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Pulse Abarth - O esportivo raiz que dá pra ter na garagem

Testamos o Pulse Abarth, versão esportiva SUV compacto, que tem preço R$ 149.900 e nada sozinho no mercado

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O primeiro SUV Abarth do mundo foi desenvolvido inteiramente no Brasil
O primeiro SUV Abarth do mundo foi desenvolvido inteiramente no Brasil Foto: O primeiro SUV Abarth do mundo foi desenvolvido inteiramente no Brasil
NOTA DO VRUM:
8 Nota VRUM

Quando pensamos em esportivos da Fiat que já passaram por terras tupiniquins, nos vem à mente o Uno turbo, Tempra turbo, talvez  no Stilo Abarth ou no 500 Abarth, porém, agora temos um novo modelo no mercado, com projeto mundial e produção 100% nacional. Trata-se do Pulse Abarth, SUV esportivo equipado com o famoso motor T270, de 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas e um ronco que acaricia os ouvidos dos motorheads.

Pulse Abarth branco em movimento da direita para esquerda em rodovia com arvores desfocadas como plano de fundo
O primeiro SUV Abarth do mundo foi desenvolvido inteiramente no Brasil

Primeiramente, chegando com o preço de R$149.990, o Pulse Abarth não se encaixa no famoso e deprimente ‘esportivo de adesivo’. O SUV escorpiano foi totalmente modificado para se tornar um autêntico bólido.

Desde sua fundação, em 1949, por Carlo Abarth, a marca do escorpião, que era o signo do fundador, produziu kits de preparação para melhorar o desempenho, potência e velocidade dos carros da marca italiana. Desde então, os esportivos da marca ganharam inúmeros campeonatos de automóveis na Europa. Em 1971, a Abarth & C foi oficialmente comprada pela parceira Fiat e transformada na divisão de esportivos que conhecemos hoje.

Agora, vale lembrar que o Pulse Abarth é o primeiro SUV esportivo da divisão de elite da Fiat e o primeiro Abarth desenvolvido fora da Itália.

Detalhes da base da porta dianteira do Pulse Abarth destacando a faixa vermelha com o nome da divisão em branco e as rodas de liga leve de 17 polegadas, raiadas, em preto com o escorpião na calota central
Nesta versão o Pulse vem equipado com rodas aro 17 polegadas e pneus 215/50 R17

O visual do SUV esportivo 

Para diferenciar a versão esportiva do Pulse Abarth, os aspectos visuais e detalhes em vermelho aparente na carroceria fazem total diferença no SUV compacto. Ressaltando que, caso você opte pela carroceria em tom Vermelho Monte Carlo, os detalhes da versão serão estampados na cor preta. 

De início, na dianteira, o desenho continua o mesmo das outras versões do SUV compacto, porém os detalhes indicam a esportividade da versão.  

Uma aba fixada acima da grade central remetendo à fibra de carbono, deixa o visual do esportivo mais agressivo. Associada a grade em forma de colméia, a logo do escorpião afixada não deixam dúvidas que estamos lidando com um autêntico Abarth. 

Um fato interessante é que nessa versão do Pulse, não existe a logo da Fiat, a não ser nos vidros dos espelhos retrovisores, bem pequenos.

Na frente, os para-choques  com entradas de ar nas extremidades com  função aerodinâmica e uma faixa em vermelho, trazem o ar de esportividade que o SUV pede.

Nas laterais, o SUV esportivo compacto ganhou pintura saia e blusa, com o teto em preto brilhante, além da cor vermelha nos retrovisores e na faixa lateral com o nome Abarth estampando a versão. 

Esportividade

As rodas de liga leve de 17 polegadas receberam pintura em preto brilhante e o símbolo do escorpião na calota central. São calçadas com pneus 215/50 que proporcionam mais grip ao acelerar o SUV.

