Desde que foi lançada em fevereiro, a nova Montana mostrou que chegaria para importunar a concorrência, que vai da Fiat Strada nas versões de entrada até a Fiat Toro e Renault Oroch, quando se avalia as configurações de topo de linha do modelo Chevrolet. Testamos a Montana Premier 1.2, a versão mais completa, que traz um conjunto mecânico que dá conta do recado, mas sem brilho no desempenho. O modelo agrada também pelo estilo, pacote de itens de série e preço, que é menor do que o da concorrência.
Quanto custa a nova Montana na versão topo de linha?
Chevrolet Montana Premium 1.2 turbo com câmbio automático tem preço sugerido de R$140.490, e com pintura metálica vai a R$ 142.440.
A nova Montana deixou de ser uma picape compacta e se aproximou das intermediárias, segmento onde estão a Fiat Toro e a Renault Oroch. Em termos de dimensões, a Montana está mais próxima da Oroch, que tem 4,71 metros de comprimento e 2,82m de distância entre-eixos. Já a Toro é um pouco maior, com 4,94m de comprimento e 2,99m de distância entre-eixos. Na Montana são 4,72m de comprimento e 2,80m de distância entre-eixos.
Se for comparada com a Fiat Strada (4,48m de comprimento e 2,73m de distância entre-eixos), a nova Montana tem mais porte e motor mais potente. Mas considerando que testamos a versão topo de linha Premier 1.2, que tem preço sugerido de R$ 140.490, as concorrentes mais próximas são a Oroch Outsider 1.3 flex turbo (R$ 146.900) e a Toro Endurance T270 flex (R$ 146.990).
Ficha técnica completa da Chevrolet Montana 1.2 Premier
MOTOR (*) Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 1.199cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências de 132cv (gasolina) e 133cv (etanol) a 5.500rpm, e torques de 19,4kgfm (g) e 21,4kgfm (e) a 2.000rpm TRANSMISSÃO (*) Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*) Dianteira, independente, tipo Mc Pherson, com barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção/de liga leve de 7×17 polegadas/215/55 R17 DIREÇÃO (*) Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva FREIOS (*) A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD CAPACIDADES (*) Do tanque, 44 litros; caçamba, 874 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 600 quilos DIMENSÕES (*) Comprimento, 4,72m; largura, 1,80m; altura, 1,66m; e distância entre-eixos, 2,80m; altura em relação ao solo, 19,2cm PESO (*) 1.310 quilos PERFORMANCE (*) Velocidade máxima de 160km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 10,1 segundos (e)CONSUMO (**) Cidade: 11,1km/l (g)/7,7km/l (e)
Estrada: 13,3km/l (g)/9,3kml (e)
Diferenças começam na capacidade da caçamba
Quem compra uma picape, geralmente, tem interesse na caçamba, seja pela necessidade do trabalho ou pelo apoio na hora do lazer. A nova Montana tem caçamba com volume de 874 litros e carga útil de 600 quilos, que corresponde ao peso dos ocupantes e mais a carga. Nesse quesito, a Fiat Toro leva vantagem, com 937 litros e 750 quilos de carga útil. Já a caçamba da Oroch disponibiliza 683 litros e 650 quilos.
A caçamba da nova Montana pode não ser a maior, mas nesta versão de topo de linha traz de série a proteção do piso, oito ganchos para amarração da carga, iluminação e capota marítima. A tampa traseira tem sistema que alivia o peso na hora de abrir e fechar. E no para-choque estribos ajudam a acessar a caçamba. Como acessório, a Chevrolet oferece as divisórias multi-board, que servem para acomodar objetos menores no compartimento de carga, mas não são muito práticas na montagem.
Estilo moderno, mas nem tão inédito
Se comparada com a geração anterior, a nova Montana mudou muito no visual, que ficou bem mais moderno e atualizado. Mas como na indústria automotiva nada se cria, tudo se copia, não há como negar algumas semelhanças com a Toro, como no formato e posição da luz diurna e dos faróis. Apesar disso, a nova Montana tem personalidade, com a grade frontal ampla ornamentada com a tradicional gravata dourada, laterais limpas, rack de teto e lanternas traseiras menores, mais discretas,
Por dentro, a nova Montana Premier tem acabamento de boa qualidade, com muito plástico no painel e portas, mas de diferentes texturas e boa montagem. Os bancos são revestidos em couro, sendo os dianteiros com formato anatômico, apoiando bem as pernas e com ajustes manuais. Já no banco traseiro o assento não apoia totalmente as pernas e o encosto fica posicionado em quase 90 graus, o que traz desconforto em viagens longas. O espaço atrás é limitado para duas pessoas, desde que não sejam muito grandes.
Detalhes do interior da nova Montana
A picape tem volante multifuncional com a base achatada e ajuste de altura e distância. Não traz aletas para mudanças de marchas. O painel tem elementos analógicos e uma tela central que mostra as informações do computador de bordo. A Chevrolet usou um recurso na nova Montana para unir a tela da central multimídia – tátil, de oito polegadas – ao painel de instrumentos, para passar a impressão de que é um conjunto só. O resultado é interessante, já que a tela fica ligeiramente voltada para o motorista.
