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Peugeot Partner Rapid: clone do Fiat Fiorino aguenta o tranco?

Tal qual o modelo original, clone da marca francesa é um veículo voltado, pura e simplesmente, ao uso comercial

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Um dos contemplados no mega desconto, Peugeot Partner Rapid difere do Fiat Fiorino apenas pelos emblemas de identificação e pelo formato da grade frontal
Um dos contemplados no mega desconto, Peugeot Partner Rapid difere do Fiat Fiorino apenas pelos emblemas de identificação e pelo formato da grade frontal Foto: Um dos contemplados no mega desconto, Peugeot Partner Rapid difere do Fiat Fiorino apenas pelos emblemas de identificação e pelo formato da grade frontal
NOTA DO VRUM:
7 Nota VRUM

Existe uma prática na indústria automobilística conhecida como rebadge: consiste, literalmente, em colocar emblemas de determinada marca em um modelo produzido por outra. É exatamente esse o caso do Peugeot Partner Rapid, que, na verdade, é um Fiat Fiorino rebatizado (vale lembrar que os dois fabricantes integram a Stellantis).

Com exceção dos logotipos e do desenho da grade dianteira (que, na verdade, é um simulacro, pois não tem entradas de ar), além dos respectivos nomes, Peugeot Partner Rapid e Fiat Fiorino são iguais em tudo. Eles compartilham toda a carroceria, o mesmo interior e a parte mecânica completa. São até produzidos na mesma fábrica, em Betim (MG).

Assim, o motor do Peugeot Partner Rapid é o conhecido Fire 1.4, de origem Fiat. Ultrapassado em relação a outros propulsores atuais, mas com reputação de robustez, ele desenvolve 86cv de potência com etanol e 84cv com gasolina, além de 12,2kgfm com o primeiro combustível e de 11,8kgfm com o segundo. Suficiente, portanto, para um veículo comercial de 1.131kg.

Dirigibilidade típica de Fiat

Vazio, o Peugeot Partner Rapid é ágil no trânsito urbano. O motor 1.4 tem disposição em baixas rotações, o que o torna ideal para a cidade, habitat natural de um furgão de entregas. Em alta rotação, ele perde rendimento e ainda revela funcionamento um pouco áspero.

No mais, com exceção do maior comprimento e da ausência de vidro traseiro, a dirigibilidade do Peugeot Partner Rapid é bem parecida com a de um Fiat Mobi ou a de um Uno, que compartilham a mesma plataforma com o Fiorino. O câmbio tem marchas de escalonamento curto, mas os engates carecem de precisão, como nos dois citados modelos. Já a direção hidráulica, opcional, é leve e direta.

A suspensão proporciona rodar relativamente suave, o que chega a ser surpreendente em virtude da arquitetura empregada na traseira: voltada para a capacidade de carga, tem eixo rígido e molas semi-elípticas. Ademais, o conjunto consegue proporcionar estabilidade satisfatória, ainda complementada por controles eletrônicos. Por sua vez, os freios também apresentam dimensionamento correto.

Como anda o Peugeot Partner Rapid carregado?

Durante a avaliação, o VRUM também dirigiu o Peugeot Partner Rapid com carga máxima: o veículo transportou dois tonéis de produtos químicos de uso gráfico, que, juntos, somavam 570kg, além do motorista, com cerca de 80kg. No total, portanto, foram exatamente 650kg, peso limite de carregamento do modelo.

A dirigibilidade, claro, muda bastante nesse tipo de condição, principalmente no que diz respeito às respostas do motor e dos freios. Porém, o furgão não deu sinais de estar andando no limite: a suspensão não arriou muito, tampouco chegou ao batente em quebra-molas e valetas. E o propulsor deu conta do recado, inclusive em uma arrancada em subida íngreme, na qual não foi preciso "queimar" a embreagem.

A capacidade volumétrica do baú é de 3,3m³. O compartimento traz uma divisória de chapa para o habitáculo dos passageiros e portas duplas que se abrem em até 180°. O revestimento com borracha e plástico, porém, é vinculado ao pacote Business Pack: deveria vir de série em qualquer veículo cargueiro.

Consumo do Peugeot Partner Rapid

Nas mãos do VRUM, o consumo do Peugeot Partner Rapid foi de 9,8km/l na cidade e de 13,4km/l na estrada, com gasolina: resultado não mais que razoável, portanto. O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), do Inmetro, indica, com o mesmo combustível, 11,7 km/l no ciclo urbano e 12,4 km/l no rodoviário. Com etanol, ainda segundo o PBE, são 8,1km/l e 8,4km/l, respectivamente.

