Os veículos do segmento de multiuso nunca tiveram o visual como principal atrativo, mas os fabricantes têm até se esforçado para tentar mudar essa imagem. A Renault, por exemplo, reestilizou o Kangoo e conseguiu deixá-lo com aspecto um pouco mais agradável, fazendo modificações principalmente na dianteira. Veículos testou a versão Sportway 1.6 16V, com sete lugares, que tem bom espaço interno, porém suspensão áspera causa desconforto ao transferir as irregularidades do solo para o interior.
Visual novo Lançado mundialmente em 1997, o Renault Kangoo tinha um aspecto pouco agradável. Estava mais para furgão do que veículos de passageiros. Mas a montadora percebeu que a mudança era necessária e o modelo 2009 chega com visual alterado. A principal alteração foi feita na frente do Kangoo, que ganhou faróis em forma de gota e grade pequena, com o losango da marca no centro. A frente é alta e curta e fica ainda mais robusta com os vincos salientes no capô. Na versão Sportway, o pára-choque dianteiro é em duas cores e tem faróis de neblina embutidos. As laterais com frisos largos de plástico têm portas corrediças, facilitando o acesso ao interior do carro em qualquer situação. As portas traseiras, que se abrem em sentidos opostos, deixando livre o acesso para o compartimento de bagagem.
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Espaçoso
Um dos atrativos da versão Sportway é a terceira fileira de bancos, com dois assentos instalados no porta-malas. Não são bancos confortáveis, pois sobra pouco espaço para as pernas, o que os torna ideais para crianças. Para quem tem família grande pode ser uma boa solução. Quando está montada, a terceira fileira de bancos ocupa todo espaço do porta-malas, restando apenas um canto para pequenos volumes. Mesmo com os dois bancos rebatidos, o espaço para bagagens fica comprometido. A situação só melhora se a terceira fileira for retirada. Mas de uma forma geral, o Renault Kangoo tem bom espaço interno, ampliado ainda mais pelo teto alto. O interior é versátil e permite várias configurações com o rebatimento dos bancos, que têm encosto de cabeça para todos os ocupantes.
Acabamento
O plástico predomina no acabamento interno, contribuindo para aumentar os ruídos, que ficam mais evidentes quando se trafega sobre pisos irregulares. O porta-luvas não tem tampa, mas existem vários porta-trecos e um compartimento horizontal no teto que facilitam a acomodação de vários pequenos objetos. O painel tem desenho simples, mas é funcional, com instrumentos de fácil visualização e visores digitais. O modelo conta com manopla na coluna de direção com comandos para o som, mas não tem ajuste de altura do volante. Por outro lado, tem providencial regulagem de altura do facho dos faróis. A posição de dirigir é boa, mas o volante é fino. A visibilidade é favorecida pela ampla área envidraçada e retrovisores de bom tamanho.
Kangoo X Doblò
Desempenho
O eficiente motor 1.6 16V flex da Renault dá conta do recado, proporcionando bom desempenho. Só exige um pouco mais de aceleração nas arrancadas, pois é mais eficiente acima das 2.000 rpm. Quando abastecido com álcool apresenta uma melhora na performance e com o ar-condicionado ligado o rendimento cai um pouco. O câmbio tem engates macios e precisos, mas o curso da alavanca é um pouco longo. As relações de marchas mais curtas favorecem o desempenho principalmente no trânsito urbano.
Duro
As suspensões do Kangoo favorecem a estabilidade, garantindo bom comportamento em curvas, com pouca inclinação da carroceria, apesar da altura do modelo. Mas a calibragem deixa as suspensões mais ásperas e quando o veículo trafega sobre pisos irregulares, transfere tudo para o interior, causando desconforto. O sistema de direção com assistência hidráulica tem bom diâmetro de giro, facilitando manobras e garantindo segurança em velocidades mais elevadas. Os freios são eficientes, embora não contem com o sistema ABS, que não é oferecido nem como opcional.
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