O sistema multimídia traz conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth para dois celulares simultâneos, Wi-Fi nativo e entradas USB dos tipos A e C para os passageiros da frente e do banco traseiro. A nova Montana traz também o serviço On Star, que auxilia com informações e suporte ao motorista, além de sistema de carregamento do celular por indução. No quesito segurança, a picape traz de série seis airbags, assistente de partida em aclive, sistemas Isofix e TopTheter de fixação de cadeiras infantis.
Ao volante da picape Chevrolet Montana
O conjunto mecânico que equipa a nova Montana é basicamente o mesmo do Chevrolet Tracker Premier. O motor é o 1.2 turbo que desenvolve 133cv e 21,4kgfm de torque quando abastecido com etanol. Ele atua em conjunto com o câmbio automático de seis marchas, que permite trocas manuais, mas somente na tecla na lateral do pomo da alavanca.
Se comparada às concorrentes – Oroch (170cv e 27,5kgfm) e Toro (185cv e 27,5kgfm), a nova Montana perde nos números de motorização. Mas é importante considerar que a picape Chevrolet pesa 1.310 quilos, enquanto o modelo da Renault tem peso de 1.432 quilos e o da Fiat, 1.650 quilos. Uma diferença considerável que acaba afetando a relação peso/potência.
Na prática, a nova Montana se mostra uma picape bem interessante, com boa dirigibilidade e desempenho satisfatório. O motor 1.2 turbo mostra agilidade em arrancadas quando a picape está sem carga, apresentando melhores resultados quando o giro do motor passa das 3.500rpm. Nessa condição, a nova Montana fica esperta, graças, também, ao bom escalonamento das marchas do câmbio automático, que faz as trocas de maneira suave. Com mais peso, o desempenho fica mais comprometido.
O desempenho não chega a ser empolgante, mas o suficiente para garantir agilidade no trânsito urbano e retomadas de velocidade seguras nas estradas. O computador de bordo apontou consumo médio de 11,7km/l com gasolina em um circuito misto de cidade/estrada. A melhor média registrada pelo computador foi de 14,5km/l. Números que não impressionam, mas que também não são ruins.
A picape tem direção com assistência elétrica com cargas bem definidas para baixas e altas velocidades, com bom diâmetro de giro, que facilita nas manobras. As suspensões merecem destaque especial, pois receberam calibragem que privilegia tanto a estabilidade quanto o conforto ao rodar. No sistema de freio o único pecado foram os tambores no eixo traseiro. Uma picape que custa mais de R$ 140 mil merecia discos.
Como fica a nova Montana diante da concorrência?
Em resumo, o teste da nova Montana foi bem positivo. O design é bonito, o acabamento de boa qualidade, o pacote de itens de série é bom e o conjunto mecânico cumpre bem o seu papel. E para completar, a picape Chevrolet tem preço mais em conta do que a Oroch e a Toro, que trazem vantagens em alguns quesitos. É preciso fazer a conta na ponta do lápis para saber qual merecerá um espaço na sua garagem.
EQUIPAMENTOS DA NOVA MONTANA 1.2 PREMIER
DE SÉRIE:
- Seis Airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Alarme Anti-furto
- Assistente de partida em aclive
- Controle de estabilidade e tração
- Luz de condução diurna
- Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix") e ("Top Tether")
- Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
- Ar-condicionado digital automático
- Coluna de direção com regulagem em altura e distância
- Computador de bordo com informações de viagem, do veículo e consumo
- Direção Elétrica Progressiva
- Trava elétrica das portas com acionamento na chave
- Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento
- Abertura automática pela chave
- Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", integração com smartphones através do Android Auto e Apple Car Play, RadioAM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, Entrada USB dupla - tipo A e tipo C
- Painel de Instrumentos digital TFT
- Controles de rádio e do celular no volante
- Conjunto de alto falantes - 6 unidades
- Grade frontal com detalhes em cromo escurecido
- Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
- Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual
- OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi
- Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo
- Protetor de caçamba
- Tampa traseira com abertura por botão elétrico sensível ao toque ("touchpad") com alívio de peso na subida
- e descida
- Ganchos para amarração de carga no interior da caçamba (8 ganchos)
- Capota marítima
- Iluminação na caçamba nos 2 lados
- Rack de Teto na cor prata
- Roda de alumínio aro 17" com acabamento escurecido exclusivo para a versão Premier
- Volante esportivo com revestimento premium
- Câmera de ré
- Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo
- Console central com descansa-braço
- Controlador de velocidade de cruzeiro
- Easy Entry - Abertura das portas, tampa traseira e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
- Easy Start - Partida sem chave
- Sensor de estacionamento traseiro
OPCIONAL:
- Pintura metálica (R$ 1.950)
A nova Montana foi lançada em fevereiro e o VRUM estava lá para conferir!
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas