UAI

Peugeot e-208 e e-2008: qual dos elétricos se encaixam melhor na sua vida?

Testamos os dois carros de passeio elétricos da Peugeot. Modelos compartilham muitos elementos, mas cada um reúne vantagens se seu segmento

Publicidade
Dupla de carros elétricos de passeio da Peugeot no Brasil
Dupla de carros elétricos de passeio da Peugeot no Brasil Foto: Dupla de carros elétricos de passeio da Peugeot no Brasil
NOTA DO VRUM:
9 Nota VRUM

Testamos, em uma só tacada, os dois carros de passeio vendidos pela Peugeot no Brasil: Peugeot e-208 GT e Peugeot e-2008 GT. Apesar de se tratar de um hatch e um SUV compactos, os dois modelos têm muito em comum. Para começo e conversa, ambos são construídos sobre a plataforma e-CMP.

Tanto o Peugeot 208 elétrico quanto o Peugeot 2008 elétrico trazem o mesmo trem de força. O motor dianteiro tem 136cv de potência e 26,5kgfm de torque. No comando do hatch ou do SUV, o desempenho é empolgante. E a entrega de torque imediata típica do motor elétrico dá a sensação que os veículos tem performance superior a esses números. Para os dois a velocidade máxima é 150km/h.

Ao volante da dupla de elétricos

O Peugeot 208 elétrico é cerca de 100 quilos mais leve (sua massa é de 1.526 quilos), o que faz com que sua aceleração até os 100km/h seja de 8,3 segundos. Ainda que os dois carros tenham centro de gravidade baixo, já que as baterias estão sob o assoalho, é o hatch que dá mais confiança nas curvas, mas o SUV também não vai mal nesse quesito.

Já Peugeot 2008 elétrico pesa 1.630 quilos, acelerando até os 100km/h em 9,9 segundos. Tanto o hatch quanto o SUV possuem 3 modos de direção: econômico, normal e esportivo. A tração é dianteira, assim como a posição do motor.

Visual do Peugeot e-208 é mais esportivo

No visual, ambos os modelos mandam muito bem! O Peugeot e-208 é um dos hatches compactos ais bonitos do mercado, e não apenas no Brasil. Além das linhas que estamos acostumados, essa versão GT tem detalhes esportivos como grade sem moldura, teto e retrovisores em preto, rodas de 17 polegadas. molduras nas caixas de roda, aerofólio e extrator. O único senão é a lanterna de neblina, que ninguém sabe a hora certa de usar e acaba só servindo para ofuscar os demais motoristas.

O Peugeot e-2008 já é a segunda geração do SUV compacto, enquanto o modelo equipado com motor a combustão ainda se encontra na primeira geração. Porém, já no próximo ano o 2008 vendido no Brasil já deverá ser o de segunda geração, agora vinda da Argentina. O visual é lindo, um SUV com linha de cintura elevada e vincos. A receita esportiva dessa versão GT é a mesma do irmão menor, porém com rodas de 18 polegadas. Ambos os modelos calçam pneus run-flat, estruturados para continuar rodando (a média velocidade) caso furem. No lugar de estepe, os veículos trazem kit de reparo com compressor de ar.

Interior do Peugeot e-2008 é mais espaçoso

O interior do Peugeot 208 elétrico é muito semelhante ao do Peugeot 2008 elétrico. Volante esportivo, o belo quadro de instrumentos 3D, tela de 10 polegadas do multimídia; acabamento soft touch simulando fibra de carbono e luz ambiente. O hatch mantém uma pegada mais esportiva com os bancos revestidos em Alcantara, enquanto o SUV tem couro.

O e-2008 tem 2,60 metros de entre-eixos, que permite mais conforto para os passageiros de trás, além de um porta-malas de 434 litros, ok para um SUV. Já o e-208 tem 2,54m de entre-eixos e 265 litros de porta-malas. Ambos possuem teto solar, porém só o do SUV se abre.

Recarga doméstica pode durar 6 horas

Ambos os modelo têm baterias de 50 kWh. O Peugeot 208 elétrico tem autonomia de 220 quilômetros no ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), e 340km no ciclo WLTP. O Peugeot 2008 elétrico tem autonomia de 234km no PBVE e 345 no WLTP. Para ambos, a recarga (até 80%) em um sistema rápido (de 100 kW DC) dura 30 minutos, enquanto em um wallbox caseiro (de 7,4 kW AC) ela é feita em 6 horas.

Conteúdo destaca assistentes semiautônomos

Para ambos os modelos, destaque para o Peugeot Drive Assist Plus, que traz assistentes semiautônomos:

  • Alerta de colisão com frenagem de emergência;
  • Reconhecimento de placa de velocidade;
  • Correção de permanência em faixa;
  • Assistente de farol alto;
  • Monitoramento de ponto cego;
  • Piloto automático adaptativo.

Peugeot e2-08 amarelo e Peugeot e-2008 laranja.
E aí, SUV ou hatch?

Concorrentes do Peugeot e-208 e do Peugeot e-2008

Custando a partir de R$ 221.990, o Peugeot e-208 tem como principal concorrente o Fiat 500e, por R$ 224.990. Já o Peugeot e-2008 custa R$ 259.990, que é um preço que o coloca o SUV entre outros hatches como o Renault Zoe (R$ 239.990) e o Mini Elétrico (R$ 257.990).