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Jeep Renegade Trailhawk 2.0 a diesel encara o asfalto e a terra

Versão de topo do Jeep Renegade é a mais preparada para encarar o fora de estrada, sem abrir mão do conforto para rodar na cidade ou na estrada

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Jeep Renegade Trailhawk 2.0 a diesel encara o asfalto e a terra
Jeep Renegade Trailhawk 2.0 a diesel encara o asfalto e a terra Foto: Jeep Renegade Trailhawk 2.0 a diesel encara o asfalto e a terra

A versão topo de linha Trailhawk é a mais preparada para encarar desafios nas trilhas


Se o Jeep Renegade navega calmo na liderança do segmento dos utilitários-esportivos compactos, com uma “gordura” de 20% em relação ao segundo colocado (o Hyundai Creta), sua versão a diesel conta com a vantagem adicional de não ter concorrente direto. Além de ser o único SUV compacto não derivado de um hatchback, sua linhagem lhe garante maior desenvoltura no fora de estrada, contando com tração 4x4 e reduzida, outro feito que a concorrência flex não consegue igualar. Testamos a versão de topo Trailhawk, a mais preparada para encarar os desafios das trilhas.


A marca afixou na carroceria do Renegade Trailhawk a plaqueta “Trail Rated”, destinada apenas aos veículos que conseguiram transpôr a trilha Rubicon, umas das mais difíceis dos Estados Unidos. Para alcançar esta façanha, a versão traz uma série de características particulares, como suspensão com componentes mais robustos, melhores ângulos de ataque e saída, além de uma proteção extra sob o assoalho, abrangendo o cárter, tanque de combustível e transmissão. As rodas de liga leve de 17 polegadas calçam pneus de uso misto.

A suspensão é 2,5 centímetros mais alta do que a das demais versões


TRAÇÃO Além da opção de tração 4x4, com direito a reduzida, esta versão conta com mais um modo no sistema de tração Selec-Terrain, adequado para rodar sobre pedra, que se junta aos outros quatro perfis (automático, neve, areia e lama). O modelo ainda traz assistente de descida, que não permite que as rodas travem no meio de um declive e o veículo perca o controle da direção. A carroceria tem dois ganchos de reboque na dianteira e um na traseira. Além do teto em preto brilhante e retrovisores com capa cinza, o exterior traz capô com um adesivo funcional, que diminui o reflexo do sol no motorista em trilhas com inclinações.

Com a reestilização, a maçaneta da tampa do porta-malas ficou em evidência


Apesar dos atributos de fora de estrada, o SUV também tem bom desempenho no asfalto. Na cidade, o veículo lida bem com baixas rotações. Na estrada, está sempre pronto para ultrapassagens e retomadas de velocidade, e sem perda de tempo. Todo o mérito para o conjunto mecânico, composto pelo motor 2.0 a diesel, mas principalmente o câmbio automático de nove marchas, que permite manter o ritmo em qualquer situação. Para uma “tocada” mais esportiva, é possível trocar marchas manualmente por aletas próximas ao volante. A suspensão foi elevada em 2,5 centímetros em relação às demais versões, mas ainda assim proporciona confiança nas curvas e conforto aos passageiros. A direção tem assistência elétrica progressiva, com peso adequado para cada situação.

Molduras vermelhas proporcionam aspecto despojado ao interior, que tem bom acabamento


ACABAMENTO O interior tem acabamento esmerado, porém, com um toque despojado: as molduras vermelhas que adornam as saídas de ar laterais, as caixas de som e a alavanca de câmbio. Os bancos são revestidos em couro, e o painel tem material emborrachado. O espaço interno é bom para um compacto, levando com conforto até quatro ocupantes. Para um veículo na faixa dos R$ 150 mil, os passageiros do banco de trás deveriam contar com uma saída de ar-condicionado. Mesma coisa para os ajustes do banco do motorista, que deveriam ser elétricos. Já o porta-malas fica devendo, já que a versão traz estepe de tamanho integral, que “rouba” espaço de bagagem. Mas é possível ampliar a capacidade de transporte de carga rebatendo o encosto do banco traseiro.

