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Testamos o BMW 330i M Sport: mais pra diversão do que pra família

Com o pacote da divisão esportiva da marca, BMW 330i M Sport tem visual discreto, mas o conjunto mecânico e a tecnologia deixam o modelo bem divertido

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Testamos o BMW 330i M Sport: mais pra diversão do que pra família
Testamos o BMW 330i M Sport: mais pra diversão do que pra família Foto: Testamos o BMW 330i M Sport: mais pra diversão do que pra família

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O automóvel tem evoluído tanto que só falta falar. Faltava! No caso da BMW 330i M Sport o motorista não se sente sozinho e pode até trocar uma ideia com o carro, pedindo que ele execute algumas funções enquanto dirige. A versão esportiva da marca alemã também é montada na fábrica de Araquari, em Santa Catarina, e traz um pacote completo para quem procura um belo visual, desempenho e tecnologia. Com motor 2.0 turbo de 258cv e câmbio automático de oito marchas, o sedã deixa de lado o jeito família e acelera como um autêntico esportivo. E ainda traz sistemas para auxiliar na condução.


A sétima geração da Série 3 da BMW chegou ao mercado com dimensões ampliadas. O sedã cresceu 7,6cm no comprimento, 1,6cm na largura e 4,1cm na distância entre-eixos. Além disso, o modelo ganhou bitolas mais largas e centro de gravidade mais baixo, com maior rigidez estrutural proporcionada pela plataforma CLAR. Tudo para deixá-lo mais dinâmico e grudado ao chão. Alterações bem providenciais para a versão 330i M Sport, que traz grandes “patas” de 19 polegadas, calçadas com pneus 225/40 na frente e mais largas na traseira, 255/35.

A frente robusta traz grade de dois rins um pouco maior, com moldura cromada, e faróis a laser, que iluminam a uma distância de 530 metros


CORAÇÃO E onde está a graça desse sedã alemão? Podemos começar levantando o capô para revelar o coração que pulsa e dá vida ao esportivo. Trata-se de um quatro-cilindros em linha 2.0 turbo, com injeção direta de combustível (só gasolina), que despeja sem dó 258cv e 40,8kgfm de torque já a 1.500rpm. São 13cv a mais em relação à geração anterior. O propulsor faz perfeita parceria com o câmbio automático de oito marchas, que permite trocas manuais na própria alavanca ou nas aletas atrás do volante.

Na traseira, pequeno aerofólio na quina da tampa do porta-malas, duas saídas de escape e antena do tipo tubarão


O sedã anda muito, com reações bem nervosas nas acelerações, mas sem causar desconforto quando o turbo entra em ação. As arrancadas são muito rápidas e na dança dos ponteiros do conta-giros e do velocímetro o que se vê é o asfalto passando de forma veloz e o ruído do motor tomando conta do ambiente. O câmbio trabalha de forma precisa com o motor, buscando o melhor aproveitamento da força, sem fazer trocas desnecessárias, entendendo a levada que o motorista quer imprimir. Se for pra trafegar bem manso no trânsito urbano, o conjunto mecânico aceita também, mas a sua natureza é para acelerações vigorosas.

O modelo tem 2,85m de distância entre-eixos, além da frente bem alongada


Para encontrar a melhor maneira de dirigir, o BMW 330i M Sport conta com um seletor de modos de condução. Pra quem está preocupado com o consumo de combustível, o modo correto é o Eco Pro, que deixa o motor menos nervoso e garante uma economia no fim do mês. Já o modo Comfort é para quem busca uma condição mais confortável de rodagem, com ajuste de suspensão e direção menos rígido. Mas para quem curte uma boa dose de adrenalina, o modo certo é o Sport%2b, que deixa o carro mais bravo, com mudanças de marchas em giros mais altos. As suspensões ficam mais firmes, garantindo total estabilidade, bem ao estilo BMW de ser. O carro anda colado ao chão e para quem gosta de mais emoção, basta desligar os controles de tração e estabilidade e acelerar. É preciso ter braço firme, pois, se deixar, o carro sai de traseira fácil nas curvas rápidas. Mas pode confiar no sistema de freios, pois os quatro discos enormes e a eletrônica dão conta do recado.

O acabamento interno é sofisticado e o sistema multimídia atende por comando de voz


TECNOLOGIA Outro grande atrativo do BMW 330i M Sport é o pacote tecnológico. Um dos destaques é o Assistente Pessoal Inteligente, acionado por comando de voz em português. A doce voz feminina atende aos chamados do motorista com um simples “Olá, BMW”. Daí pra frente basta fazer os pedidos que a moça executa as funções, como alterar a temperatura do ar-condicionado, fazer uma ligação no celular, aumentar o volume do som ou até mesmo abrir o teto solar. O sistema atua como um co-piloto, possibilitando que o motorista não desvie a atenção da direção.

