UAI

PEUGEOT 206 SW PRESENCE 1.4 8V 4P 2005

Publicidade
Foto:

AVALIAÇÃO TÉCNICA

ESPAÇO INTERNO
Não é o ponto forte das duas. No banco traseiro, o espaço é suficiente apenas para dois adultos e uma criança. Os carros hatch, que lhes deram origem, têm espaço interno acanhado. E, como a diferença está apenas no porta-malas, o espaço interno é o mesmo.
WEEK ** 206 SW **

PORTA-MALAS
Se a 206 leva vantagem na praticidade, porque o vidro traseiro se abre independentemente da tampa, o da Weekend é muito maior. Não dá para comparar. O objetivo dos que compram peruas é justamente o porta- malas. Se não fosse necessário, comprariam o hatch.
WEEK **** 206 SW ***

CÂMBIO
Os engates da Weekend são macios, leves e têm boa precisão. Os da Peugeot são macios, mas o ruído do trambulador, quando se passa de uma marcha para outra, incomoda bastante. Os dois modelos têm curso longo da alavanca. E as relações de transmissão estão bem acertadas em ambos.
WEEK *** 206 SW **

SUSPENSÃO
O sistema do Fiat dá ênfase ao conforto, perdendo em estabilidade. O rodar da Weekend é mais suave. Entretanto, a perua Peugeot dá show em estabilidade. As curvas são superadas sem problemas, mas a suspensão é barulhenta. Tanto uma quanto a outra transferem as imperfeições do solo para dentro do habitáculo.
WEEK ** 206 SW ***

MOTOR/DESEMPENHO
A Weekend leva vantagem de 5 cv de potência com gasolina. A principal característica dos dois motores é a força em baixa rotação. O funcionamento é áspero em rotações elevadas nos dois motores. Isso fica mais evidente na Weekend, quando se usa álcool. O desempenho é compatível com motores de baixa cilindrada e as duas são ágeis no trânsito urbano, com motorista
e passageiro e ar ligado. Mas perdem muito com carga máxima. Mas não sofrem da lerdeza dos motores 1.0.
WEEK *** 206 SW ***

ESTILO
As duas são charmosas, mas sem inovações arrojadas. A Weekend está na terceira geração e o que não agrada é o tamanho exagerado das lanternas traseiras.A Peugeot chama a atenção pelas lanternas no alto da coluna e maçanetas embutidas nas portas traseiras.
WEEK *** 206 SW ***

ERGONOMIA
Os interruptores dos vidros estão localizados corretamente nos puxadores das portas e há ainda opção de comandos elétricos para os vidros das portas traseiras da Weekend. Os comandos dos vidros dianteiros elétricos da Peugeot estão mal posicionados no console central, e os traseiros são acionados manualmente. Além disso, o volante da 206 é fino e torna a pega desconfortável.
WEEK *** 206 SW **

CONFORTO
A Weekend oferece mais itens de conveniência e conforto de série e opcional. O mesmo não acontece com a Peugeot. A lista de opcionais é restrita, apesar de o computador de bordo ser de série. Detalhe que desagrada nos dois veículos é a localização do pneu reserva sob o porta-malas. Isso torna a troca mais difícil e o estepe está sempre sujo, quando se precisa dele.
WEEK *** 206 SW **

CONSUMO
A Peugeot não divulga dados de consumo, e a Fiat declara números muito otimistas, como a maioria dos fabricantes. Entretanto, os dois motores consomem pouco. A média depende muito da maneira de o motorista dirigir.
WEEK **** 206 SW ****

ACABAMENTO
A Fiat melhorou muito o acabamento interno da terceira geração da linha Palio, principalmente o revestimento de portas e painel central. O da Peugeot deixa a desejar e é um dos pontos negativos do carro. Os ruídos internos são elevados em ambos, mas a 206 é mais barulhenta.
WEEK *** 206 SW *

SEGURANÇA
Mais um ponto para a perua da Fiat. Freios ABS não estão na lista de opcionais de perua Peugeot. O pecado maior está no banco traseiro: não há apoio de cabeça e tampouco cinto de três pontos retrátil para o passageiro do meio em ambos. Até parece que os carros foram homologados para quatro passageiros.
WEEK *** 206 SW **

RESULTADO
WEEKEND: 33
206 SW: 27

206 SW PRESENCE 1.4 8V

POSITIVO
* Visibilidade
* Praticidade do porta-malas
* Estilo

NEGATIVO
* Ruídos em geral
* Acabamento
* Estepe sob porta-malas

PALIO WEEKEND ELX 1.4

POSITIVO
* Freio
* Altura do solo
* Porta-malas

NEGATIVO
* Falta apoio cabeça e cinto de três pontos centrais atrás
* Calibragem da direção
* Estepe sob porta-malas