UAI

Peugeot 208 1.6 flex: compro agora ou espero o 1.0 turbo chegar?

Modelo 2024 do Peugeot 208 deve trazer, além de um "tapa" no visual, a opção de um motor 1.0 turbo. Confira se vale esperar pelas mudanças

Publicidade
Versão de topo Griffe deve ganhar motorização 1.0 turbo no modelo 2024
Versão de topo Griffe deve ganhar motorização 1.0 turbo no modelo 2024 Foto: Versão de topo Griffe deve ganhar motorização 1.0 turbo no modelo 2024
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

A atual geração do Peugeot 208 foi lançada em 2020, e a grande decepção foi não ter uma versão equipada com o motor turbo. De início, o compacto trazia sob o capô apenas com o velho motor 1.6, mas em meados de 2022 o modelo ganhou a opção do motor 1.0 aspirado.

Porém, a expectativa é que nos próximos meses, três anos após o lançamento, o Peugeot 208 finalmente vá ganhar o aguardado motor 1.0 turbo da Stellantis (o T200). Para quem está de olho no modelo, impossível não se perguntar: compro agora o hatch com motor 1.6 aspirado ou espero o 1.0 turbo chegar?

Visual do Peugeot 208 deve ganhar reestilização

No modelo 2024, três anos após o lançamento, é esperado que o Peugeot 208 receba uma leve reestilização, além do novo motor turbo. Projeções feitas a partir de flagrantes do modelo em testes "contam" que o compacto vai ganhar novos faróis e grade, além da nova logomarca do leão.

De qualquer forma, o motor 1.0 turbo vai equipar as versões de topo do Peugeot 208, como a Griffe. É provável que o atual motor 1.6 aspirado continue nos pacotes intermediários, e que o bloco 1.0 aspirado continue nas de entrada.

Então, para as versões turbo do Peugeot 208, espere por faróis full-LED com os dentes de sabre, teto solar panorâmico, rodas de 16 polegadas, aerofólio e ponteira de escapamento, como na atual versão de topo 1.6 Griffe que testamos (vendido por R$ 109.990).

Interior do Peugeot 208 não deve mudar

No interior do Peugeot 208 2024 não há muito o que mudar, mantendo na versão de topo, que será turbo, o pequeno volante esportivo, o belo quadro de instrumentos digital 3D, o multimídia com tela de 10 polegadas e espelhamento sem fio com o smartphone, bancos em couro e o acabamento imitando fibra de carbono. Porém, o banco traseiro continua sendo apertado e o porta-malas pequeno, com apenas 265 litros.

O que esperar do motor 1.0 turbo?

O que vai mudar na troca do motor 1.6 aspirado para o 1.0 turbo, já usado em modelo como o Fiat Pulse? O motor 1.6 atual do Peugeot 208 tem potência máxima de até 120cv a 6.000rpm e torque de 15,6kgfm a 4.500rpm. Já o motor 1.0 turbo da Stellantis tem até 130cv a 5.750rpm e 20,4kgfm a 1.700rpm.

Note que a potência não tem grande diferença, apenas 10cv, mostrando que o desempenho final entre as duas motorizações é insignificante. Porém, a aceleração de 0 a 100km/h deverá ser no mínimo 2 segundos mais rápida no Peugeot 208 equipado com motor turbo.

A diferença de comportamento entre as duas motorizações tem mais a ver com o torque. O acréscimo de 5kgfm de torque do motor 1.0 turbo é enorme, principalmente porque ele é totalmente entregue em rotações bem menores. Por esse motivo, o propulsor turbo vai entregar o desempenho muito mais rápido, enquanto o aspirado vai chegar lá gradualmente. Na prática, acelerações e retomadas serão muito mais imediatas, e esse é o barato do motor turbo.

Enquanto a transmissão do Peugeot 208 1.6 Griffe é automática de 6 marchas, configurada para entregar um menor consumo de combustível, o motor turbo será acompanhado por um câmbio CVT de 7 marchas, tecnologia que foi aperfeiçoada e hoje não compromete o desempenho do veículo.

Desempenho do turbo é bom, mas o custo de manutenção...

Por mais que a análise do desempenho das duas motorizações do Peugeot 208 já pareça entregar o troféu para o propulsor 1.0 turbo, ainda precisamos falar de outro aspecto. Existe uma linha de pensamento que considera a durabilidade e necessidade de manutenção dos motores aspirados uma vantagem em relação aos turbo.

Então, esta pode ser uma ponderação a ser feita tanto por quem pretende ficar mais tempo com o veículo – um período além da garantia –, mas também por quem vai comprar um usado. A grande questão é ver qual é o seu perfil de motorista e de proprietário de veículo antes de "bater o martelo":

  • Gosta de um desempenho melhor e está disposto a, talvez, arcar com maior custo de posse? Vá de turbo!
  • Se contenta com um desempenho mais gradual e acha importante ter um baixo custo de posse? O 1.6 pode te bastar!