O Logan tem um ótimo acerto de suspensão, que conjuga conforto e estabilidade como poucos, amplo espaço interno – três adultos não se apertam no banco traseiro – e porta-malas suficiente para levar a bagagem da família sem ter que arrumá-lo. Um dos dilemas da geração anterior era que o encosto do banco traseiro não era rebatível, limitando dimensão da carga a ser transportada.
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Na versão Expression, a intermediária, o encosto rebate totalmente, o que viabiliza o transporte de objetos maiores sem nenhum ocupante atrás. Na versão topo de linha, a Dynamique, o rebatimento do encosto é fracionado (1/3, 2/3). Por isso, levam-se objetos compridos e mais um ou dois ocupantes. De qualquer maneira, é melhor rebater tudo do que nada.
Além disso, airbag duplo frontal e ABS são de série, conforme legislação em vigor, e as linhas dessa geração agradam a todos. Ainda não ouvi comentário negativo. O Logan atual é montado sobre a plataforma do Clio III, que é mais moderna e segura do que a anterior. A inclinação do para-brisa revela atualidade do modelo. O acabamento evoluiu muito e nada tem a ver com o antecessor, desde o quadro de instrumentos, passando pela forração das portas e encaixes. O material do painel é de plástico duro, mas aparenta qualidade.
INTERMEDIÁRIA A versão Expression é bem equipada e há somente três opcionais. O motor 1.0 é pão-duro. O consumo na cidade com gasolina chegou a 10km/l e 16 km/l na estrada, com dois ocupantes, bagagem e ar-condicionado desligado. Para obter desempenho satisfatório, é preciso não ter dó de acelerar para elevar a rotação do motor e mantê-la sempre próximo à faixa ideal de torque. Mas em aclives, com carga máxima e ar ligado, o desempenho cai e é preciso paciência, principalmente nas retomadas de velocidade, como nas ultrapassagens, tão comuns na estrada.
Por isso é preciso saber exatamente o que esse motor oferece antes de decidir pela compra. A versão Expression tem opção do motor 1.6, que não é tão econômico quanto o 1.0 nem beberrão. A versão Expression 1.0 é adequada aos que rodam em locais de topografia plana, não têm pressa e precisam se acostumar ao tempo do carro em determinadas situações.
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O trunfo do motor 1.0 16V da Renault é o baixo consumo de combustível, o que aumenta a autonomia e diminui as paradas nos postos de combustíveis. Porém, o desempenho do sedã é limitado com carga máxima. No banco traseiro, faltam cinto de três pontos e apoio de cabeça no assento do meio.
Parar no posto não é a dele
FICHA TÉCNICA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 998cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máxima de 77cv (gasolina) e de 80cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 10,2kgfm (gasolina) e de 10,5kgfm (etanol) a 4.250rpm.
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, tipo McPherson, com triângulos inferiores; e traseira, semi-independente / em aço estampado, de 15 polegadas (em liga leve é opcional) / 185/65 R15
CAPACIDADES
Tanque, 50 litros; e carga útil (passageiros e carga), 447 quilos
PESO
1.028 quilos
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE
Alarme sonoro de advertência de luzes acesas, ABS, airbag duplo frontal, banco do motorista com regulagem de altura, encosto do banco traseiro rebatível, computador de bordo, indicador de troca de marcha, rádio CD-Player (MP3, USB, entrada auxiliar, ipod e Bluetooth e comando satélite), direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, terceira luz de freio, dois apoios de cabeça reguláveis em altura, desembaçador do vidro traseiro, entre outros.
OPCIONAIS
Sistema mídia Nav, ar-condicionado e sensor de estacionamento.
QUANTO CUSTA
O Renault Logan 1.0 16V Expression tem preço básico sugerido de R$ 33.390 e completo, de R$ 36.840.
Avaliação técnica
Câmbio
As relações de marchas/diferencial são razoáveis para o peso do carro e o rendimento do motor. A 1ª marcha atinge 40km/h com a rotação máxima do motor; a 2ª, 65km/h; a 3ª, 105km/h e a 4ª, 130km/h. Em função do torque máximo do motor que atua a 4.250rpm em 3ª marcha, a 60km/h, o motor gira a 3.400rpm e em 5ª a 110km/h a 3.700rpm. A qualidade de engate é satisfatória em precisão e maciez e a embreagem é macia, com boa progressividade e curso. O curso da alavanca é bom, assim como a pega no pomo, baixo ruído do trambulador e o posicionamento no túnel central.
Motor
O desempenho é discreto, com somente condutor e ar-condicionado ligado, mas aceitável, mesmo numa topografia irregular mista, em que a utilização do câmbio é constante para se ter uma dinâmica razoável. Porém, com 480kg de carga útil e ar-condicionado ligado torna-se um automóvel lento nas arrancadas em aclives e nas retomadas de velocidade.
(*) Avaliações do engenheiro Daniel Ribeiro Filho, da Tecnodan.
www.danieltecnodan.com.br