De olho no crescimento do segmento dos SUVs no mercado brasileiro, a General Motors quer aumentar sua participação. Além do Tracker e do Equinox, a montadora comercializa por aqui o Chevrolet Trailblazer, utilitário-esportivo de sete lugares que, desde setembro do ano passado, é disponibilizado apenas na versão topo de linha Premier 2.8TD AT6, modelo 2021. Testamos o SUV grandalhão, que recebeu um tapa no visual, ficando ainda mais imponente, além de trazer alterações no motor e no pacote de conteúdo, que agora inclui frenagem autônoma de emergência e Wi-Fi nativo. É um carro espaçoso, bem equipado e com bom desempenho, mas cobra muito caro por isso.
O novo desenho frontal do Trailblazer traz duas barras cromadas na parte superior da grade, emoldurando o nome Chevrolet, que se destaca em alto-relevo e em preto brilhante. A parte inferior da grade traz entrada de ar maior e a gravatinha dourada, símbolo da marca, aparece menor e deslocada para a direita. Os faróis principais e os de neblina são halógenos, mas o modelo traz luz diurna em LED. Na parte central do para-choque dianteiro, o novo skid plate enfatiza a característica off road do SUV e otimiza o ângulo de ataque. Visto de frente, o Trailblazer ficou mais robusto e imponente, com o capô mais alto e vincado.
Nas laterais, os retrovisores trazem repetidores de seta e capa cromada, mesmo acabamento das maçanetas, que não têm sensor de presença. No teto, rack de alumínio, e na parte inferior das portas o providencial estribo, que ajuda muito no embarque e desembarque, já que o carro é alto. As alças internas também auxiliam neste quesito. As rodas são de liga leve de 18 polegadas, calçadas com pneus de uso misto. Na traseira, lanternas com LED, friso cromado largo sobre a placa, alça para reboque e a câmera de ré com sistema de tráfego cruzado, que detecta a movimentação de outros veículos nas proximidades durante manobras. A imagem vista na tela do painel tem linhas guias para ajudar a estacionar, para facilitar o engate do reboque e para conferir se está tudo certo lá atrás durante a viagem.
A enorme tampa do porta-malas é bem pesada e não conta com sistema elétrico de abertura ou fechamento, e traz apenas um puxador interno. O porta-malas tem luzes auxiliares e uma tomada de 12 volts, além de ser todo revestido com carpete. Tem um compartimento com tampa bem na entrada da área de carga, que serve para guardar o triângulo de sinalização e a cobertura retrátil do porta-malas. As ferramentas ficam em um nicho na lateral. O estepe fica sob o assoalho, do lado de fora. Com as três fileiras de bancos montadas, o porta-malas tem volume de 205 litros, de acordo com a GM. Já com a segunda e terceira fileiras rebatidas, o volume chega a 1.830 litros, considerando o espaço até o teto. O modelo disponibiliza ainda vários porta-objetos.
O interior do SUV é espaçoso e prático, com bancos dianteiros confortáveis e com abas laterais, além de assentos que apoiam bem as pernas. O banco do motorista tem ajustes elétricos, mas não traz a regulagem lombar. A segunda fileira tem espaço generoso em relação aos bancos dianteiros, mas mereciam assentos maiores para proporcionar melhor apoio às pernas. O assoalho ali é quase plano, com o túnel baixo e o console não invade tanto o espaço, além de trazer uma tomada 12V e saídas do ar-condicionado, que também estão no teto. O ar-condicionado tem um comando que direciona o fluxo de ar para os bancos traseiros. O encosto do banco da segunda fileira é rebatível e reclinável, mas o apoio de braço embutido no meio compromete o conforto de quem senta ali. Cintos de segurança retráteis, apoios de cabeça e sistemas de fixação de cadeiras infantis estão disponíveis na segunda fileira.
Para acessar a terceira fileira, basta puxar um dispositivo no encosto do banco da segunda e rebatê-lo, abrindo um amplo vão de passagem, em uma operação bem fácil. A terceira fileira tem bancos pequenos, com assentos baixos e curtos, que não apoiam bem as pernas. É opção para o transporte de crianças.