Na traseira o Pulse Abarth tem para-choques com os defletores de ar pronunciados, com escape duplo de três polegadas exclusivo para gerar um ronco digno de esportivo. Na tampa traseira, o nome da Fiat dá lugar ao nome da divisão esportiva, Abarth, em alto relevo e indicação de motorização t270, também estão presentes e, diga por sinal, dão o tom raivoso para o SUV.

E por dentro?

Por dentro o Pulse Abarth é bem agradável aos olhos. Para manter o tom esportivo, teto preto e bancos de couro com regulagem de altura para o motorista, e estampa do escorpião se fazem indispensáveis. 

O painel é em plástico duro, porém, muito bem acabado. Conta com uma placa com emblema do escorpião, emblema que também aparece no volante e na manopla do câmbio. 

O vermelho é destaque no interior do carro, numa faixa no painel e nas costuras dos bancos e volante.

O Abarth ainda conta com um painel de instrumentos de sete polegadas totalmente digital, que conta com a potência que estamos utilizando em tempo real, pressão do turbo e força G, ou a força que a gravidade exerce no nosso corpo.

No Centro do painel, uma tela flutuante de 10,1 polegadas equipa o Abarth com conectividade por Android Auto e Apple Carplay sem fio, além de câmera de ré e do Connect Me, um app da Fiat que te ajuda no dia a dia do carro. O volante multifuncional traz comandos do som, multimídia, além dos paddle shift para mudanças de marchas. Uma tecla vermelha com o nome Poison (veneno), equipa o volante e ao ser apertada, altera a calibragem de alguns sistemas do carro, deixando-o ainda mais esportivo.

O Banco traseiro tem bom espaço para dois ocupantes, com todos os itens de segurança. Por mais que o túnel do assoalho seja baixo, os pés do ocupante que sentar no meio vai ter que ficar de cada lado do túnel. Os ocupantes do banco traseiro ainda contam com cinto de três pontos, isofix, uma saída usb e saídas de ar-condicionado.

O desenvolvimento do Esportivo

O Pulse Abarth foi desenvolvido sob a plataforma MLA, mesma das outras versões do Pulse e do irmão de carroceria Fastback, porém o Abarth traz modificações específicas para o modelo como motorização, freios, direção e suspensões com molas e amortecedores cerca de 13% mais firmes.

O eixo traseiro do Pulse Abarth também é específico para a versão, 10 mm mais baixo e deixa o carro mais estável.

Pulse Abarth em movimento sendo fotografado de 3/4 de traseira e lateral esquerda
O Pulse Aabarth tem boas retomadas de velocidade, principalmente em subidas

Com o objetivo de enxugar os custos de produção, o Pulse Abarth conta com freios a disco na diânteira e tambores na traseira. Os freios dão conta do recado e são bem dimensionados para o SUV, porém, por se tratar de uma versão esportiva de verdade, o Pulse Abarth merecia freios a disco nas quatro rodas.

Confira a Ficha Técnica do Pulse Abarth Turbo 270 Flex AT 2023

MOTORDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.332cm³ de cilindrada, flex, turbo, injeção direta de combustível, que desenvolve 180cv (gasolina)/185cv (etanol) a 5.750 rpm, e 27,5kgfm a 1.750rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira, com câmbio automático de seis marchas
FREIOSA discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
SUSPENSÕES/RODAS/PNEUSDianteira, independente, tipo Mc Pherson, com braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora; traseira, semi independente, com eixo de torção/7,0” x 17”, de liga leve/215/50 R17
DIREÇÃOPinhão e cremalheira, com assistência elétrica
PESOEm ordem de marcha: 1.281kg
CAPACIDADESDo tanque de combustível, 47 litros; do porta-malas, 370 litros; de carga (passageiros e bagagem), 400kg
DIMENSÕESComprimento, 4,11m; largura, 1,77m; altura, 1,54m; distância entre-eixos, 2,53m; altura mínima do solo, 18,8cm
ÂNGULOSDe entrada, 20 grausDe saída, 27 graus
DESEMPENHOVelocidade máxima: 215km/h (e)/214km/h (g)Aceleração até 100km/h: 7,6 s (e)/8 s (g)
CONSUMONa cidade: 10km/l (g)/6,8km/l (e)Na estrada: 12,3km/l (g)/8,8km/l (e)
Dados do fabricante

