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Peugeot 208 x Citroën C3: duelo de motores 1.0

Hatches compactos da Stellantis compartilham mecânica e plataforma, além de preços semelhantes: qual deles é melhor negócio?

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Citroën C3 e Peugeot 208
Citroën C3 e Peugeot 208 Foto: Citroën C3 e Peugeot 208
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A formação da Stellantis, que juntou as marcas dos grupos FCA e a PSA, resultou em um intercâmbio entre os componentes desses fabricantes. Uma dessas combinações está nas versões de entrada do Peugeot 208 e do Citroën C3, que usam o motor 1.0 de três cilindros (Firefly) da Fiat.

Outro componente que esses modelos também trazem em comum é a plataforma CMP, esta originária da fase PSA. Com mecânica e plataforma semelhantes, fizemos um comparativo entre os dois hatches, para aferir o melhor e o pior de cada projeto. As versões escolhidas foram a Style, no caso do Peugeot 208, e a Feel do Citroën C3. Os preços de ambas são:

  • Citroën C3 Feel 1.0: R$ 83.990
  • Peugeot 208 Style 1.0: R$ 84.990

Design: empate

Apesar de termos dois hatches no embate, cada um tem um estilo próprio. O Peugeot 208 tem visual clássico, e bem esportivo, de um dois-volumes. Tanto a carroceria quanto o vão livre do solo, que é de 15cm, são mais baixos. Na versão Style 1.0, as rodas são de 16 polegadas, pintadas de preto, cor que está presente também nos retrovisores externos e no spoiler traseiro. Na dianteira, chamam a atenção as luzes de rodagem diurna em LEDs, com desenho que lembra as presas de um tigre dente-de-sabre.

Já o Citroën C3 tem design mais carismático que, propriamente, bonito. O porte é inspirado em um SUV, com o capô alto e caixas de roda volumosas. Também se destaca a altura mínima em relação ao solo de 18 centímetros, que o ajuda a se livrar de vários obstáculos urbanos. A versão testada, Feel 1.0 MT, traz barras de teto e rodas em liga leve de 15 polegadas. Como opcional, a unidade em teste veio com pintura saia e blusa, com carroceria em azul Spring e teto branco, mimo que custa R$ 2.800.

Acabamento: vitória do Peugeot 208

Ambos os modelos abusam do plástico duro em seu interior. O Citroën C3 Feel 1.0 MT tenta disfarçar esse "desprendimento" por meio de um interior mais despojado e divertido, presente principalmente nos apliques em azul no painel e nas saídas de ar. Apesar disso, os bancos em tecido têm visual simples.

Por sua vez, o Peugeot 208 Style também é simples, mas traz um interior mais bem-cuidado. Os materiais plásticos passam a impressão de maior qualidade, principalmente nas portas dianteiras, enquanto os apliques metalizados no painel dão um ar de sofisticação. Por fim, os tecidos dos bancos também são superiores, tanto na aparência quanto no tato.

Espaço interno: vitória do Citroën C3

Aqui temos uma vantagem para o Citroën C3, com projeto voltado para mercados emergentes. Apesar de ter a mesma distância entre-eixos, 2,54 metros, os bancos do modelo são mais altos em relação ao assoalho, permitindo adotar uma posição que demanda menos espaço para as pernas no banco traseiro. O porta-malas do C3 também é maior, com volume 20% superior: 315 litros.

Em situação oposta, o Peugeot 208 tem interior um tanto apertado, mesmo em comparação a outros hatches compactos. Os assentos mais próximos ao assoalho já não ajudam no aproveitamento de espaço, mas os maiores problemas nesse sentido são a capota muito baixa, que incomoda ocupantes mais altos, e os grossos encostos dos bancos dianteiros, que roubam preciosos centímetros das pernas de quem se senta atrás. O porta-malas, de 265 litros, é um dos menores do segmento.

Ergonomia: vitória do Peugeot 208

No Citroën C3, a posição de dirigir é elevada, permitindo uma melhor visibilidade do que vem à frente. Porém, falta o ajuste telescópico à coluna de direção, que só pode ser regulada em altura. Uma grande bola fora é o quadro de instrumentos não trazer conta-giros.

Por outro lado, no 208, o motorista senta-se em posição mais baixa, mas ele foge do convencional ao adotar um quadro de instrumentos elevado, acima do aro do volante, típico dos atuais modelos da Peugeot. Não há termômetro do fluido de arrefecimento, mas, ainda assim, o hatch supera o do Citroën C3 ao trazer o útil conta-giros. Outra vantagem é a coluna de direção ajustável também em distância. Os bancos apoiam melhor as coxas e trazem abas mais pronunciadas nas laterais.

