Após definir a marca e o modelo de uma picape leve disponível em nosso mercado, os interessados – que geralmente se dividem entre Fiat Strada e Volkswagen Saveiro – se deparam com uma nova dúvida: cabine estendida ou dupla? A Saveiro Cross tem as duas opções.
A Saveiro oferece desde o ano passado três versões de carroceria: simples, estendida e dupla. Nesse comparativo, focamos na Saveiro Cross, oferecida em cabine estendida e dupla.
Com uma diferença de aproximadamente R$ 5 mil, é fácil ficar em dúvida entre as duas opções, mas o perfil de uso de cada um é o que vai definir a compra.
A Saveiro Cross foca no público jovem, que curte um estilo robusto e aventureiro e usa a picape como um carro de passeio comum, mas que aproveita o espaço extra para levar a bicicleta ou os amigos, pois amigos e bike é impossível nas duas versões.
Como é o espaço na Saveiro Cross?
Para o motorista e para quem vai ao lado, o espaço na Saveiro Cross é o mesmo nas duas configurações. Na cabine dupla, são cinco pessoas. Os três passageiros do banco traseiro não encontram o mesmo conforto de um automóvel, mas se o motorista e o passageiro dianteiro não forem muito altos, a vida lá atrás até que não é muito difícil. Porém, quem senta no meio do banco traseiro fica apertado.
A caçamba da Saveiro Cross cabine estendida comporta 734 litros, enquanto a dupla teve a capacidade reduzida para 580 litros, cedendo lugar à cabine, que foi alongada em 26cm para levar mais três pessoas. Quando o assunto é a carga útil, a cabine dupla carrega 607kg e a estendida pode transportar até 13kg a mais.
Se você pretende ter uma picape para levar a moto de trilha ou até mesmo uma bicicleta de rodas aro 29 polegadas, esqueça a cabine dupla. A Saveiro Cross cabine estendida comporta bem duas bikes e até uma moto é possível levar, mas com a roda traseira apoiada na tampa da caçamba, que deverá estar sempre fechada ou aberta, porém, com suporte para a placa e desde que o comprimento total não ultrapasse a medida do carro com a tampa da caçamba aberta.
Isso é uma característica de picapes leves cabine dupla. A Strada sofre do mesmo mal. Por isso, afirmamos que na Saveiro Cross que se leva a bike ou a moto, não é possível transportar a galera. Na versão cabine dupla, onde os amigos o acompanham, os brinquedos ficam de fora.
O ajuste das suspensões da Saveiro Cross
Para aproximar ao máximo a Saveiro Cross cabine dupla de um automóvel de passeio (desde que as picapes compactas passaram a ser usadas como carros de passeio, o objetivo dos fabricantes é esse), a Volkswagen deixou as molas mais flexíveis na traseira, privilegiando o conforto.
No contexto geral, a Saveiro Cross continua firme em ambas carrocerias, mesmo com a alteração para deixar a cabine dupla com um toque de sedã. Por causa disso, a cabine dupla é mais suave e fica mais 'na mão' nas curvas.
Para facilitar a vida de quem realmente usa a Cross para o off-road moderado, a picape conta com sistemas de controle de estabilidade e tração, além de auxílio de saída em rampas. Há também a função off-road, que permite breves travamentos das rodas durante frenagens em descidas em pisos irregulares, como cascalho, areia e terra. A ideia é que, dessa maneira, os travamentos formem barreiras com a terra ou pedra acumulada, ajudando na frenagem da picape.
A Saveiro Cross também vem com a função EDS, que funciona basicamente como o Locker, que a Fiat equipa opcionalmente a linha Adventure (Palio Wekeend, Idea, Doblò e Strada). O sistema é um controle de tração que atua até 80km/h e entra em ação automaticamente.
O EDS é dotado de sensores que captam diferença de velocidade de rotação entre as rodas, e acionam a bomba hidráulica do ABS, freando a roda que está girando mais rápido, chegando até a travá-la, dependendo da situação, para que toda a força seja direcionada pelo diferencial para a roda que está apoiada no solo.
Motor e câmbio da picape compacta
O conjunto mecânico da Saveiro Cross é o mesmo nas duas configurações de carroceria. O recente e já consagrado motor 1.6 16V MSI de 120cv (etanol) é bem elástico, tendo sua potência muito bem aproveitada na estrada e na cidade, mesmo sendo um 16V. O consumo com etanol ficou em 7,0km/l na cidade e 10,9km/l na estrada. A transmissão manual de cinco velocidades é a mesma usada no Gol, Fox e up! e continua sendo referência, um dos prazeres em guiar a Saveiro.
Adereços ajudam a melhorar o estilo
A Saveiro Cross CD ficaria bem esquisita se a engenharia da Volks não agisse e tomasse a iniciativa de instalar dois racks de teto e uma barra transversal para minimizar os 'defeitos' estéticos causados pela espichada que deram no habitáculo de passageiros. Ainda assim, a versão cabine estendida continua mais harmoniosa e esportiva.
Detalhes da ergonomia da Saveiro Cross
Uma discreta regulagem de altura no banco do motorista da Saveiro Cross já ajuda a encontrar uma boa posição para dirigir, o que é complementado com ajustes de altura e distância da coluna de direção e o cinto de segurança.
A alavanca do câmbio da Saveiro Cross tem curso curto, o que dá uma sensação de esportividade, e como a cabine é compacta, tudo está ao alcance das mãos sem a necessidade de contorcionismos. O volante com revestimento em couro com controles do som e do celular ajudam a manter as mãos na direção para ajustar os equipamentos de mídia.
Para quem vai atrás na versão cabine dupla, nada de folga. O acesso é tão difícil como em qualquer carro de duas portas e o espaço restrito a apenas dois adultos. Apesar de a Volkswagen anunciar capacidade para cinco pessoas em sua publicidade, o quinto passageiro teria de ser no máximo uma criança.
O vidro traseiro fixo permitiu a inclusão do desembaçador e os vidros laterais traseiros adotaram a antiga solução da abertura basculante. Na lateral, os passageiros de trás contam com porta copos e garrafas.
Equipamentos de segurança da picape compacta
Além dos controles de tração e estabilidade, do EDS e da função off-road, merecem destaque os freios a disco nas quatro rodas e o assistente de partida em rampas, que segura o carro por três segundos nos arranques em aclives ou declives. A picape já inclui entre os itens de série o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico na tela do equipamento de som.
Os preços da Saveiro Cross
A Saveiro Cross CE é vendida por R$ 61.830 e chega aos R$ 65.065 ao incluir todos os opcionais, como a pintura especial (R$ 1.546 – amarelo solaris ou laranja canyon), revestimento dos bancos em couro sintético (R$ 599) e o modo tecnologia, com piloto automático, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor antiofuscante e sensor de chuva (R$ 1.130).
Já a Saveiro Cross cabine dupla começa em R$ 66.620 e chega aos R$ 69.818 com os mesmos opcionais. O curioso é que os itens colocados à parte são ligeiramente mais baratos na Saveiro Cross cabine dupla.
Veja a conclusão do VRUM
Se você não precisa levar mais do que uma pessoa no carro, não pense duas vezes e opte pela Saveiro Cross cabine estendida. Além de economizar cerca de R$ 5 mil (o que cobriria gastos com seguro e IPVA, por exemplo), você ainda poderá transportar sem sacrifícios sua bike, moto ou objetos que não comportam na picape cabine dupla.
Se você estiver acompanhado de mais de uma pessoa, verifique se a Saveiro Cross cabine dupla irá satisfazer todas as suas necessidades. A caçamba nada mais é que um porta-malas coberto por uma lona e não será possível levar objetos grandes. Bicicleta, só se estiver desmontada e nem pense em moto.
Quais as versões da Saveiro na atualidade?
Atualmente, a picape Saveiro é vendida apenas nas opções cabine simples ou dupla. A cabine estendida deixou de ser oferecida em abril de 2019. A gama da picape compacta da Volkswagen tem hoje duas versões cabine simples: a Robust (R$ 90250) e a Trendline (R$ 95.150).
Já a configuração cabine dupla é vendida nas versões Robust (R$ 108.490) e Saveiro Cross (R$ 123.080), ou seja, quase o dobro do preço da picape em 2015. Todas as versões são equipadas com motor 1.6 que desenvolve 106cv com gasolina e 116cv com etanol, associado ao câmbio automático de cinco marchas.