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Testamos o novo Audi Q5 2.0 TFSI Ambition, que é discreto no visual, mas sobra em outros quesitos

SUV médio da marca alemã ganhou novo visual, cresceu e perdeu uns quilinhos, mas mantém características importantes, como bom conjunto mecânico e generosa lista de equipamentos

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Testamos o novo Audi Q5 2.0 TFSI Ambition, que é discreto no visual, mas sobra em outros quesitos
Testamos o novo Audi Q5 2.0 TFSI Ambition, que é discreto no visual, mas sobra em outros quesitos Foto: Testamos o novo Audi Q5 2.0 TFSI Ambition, que é discreto no visual, mas sobra em outros quesitos

Segunda geração do modelo ficou um pouco maior, mas perdeu 50 quilos em relação à anterior

 

A Audi, como várias outras montadoras, tem buscado padronizar a sua linha, seja no visual ou no compartilhamento do conjunto mecânico. E isso fica mais uma vez evidente na segunda geração do SUV médio Q5, que desembarca no Brasil vinda do México. O modelo ficou mais moderno, com desempenho empolgante, e traz uma lista de itens de série que pode não ser a mais completa, mas traz importantes equipamentos de segurança e conforto. Testamos a versão topo de linha Ambition, que tem preço salgado, mas não muito distante da concorrência.

A grade frontal foi ampliada e os faróis ganharam formato mais afilado


O novo Audi Q5 ficou um pouco maior do que a geração anterior, mas perdeu 50 quilos, graças ao uso de aços mais resistentes e alumínio em sua construção. O modelo ganhou a nova identidade visual da marca alemã, com grade frontal trapezoidal mais ampla e conjunto óptico que engloba faróis Full LED com desenho retangular, luzes diurnas e de neblina. O desenho não é muito ousado, é mais discreto, mas não deixa de ser imponente. As laterais lisas, sem frisos e cromados, trazem apenas um vinco que se estende da parte superior do farol à lanterna traseira, destacando a linha de cintura suavemente acentuada.

 

 

CADÊ O ESCAPE? O teto arqueado, com rack mais baixo, compõe desenho harmônico com a traseira robusta, que traz um defletor de ar na parte superior e conta com lanternas horizontais com LEDs. E as saídas do escapamento? Quem olha para a traseira do carro apressadamente pode até achar que elas estão nas extremidades do para-choque. Mas são falsas. O escapamento está escondido lá embaixo. A tampa do porta-malas tem abertura e fechamento elétricos, além do sistema mãos livres, que facilita a vida na hora de acomodar bagagens, compras e outros objetos. E o compartimento tem bom espaço, apesar de abrigar o estepe de emergência na parte inferior. Traz rede para prender objetos e travas para rebater o encosto do banco traseiro, ampliando a área para bagagem.

Traseira tem formas robustas e o escape fica escondido debaixo do carro


É um carro mais alto e por isso o acesso pode ficar um pouco mais difícil para pessoas mais baixas, principalmente porque as abas laterais dos acentos dianteiros formam uma barreira. Mas já do lado de dentro, o espaço é bom. Na frente, o motorista e passageiro contam com bancos literalmente acolhedores, que parecem abraçar. Só não fazem massagem e nem aquecem nos dias mais frios. Ambos contam com regulagens elétricas, inclusive lombar, mas o ajuste do extensor do assento é manual. O banco do motorista traz ainda duas posições de memória. O volante tem ajustes de altura e distância e conta com comandos para o som, telefone, computador de bordo, multimídia e GPS.

As laterais são lisas, sem frisos e cromados, mas um vinco destaca a linha de cintura elevada


ESPAÇO ATRÁS Os assentos no banco traseiro são mais estreitos, mas apoiam bem as pernas. Ali viajam com conforto somente dois, mas tem todos os itens de segurança para três. No meio, como em muitos modelos, o espaço fica prejudicado pelo túnel no assoalho muito alto e saliência no encosto do banco. Ponto positivo para a saída do ar-condicionado com controle de temperatura para os passageiros do banco traseiro.

O Audi Virtual Cockpit expõe o mapa do GPS bem diante do motorista, que não precisa desviar a visão


O acabamento interno é de boa qualidade, seguindo o padrão Audi, com material emborrachado no painel, detalhes em alumínio trabalhado e revestimento em couro nos bancos, volante e painéis das portas. Todos os comandos estão bem à mão do motorista. No console uma superfície tátil e um botão giratório são os meios para acessar o menu com GPS, telefone, mídias, rádio e o Audi Drive Select, que disponibiliza os modos de condução: off-road, efficiency, comfort, auto, dynamic e individual. A seleção pode ser feita também por meio de uma tecla no painel. O modo mais divertido é sem dúvida o dynamic, que deixa o carro mais agressivo.

Túnel muito alto no assoalho e saliências no assento e no encosto prejudicam o conforto no meio do banco


O modelo conta ainda com freio de estacionamento elétrico e teclas para ativar/desativar o assistente de partida, o controle de estabilidade, os sensores de estacionamento, o auxílio para estacionar, o start/stop e o controle de descida em rampa. Sistemas para tornar a condução mais segura e econômica.

