A linha 2018 da Fiat Strada não trouxe muitas novidades, apenas um remanejamento de versões que decretou o fim da intermediária Trekking, equipada com motor 1.6. Testamos a versão Hard Working, com aplicação focada no trabalho, um pouco mais bem equipada do que a de entrada. O motor 1.4 flex continua com desempenho limitado e não prima pela economia de combustível. A primeira marcha é bem reduzida, proporcionando boa arrancada mesmo com carga na caçamba. O câmbio tem engates um tanto elásticos, um pouco imprecisos. Como falta empolgação ao motor, principalmente quando o veículo está carregado, para encarar subidas e fazer retomadas é preciso reduzir marchas e subir o giro. Já a suspensão se destaca pelo conforto.
O interior da Strada entrega a idade avançada do projeto. O painel tem desenho simples e plástico duro, muito pouco atraente. Faltam bons porta-trecos. Os bancos precisam ser meticulosamente ajustados para proporcionar o mínimo de conforto. Sorte que existe ajuste de altura para o banco do motorista. Ar-condicionado e direção hidráulica são de série, contribuindo para o conforto. Com o passar dos anos, a caçamba da picape ficou mais alta, o que piorou a visibilidade traseira. Por este motivo, é fundamental equipar o veículo ao menos com sensores de estacionamento, mas uma câmera de ré também seria bem-vinda. Para esconder a sujeira que se acumula com o uso, a versão traz forro de teto, acabamento plástico das colunas, maçanetas e puxadores escurecidos.
A opção pela cabine estendida sugere a necessidade de carregar objetos menores, que carecem de mais cuidado, no espaço atrás dos bancos. Existem bons ganchos para fixar essa carga. O manuseio dos bancos é ruim. O comando para rebater o encosto poderia também fazer o banco correr sobre o trilho, evitando recorrer a dois comandos. Também faz falta bancos com memória, para não ter que regulá-lo sempre que for necessário acessar a parte de trás da cabine. A janela traseira corrediça é opcional. A tampa da caçamba pode ser trancada com chave. O acesso ao compartimento de carga é facilitado por degraus. O estepe fica guardado na caçamba, roubando um pouco do espaço da carga. A iluminação da caçamba é feita a partir da traseira. Santantônio e rack de teto são itens de série, enquanto a capota marítima é opcional.
Mas o que mais desanima na Strada é o preço. Sem medo de errar, podemos afirmar que esta versão traz o mínimo necessário para o conforto dos passageiros. As rodas são de aço e até as calotas fazem parte de um pacote. Faróis de neblina e o sistema de som (que não é nenhuma maravilha) são opcionais. Então, pagar R$ 60 mil por uma picape tão simples (o projeto está tão antiquado que, mesmo na versão de topo, apliques plásticos por dentro e por fora já não convencem) não pode ser chamado de um bom negócio. Ainda assim, em 2017, o modelo responde por 47% das vendas do segmento, contra 40% da VW Saveiro. Mas se compararmos com os 56% com que a picape da Fiat fechou 2016, versus 31% da Saveiro, fica evidente que a Strada perdeu terreno.
PIMENTINHA NA CAÇAMBA A novidade da linha Saveiro é a estreia da versão Pepper, com apelo visual (e apenas visual!) esportivo. A unidade testada traz carroceria branca e capas vermelhas dos retrovisores, mas existem outras combinações de cores. O teto pintado em preto Ninja é um opcional, que soma R$ 1.400 ao preço, mas deveria fazer parte da versão. Completam o visual apimentado rodas diamantadas de 15 polegadas, grade em preto brilhante com um filete vermelho e lanternas escurecidas. As molduras das caixas de roda dão volume à picape e evocam força.
Mas, como falamos, a esportividade é só enfeite. Sob o capô bate o mesmo “coração” 1.6 MSI de costume, que não tem muito brilho. É o bastante para rodar com a picape, sem sobrar nada para fazer uma graça. Ultrapassagens e retomadas devem ser bem medidas, já que o ganho de desempenho é gradual. Sobre piso plano, o motor multiválvulas tem bom comportamento com giros baixos. A alavanca de câmbio tem engates curtos e precisos. A suspensão é mais rígida, comprometendo um pouco o conforto. O diâmetro de giro da Saveiro é de 12,4 metros, tornando o veículo ruim de manobrar (a título de comparação, o diâmetro de giro da Strada é de 10,7 metros).
O painel da família Gol foi completamente renovado em 2016, o que foi muito importante para todos os membros da família. Assim, o interior da Saveiro está atual. O acabamento plástico é quebrado por apliques, e ainda tem revestimento de couro nos bancos, volante e painel das portas, além de tapetes acarpetados. A carroceria tem cabine estendida. Os ganchos do compartimento interior de carga foram pensados para fixar redes, o que faz sentido, já que a versão não é voltada para o uso comercial. A visibilidade traseira é ruim, mas o sensor de estacionamento é de série na versão. A câmera de ré é opcional. O banco do motorista tem ajuste de altura e o volante pode ser regulado em altura e distância.
