Testamos, em uma só tacada, os dois carros de passeio vendidos pela Peugeot no Brasil: Peugeot e-208 GT e Peugeot e-2008 GT. Apesar de se tratar de um hatch e um SUV compactos, os dois modelos têm muito em comum. Para começo e conversa, ambos são construídos sobre a plataforma e-CMP.
Tanto o Peugeot 208 elétrico quanto o Peugeot 2008 elétrico trazem o mesmo trem de força. O motor dianteiro tem 136cv de potência e 26,5kgfm de torque. No comando do hatch ou do SUV, o desempenho é empolgante. E a entrega de torque imediata típica do motor elétrico dá a sensação que os veículos tem performance superior a esses números. Para os dois a velocidade máxima é 150km/h.
Ao volante da dupla de elétricos
O Peugeot 208 elétrico é cerca de 100 quilos mais leve (sua massa é de 1.526 quilos), o que faz com que sua aceleração até os 100km/h seja de 8,3 segundos. Ainda que os dois carros tenham centro de gravidade baixo, já que as baterias estão sob o assoalho, é o hatch que dá mais confiança nas curvas, mas o SUV também não vai mal nesse quesito.
Já Peugeot 2008 elétrico pesa 1.630 quilos, acelerando até os 100km/h em 9,9 segundos. Tanto o hatch quanto o SUV possuem 3 modos de direção: econômico, normal e esportivo. A tração é dianteira, assim como a posição do motor.
Visual do Peugeot e-208 é mais esportivo
No visual, ambos os modelos mandam muito bem! O Peugeot e-208 é um dos hatches compactos ais bonitos do mercado, e não apenas no Brasil. Além das linhas que estamos acostumados, essa versão GT tem detalhes esportivos como grade sem moldura, teto e retrovisores em preto, rodas de 17 polegadas. molduras nas caixas de roda, aerofólio e extrator. O único senão é a lanterna de neblina, que ninguém sabe a hora certa de usar e acaba só servindo para ofuscar os demais motoristas.
O Peugeot e-2008 já é a segunda geração do SUV compacto, enquanto o modelo equipado com motor a combustão ainda se encontra na primeira geração. Porém, já no próximo ano o 2008 vendido no Brasil já deverá ser o de segunda geração, agora vinda da Argentina. O visual é lindo, um SUV com linha de cintura elevada e vincos. A receita esportiva dessa versão GT é a mesma do irmão menor, porém com rodas de 18 polegadas. Ambos os modelos calçam pneus run-flat, estruturados para continuar rodando (a média velocidade) caso furem. No lugar de estepe, os veículos trazem kit de reparo com compressor de ar.
Interior do Peugeot e-2008 é mais espaçoso
O interior do Peugeot 208 elétrico é muito semelhante ao do Peugeot 2008 elétrico. Volante esportivo, o belo quadro de instrumentos 3D, tela de 10 polegadas do multimídia; acabamento soft touch simulando fibra de carbono e luz ambiente. O hatch mantém uma pegada mais esportiva com os bancos revestidos em Alcantara, enquanto o SUV tem couro.
O e-2008 tem 2,60 metros de entre-eixos, que permite mais conforto para os passageiros de trás, além de um porta-malas de 434 litros, ok para um SUV. Já o e-208 tem 2,54m de entre-eixos e 265 litros de porta-malas. Ambos possuem teto solar, porém só o do SUV se abre.
Recarga doméstica pode durar 6 horas
Ambos os modelo têm baterias de 50 kWh. O Peugeot 208 elétrico tem autonomia de 220 quilômetros no ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), e 340km no ciclo WLTP. O Peugeot 2008 elétrico tem autonomia de 234km no PBVE e 345 no WLTP. Para ambos, a recarga (até 80%) em um sistema rápido (de 100 kW DC) dura 30 minutos, enquanto em um wallbox caseiro (de 7,4 kW AC) ela é feita em 6 horas.
Conteúdo destaca assistentes semiautônomos
Para ambos os modelos, destaque para o Peugeot Drive Assist Plus, que traz assistentes semiautônomos:
- Alerta de colisão com frenagem de emergência;
- Reconhecimento de placa de velocidade;
- Correção de permanência em faixa;
- Assistente de farol alto;
- Monitoramento de ponto cego;
- Piloto automático adaptativo.
Concorrentes do Peugeot e-208 e do Peugeot e-2008
Custando a partir de R$ 221.990, o Peugeot e-208 tem como principal concorrente o Fiat 500e, por R$ 224.990. Já o Peugeot e-2008 custa R$ 259.990, que é um preço que o coloca o SUV entre outros hatches como o Renault Zoe (R$ 239.990) e o Mini Elétrico (R$ 257.990).
- Acompanhe o VRUM também no Dailymotion e no YouTube!