O acabamento interno do Chevrolet Trailblazer pode parecer fraco para um carro que custa mais de R$ 300 mil, já que traz algumas partes em plástico duro. Mas tem também material emborrachado no painel e couro revestindo os bancos e em detalhes nos painéis das portas. No assoalho, cobertura de carpete com tapetes de borracha, para facilitar a limpeza. O volante também é revestido em couro e só tem ajuste de altura, além de trazer os comandos para o sistema de áudio, celular, computador de bordo e controlador de velocidade. Não traz as aletas para trocas de marchas manuais.
O painel tem instrumentos com o fundo preto, com conta-giros, velocímetro e marcadores de combustível e temperatura do motor analógicos. A pequena tela central do computador de bordo mostra, entre outras coisas, o índice Eco e a tendência do consumo de combustível, o velocímetro digital, termômetro, cronômetro e pressão dos pneus. O SUV grandalhão não tem chave presencial.
CONECTIVIDADE O sistema multimídia que equipa a versão Premier do Trailblazer é o MyLink com tela tátil de oito polegadas. O modelo merecia uma tela maior. O sistema traz rádio, conexão de celular sem fio por Android Auto e Apple CarPlay, navegação nativa, roteador Wi-Fi que permite a conexão de até sete dispositivos e o pareamento de dois celulares. Tudo isso ajuda a manter a harmonia na família durante a viagem, além de proporcionar sinal da internet mais eficiente. O modelo traz duas tomadas de 12V no painel e duas USB dentro do nicho no console.
DESEMPENHO O motor 2.8 turbodiesel foi recalibrado com o objetivo de proporcionar mais torque em baixas rotações e redução do consumo de combustível. Realmente, ele garante respostas rápidas ao comando do acelerador, com arrancadas ágeis. O motor enche rápido e garante bom desempenho, com retomadas de velocidade seguras. O câmbio é automático de seis velocidades com a opção de trocas manuais na alavanca. O SUV merecia pelo menos um câmbio de oito marchas, para ajudar a reduzir o consumo de combustível. Mas as marchas foram bem escalonadas e as trocas são feitas de maneira suave, sem trancos. Com esse conjunto mecânico, o computador de bordo do Trailblazer registrou consumo médio de 8,4km/l, mesclando trechos na cidade e estrada.
O modelo mantém o sistema de tração 4x4 com reduzida e bloqueio de diferencial, que fazem o grandalhão superar com desenvoltura trechos de fora de estrada. A boa altura em relação ao solo e os bons ângulos de ataque e saída enfatizam a característica off road. O pacote de itens de série traz ainda sistema de alerta de permanência de faixa, alerta de ponto cego, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência para veículos e pedestres, auxílio de descida e subida em rampa e controles de tração e estabilidade.
A direção com assistência elétrica foi bem calibrada e tem bom diâmetro de giro, considerando o tamanho do carro. As suspensões também foram bem ajustadas, garantindo boa estabilidade em curvas, com inclinação da carroceria aceitável, e filtrando bem as irregularidades do solo, preservando o conforto. Os freios com discos nas quatro rodas e os sistemas eletrônicos de auxílio garantem frenagens seguras, apesar de o carro pesar mais de duas toneladas.
CONCORRENTES No segmento de SUVs de sete lugares, motorização turbodiesel e tração 4x4, o Chevrolet Trailblazer tem dois concorrentes de peso. Um deles é o Toyota SW4 SRX, que tem motor 2.8 16V turbodiesel, de 204cv e 50,9kgfm de torque, tração 4x4 com reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial, câmbio automático de seis marchas. Seus principais equipamentos são Paddle Shift para trocas de marchas manuais, seletor de modos de direção, abertura elétrica do porta-malas, bancos dianteiros com ajustes elétricos, multimídia com tela de oito polegadas, com alto-falantes e subwoofer JBL, GPS8, TV Digital5, MP3, conexão auxiliar, USB e Bluetooth, conectividade Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sete airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistentes de descida e subida, assistência em frenagem de emergência, assistente de pré-colisão com alerta sonoro e visual e frenagem automática, sistema de alerta de mudança de faixa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiro, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC), faróis dianteiros (alto e baixo) em LED com ajuste automático de altura e temporizador (follow me home). Essa versão tem preço sugerido de R$ 353.990.
