A nova geração do Renault Duster só deve chegar ao Brasil em 2025, trazendo um visual muito mais moderno e arrojado, baseado nas linhas e formas do Dacia Bigster. Enquanto isso não acontece, a marca francesa vem tentando dar sobrevida à atual geração, que chegou à sua linha 2024 sem trazer novidades. Testamos a versão topo de linha Iconic equipada com bom conjunto mecânico, mas com pacote de equipamentos que o deixa inferior aos concorrentes.
Quanto custa o Renault Duster na versão de topo de linha?
- O Renault Duster 1.3 Iconic X-Tronic, modelo 2023/2024, tem preço sugerido de R$ 145.990. Com todos os opcionais o preço sobe para R$ 149.440.
A situação do Renault Duster no mercado brasileiro não é das melhores. No ano passado, o modelo encerrou sua participação no segmento de SUVs compactos na 8ª posição, com 22.690 unidades emplacadas. O líder na ocasião, Chevrolet Tracker, fechou 2022 com 70.806 unidades emplacadas. Neste ano, de janeiro a junho, o Duster teve 10.773 unidades vendidas, ocupando a 10ª posição no ranking de emplacamentos. O líder até então é o VW T-Cross, com 32.035 unidades.
Estilo permanece o mesmo
A linha 2024 do Renault Duster não traz alterações no visual. A versão Iconic traz elementos cromados na grade frontal e faróis halógenos com luz diurna em LED. O para-choque tem uma parte pronunciada que abriga os faróis auxiliares. Nas laterais, molduras nas caixas de rodas, que são de liga leve e 17 polegadas. As capas dos retrovisores e o rack de teto pintados em preto fazem parte do pacote Outsider. A traseira também não traz modificações, com as lanternas em elemento interno em cruz e o nome do modelo sobre um friso preto.
Espaço interno é um dos pontos fortes
Um dos pontos fortes do Renault Duster sempre foi o seu espaço interno. Com 2,67m de distância entre-eixos, a montadora conseguiu encontrar uma boa solução de espaço tanto para os ocupantes da frente quanto para os que sentam no banco traseiro. O porta-malas, com 475 litros de capacidade volumétrica, é um dos maiores do segmento. É todo forrado com carpete e traz iluminação interna. O estepe de emergência fica do lado de dentro.
No quesito acabamento interno, o Renault Duster traz materiais de diferentes texturas no painel, mas o plástico rígido predomina. O volante tem formato que sugere esportividade e traz comandos de áudio e telefone celular. Os bancos são revestidos com material que imita couro. O painel tem instrumentos analógicos e uma pequena tela com as informações do computador de bordo.
A central multimídia com tela tátil de oito polegadas permite conectividade com smartphone e a utilização de aplicativos. Pela tela do sistema multimídia, o motorista tem acesso à câmera Multiview, que permite visualizar imagens da dianteira, traseira e laterais do Renault Duster, Os ocupantes dos bancos dianteiros contam com duas entradas USB, mas os passageiros do banco traseiro ficam a ver navios. Ali não tem USB e nem tomada de 12V. Quem senta atrás conta apenas com a luz de teto.
Aliás, por ser uma versão de topo de linha, o Renault Duster Iconic fica devendo em conteúdo, pois traz apenas dois airbags, sensor de ponto cego, sensor de estacionamento traseiro e sensor crepuscular entre os itens de série. Os principais concorrentes – VW T-Cross, Chevrolet Tracker e Hyundai Creta – trazem em suas versões de topo mais airbags e sistemas de auxílio à condução.
Ao volante do Renault Duster Iconic 1.3
No que diz respeito à dirigibilidade, o Renault Duster é um carro que agrada. A posição elevada de dirigir garante boa visualização do exterior. Os bancos dianteiros apoiam bem as pernas, mas deveriam ter o encosto um pouco mais largo. Em relação ao conjunto mecânico formado pelo motor 1.3 turbo flex e o câmbio CVT X-Tronic, que simula oito marchas, o resultado é muito bom.
O motor garante bom desempenho na cidade, com reações rápidas nas acelerações, tornando o SUV compacto bem ágil no trânsito urbano. Com 170cv de potência máxima e 27,5kgfm de torque, o motor transmite segurança na estrada, proporcionando retomadas de velocidade seguras nas ultrapassagens.
