteção de plástico é vendida como acessório.

Como é o Jeep Gladiator Rubicon por dentro

Sem os estribos laterais, o acesso ao interior da cabine não é fácil, mas uma alça na coluna ajuda a reduzir o esforço. O acabamento é feito com plástico de boa qualidade, com detalhes em cores diferentes, e couro em algumas partes. O Jeep Gladiator Rubicon tem tapetes de borracha com sistema de escoamento de água, para facilitar a limpeza.

O painel mescla instrumentos analógicos e digitais, com computador de bordo trazendo todas as informações necessárias. O volante é multifuncional, com comandos para o som, celular e controlador de velocidade. O sistema multimídia tem tela tátil de 8,4 polegadas, com Android Auto e Apple Carplay, assistente de voz para realizar comandos, GPS nativo e entradas USB e auxiliar.

Por meio do sistema multimídia é possível acessar o Off-Road Pages, que traz informações sobre inclinação lateral e vertical, temperatura da transmissão, coordenadas e altitude. O sistema de som é Alpine, com nove alto-falantes, subwoofer e amplificador de 552 watts. Um dos alto-falantes pode ser destacado e vira caixa de som portátil Bluetooth.

O Jeep Gladiator Rubicon tem vários porta-objetos e debaixo do banco traseiro tem compartimentos fechados para guardar pequenos objetos. O sistema de ar-condicionado é de duas zonas e a versão ainda vem equipada com quatro airbags, monitoramento da pressão dos pneus, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e outros sistemas de auxílio à condução.

O espaço no banco traseiro é bom para duas pessoas, com ampla área para as pernas. Na extremidade do console, os passageiros têm à disposição saídas do ar-condicionado, um porta-garrafa e os comandos dos vidros elétricos das portas traseiras, que por serem removíveis não trazem fiação.

Jeep Gladiator Rubicon 3.6 V6 modelo 2022 cinza de frente no asfalto em movimento
A Gladiator Rubicon preserva o tradicional estilo da Jeep, com a grade de sete fendas

Conjunto mecânico e eletrônica garantem bom desempenho

A picape Jeep Gladiator Rubicon tem números superlativos também no quesito desempenho. O motor é o conhecido Pentastar, um V6 que entrega potência de 284cv e 35,4kgfm de torque, associado ao câmbio automático de oito velocidades. É um conjunto que não favorece a economia de combustível, fator que não deve estar entre as prioridades de quem compra um carro desse.

Apesar de ser uma picape com mais de duas toneladas, o motor garante agilidade nas arrancadas, com o torque chegando em sua plenitude aos 4.100 giros. Motor e câmbio “conversam” bem, proporcionando trocas de marchas no momento adequado e favorecendo as retomadas de velocidade. Isso se traduz em segurança nas ultrapassagens. As mudanças de marchas podem ser feitas em modo manual no próprio câmbio.

Todos os números na ficha técnica da Gladiator Rubicon 3.6 V6

MOTOR (*)Dianteiro, Pentastar, seis cilindros em V, 3.604cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve 284cv a 6.400rpm e torque de 35,4kgfm a 4.100rpm
TRANSMISSÃO (*)Tração 4x4 Rock Trak com reduzida 4:1, bloqueio dos diferenciais Tru-Lok, câmbio Automatic de oito velocidades
DIREÇÃO (*)Pinhão e cremalheira com assistência eletro-hidráulica
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUS (*)Dianteira, independente, multlink, com eixo rígido heady duty Dana 44; traseira, independente, multlink, com eixo rígido heady duty Dana 44, com amortecedores Fox de alta pressão/7,5 x 17 polegadas (de alumínio)/245/75 R 17
FREIOS (*)Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS/EBD
CAPACIDADES (*)Do tanque de combustível, 83 litros; da caçamba, 1 mil litros; de carga (ocupantes e bagagem), 674 quilos; de reboque, 3.138 quilos
PESO (*)2.261 quilos
DIMENSÕES (*)Comprimento, 5,59m; largura, 1,89m; altura, 1,90m; distância entre-eixos, 3,49m; altura livre do solo, 26,8cm
ÂNGULOS (*)De entrada, 43 graus
De saída, 26 graus
PERFORMANCE (*)Aceleração até 100km/h em 8,1 segundos
Velocidade máxima de 156km/h
CONSUMO (**)Na cidade, 6,5km/l
Na estrada 7,4km/l
(*) Dados do fabricante (**) Dados do Inmetro

Em nosso percurso misto de teste, o computador acusou médias de consumo variando de 4,5km/l a 5,3km/l, números menos otimistas do que os apurados pelo Inmetro. A dirigibilidade é boa, mas requer alguns cuidados. Como o Jeep Gladiator Rubicon é uma picape com altura em relação ao solo considerável (quase 27cm), isso faz com que a carroceria apresente movimentos laterais quando se trafega em velocidades um pouco mais elevadas. Ou seja, nota-se uma certa instabilidade direcional nesta condição.

