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Nova Montana: testamos a picape que chegou para incomodar

A versão testada é a Premier, topo de linha, equipada com motor 1.2 turbo e câmbio automático de seis marchas, conjunto que cumpre seu papel

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Nova Chevrolet Montana tem elementos de design que lembram a Fiat Toro
Nova Chevrolet Montana tem elementos de design que lembram a Fiat Toro Foto: Nova Chevrolet Montana tem elementos de design que lembram a Fiat Toro
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

Desde que foi lançada em fevereiro, a nova Montana mostrou que chegaria para importunar a concorrência, que vai da Fiat Strada nas versões de entrada até a Fiat Toro e Renault Oroch, quando se avalia as configurações de topo de linha do modelo Chevrolet. Testamos a Montana Premier 1.2, a versão mais completa, que traz um conjunto mecânico que dá conta do recado, mas sem brilho no desempenho. O modelo agrada também pelo estilo, pacote de itens de série e preço, que é menor do que o da concorrência.

Quanto custa a nova Montana na versão topo de linha?

Chevrolet Montana Premium 1.2 turbo com câmbio automático tem preço sugerido de R$140.490, e com pintura metálica vai a R$ 142.440.

chevrolet montana 1.2 turbo premier modelo 2023 verde escuro de lateral na terra
Com 4,72m de comprimento e 2,80m de distância entre-eixos, a picape sobe para o segmento intermediário

A nova Montana deixou de ser uma picape compacta e se aproximou das intermediárias, segmento onde estão a Fiat Toro e a Renault Oroch. Em termos de dimensões, a Montana está mais próxima da Oroch, que tem 4,71 metros de comprimento e 2,82m de distância entre-eixos. Já a Toro é um pouco maior, com 4,94m de comprimento e 2,99m de distância entre-eixos. Na Montana são 4,72m de comprimento e 2,80m de distância entre-eixos.

Se for comparada com a Fiat Strada (4,48m de comprimento e 2,73m de distância entre-eixos), a nova Montana tem mais porte e motor mais potente. Mas considerando que testamos a versão topo de linha Premier 1.2, que tem preço sugerido de R$ 140.490, as concorrentes mais próximas são a Oroch Outsider 1.3 flex turbo (R$ 146.900) e a Toro Endurance T270 flex (R$ 146.990).

chevrolet montana 1.2 turbo premier modelo 2023 verde escuro de traseira na terra estatica
Lanternas traseiras menores e santantônio estilizado compõem o visual da nova Montana

Ficha técnica completa da Chevrolet Montana 1.2 Premier

MOTOR (*)Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 1.199cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências de 132cv (gasolina) e 133cv (etanol) a 5.500rpm, e torques de 19,4kgfm (g) e 21,4kgfm (e) a 2.000rpm
TRANSMISSÃO (*)Tração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)Dianteira, independente, tipo Mc Pherson, com barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção/de liga leve de 7×17 polegadas/215/55 R17
DIREÇÃO (*)Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)A discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*)Do tanque, 44 litros; caçamba, 874 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 600 quilos
DIMENSÕES (*)Comprimento, 4,72m; largura, 1,80m; altura, 1,66m; e distância entre-eixos, 2,80m; altura em relação ao solo, 19,2cm
PESO (*)1.310 quilos
PERFORMANCE (*)Velocidade máxima de 160km/h (e)
Aceleração até 100km/h em 10,1 segundos (e)
CONSUMO (**)Cidade: 11,1km/l (g)/7,7km/l (e)
Estrada: 13,3km/l (g)/9,3kml (e)
(*) Dados dos fabricantes / (**) Dados do Inmetro / (g) gasolina (e) etanol

Diferenças começam na capacidade da caçamba

Quem compra uma picape, geralmente, tem interesse na caçamba, seja pela necessidade do trabalho ou pelo apoio na hora do lazer. A nova Montana tem caçamba com volume de 874 litros e carga útil de 600 quilos, que corresponde ao peso dos ocupantes e mais a carga. Nesse quesito, a Fiat Toro leva vantagem, com 937 litros e 750 quilos de carga útil. Já a caçamba da Oroch disponibiliza 683 litros e 650 quilos.