Já o Mitsubishi Pajero Full HPE (Comfort Pack), vendido por R$ 356.990, é equipado com motor 2.4 litros de 190cv e 43,9kgfm, câmbio automático de oito marchas, tração integral 4WD com bloqueio do diferencial traseiro. A lista de equipamentos do modelo traz ar-condicionado automático dual zone com dutos de saída para 2ª e 3ª fileiras de bancos, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos revestidos em couro, bancos traseiros reclináveis com apoio para a cabeça, caixa organizadora no porta-malas, direção hidráulica, sensores crepuscular e de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, teto solar, troca de marcha no volante (paddle shifters), Adaptive Cruise Control, seis airbags, assistente de condução com trailer, Brake Assist System, Brake Override System, controles de tração e estabilidade, sistema de frenagem automática, freio de estacionamento eletrônico, Hill Descent Control, Hill Start Assist System, limitador de velocidade eletrônico, sistema de tração Off-Road mode, Ultrasonic misaceleration Mitigation System, áudio Player MP3 e WMA, câmera de ré, GPS/Navi Wi-Fi, Piloto Automático Adaptativo, multimídia com tela tátil de sete polegadas e vídeo Player MP4 e RMVB.
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 2.776cm³ de cilindrada, turbodiesel, injeção direta de combustível, que desenvolve 200cv a 3.600rpm e torque máximo de 51kgfm a 2.000rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração 4x2, 4x4, reduzida, com bloqueio do diferencial traseiro, e câmbio automático de seis marchas com opção de troca manual Active Select
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, braços sobrepostos; traseira, com eixo rígido/ 8 x 18, de liga leve/265/60 R18
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)
A discos ventilados nas quatro rodas, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de urgência (PBA)
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 76 litros; porta-malas, 554 litros (cinco lugares) e 205 litros (sete lugares); e de carga útil (passageiros mais bagagem), 589 quilos
PESO (*)
2.161 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,88m; largura, 1,90m; altura, 1,84m; distância entre-eixos, 2,84m; altura livre do solo, 19cm
ÂNGULOS DE ATAQUE/SAÍDA/CENTRAL (*)
29 graus/19,6 graus/22 graus
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima, 180km/h; 0 a 100km/h em 10,3s
CONSUMO (**)
Na cidade, 8,4km/l; na estrada, 10,5km/l; autonomia de 798 quilômetros
(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE – Seis airbags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina), alarme, ar-condicionado digital com controle de intensidade e difusores no teto para os bancos traseiros, assistente de partida em aclive, banco do motorista com ajuste elétrico, chave tipo canivete com controle remoto, computador de bordo, controle de oscilação de trailer ou reboque (TSC), controle de velocidade em declive, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, detalhes externos cromados (retrovisores, maçanetas, frisos), retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos elétricos com luz indicadora de direção integrada, cromados e rebatimento elétrico, estribos laterais, faróis de neblina dianteiro e traseiro, faróis dianteiros em formato de projetor, luz de condução diurna, luz de posição em LED, bancos com revestimento premium, lanternas traseiras em LED, rack de teto com barras longitudinais, rodas de alumínio de 18 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de partida do motor por controle remoto, com acionamento do ar-condicionado, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix), sistema premium de áudio com quatro alto-falantes e dois tweeters, vidros, travas e retrovisores elétricos, volante com controles do sistema de som, Bluetooth e comando de controle de velocidade de cruzeiro, sistema Chevrolet MyLink com tela LCD sensível ao toque de oito polegadas, navegador integrado, integração com smartphones por meio de Android Auto e Apple CarPlay, rádio AM-FM, entrada USB e aux-in, função Audio Streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo, projeção da tela do smartphone sem uso de cabo, câmera de ré digital de alta resolução, Wi-Fi embarcado para até sete dispositivos eletrônicos, cobertura articulada do porta-malas, alerta de pressão dos pneus, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência (AEB) com detecção de pedestres e Assistente Inteligente de Frenagem (IBA).
OPCIONAL
Pintura sólida (R$ 850) e metálica (R$ 1.900)
QUANTO CUSTA
O Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 AT6 turbodiesel tem preço sugerido de R$ 317.600. Com a pintura metálica vai para R$ 319.500.
NOTAS
Desempenho 8
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 8
Segurança 8
Estilo 8
Consumo 8
Tecnologia 7
Acabamento 8
Custo/benefício 7