Mas a eletrônica está presente para manter o carro na mão, com controle de tração e estabilidade garantindo segurança no asfalto. Para o fora de estrada, o Jeep Gladiator Rubicon conta com sistema de tração 4x4 Rock-Trak, caixa de transferência com cinco posições, relação reduzida de 4:1 e sistema off-road+ que ajusta o veículo para qualquer tipo de terreno.

O motorista tem a opção da posição 4Hl, para um off-road em alta velocidade, quando os controles de tração e estabilidade são desativados e ainda é possível bloquear o eixo traseiro, recurso ideal para trafegar na areia. Com o bloqueio dos diferenciais, é possível enfrentar verdadeiras tranqueiras no fora de estrada, já que, além de ter bom conjunto mecânico, eficiente sistema de tração e boa altura em relação ao solo, o Jeep Gladiator tem também bons ângulos de entrada e saída.

A picape passa tranquila em terrenos acidentados e escorregadios, superando pedras, lama e areia. É valente também na travessia de trechos alagados. Graças a entrada de ar elevada no motor e boa vedação da cabine, o Jeep Gladiator Rubicon tem capacidade de submersão considerável, podendo atravessar riachos em profundidades de até 76cm.

As suspensões são multlink com eixos rígidos na frente e atrás, onde os amortecedores de alta pressão seguram o baque no fora de estrada. Elas não impedem que as irregularidades do solo sejam transferidas para a cabine, causando certo desconforto. E a estabilidade em curvas é garantida pela eletrônica, desde que não haja abusos. A direção tem assistência eletro-hidráulica, com cargas bem definidas, mas o diâmetro de giro é grande e exige paciência nas manobras em áreas apertadas.

A picape Jeep Gladiator Rubicon definitivamente não é um carro urbano, pois suas dimensões não são compatíveis com o dia a dia das cidades. ´Para adquiri-la, além de uma boa conta bancária, é preciso ter uma garagem com muito espaço.

Quais sãos os concorrentes da picape Gladiator?

Pela faixa de preço da picape Jeep Gladiator Rubicon, seus principais concorrentes são os modelos da marca Ram, todos pesados e com dimensões avantajadas também. A Ram 1500 Rebel é equipada com motor V8 de 5.7 litros e custa R$ 457 mil. Pelo mesmo preço você leva também a Ram 2500 Laramine, equipada com motor de 6.7 litros turbodiesel. Mas se quiser algo ainda maior, a Ram 3500 tem a versão Laramine por R$ 484.990, e a Limited Longhorn, R$ 529.990, ambas com motor 6.7 litros turbodiesel.

Confira os equipamentos de série da picape da Jeep

  • Sistema de som com alto alante removível bluetooth Alpine;
  • Assistente de voz hands free;
  • Mopar soft tri-fold tonneau folder;
  • Piloto automático adaptativo com controle de velocidade (ACC);
  • Embalagem para armazenamento do teto removível;
  • Body color hard top;
  • Porta-objetos com chave sob o banco traseiro;
  • HSA (hill start assist);
  • Multimídia Uconnect com tela tátil de 8,4" e conectividade por Apple CarPlay e Android Auto;
  • Protetor da caixa de transferência;
  • Controle de estabilidade (ESC);
  • Off road front camera;
  • Ganchos para fixação de cargas na caçamba;
  • Hill descent control (HDC);
  • Banco do motorista com regulagem de altura;
  • Sistema off-road+;
  • Sistema de monitoramento da pressão dos pneus;
  • Volante multifuncional;
  • Capota marítima;
  • Para-brisa rebatível;
  • Ar-condicionado digital duas zonas;
  • Off-road pages na central multimídia;
  • Faróis full LED com assinatura em LED;
  • Lanternas traseiras com iluminação em LED;
  • Teto removível na cor da carroceria;
  • Câmera frontal off-road;
  • câmera de ré;
  • Alpine premium audio system;
  • Coluna de direção ajustável em altura e distância;
  • Porta USB tipo A+C;
  • Keyless enter 'n go;
  • Sensor de estacionamento traseiro;
  • Controle de tração;
  • Rodas de 17 polegadas com pneus de uso misto;
  • Navegação GPS;
  • Ganchos de reboque off-road;
  • Trail rail management system;
  • Trilhos de aço sob a carroceria;
  • Iluminação da caçamba;
  • Isofix;
  • Sistema de escoamento de água para lavagem interna;
  • Airbags frontais e laterais;
  • Protetores de cárter, transmissão e tanque;
  • Tomada auxiliar de 220V na caçamba;
  • Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência (AEB);
  • Detector de tráfego cruzado;
  • Bancos revestidos em couro com inscrição Rubicon;
  • Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de sete polegadas personalizável;
  • Sistema eletrônico anticapotamento;
  • Chave com telecomando;
  • Três posições para a porta da caçamba;
  • Barra de segurança anticapotamento;
  • Portas removíveis;
  • Tapetes de borracha Mopar;
  • Computador de bordo;
  • Monitoramento de pontos cegos.

OPCIONAIS: Não tem

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