Lançado há três anos, o Peugeot 208 finalmente recebeu o motor turbo que todos aguardavam desde 2020. No entanto, a "vitamina" chega quando o hatch compacto está perto de ser reestilizado, levantando o questionamento sobre se agora é a hora certa para comprar o modelo, ou se é melhor esperar pela renovação que virá em 2024.
Como fica o Peugeot 208 com a reestilização?
O Peugeot 208 é um dos carros mais bonitos vendidos no Brasil atualmente, e, mesmo com três anos "nas costas", é arriscado fazer qualquer intervenção nessa carroceria. Para saber como o modelo vai ficar após a reestilização, basta espiar a nova versão elétrica já apresentada na Europa.
Com a reestilização, o Peugeot 208 ganha uma grade ainda maior. Os dentes de sabre, a assinatura luminosa em LED, serão trocados por três elementos em LED que fazem alusão às garras de um felino. Já a parte interna dos faróis terá um novo desenho interno, com três projetores em LED que fazem referência ao Hypercar 9x8, um veículo de competição da Peugeot.
A grade do Peugeot 208 deve finalmente ostentar a nova logomarca do leão de perfil, com uma juba bem penteada. Com a reestilização, as lanternas mantém o formato e ganham um novo interior, com linhas horizontais. Para fechar, a traseira ganha a inscrição da Peugeot maior.
Como é a versão Style?
Para além da reestilização, ainda vale destacar nessa avaliação do Peugeot 208 turbo o quanto a versão Style é vistosa. O pacote tem de série faróis full-LED, rodas de 17 polegadas escurecidas e ponteira de escape.
A versão Style tem o interior muito "esperto", obtendo um visual mais esportivo substituindo uma ampla aplicação de materiais mais caros, como o couro ou plástico emborrachado, por uma imitação de fibra de carbono e preto brilhante. Os bancos têm tecido, couro e Alcantara. Para arrematar a esportividade do Peugeot 208, o interior é escurecido e a pedaleira é em alumínio.
O Peugeot 208 Style turbo tem quadro de instrumentos digital configurável com visual 3D e multimídia com tela de 10,3 polegadas. Por fim, o teto solar panorâmico (que não se abre) enriquece o interior. A inconveniência é o espaço restrito no banco traseiro e no porta-malas, que tem 265 litros de volume.
E como se comporta o motor 1.0 turbo?
O Peugeot 208 ganhou como opção o mesmo motor 1.0 turbo (T200) usado em modelos da Fiat, como o Pulse. Lógico que não estamos falando de um esportivo, muito longe disso. Esses motores 1.0 turbo são pensados para aliar baixo consumo de combustível e uma boa entrega de desempenho em curto intervalo.
E é isso que esse motor 1.0 turbo – com até 130cv de potência e 20,4kgfm de torque - entrega ao Peugeot 208. Para se ter ideia, esse carro acelera até os 100km/h em 9 segundos. A velocidade máxima é de 206km/h.
O câmbio é automático tipo CVT que simula 7 marchas, com boa gestão. O Peugeot 208 turbo também conta com o modo Sport, que mantém as rotações elevadas e entrega respostas mais rápidas. De acordo com a Peugeot, suspensões e direção foram recalibrados para receber esse motor, assim como os freios, que ganharam novas pinças.
Assim, a suspensão do Peugeot 208 turbo combina conforto de rodagem e estabilidade nas curvas. A direção, com assistência elétrica, tem pesos adequados, ou seja, leve nas manobras e firme em alta velocidade. Os freios transmitem segurança.
Equipamentos e concorrentes
O Peugeot 208 turbo na versão Style custa R$ 109.990 e, além do que já citamos, traz como destaque:
- Ar-condicionado digital e automático;
- Carregador de celular sem fio;
- Chave presencial;
- Câmera de ré com visão 180 graus;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- 4 airbags;
- Controle de tração e estabilidade.
Entre os principais concorrentes do Peugeot 208 Style turbo estão:
- Volkswagen Polo Highline – R$ 117.990
- Chevrolet Onix RS – R$ 110.850
- Hyundai HB20 Platinum – R$ 110.590
Então, compro agora ou espero?
Para quem está "paquerando" o Peugeot 208 há muito tempo e agora se animou com o motor turbo, vale comprar agora ou esperar a reestilização? Se você quer o carro e não pensa em revenda, o visual original do Peugeot 208 não é uma furada. E, com essa dose extra de diversão, o modelo ficou ainda mais interessante.
Ficha técnica: Peugeot 208 Turbo Style
MOTOR | Dianteiro, transversal, 998cm³ de cilindrada, com injeção direta de combustível, que desenvolve potências de 125cv (gasolina) e 130cv (etanol) a 5.750rpm e torque de 20,4kgfm a 1.750rpm |
TRANSMISSÃO | Tração dianteira, câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas |
DIREÇÃO | Pinhão e cremalheira, elétrica com assistência variável |
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS | Dianteira, independente, tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, travessa deformável e barra estabilizadora / liga leve de 17 polegadas / 205/45 R17 |
FREIOS | Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD |
PORTA-MALAS | 265 litros |
PESO | 1.177 quilos |
DIMENSÕES | Comprimento, 4,05m; largura, 1,96m; altura, 1,45m; distância entre-eixos, 2,53m |
PERFORMANCE | Velocidade máxima 206km/h Aceleração até 100km/h; 9s (g)/9,2s (e) |
CONSUMO (*) | Cidade; 12km/l (g) e 8,3km/l (e) Estrada: 13,6km/l (g) e 9,8km/l (e) |
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