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Peugeot 207 SW 1.6 Escapade - Avaliação técnica

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Foto:

De perfil, a roupa aventureira inclui cobertura plástica nos pára-lamas e adesivo nas portas traseiras

BOM

Climatização
Sistema apresentou-se eficiente, com boa vazão de ar pelos difusores do painel e o nível de ruídos de funcionamento é satisfatório na velocidade máxima. Esta bem vedado.

Câmbio
A qualidade de engate é boa, em precisão e maciez, e o nível de ruídos de funcionamento do trambulador é aceitável. As relações de marchas/ diferencial atendem satisfatoriamente no uso misto.

Motor
A performance em geral é muito boa para a cilindrada e peso em ordem de marcha (1.187kg). Mesmo com cabeçote multiválvulas, a dirigibilidade no uso urbano é agradável e em rodovias satisfaz bem na manutenção de uma boa velocidade de cruzeiro. Com carga útil de 400 quilos e ar-condicionado ligado, as retomadas de velocidade e aceleração são razoáveis. O sistema flex funcionou bem. O nível de ruídos de funcionamento é aceitável.

Suspensão
Houve um pequeno ganho no conforto de marcha, em relação à última versão avaliada, que era bem limitada. A estabilidade é boa em curvas (asfalto/ terra) de raios variados, pela precisão e também pela pouca inclinação da carroceria. O comportamento dinâmico sobre estrada de terra batida é bom na absorção de impactos e no contorno de curvas, ajudado pelos pneus de uso misto.

Vedação
Boa contra água.

Direção
As cargas do sistema assistido estão bem elaboradas para o uso na cidade e na estrada. A precisão em reta e curvas é boa, assim como o diâmetro de giro em manobras de garagem e a velocidade do efeito-retorno. O conjunto apresentou nível baixo de ruídos em curvas sobre paralelepípedo e estrada de terra.

Limpador do para-brisa
Sistema tem sensor de chuva. Ao esguichar água no pára-brisa assim como no vidro traseiro, as palhetas de boa qualidade varrem uma área satisfatória. A reposição de água no reservatório dentro do vão do motor é fácil.

REGULAR

Vão do motor
Motor preenche bem o vão, que é pequeno, limitando o acesso à manutenção de vários componentes. O resultado do isolamento acústico, em relação ao habitáculo, é aceitável. O reservatório de partida a frio tem acesso e manuseio fáceis, mas a capacidade volumétrica é pequena e não tem luz espia no quadro de instrumentos, indicando quando está vazio.

Porta-malas tem capacidade para 313 litros e rede para pequenos objetos


Altura do solo
Existe chapa em aço para toda a parte de baixo do conjunto motopropulsor. A suspensão é elevada em 25mm em relação à versão normal, mas, com carga útil simulada de cinco pessoas e bagagem, raspa a proteção inferior do cárter e do câmbio, além da aba inferior do para-choque dianteiro sobre piso irregular de terra.

Freios
Apresentaram bom comportamento dinâmico, com reações equilibradas nos dois eixos. Pedal tem boa sensibilidade. Modelo tem ABS, mas a calibragem deveria ser mais sensível para uso em estrada de terra cascalhada e com costelas, onde o espaço percorrido até a imobilização é grande em frenagem de emergência. Não apresentou superaquecimento depois de uso mais constante em longa descida sinuosa. Freio de estacionamento funcionou normalmente.

Alarme
Tem somente a chave de ignição codificada.

Iluminação
Existe luz de cortesia no porta-malas e porta-luvas. A iluminação do habitáculo (zona do teto) é composta por duas lanternas, uma na parte anterior e outra na central, com resultado aceitável. O sistema tem sensor crepuscular e o farol tem construção com dupla parábola, sendo eficiente no baixo e no alto. Mas falta regulagem elétrica de altura do facho. Os faróis de neblina estão embutidos no para-choque.

RUIM

Acabamento da carroceria

Qualidadefinal da pintura é ruim, pois há vários pontos com impurezas. Molduras plásticas que envolvem as curvaturas dos para-lamas e as soleiras têm pontos que não perfilam com a carroceria, deixando o vão com fita bi adesiva aparente. O capô está desnivelado em relação ao para-lama direito e as quatro portas estão desniveladas. A tampa do porta-malas está descentralizada e desnivelada em relação à carroceria, e a parte com o vidro basculante está descentralizada no quadro da porta.

Nível interno de ruído
O efeito aerodinâmico inicia-se a 100km/h e é crescente com a velocidade. Ao trafegar sobre piso de calçamento, terra com costelas e asfalto malconservado, surgem vários ruídos no habitáculo, que deixam a desejar.

Estepe/macaco
Estepe tem roda em aço e pneu igual aos de uso e está acondicionado em suporte metálico, basculável, embaixo do porta-malas. A chave de rodas fica dentro do porta-malas e o macaco, dentro do aro do estepe. A operação de troca é ruim e cansativa, além de não muito limpa.

EXTRA

Volume do porta-malas
Valor declarado pela fábrica é de 313 litros, o mesmo encontrado com o banco traseiro na posição normal e com a tampa do bagagito fechada.

(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.