Equipamentos: vitória do Peugeot 208

Quando o assunto é conteúdo, o Peugeot 208 leva clara vantagem. Confira na tabela:

Peugeot 208 Style 1.0 MT Citroën C3 Feel 1.0 MT
4 airbags (frontais e laterais)2 airbags (frontais)
Rodas em liga de 16"Rodas em liga de 15"
Teto solar-
Câmera de ré e sensores traseiros -
Direção elétricaDireção elétrica
Controle de estabilidade e traçãoControle de estabilidade e tração
Multimídia 10" com espelhamento sem fioMultimídia 10" com espelhamento sem fio
Ar-condicionado digitalAr-condicionado analógico
Vidros elétricos em todas as janelasVidros elétricos em todas as janelas
Retrovisores elétricosRetrovisores elétricos
Assistente de partida em rampaAssistente de partida em rampa
Banco do motorista com regulagem em alturaBanco do motorista com regulagem em altura
Volante com regulagem em altura e distânciaVolante com regulagem em altura

Desempenho: empate

Mesmo com o Peugeot 208 sendo cerca de 50 quilos mais pesado, o desempenho de ambos os modelos com o motor 1.0 Firefly é bem semelhante. O propulsor 1.0 é feito sob medida para a cidade, onde os veículos desfilam sem maiores problemas, e com baixo consumo de combustível. O único porém é estar preparado para deixar as rotações do motor mais altas quando surge uma subida.

Na estrada, atingir a velocidade de cruzeiro demanda certo tempo, e, conforme topografia vai mudando, também é bom deixar as rotações elevadas. Ultrapassagens precisam ser bem planejadas, porque exigem mais espaço e tempo. Em ambos os modelos, os engates do câmbio manual e 5 marchas são um pouco imprecisos.

Dirigibilidade: empate

Falando especificamente do Citroën C3, a suspensão é extremamente confortável. Essa característica dá ao modelo maior desenvoltura em quebra-molas, valetas e outros obstáculos urbanos. O Peugeot 208 é inferior nesses aspectos, mas está longe de ser ruim: ele tem um acerto mais firme de molas e amortecedores, porém ainda consegue filtrar bem as imperfeiçoes da pavimentação. E, apesar da menor altura livre do solo, a dianteira do hatch não tocou o solo sequer uma vez durante o teste.

A contrapartida da união entre um acerto de suspensão mais firme com menor altura geral é a estabilidade em curvas, que é melhor no Peugeot 208. O modelo é muito seguro e chega até a empolgar o motorista em estradas mais sinuosas. O Citroën C3 não é tão afiado, porém tampouco chega a pregar sustos no condutor. Ambos apresentam desempenho satisfatório em frenagens.

Conclusão: Peugeot 208 vence o Citroën C3

No fim das contas, o Peugeot 208 Style 1.0 faz valer o preço mais alto. Ele é superior em acabamento e em ergonomia, e ainda entrega mais equipamentos de série. Em estilo, cada um traz as próprias particularidades, bem como em dirigibilidade, na qual os dois se destacam em diferentes aspectos. Já em consumo e em desempenho, ambos se equivalem, devido à mecânica semelhante.

Entretanto, o Citroën C3 Feel 1.0 leva grande vantagem em espaço interno, tanto no habitáculo quanto no porta-malas. Trata-se de um quesito importante, especialmente se o comprador em potencial tiver grande estatura. (Por Alexandre Carneiro e Pedro Cerqueira)

Ficha técnica

FICHA TÉCNICAPeugeot 208 Style 1.0 2023Citroën C3 Feel 1.0 2023
MOTORDianteiro, transversal, flex, três cilindros em linha, 6 válvulas, 999cm³ de cilindradaDianteiro, transversal, flex, três cilindros em linha, 6 válvulas, 999cm³ de cilindrada
POTÊNCIA71cv (gasolina) e 75cv (etanol) a 6.000rpm71cv (gasolina) e 75cv (etanol) a 6.000rpm
TORQUE10kgfm a 3.250rpm (g) e 10,7kgfm a 3.500rpm (e)10kgfm a 4.250rpm (g) e 10,7kgfm a 3.250rpm (e)
TRANSMISSÃOTração dianteira, e câmbio manual de cinco marchasTração dianteira, e câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃODianteira: McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Dianteira: McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção
RODAS/PNEUS5,5×16 polegadas (liga leve) / 195/55 R165,5×15 polegadas (liga leve) / 195/65 R15
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétricaDo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOSA discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBDA discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESTanque, 47 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 400 quilosTanque, 47 litros; capacidade de carga (passageiros e bagagem), 410 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,05m; largura, 1,74m; altura, 1,45m; distância entre-eixos, 2,54m; e altura em relação ao solo, 15cmComprimento, 3,98m; largura, 1,73m; altura, 1,60m; distância entre-eixos, 2,54m; e altura em relação ao solo, 18cm
PORTA-MALAS265 litros315 litros
PESO1.102 quilos1.056 quilos
PERFORMANCEVelocidade máxima: ND
Aceleração até 100km/h: ND
Velocidade máxima: 160km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h: 15s (e)
CONSUMO*Cidade: 13,5km/l (g) e 9,6km/l (e)
Estrada: 15,5km/l (g) e 11km/l (e)
Cidade: 13,2km/l (g) e 9,5km/l (e)
Estrada: 14,5km/l (g) e 10,3km/l (e)
Dados do fabricante; *Dados do PBEV do Inmetro; ND: Não divulgado; (g): gasolina; (e): etanol