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Pequenos na arena

Saiba quais são as virtudes e problemas desses modelos compactos com porta-malas destacado. Um é fabricado no Brasil e o outro importado do México. Leia o teste

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Foto:

O New Fiesta vem do México e não paga imposto de importação, tendo o mesmo tratamento dos modelos fabricados no Brasil, e o Honda City é produzido no país. Esses dois sedãs compactos têm origens distintas: o Fiesta sedã é derivado do modelo hatch, enquanto o City usa plataforma do monovolume Fit, com porta-malas destacado. Ambos são equipados com motorização flex e câmbio manual de cinco marchas. A preferência do consumidor brasileiro pela carroceria sedã fez com que a Honda produzisse o City e a Ford importasse primeiro o Fiesta na carroceria sedã em vez da hatch.

 

Mexicano x brasileiro

Se o City atrai pela tradicional confiabilidade Honda, o Fiesta conquista pelas linhas pouco convencionais e bastante equilibradas. Porém, o espaço interno do Honda dá um banho no Ford, que rebate com sete airbags, incluindo o de joelho. No fim das contas, ambos se equivalem, com quantidade limitada de peso, e o confronto é decidido por detalhes, como o ar-condicionado digital do City. 

 

Veja a galeria de fotos completa do Honda City e do Ford New Fiesta!

 

Espaço interno
Fiesta 6 City 9
Melhor para o Honda, que tem 11 centímetros a mais de distância entre-eixos e 13cm a mais de medida de conforto, dois fatores determinantes do espaço interno. Além disso, o City é mais alto, o que significa melhor acomodação no banco traseiro. O Fiesta é estreito e três adultos no banco traseiro é missão quase impossível até mesmo em percurso curto.

Porta-malas
Fiesta 7 City 9
Outro ponto para o Honda, que leva vantagem de mais de 60 litros sobre o concorrente. O senão do porta-malas da carroceria sedã é a abertura pequena que limita a colocação de objetos maiores. Por isso, as configurações hatch/perua e monovolumes, com a imensa abertura da tampa do porta-malas são mais práticos. Porém, a capacidade de carga dos dois modelos é pequena (ver ficha técnica).

Câmbio
Fiesta 8 City 8

Os dois carros têm relação de transmissão bem definidas e precisão e maciez nos engates do câmbio.


Suspensão
Fiesta7 City 7
Ambos são firmes nas curvas, com inclinação moderada da carroceria. Porém, transferem com alguma intensidade as imperfeições do piso para dentro do habitáculo, causando desconforto aos ocupantes.

Motor/desempenho
Fiesta 8 City 8

Não são modelos de alta performance, mas atendem bem na maioria das situações. Perdem um pouco o rendimento com ar-condicionado ligado. O motor do Ford é um pouco áspero acima de 3.500rpm, mas sem provocar transtorno. O motor do City usa corrente em vez de correia dentada, enquanto o do Fiesta é o Sigma totalmente feito de alumínio e usa correia dentada de alta durabilidade, com troca prevista a cada 140 mil quilômetros.

 



Estilo
Fiesta 9 City 8

Apesar de o quesito ser subjetivo não se pode negar que as linhas do Fiesta são bem mais modernas e bonitas. O City é mais conservador e carece de ousadia.

Ergonomia
Fiesta 7 City 6

Os dois modelos têm mais pontos positivos do que negativos, mas os bancos dianteiros e traseiros de ambos provocam retroversão da pelve. O Fiesta leva ligeira vantagem por causa da melhor pega do volante.

Conforto/tecnologia
Fiesta 7 City 8

Os itens de conveniência se equivalem, mas o ar-condicionado digital reflete a melhor tecnologia do Honda.



Consumo
Fiesta 8 City 8
Um item muito discutível em Belo Horizonte porque a Região Sul mais montanhosa exige marchas fortes para vencer aclives, o que implica em consumo maior. Porém, tudo depende da maneira de dirigir, e os motoristas que pisam mais forte vão parar mais vezes no posto de combustíveis. Nenhum deles apresenta consumo exagerado de etanol e gasolina. A Honda continua não informando dados de consumo.