Banco traseiro proporciona conforto para duas pessoas, pois quem vai no meio fica apertado


Outro sistema disponível no sedã é o Driving Assistant Professional, ideal de ser usado no trânsito lento das cidades, em congestionamentos. Com alertas visuais e sonoros, ele avisa o motorista sobre trânsito cruzado e acusa o risco de colisão traseira, além de detectar a mudança de faixa involuntária e atuar no controle de aproximação frontal, evitando batidas. Uma câmera focada no rosto do motorista controla suas reações e percebe eventuais mudanças de comportamento, acionando sistemas de segurança se preciso for.

Com 365 litros de capacidade, o porta-malas é um dos menores do segmento...


Patra estacionar, o BMW 330i M Sport conta com o Parking Assistant Plus, que realiza manobras com precisão com a ajuda das câmeras de 360 graus e sensores. Mas se mesmo assim você sentir dificuldade em alguma manobra de estacionamento e tiver dificuldade para tirar o carro de uma enrascada, o Reversing Assistant certamente vai te salvar. O sistema registra os últimos 50 metros percorridos pelo veículo e ao ser acionado na tela da multimídia, basta engatar a ré e deixar que o carro desfaça a manobra sozinho. É possível também observar o carro pelo celular acionando a função Remote 3D View. O sistema tem várias funções, entre elas mostrar a localização exata do veículo e ainda revelar se tem alguém suspeito nas proximidades, antes de abrir as portas.

...mas perdeu espaço porque, mesmo o sedã tendo pneus run flat, que rodam furados, o BMW teve que colocar o estepe no porta-malas para atender o consumidor brasileiro


VISUAL Para quem espera um visual que enfatiza a esportividade do modelo, talvez possa ficar um pouco decepcionado com o BMW 330i M Sport. O sedã não faz o estilo espalhafatoso e segue uma linha mais discreta. A grade de duplo rim ficou mais larga na nova geração e nessa versão traz o miolo em preto com moldura cromada. O para-choque dianteiro tem grande entrada de ar e defletor, garantindo o visual esportivo. Os faróis contam com tecnologia a laser, com feixe de luz concentrado e alcance de 530 metros. As lanternas traseiras ficaram mais retilíneas e contam com LEDs. A versão esportiva traz ainda um pequeno aerofólio na tampa do porta-malas, saída dupla de escape e antena tipo tubarão.


Por dentro o sedã tem acabamento refinado, com console alto e largo, que abriga a alavanca de marcha que mais parece um joy stick e o botão giratório do sistema iDrive. O painel é todo digital e pode ter diferentes configurações. O sedã conta com luzes de boas vindas, que iluminam seu entorno. A chave presencial acende as luzes internas automaticamente a 3 metros do carro. E a 1,5m de distância ela destrava as portas. Para abrir a tampa do porta-malas, basta passar o pé sob o para-choque.

Um dos destaques do sedã é o motor 2.0 turbo de 258cv e 40,8kgfm de torque, que garante desempenho esportivo


O BMW 330i M Sport tem como principais concorrentes o Mercedes-Benz C300 Sport e o Audi A4 2.0 TFSI, ambos com motorização bem semelhante, mas com preços mais baixos. Outro que pode entrar na briga é o Volvo S60 T5, que tem dimensões um pouco maiores, mas a mesma potência e preço também mais baixo. É briga de cachorro grande e a escolha não é fácil.

As rodas são de 19 polegadas, sendo que na frente os pneus têm medida 225/40, enquanto na traseira é 255/35


CONECTIVIDADE O BMW 330i M Sport tem uma série de mimos que certamente agradam as pessoas que valorizam a conectividade e a segurança ao dirigir. O modelo conta com o assistente pessoal inteligente, que por meio de comando de voz em português realiza ações como fazer ligações ou mudar a temperatura do ar-condicionado. Já o sistema multimídia Connected Drive, com tela tátil, tem conexão com internet 4G, além de disponibilizar diversas informações sobre o carro. Permite o pareamento com celular por Apple CarPlay e fornece informações sobre o trânsito em tempo real e serviços de concierge. É possível observar o carro pelo celular acionando a função Remote 3D View, que permite verificar se tem alguém suspeito por perto. O sistema traz ainda sistema de navegação com mapa em 3D e câmera 360 graus para facilitar as operações de manobra.

FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.998cm³ de cilindrada, com injeção direta de gasolina e turbocompressor, que desenvolve potência de 258cv entre 5.000rpm e 6.500rpm, e torque de 40,8kgfm entre 1.550rpm e 4.400rpm

TRANSMISSÃO
Tração traseira, com câmbio automático de oito velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson; e traseira independente, Multlink/de liga leve de 8x19 polegadas/225/40 R19 na frente e 8,5x19 polegadas/255/35 R19 na traseira

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC) e auxílio de frenagem de urgência (PBA)

CAPACIDADES
Do tanque, 59 litros; porta-malas, 365 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 590 quilos

DIMENSÕES
4,70M de comprimento, 1,82m de largura, 1,42m de altura e 2,85m de distância entre-eixos

PESO
1.470 quilos

PERFORMANCE
Velocidade máxima de 250km/h e aceleração até 100km/h em 5,8 segundos

CONSUMO
Na cidade, 8,5km/l, e na estrada, 13km/l

CONCORRENTES

AUDI A4 2.0 TFSI - O sedã da Audi também tem motor 2.0 turbo, mas de 190cv e 32,6kgfm de torque. As dimensões são muito parecidas com as do BMW 330i, com 4,72m de comprimento, 1,84m de largura, 1,42 de altura e 2,82m de distância entre-eixos. É um pouco mais pesado, com 1.510 quilos, mas tem o porta-malas bem maior: 480 litros. Na performance, o Audi A4 perde para o BMW. O modelo tem máxima de 240km/h e acelera até 100km/h em 7,3 segundos. No quesito consumo, o Audi leva a melhor, com 11km/l na cidade e 14,3km/l na estrada. O preço da versão é de R$ 214.990.

 

MERCEDES-BENZ C300 SPORT - É o concorrente mais direto do BMW 330i. Tem motor de 258cv e 37,7kgfm de torque. É discretamente menor nas dimensões, com 4,68m de comprimento, 1,81m de largura, 1,44m de altura e 2,84m de distância entre-eixos. É um pouco mais pesado, com 1.555kg, e tem porta-malas maior, com 455 litros. Na performance eles praticamente empatam, já que a Mercedes tem máxima de 250km/h e acelera até 100km/h em 5,9 segundos. No consumo o C300 também leva a melhor, com 9,5km/l na cidade e 13,1km/l na estrada. E custa cerca de R$ 10 mil a menos: R$ 259.900.

 

VOLVO S60 INSCRIPTION T5 - O modelo sueco é também um possível concorrente, apesar de ter dimensões maiores, com 4,76m de comprimento, 1,85m de largura, 1,43m de altura e 2,87m de distância entre-eixos. Mas o motor gera 254cv e 35,7kgfm de torque, com máxima de 240km/h e aceleração até 100km/h em 6,5 segundos. O consumo é de 9,3km/l na cidade e 12,5km/l na estrada. O S60 é o mais pesado, com 1.850 quilos, e tem porta-malas de 442 litros. O preço é de R$ 229.950.

OBS: Os dados de consumo são do Inmetro
 

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE – Função auto start/stop, regeneração de energia de frenagem, Driving Experience Control com Eco-Pro, função siga-me, tecnologia Car e Key Memory, kit de ferramentas completo, seis airbags (frontais, laterais e de cortina dianteiros e traseiros), controles de estabilidade e tração, lanterna de neblina traseira, Dynamic Braking Lights, abertura e fechamento automático do porta-malas, Comfort Access, tapetes em veludo, retrovisores externos com declinação e rebatimento, retrovisor interno com função anti-ofuscante, bancos com ajustes elétricos, banco traseiro tripartido (40:20:40), bancos dianteiros esportivos, ajuste de lombar para motorista e passageiro, iluminação ambiente interna, ar-condicionado automático digital com controle de três zonas, informação de trânsito em tempo real, serviços de concierge, chamada de emergência inteligente, serviços ConnectedDrive, pacote Connected Professional, preparação para Apple CarPlay, BMW Live Cockpit Professional, sistema de som Surround Harman Kardon, pacote M Sport, teto solar elétrico, acabamento interno em alumínio Tetragon, volante M em couro, pacote M aerodinâmico, revestimento dos bancos em couro Vernasca, segredo de roda, monitoramento da pressão dos pneus, assistente de farol alto, Active Protection, pneus Run-Flat, freios M Sport, shift paddle, faróis de neblina em LED, Driving Assistant Professional, faróis BMW Laserlight, Parking Assistant Plus, head up display, rodas de liga leve aro 19.

OPCIONAIS – Não tem


QUANTO CUSTA
O BMW Série 3 é vendido na versão 330i Sport por R$ 219.950. Já a versão 330i M Sport tem preço sugerido de R$ 269.950.


Notas (0 a 10)

Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 7
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 10
Custo/benefício 8