Estepe integral "rouba" espaço no compartimento de bagagem


Entre o conteúdo, destaque para chave presencial – que destrava as portas e aciona a partida do motor pelo toque de um botão –, freio de estacionamento acionado por tecla, assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital de dupla zona, tela configurável no quadro de instrumentos, faróis full LED e sistema multimídia com tela de sete polegadas. O pacote de segurança é bom, com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração, estabilidade e anti-capotamento. O modelo alia valentia e conforto, mas não cobra pouco por isso. Para quem quer entrar mais fundo no universo fora de estrada, por este valor é possível comprar, por exemplo, um Troller (a partir de R$ 140.900), mas que não proporciona muito prazer sobre o asfalto.

Falta climatização para os passageiros do banco traseiro


CONECTIVIDADE O Jeep Renegade Trailhawk traz de série a central Uconnect, com tela tátil de 8,4 polegadas. A versão de topo deveria oferecer navegação GPS nativa, o que é uma grande mancada para um veículo nesta faixa de preço. Como prêmio de consolação, o proprietário conta com conectividade com smartphones pelo Android Auto e Apple CarPlay, que permitem usar aplicativos como Waze e Spotify. Para ampliar a segurança, existe a opção de comandos por voz ou por controles no volante, assim como sistema de telefonia. As mídias disponíveis são entradas USB, auxiliar e Bluetooth (com streaming).

Motor 2.0 a diesel trabalha em conjunto com o câmbio automático de nove marchas


FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.956cm³ de cilindrada, turbodiesel, que desenvolve 170cv a 3.750rpm e torque máximo de 35,7kgfm a 1.750rpm

TRANSMISSÃO (*)
Tração 4x4 com reduzida e câmbio automático de nove marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com geometria triangular e barra estabilizadora; traseira, com rodas independentes, links transversais/laterais e barra estabilizadora/7 x 17, de liga leve/ 215/60 R17 de uso misto

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e ESC

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 60 litros; porta-malas, 273 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos

PESO (*)
1.674 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,23m; largura, 1,80m; altura, 1,72m; distância entre-eixos, 2,57m; altura livre do solo, 22,4cm

ÂNGULOS DE ATAQUE/SAÍDA (*)
30 graus/33 graus

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima, 190km/h; aceleração até 100km/h em 9,9s

CONSUMO (**)
Na cidade, 9,6km/l; na estrada, 11,4km/l

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro

Rodas de liga leve de 17 polegadas calçam pneus de uso misto


EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE
Airbags frontais, laterais e de cortina; freios ABS; acendimento automático de faróis; adesivo no capô; ajuste do volante em altura e distância; alarme; aletas para troca de marcha no volante; ar-condicionado de dupla zona; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível; bancos revestidos em couro; cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; computador de bordo; controle de estabilidade para trailer; controle de tração e estabilidade; controle anti-capotamento; câmera de ré; retrovisor interno eletrocrômico; faróis e lanterna de neblina em LED; faróis full LED; freio de estacionamento eletrônico; freios a disco nas quatro rodas; Isofix; ganchos de reboque; controle de velocidade em descida; assistente de partida em rampa; chave presencial; limitador de velocidade; limpador e desembaraçador dos vidros traseiros; luzes de rodagem diurnas; molduras do painel e console na cor vermelho rubi, preto e metal diamond; painel de instrumentos com tela de sete polegadas colorido e configurável; assistente de frenagem; piloto automático; protetor de assoalho, cárter, tanque de combustível e transmissão; rack de teto; retrovisores com ajustes elétricos; rodas em liga leve aro 17 polegadas; pneus de uso misto; seletor para cinco tipos de terreno; sensor crepuscular, de chuva e de estacionamento traseiro; sistema multimídia; suspensão off road com altura elevada; tapetes em borracha; teto na cor preta; tração 4x4; vidros elétricos.

OPCIONAL
Pintura metálica (R$ 1.650)

QUANTO CUSTA
O Jeep Renegade Trailhawk 2.0 turbodiesel, versão de topo do modelo, tem preço sugerido de R$ 145.990. Com o opcional listado, a unidade testada custa R$ 147.640.

NOTAS
Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 8
Acabamento 9
Custo/benefício 7