A caçamba da nova Montana pode não ser a maior, mas nesta versão de topo de linha traz de série a proteção do piso, oito ganchos para amarração da carga, iluminação e capota marítima. A tampa traseira tem sistema que alivia o peso na hora de abrir e fechar. E no para-choque estribos ajudam a acessar a caçamba. Como acessório, a Chevrolet oferece as divisórias multi-board, que servem para acomodar objetos menores no compartimento de carga, mas não são muito práticas na montagem.

chevrolet montana 1.2 turbo premier modelo 2023 verde escuro de traseira tampa da cacamba aberta com divisoria na terra estatica
O volume da caçamba é de 874 litros e as divisórias multi-board ajudam a organizar a carga menor

Estilo moderno, mas nem tão inédito

Se comparada com a geração anterior, a nova Montana mudou muito no visual, que ficou bem mais moderno e atualizado. Mas como na indústria automotiva nada se cria, tudo se copia, não há como negar algumas semelhanças com a Toro, como no formato e posição da luz diurna e dos faróis. Apesar disso, a nova Montana tem personalidade, com a grade frontal ampla ornamentada com a tradicional gravata dourada, laterais limpas, rack de teto e lanternas traseiras menores, mais discretas,

Por dentro, a nova Montana Premier tem acabamento de boa qualidade, com muito plástico no painel e portas, mas de diferentes texturas e boa montagem. Os bancos são revestidos em couro, sendo os dianteiros com formato anatômico, apoiando bem as pernas e com ajustes manuais. Já no banco traseiro o assento não apoia totalmente as pernas e o encosto fica posicionado em quase 90 graus, o que traz desconforto em viagens longas. O espaço atrás é limitado para duas pessoas, desde que não sejam muito grandes.

Detalhes do interior da nova Montana

A picape tem volante multifuncional com a base achatada e ajuste de altura e distância. Não traz aletas para mudanças de marchas. O painel tem elementos analógicos e uma tela central que mostra as informações do computador de bordo. A Chevrolet usou um recurso na nova Montana para unir a tela da central multimídia – tátil, de oito polegadas – ao painel de instrumentos, para passar a impressão de que é um conjunto só. O resultado é interessante, já que a tela fica ligeiramente voltada para o motorista.

O sistema multimídia traz conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth para dois celulares simultâneos, Wi-Fi nativo e entradas USB dos tipos A e C para os passageiros da frente e do banco traseiro. A nova Montana traz também o serviço On Star, que auxilia com informações e suporte ao motorista, além de sistema de carregamento do celular por indução. No quesito segurança, a picape traz de série seis airbags, assistente de partida em aclive, sistemas Isofix e TopTheter de fixação de cadeiras infantis.

Ao volante da picape Chevrolet Montana

O conjunto mecânico que equipa a nova Montana é basicamente o mesmo do Chevrolet Tracker Premier. O motor é o 1.2 turbo que desenvolve 133cv e 21,4kgfm de torque quando abastecido com etanol. Ele atua em conjunto com o câmbio automático de seis marchas, que permite trocas manuais, mas somente na tecla na lateral do pomo da alavanca.

Se comparada às concorrentes – Oroch (170cv e 27,5kgfm) e Toro (185cv e 27,5kgfm), a nova Montana perde nos números de motorização. Mas é importante considerar que a picape Chevrolet pesa 1.310 quilos, enquanto o modelo da Renault tem peso de 1.432 quilos e o da Fiat, 1.650 quilos. Uma diferença considerável que acaba afetando a relação peso/potência.

Na prática, a nova Montana se mostra uma picape bem interessante, com boa dirigibilidade e desempenho satisfatório. O motor 1.2 turbo mostra agilidade em arrancadas quando a picape está sem carga, apresentando melhores resultados quando o giro do motor passa das 3.500rpm. Nessa condição, a nova Montana fica esperta, graças, também, ao bom escalonamento das marchas do câmbio automático, que faz as trocas de maneira suave. Com mais peso, o desempenho fica mais comprometido.

O desempenho não chega a ser empolgante, mas o suficiente para garantir agilidade no trânsito urbano e retomadas de velocidade seguras nas estradas. O computador de bordo apontou consumo médio de 11,7km/l com gasolina em um circuito misto de cidade/estrada. A melhor média registrada pelo computador foi de 14,5km/l. Números que não impressionam, mas que também não são ruins.

A picape tem direção com assistência elétrica com cargas bem definidas para baixas e altas velocidades, com bom diâmetro de giro, que facilita nas manobras. As suspensões merecem destaque especial, pois receberam calibragem que privilegia tanto a estabilidade quanto o conforto ao rodar. No sistema de freio o único pecado foram os tambores no eixo traseiro. Uma picape que custa mais de R$ 140 mil merecia discos.

chevrolet montana 1.2 turbo premier modelo 2023 verde escuro cofre do motor estatica
Motor 1.2 turbo é o mesmo do Chevrolet Tracker Premier e garante desempenho satisfatório

Como fica a nova Montana diante da concorrência?

Em resumo, o teste da nova Montana foi bem positivo. O design é bonito, o acabamento de boa qualidade, o pacote de itens de série é bom e o conjunto mecânico cumpre bem o seu papel. E para completar, a picape Chevrolet tem preço mais em conta do que a Oroch e a Toro, que trazem vantagens em alguns quesitos. É preciso fazer a conta na ponta do lápis para saber qual merecerá um espaço na sua garagem.

chevrolet montana 1.2 turbo premier modelo 2023 verde escuro roda de liga leve 17 polegadas estatica
A versão Premier tem rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus 215/55 R17

EQUIPAMENTOS DA NOVA MONTANA 1.2 PREMIER

DE SÉRIE:

  • Seis Airbags (frontais, laterais e de cortina)
  • Alarme Anti-furto
  • Assistente de partida em aclive
  • Controle de estabilidade e tração
  • Luz de condução diurna
  • Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix") e ("Top Tether")
  • Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
  • Ar-condicionado digital automático
  • Coluna de direção com regulagem em altura e distância
  • Computador de bordo com informações de viagem, do veículo e consumo
  • Direção Elétrica Progressiva
  • Trava elétrica das portas com acionamento na chave
  • Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento
  • Abertura automática pela chave
  • Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", integração com smartphones através do Android Auto e Apple Car Play, RadioAM/FM, Função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, Entrada USB dupla - tipo A e tipo C
  • Painel de Instrumentos digital TFT
  • Controles de rádio e do celular no volante
  • Conjunto de alto falantes - 6 unidades
  • Grade frontal com detalhes em cromo escurecido
  • Acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular
  • Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual
  • OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi
  • Projeção da tela do smartphone sem o uso de cabo
  • Protetor de caçamba
  • Tampa traseira com abertura por botão elétrico sensível ao toque ("touchpad") com alívio de peso na subida
  • e descida
  • Ganchos para amarração de carga no interior da caçamba (8 ganchos)
  • Capota marítima
  • Iluminação na caçamba nos 2 lados
  • Rack de Teto na cor prata
  • Roda de alumínio aro 17" com acabamento escurecido exclusivo para a versão Premier
  • Volante esportivo com revestimento premium
  • Câmera de ré
  • Espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo
  • Console central com descansa-braço
  • Controlador de velocidade de cruzeiro
  • Easy Entry - Abertura das portas, tampa traseira e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
  • Easy Start - Partida sem chave
  • Sensor de estacionamento traseiro

OPCIONAL:

  • Pintura metálica (R$ 1.950)

A nova Montana foi lançada em fevereiro e o VRUM estava lá para conferir!

https://youtu.be/WSnJSlfM5H8

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