Acabamento/montagem
Fiesta 8  City 8

Outro empate. O acabamento é de boa qualidade em ambos e condizentes com faixa de preço e posicionamento de mercado.

Segurança
Fiesta 10  City 8

O Fiesta leva a melhor por ter opção de vários tipos de airbags, incluindo o de joelho. O City é equipado apenas com airbags frontais. Ambos têm sistema ABS de freios e cintos de três pontos retráteis e apoios de cabeça para todos os ocupantes.

Custo/benefício
Fiesta 9  City 8

O comparativo leva em consideração todas as versões. A confiabilidade do Honda tem um custo: a versão topo de linha deveria custar menos.



Resultado
Fiesta 94  City 95

FICHA TÉCNICA

 

FORD NEW FIESTA
MOTOR

Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.596cm³ de cilindrada, 16 válvulas, que desenvolve potências máximas de 110cv (gasolina) a 6.250rpm e 115cv (etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 15,8kgfm (gasolina) e 16,2kgfm (etanol) a 4.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco velocidades

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, com ABS (de série nos catálogos 2 e 3)

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS

Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com barra de torção / 6,0 x 15 polegadas, em liga leve / 185/60 R15

CAPACIDADES
Tanque, 47 litros; e carga útil (passageiros e carga), 375kg

PESO
1.162 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conveniência/confort
o – Ar-condicionado; direção com assistência elétrica; vidros, travas e espelhos com comando elétrico; CD Player, com MP3e entrada auxiliar; computador de bordo; e tela de LCD central.

Aparência – Rodas em liga leve de 15 polegadas.



Segurança – Alarme, limitador do cinto com sensor de carga, ganchos para fixação de cadeiras infantis e travamento automático das portas a 15km/h.

OPCIONAIS

Freios ABS; bancos em couro, sete airbags, três apoios de cabeça e três cintos de três pontos no banco traseiro .

QUANTO CUSTA
O Ford New Fiesta tem preço básico sugerido de
R$ 50.150 e completo, de R$ 55.170.

FICHA TÉCNICA

 

HONDA CITY

 

Emílio Camanzi testou o Honda City. Assista:

 

 

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.496cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 115cv (gasolina) e 116cv (álcool) a 6.000rpm e torque máximo de 14,8kgfm (gasolina ou álcool) a 4.800rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira, com barra de torção / 6 x 16 polegadas, em liga leve / 185/55 R16

DIREÇÃO

Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva

FREIOS
Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS (de série)

CAPACIDADES
Tanque, 42 litros; de carga (passageiros e bagagem), 362kg

PESO
1.140 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Conforto/conveniência
- Para-brisa degradê, vidros verdes, volante revestido em couro com controles de áudio, quatro alto-falantes, ar-condicionado automático e digital, banco do motorista com regulagem de altura, chave com abertura das portas, coluna de direção regulável em altura e profundidade, controle automático de velocidade, descansa braço traseiro com porta-copos, rádio AM/FM com CD Player com MP3/WMA, bancos revestidos em couro e tomada para cabo adaptador USB para o sistema de som.

Aparência - Acabamento dom suporte da placa traseira cromada, antena na parte traseira do teto, maçanetas externas cromadas, ponteira do escapamento cromada e retrovisores externos na cor do veículo e com luzes indicadoras de direção.

Segurança - Terceira luz de freio, farol de neblina, alarme antifurto, travamento automático das portas a 15km/h, duplo airbag frontal, aviso sonoro do cinto de segurança para o motorista e freios com ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).

OPCIONAL
Não tem.

QUANTO CUSTA
Os preços do Honda City variam de R$ 55.420 a R$ 66.780.

Traseira curta e alta com lanternas horizontais no Fiesta...

... enquanto a do City segue a mesma tendência, porém mais baixa