Porta-malas tem tampa com abertura e fechamento elétricos, além de boa capacidade de carga


USINA DE FORÇA Debaixo do capô, o Q5 traz o mesmo motor 2.0 TFSI que equipa o A4 e o A5, com injeção direta de combustível e turbo. É muito eficiente nas respostas à aceleração, garantindo uma condução divertida, com arrancadas e retomadas de velocidade rápidas. O motor tem funcionamento suave em baixas rotações, mas ronca mais alto quando o giro sobe. E o consumo é proporcional ao peso do pé no acelerador. Durante o teste, o computador de bordo acusou um consumo médio de 6,5km/l. O câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas funciona sem trancos e contribui muito para a boa performance do SUV. As trocas de marchas podem ser feitas nas aletas atrás do volante e o câmbio traz ainda a posição S, que torna a condução ainda mais esportiva.

Motor 2.0 turbo, com injeção direta, proporciona desempenho impecável ao SUV médio


O novo Q5 é equipado com tração integral quattro, que atua sob demanda e conta com sistema que transfere a força de um eixo para o outro conforme a necessidade. Em alguns momentos, funciona apenas com tração dianteira. As suspensões multibraços e com sistema pneumático garantem total equilíbrio entre estabilidade e conforto de marcha, filtrando bem as irregularidades do solo. A direção também é muito bem calibrada, já que a assistência elétrica garante a leveza necessária em manobras de estacionamento e atua de forma progressiva em velocidades mais elevadas. E o sistema de freios com disco nas quatro rodas e muita eletrônica atua de forma segura, sem sustos.


E falando em tecnologia, o novo Q5 traz alguns itens de condução semi-autônoma, como o traffic jam assist, disponível no pacote opcional Assistance Tour. O sistema assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65km/h, dando descanso ao motorista. Mas tem ainda o Active Lane Assist, que ajuda a manter o carro em sua faixa; alertas que avisam o motorista quando a distância para o veículo à frente ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança; o assistente de tráfego reverso; o side assist; o exit warning assist; e o pre-sense traseiro, todos disponíveis no pacote Audi Side Assist.


Com tudo isso, o novo Q5 torna-se apto a disputar espaço no segmento com seus concorrentes. Ele perde em preço e equipamentos para o Volvo XC60, mas é mais barato e mais potente do que o BMW X4 xDrive 28i e o Mercedes-Benz GLC 250. Uma escolha que pode ser decidida nos detalhes ou no bolso.

CONECTIVIDADE O Audi Q5 testado conta com o Audi Virtual Cockpit e painel de instrumentos totalmente digital, com tela de alta resolução de 12,3 polegadas atrás do volante, na qual o motorista pode optar por alterar o tamanho dos instrumentos circulares ou exibir o mapa de navegação. Já o sistema MMI plus, de entretenimento e informação, traz navegação em tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado, que permite escrever letras e números com a ponta do dedo ou dar zoom. O pareamento com smartphones é intuitivo e possibilita busca inteligente de texto ou por comando de voz. E o motorista pode acessar a maioria das funções por meio do volante multifuncional. Com o Audi Connect é possível acessar a internet usando o cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI.

A versão topo de linha tem rodas de liga leve de 20 polegadas e pneus na medida 255/45



FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³ de cilindrada, a gasolina, que desenvolve potência de 252cv entre 5.000rpm e 6.000rpm, e torque de 37,7kgfm entre 1.600rpm e 4.500rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral quattro, com câmbio automatizado de dupla embreagem S Tronic de sete velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com braços sobrepostos e molas pneumáticas; e traseira independente, multlink/de liga leve de 8x20 polegadas/255/45 R20

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletromecânica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), controle de tração (TCS), controle de estabilidade (ESC) e auxílio de frenagem de urgência (PBA)

CAPACIDADES
Do tanque, 70 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 680 quilos


EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE Sistema Audi drive select, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensores de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect e sistema de navegação, ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento Parking assist, ignição por botão Keyless Entry, pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto preta.

OPCIONAIS: Pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de tráfego reverso e pre-sense traseiro e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.



QUANTO CUSTA
O novo Audi Q5 tem preço a partir de R$ 244.990 para a versão Attraction. A versão intermediária, Ambiente, custa R$ 274.990. Já a versão testada, a Ambition, tem preços de R$ 292.990 a R$ 305.590, com todos os opcionais.


Notas (0 a 10)

Desempenho 10
Espaço interno 8
Porta-malas 8
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 10
Consumo 8
Tecnologia 10
Acabamento 10
Custo/benefício 8


AUDI Q5 2.0 TFSI AMBITION X CONCORRENTES

        AUDI Q5 2.0 TFSI AMBITION VOLVO XC60 2.0 T5 INSCRIPTION BMW X4 XDRIVE 28I MERCEDES-BENZ GLC 250

Potência (cv)     252                 254             245             211
Torque (kgfm)     37,7                 35,7             35,7             35,7
Dimensões (A x B x C) (m) (*) 4,66x1,89x1,65     4,68x1,90x1,65         4,67x1,88x1,62         4,65x1,89x1,64
(D x E) (m) (*)         2,82x0,21    2.86x0,23         2,81x0,20         2,87x0,20
Peso (kg)             1.720         1.926             1.770             1.735
Porta-malas (litros) (**)     550         505             500             550
Capacidade de carga (kg)     680         785             590             740
Velocidade máxima (km/h) (**)     237         220             232             222
Aceleração até 100km/h (s) (**) 6,3         6,8             6,4             7,3
Consumo cidade (km/l) (***)     8,5         8,4             7,8             8,7
Consumo estrada (km/l) (***)     10,3         10,2             10,5             10,3
Preço (R$)             292.990     259.950         324.950         299.900


(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos e E: altura livre do solo
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro