Dentro da gama 2023 da Nissan Frontier, a versão XE fica no penúltimo patamar: com um preço ligeiramente abaixo da casa dos R$300 mil, ela é R$33.100 "menos cara" que as opções top de linha Platinum e Pro-4X, que se diferenciam pela proposta mais luxuosa na primeira e mais off-road na segunda. Vale lembrar que a caminhonete exibe um novo visual desde o ano passado.
Desse modo, a Nissan Frontier XE 2023 não traz os equipamentos mais sofisticados da gama, como teto solar ou sistemas de assistência à direção e de câmeras em 360 graus. Porém, oferece faróis Full-LED, rodas de 18 polegadas, banco do motorista com regulagens elétricas e ar-condicionado com duas zonas de temperatura e saídas para o banco traseiro, além de interior revestido em material que imita couro.
Contudo, mesmo sendo uma das versões mais caras da linha 2023, a Nissan Frontier XE mantém alguns deslizes. Os plásticos do habitáculo, por exemplo, são todos duros: só os encostos de braço das portas têm acolchoamento. E, apesar do bom espaço interno, os ocupantes do banco traseiro viajam em posição incômoda, pois o assento muito baixo deixa as coxas sem apoio. Já os dianteiros são confortáveis.
É verdade que características, embora incômodas, não fogem ao padrão na categoria, já que estão presentes também na maioria das concorrentes, como Ford Ranger e Toyota Hilux. Duro mesmo é encontrar uma caçamba com a lataria toda exposta, sem protetor. Capota marítima ou iluminação? Nem pensar! Ao menos o compartimento de carga tem tomada 12V e tampa com sistema de alívio de peso.
Já testamos também a Nissan Frontier na versão Platinum: assista ao vídeo!
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!
Ficha técnica: Nissan Frontier 2023 XE
MOTOR Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, com pistões de 101,3 mm de curso e 85 mm de curso, 2.298cm³ de cilindrada, 16 válvulas, biturbo, a diesel POTÊNCIA 190cv a 3.750rpm TORQUE 45,9kgfm entre 1.500rpm e 2.500rpm TRANSMISSÃO Tração traseira, com opção de 4×4 e reduzida, e câmbio automático de sete marchas SUSPENSÃO Dianteira, independente, com braços duplos e barra estabilizadora; e traseira com eixo rígido fixado por braços múltiplos e molas helicoidais / RODAS/PNEUS 18 polegadas (liga leve)/255/60 R18 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica FREIOS A disco ventilados na dianteira e na traseira, com ABS CAPACIDADES Tanque, 73 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 1.100 quilos DIMENSÕES Comprimento, 5,26m; largura, 1,85m; altura, 1,86m; distância entre-eixos, 3,15m; e altura em relação ao solo, 24,7cm CAÇAMBA Volume, 1.054 litros; comprimento, 1,50 metro; largura, 1,56m; e altura, 0,47m ÂNGULOS De ataque, 31,2 graus; de saída, 25,8 graus PESO 2.207 quilos CONSUMO* Cidade: 9,1 km/l
Estrada: 11 km/l
Como é dirigir a Nissan Frontier XE 2023?
Dirigir a Nissan Frontier 2023 é uma experiência agradável. A suspensão traseira, composta por um eixo rígido fixado ao chassi por vários braços e por molas helicoidais (que, por questões de marketing, o fabricante chama, exageradamente, de multilink), permite um rodar relativamente suave. Ela pula, sim, quando há ondulações no piso, mas, nesse quesito, está acima da média da categoria.
Quanto à estabilidade, não há milagre. Caminhonetes desse porte, pesadas e com centro de gravidade elevado, exigem cuidado em curvas, e a Nissan Frontier 2023 não é exceção. Por outro lado, o sistema de freios com discos nas quatro rodas merece elogios. Trata-se de um item de grande importância em um veículo que pode receber mais de uma tonelada de carga sobre o eixo traseiro.
Os discos de freio traseiros vieram junto com a reestilização. Mas ainda não foi dessa vez que a picape substituiu a direção hidráulica pela elétrica. O sistema vai bem em velocidades mais altas, porém não oferece grande leveza em manobras. Para completar, a coluna segue ajustável apenas em altura, e não em distância. No mais, a posição de dirigir é ergonômica, e o volante, igual ao do Kicks, tem boa pegada.
Motor biturbo tem bom desempenho e não é gastão
Por sua vez, o motor 2.3 com dois turbos, que desenvolve 190cv de potência e 45,9kgfm de torque, agrada. Ele tem funcionamento suave para uma unidade a diesel e trabalha entrosado com o câmbio automático de sete marchas, que permite trocas sequenciais por meio de toques na alavanca. O resultado é um ótimo desempenho, até um tanto exagerado para a proposta da picape.
Vale lembrar que a Nissan Frontier XE 2023 traz tração nas quatro rodas, com reduzida. Todos esses recursos têm acionamento eletrônico, como e comum atualmente. Essa versão, entretanto, não tem bloqueio do diferencial traseiro, que é exclusivo da configuração Pro-4X. Ainda assim, a caminhonete exibe boa performance no uso off-road.
Além disso, a Nissan Frontier XE 2023 apresentou consumo condizente. Nas aferições do VRUM, a picape cravou 8,3km/l na cidade e 11,7km/l na estrada, números próximos aos do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro (veja-os na ficha técnica). É importante destacar o uso obrigatório do aditivo Arla 32, em um compartimento acessado pela portinhola do tanque de combustível.
Preço e equipamentos da Nissan Frontier XE 2023
O preço da Nissan Frontier XE 2023 é de R$291.890. Essa versão vem de fábrica com pacote fechado de equipamentos: o único opcional é a pintura metálica, que adiciona R$1.950 ao valor final. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem para uso particular, mas com teto de 100 mil quilômetros para utilização comercial.
- EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: Seis airbags (frontais, laterais e de cortina); bloqueio de diferencial eletrônico; controle automático de descida; controles de tração e estabilidade; faróis full-LED com luzes diurnas; freios ABS com controle eletrônico e assistência de frenagem; assistente de partida em rampa; chave presencial com botão de partida; acendimento automático dos faróis; ar-condicionado digital de dupla zona com saídas para o banco traseiro; banco do motorista com regulagem elétrica e suporte de lombar; controlador de velocidade de cruzeiro; desembaçador traseiro; escurecimento manual dos retrovisores; sensor de chuva; painel de instrumentos de 7 polegadas; para-sóis com espelho e iluminação; sensores e câmera de ré; volante multifuncional com ajuste de altura; estribos laterais; faróis de neblina; rack de teto; retrovisores com escurecimento manual, ajuste e rebatimento elétricos; vidros elétricos nas quatro portas (mas com função "um toque" só para o motorista); bancos revestidos em material que imita couro; tela multimídia de 8 polegadas;
- OPCIONAL: Pintura metálica (R$ 1.950).
Conectividade
A central multimídia tem tela de 8 polegadas, conectividade com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e reconhecimento de voz. O sistema de infotenimento inclui ainda entradas USB para os passageiros do banco traseiro e seis alto-falantes. Já o quadro de instrumentos é analógico, mas completo, e conta com uma tela central de 7 polegadas.
Vale a compra?
Não há dúvidas que a Nissan Frontier é uma caminhonete com boas qualidades e que recebeu aprimoramentos bem-vindos na linha 2023. E o visual mudou para melhor com a reestilização. A versão XE, em particular, é cara e não vem com alguns itens importantes, mas ainda tem preços competitivos frente aos cobrados pela concorrência.
O maior problema é a falta de aceitação no mercado, o que costuma resultar em menor liquidez no momento da revenda. Em número de emplacamentos, a picape supera apenas a Volkswagen Amarok: todas as demais concorrentes, incluindo Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e Mitsubishi L200, nessa ordem, vêm na frente. Tecnicamente, porém, a Nissan Frontier 2023 está parelha com as rivais.