Acelerando o Pulse Abarth Turbo

O Pulse Abarth é equipado com motor 4 cilindros em linha de 1.3L, T270, que desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm de torque, abastecidos com etanol. Esse é o mesmo motor que equipa os Jeeps Renegade e Compass, além da picape Fiat Toro. Porém no Abarth o motor é mais eficiente, pois a relação peso / potência é melhor do que nos outros modelos, visto que o Pulse pesa 1.281 kg e é bem mais leve que seus irmãos. Cada cavalo do motor tem que levar apenas 6,9 kg, o que deixa o Pulse muito mais esperto e faz o esportivo sair dos 0-100 km/h em apenas 7,6 segundos, chegando a uma velocidade máxima de 215 km/h.

Foto do Motor do Pulse Abarth com a placa de indicação da divisão esportiva e escrito em alto relevo a palavra turbo
O Pulse Abarth é equipado com motor 1.3L, T270, que desenvolve 185 cv e 27,5 kgfm de torque

Outro fator que deixa o Pulse Abarth ainda mais nervoso é que, pela primeira vez na linha Pulse, o motor está associado a um câmbio de seis marchas, ao invés do CVT que simula sete velocidades.

O câmbio, que permite trocas manuais pela alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante é bem dimensionado e atende bem ao que o esportivo espera. A calibragem das marchas deixam o carro mais confortável para dirigir e quando apertamos a tecla poison, a eletrônica age calibrando o sistema mecânico para se tornar mais eficiente ainda. O carro prioriza as acelerações, esticando mais as marchas e usa de maneira mais agressiva a potência do turbo.  

Nas curvas, o Abarth é bem firme, e o controle de estabilidade e tração ativos, ajudam o esportivo ficar colado no chão.

 

Pulse Abarth em movimento sendo fotografado de 3/4 de frente e lateral esquerda
Os escorpiões estão presentes na lataria do suv

Nem tudo são flores

Como nem tudo são flores, um ponto negativo do Abarth é o consumo. Abastecido com etanol, o esportivo deu média de 5.9 km/l no nosso circuito misto entre cidade e estrada. 

Os números da Fiat são mais otimistas. Segundo a montadora, o Pulse Abarth tem consumo na cidade de  6,8 km/l abastecido com etanol e 10 km/l abastecido com gasolina.

Já na estrada o consumo é de 8,8 km/l abastecido com etanol e 12,3 km/l  abastecido com gasolina.

Outro ponto negativo do Pulse Abarth é o tamanho do vidro traseiro que, para favorecer o aumento do porta-malas, que é de 370 litros, o vidro traseiro diminuiu bastante e quando os bancos traseiros estão cheios, o espelho central se torna quase inutilizável.

Pulse Abarth em movimento fotografado totalmente de lado
O visual saia e blusa com detalhes em vermelho, dão o tom de esportividade

Tecnologia

O Pulse Abarth tem um pacote de equipamentos que auxilia o condutor e facilita a vida dentro do esportivo. 

O SUV esportivo vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) além de alerta de mudança de faixas  e comutação automática de faróis, airbags frontais e laterais, de tórax e cabeça para motorista e passageiros, frenagem autônoma, carregamento de smartphones por indução, painel cluster full digital de 7 polegadas, bem como ar-condicionado automático digital de uma zona, faróis e lanternas full LED, sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de pára-brisa e Keyless Entry Go, chave inteligente que permite você ligar o carro à distância.