A tampa do compartimento de carga tem um sistema com contrapeso que não a deixa despencar na mão de quem a abrir. A capota marítima é de série, assim como rack de teto, janela traseira corrediça e grade protetora. O estepe fica sob o assoalho. A iluminação da caçamba fica no alto, junto com o brake light. O degrau acesso à caçamba está nas laterais. A Saveiro Pepper tem pacote de conteúdo baseado na versão Highline, com itens como ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, espelhos retrovisores com ajustes elétricos e sistema de som com telefonia. Como opcional, a unidade testada veio equipada com um sistema multimídia muito completo, com navegação, comandos por voz e espelhamento com o smartphone. Assim como a Strada, o preço sugerido de R$ 68.150 da Saveiro também assusta. Porém, no caso da picape da Volkswagen, mesmo com a diferença de preço, é palpável que o comprador vá levar para casa um design mais atual, acabamento superior e motor mais potente.
FICHA TÉCNICA FIAT STRADA
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.368cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 85cv (gasolina) e 88cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 12,4kgfm (g) e 12,5kgfm (e) a 3.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores e barra estabilizadora; e traseira de eixo rígido / 5,5 x14 polegadas / 175/70 R14
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos na frente e tambores na traseira, com ABS
CAPACIDADES
Peso, 1.113 quilos; caçamba, 1.220 litros; tanque, 58 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 705 quilos.
DIMENSÕES
4,44m de comprimento, 1,66m de largura, 1,59m de altura, e 2,72m de entre-eixos
DESEMPENHO
Velocidade máxima, 170km/h (g) e 173km/h (e); aceleração até 100 km/h, 12,7s (g) e 12,2 (e)
CONSUMO
Cidade, 10,8km/l (g) e 7,4km/l (e); estrada, 12,3km/l (g) e 8,5km/l (e)
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE
Airbag duplo; freios ABS com EBD; ar-condicionado; direção hidráulica; banco do motorista com regulagem de altura; alerta de limite de velocidade programada; Follow me home; computador de bordo; conta-giros; apoia-pé para o motorista; rodas de aço estampado 5,5 x 14; pneus 175/70 R14; suspensão elevada; volante com regulagem de altura; protetor de cárter; protetor de caçamba; iluminação de caçamba; ganchos para amarração de carga na caçamba; tampa da caçamba removível e com chave; barra de proteção do vidro traseiro; grade protetora do vidro traseiro; porta-escadas; barras longitudinais no teto; para-choque traseiro com estribos antiderrapantes; ganchos para amarração de carga na cabine e moldura nas caixas de roda.
OPCIONAIS
Kit Convenience (R$ 1.169): janela traseira corrediça, capota marítima, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, sensor de estacionamento traseiro, calotas integrais, faróis de neblina, aplique na parte inferior do para-choque dianteiro; kit elétrico (R$ 1.281): vidros e travas elétricos, abertura elétrica do bocal de abastecimento; kit Pleasure (R$ 615): Rádio Connect USB MP3/WMA com RDS/Viva-voz Bluetooth, segunda entrada USB, volante revestido em couro com comando do rádio, iluminação do porta-luvas, para-sóis com espelho, porta-óculos, adesivo de soleira nas portas; pintura metálica (R$ 1.784).
Quanto custa?
A Strada Hard Working 1.4 com cabine estendida tem preço inicial de R$ 60.240. Com os opcionais listados, a unidade testada custa R$ 65.089.
FICHA TÉCNICA VW SAVEIRO
MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.598cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 101cv (gasolina) e 104cv (etanol) a 5.250rpm e torques máximos de 15,4kgfm (g) e 15,6kgfm (e) a 2.500rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira e câmbio manual de cinco marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira McPherson com rodas independentes e barra estabilizadora; e traseira interdependente com braços longitudinais / 6 x15 polegadas / 205/60 R15
DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES
Peso, 1.053 quilos; caçamba, 734 litros; tanque, 55 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 687 quilos.
DIMENSÕES
4,47m de comprimento, 1,71m de largura, 1,52m de altura, e 2,75m de entre-eixos
DESEMPENHO
Velocidade máxima, 171km/h (g) e 173km/h (e); aceleração até 100 km/h, 11,1s (g) e 10,8s (e)
CONSUMO
Cidade, 10,6km/l (g) e 7,3km/l (e); estrada, 13,1km/l (g) e 9,1km/l (e)
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE Airbags frontais; freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD); alerta de frenagem de emergência; ar-condicionado; direção hidráulica; computador de bordo; sistema de alarme com comando remoto; sensor de estacionamento traseiro; banco do motorista com ajuste de altura; coluna de direção com ajuste de altura e distância; vidros elétricos; volante multifuncional revestido em couro; retrovisores eletricamente ajustáveis com função tilt-down; faróis e lanterna de neblina; bagageiro longitudinal no teto; barra de apoio para carga no teto; grade protetora da janela traseira; Iluminação da caçamba; janela traseira corrediça; ganchos para amarração de carga; capota marítima; rodas de liga leve aro 15"; pneus 205/60 R15; sistema infotainment Media Plus (Bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e auxiliar); suporte para celular; quatro alto-falantes e dois tweeters; antena no teto; tomada 12 volts no console central e na parte traseira.
OPCIONAIS
Teto pintado em preto (R$ 1.400); módulo navegação (R$ 2.690): câmera de ré e sistema multimídia Discover Media, com tela touchscreen, Bluetooth, comando de voz, navegação e App-Connect.
Quanto custa?
A Volkswagen Saveiro 1.6 Pepper com cabine estendida tem preço sugerido de R$ 68.150. Com os opcionais listados, o preço da unidade testada sobre para R$ 72.240.