O câmbio CVT simula as marchas de modo a proporcionar o melhor aproveitamento da força do motor. O motorista pode fazer mudanças manuais na alavanca do câmbio, já que o Renault Duster não traz as aletas atrás do volante. Em relação ao consumo de combustível, o SUV compacto demonstrou na prática que apresenta números bem diferentes dos divulgados pelo fabricante. Em nosso teste, com etanol no tanque, o modelo apresentou consumo de 4,2km/l na cidade e 7,5km/l na estrada.
A direção do Renault Duster, com assistência elétrica, garante conforto nas manobras de estacionamento e segurança em velocidades elevadas, dosando as cargas para encontrar o melhor equilíbrio. Por se tratar de um carro mais alto, o SUV compacto tem suspensões com ajuste mais rígido, proporcionando boa estabilidade em curvas, mas acaba comprometendo um pouco o conforto no interior, já que transfere as irregularidades do solo. O sistema de freios tem discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS e controle de tração e estabilidade.
Ainda vale a pena comprar o SUV da marca francesa?
Na prática, o Renault Duster continua sendo uma opção interessante no segmento de SUVs compactos muito mais por sua boa solução de espaço interno e com conjunto mecânico, embora o consumo de combustível não seja ponto favorável. Fora isso, o modelo tem estilo já ultrapassado e lista de equipamentos que fica devendo em relação à concorrência. A expectativa é de que na próxima geração, que chegará em 2025, a Renault corrija esses erros para tornar o Duster mais competitivo no mercado brasileiro.
Confira a lista de equipamentos de série e opcionais do Duster
DE SÉRIE – Abertura das portas a distância, abertura elétrica do porta-malas, apoio de braço no banco do motorista, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível 1/3 – 2/3, chave-cartão keyless entry + walk away closing, direção elétrica, estepe de uso temporário, indicador de mudança de marcha (GSI), limitador e regulador de velocidade, luz de cortesia no porta-luvas e no porta-malas, retrovisores externos elétricos, revestimento dos bancos em material que imita couro, tomada 12V traseira, vidros elétricos nas quatro portas, volante com regulagem de altura e distância, volante com revestimento Premium, assinatura LED nos faróis, barras de teto longitudinais na cor prata, grade dianteira com aplique cromado, ponteira cromada do escapamento, rodas de alumínio 17 polegadas com acabamento diamantado, airbags frontais, freios ABS, auxílio à frenagem de urgência (AFU), auxílio de partida em rampa, Isofix, câmera Multiview, controle de estabilidade, luzes de circulação diurnas, protetor de cárter em metal, sensor crepuscular, sensor de ponto cego, sensores de estacionamento traseiros, Eco Scoring + Eco Coaching, painel de instrumentos TFT, sistema de áudio Easy Link AM/FM com Bluetooth e USB Pack Techno, Stop & Start, tela de oito polegadas Capacitive Touch.
OPCIONAIS – Pack Outsider (retrovisores pintados na cor preta e barras de teto longitudinais na cor preta – R$ 1.800), pintura sólida (branco – R$ 700) e metálica (R$ 1.650)
Ficha técnica do Renault Duster 1.3 CVT
MOTOR (*) Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências máximas de 162cv (gasolina) e 170cv (etanol) entre 5.500rpm e 6.000rpm, e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm TRANSMISSÃO (*) Tração dianteira e câmbio automático tipo CVT X Tronic, que simula oito marchas SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*) Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, semi-independente, tipo eixo de torção, com barra estabilizadora/17 polegadas (liga leve)/215/60 R17 DIREÇÃO (*) Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica FREIOS (*) A disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD CAPACIDADES (*) Tanque, 50 litros; porta-malas, 475 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 502 quilos DIMENSÕES (*) Comprimento, 4,37m; largura, 1,83m; altura, 1,69m; distância entre-eixos, 2,67m; e altura em relação ao solo, 23,7cm ÂNGULOS (*) De ataque, 30 graus; de saída, 34,5 graus PESO (*) 1.353 quilos PERFORMANCE (*) Velocidade máxima de 180 km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h em 9,8 segundos (e)CONSUMO (**) Cidade: 10,8 km/l (g) e 7,7 km/l (e)
Estrada: 11,5 km/l (g) e 8,4 km/l (e)
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Instagram: lançamentos, testes e dicas