Detalhe da tampa traseira com a inscrição Abarth no lugar do tradicional Fiat, no centro da tampa, acima da placa e nas bases da tampa o nome do modelo, Pulse e da motorização, T270
Na tampa traseira, o nome da Fiat dá lugar ao nome da divisão esportiva, Abarth

Mercado

O Pulse Abarth nada sozinho no mercado de SUVs compacto esportivo, já que apenas as marcas premium comercializam as versões esportivas e todas elas em carrocerias maiores. 

Em suma, tirando o consumo, o carro é um excelente custo benefício para quem quer ter um esportivo de verdade na garagem , por um preço acessível.  

Quanto custa o Pulse Abarth Turbo 270

O Pulse Abarth Turbo 270 Flex AT 2023, já está à venda em mais de 56 concessionárias pelo Brasil e é vendido por R$149.900. Em contrapartida, se você optar pela pintura sólida Branco Banchisa ou Vermelho Monte Carlo por R$990, o SUV passa para R$150.980. Já com a pintura especial Cinza Strato, por R$1.490,  o Abarth é vendido por R$151.480

Pulse Abarth em movimento sendo fotografado de 3/4 de frente e lateral esquerda
Os detalhes em vermelho estão presentes na lataria do suv

Opcionais

  • Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
  • Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (isofix)
  • Sensor de estacionamento dianteiro
  • Cintos de segurança traseiros retráteis (3) de 3 pontos
  • Alto falantes dianteiros (2), alto falantes traseiros (2) e antena
  • Serviços conectados
  • Ar-condicionado automático e digital
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Banco do motorista com regulagem de altura
  • Freio de estacionamento eletrônico
  • Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
  • Faróis em LED
  • Piloto automático (cruise control)
  • Alerta de não utlilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
  • Paddle-shifters
  • ADAS: AEB (frenagem autônoma de emergência), IDW (alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (comutação automática de farol alto)
  • ASR (controle eletrônico de tração)
  • Lanterna traseira em LED
  • Modo poison com botão de acionamento no volante
  • Computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
  • Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
  • Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos com regulagem de altura
  • Banco traseiro bipartido 60/40 e com assentos rebatíveis
  • Motor T270 turbo flex
  • ESP (controle eletrônico de estabilidade)
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Tavas elétricas com travamento automático a 20 km/h
  • Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos (luz de poça)
  • Airbags (4) - frontal (2), tórax e cabeça (2)
  • Câmbio automático de 6 marchas
  • Abertura elétrica do bocal de abastecimento
  • Sistema de navegação gps
  • Cluster de 7" full digital
  • Wireless charger (carregador do celular por indução)
  • Saída de ar para o banco traseiro
  • Apoios de cabeça traseiros (3) com regulagem de altura
  • Partida remota via chave canivete
  • Connect////me - serviços conectados
  • Volante em couro com regulagem de altura e profundidade
  • Hill holder (assistente de partida em rampa)
  • Estepe temporário
  • Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
  • Retrovisores externos com regulagem elétrica e função tilt down
  • Direção elétrica
  • Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, apple car play e android auto wireless, comandos de voz, bluetooth, mp3, rádio am/fm, porta usb (2): usb tipo a e tipo c
  • Volante com revestimento em couro
  • Key less entry'n go
  • Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
  • Lane change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
  • Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
  • USB traseira (tipo a)
  • ITPMS (monitoramento de pressão dos pneus)
  • Bancos revestidos em couro
  • Led drl
  • Teto bicolor
  • ESS (sinalização de frenagem de emergência)
  • Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
  • Rodas de liga leve 7.0 x 17" + pneus 215/50 r17
  • Repetidores de seta laterais em led
  • Hodômetro digital (total e parcial)
  • Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
  • Brake light
  • Limpador e lavador do para-brisa com intermitência
  • Alarme antifurto
  • Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
  • Freios abs com EBD

Pulse Abarth em movimento sendo fotografado de 3/4 de traseira e lateral esquerda
A estabilidade do Pulse Abarth é um diferencial para a versão

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