Por dentro

O Peugeot Partner Rapid tem acabamento simples, mas coerente para um veículo comercial. O painel é exatamente o mesmo da Fiat Strada, enquanto as forrações de portas trazem um nicho específico para maquininhas de cartão, além de porta-garrafas. Tudo é de plástico duro, porém os encaixes são bons. O painel é completo, com termômetro do fluido de arrefecimento, mas o conta-giros é pequeno.

A ergonomia a bordo é boa, ao menos quando o comprador opta pelo tal pacote Business Pack, que inclui regulagens de altura para banco do motorista, volante e cintos de segurança. Porém, o modelo não oferece ajuste telescópico para a coluna de direção. Outros deslizes são os bancos com assentos muito curtos - mas com bom apoio para a coluna - e o pedal de embreagem deslocado para a direita.

Painel e interior do Peugeot Partner Rapid 2023
Painel é o mesmo da Fiat Strada; aparelho de som não é oferecido sequer como opcional (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

O espaço interno é mais que suficiente para dois ocupantes e pequenos objetos, mas falta um local para pertences pessoais um pouco maiores. É que o estepe está posicionado atrás do assento do passageiro, de modo que só é possível utilizar a área posterior ao banco do motorista: ali, cabe no máximo uma mochila de academia. Além do mais, o sobressalente não tem capa e pode sujar os braços dos ocupantes.

Fiat Fiorino é o único 'concorrente'

O preço de R$103.990 faz do Peugeot Partner Rapid o furgão mais barato do mercado. O único concorrente na mesma faixa de valor é o próprio Fiat Fiorino (que, vale lembrar, é tecnicamente o mesmo carro), por R$108.990. Portanto, a opção por comprar um ou outro fica condicionada apenas ao gosto do consumidor ou às condições de negociação. Não por acaso, os dois modelos dominam tal segmento.

Que o utilitário é apto ao uso comercial, não há a menor dúvida. Porém, ainda que grande parte dos compradores se beneficie dos descontos concedidos nas vendas diretas, o preço está supervalorizado para um veículo de concepção tão simples: grosso modo, um furgão baseado no Fiat Uno de segunda geração.

Por esse valor, ele deveria trazer de série todo o pacote opcional, composto por ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista e volante com regulagem de altura, travas vidros elétricos e proteção do compartimento de carga. E ainda incluir ao menos mais dois itens: sensores de ré (essenciais em um veículo de visibilidade traseira nula) e um aparelho de som (ainda que básico, sem tela multimídia).

Motor 1.4 Fire do Peugeot Partner Rapid 2023
Motor é o conhecido 1.4 Fire, de origem Fiat (Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

Equipamentos do Peugeot Partner Rapid 2023

DE SÉRIE Controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, calotas integrais, faróis de neblina, preparação para som, computador de bordo e iluminação no compartimento de carga.
OPCIONALBusiness Pack, composto por ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do do motorista e do volante, alarme, vidros e travas elétricas, chave do tipo canivete com telecomando, forração exclusiva para os bancos e protetor de cárter (R$5.000).

Preços do Peugeot Partner Rapid 2023

O preço do Fiat Cronos 2023, na configuração básica Business, é de R$103.990. Com o pacote de equipamentos Business Pack, como a unidade testada, o furgão custa R$108.990.

A garantia é de um ano sem limite de quilometragem. Há apenas uma cor disponível para o modelo: Blanc Banquise (branca sólida).

Ficha técnica do Peugeot Partner Rapid 2023

MOTORDianteiro, transversal, flex, quatro cilindros em linha com 72mm de diâmetro e 84mm de curso, 8 válvulas, 1.368cm³ de cilindrada, com injeção multiponto de combustível
POTÊNCIA84cv a 6.000rpm (gasolina) e 86 a 6.000rpm (etanol)
TORQUE11,8kgfm a 4.000rpm (g) e 12,2kgfm a 4.000rpm (e)
TRANSMISSÃOTração dianteira, e câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃODianteira, independente, tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo rígido com molas semi-elípticas
RODAS/PNEUSde 14 polegadas (em aço estampado com calotas) / 175/70 R14
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica (opcional)
FREIOSA discos ventilados na frente e a tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESTanque, 55 litros; capacidade de carga, 650 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,407m; largura, 1,643m; altura, 1,900m; distância entre-eixos, 2,716m; e altura em relação ao solo, 17,6cm
COMPARTIMENTO DE CARGA3.300 litros
PESO1.131 quilos
PERFORMANCEVelocidade máxima: 157,8km/h (g) e 160km/h (e)
Aceleração até 100km/h: 14,7s (g) e 13,7s (e)
CONSUMO*Cidade: 11,7km/l (g) e 8,1km/l (e)
Estrada: 12,4km/l (g) e 8,4km/l (e)

Dados do fabricante; * Dados do Inmetro