Ele tem dimensões avantajadas e muitas vezes é chamado pejorativamente de “banheira”, mas não há como negar que o Ford Fusion é um sedã médio-grande bem interessante. O modelo 2017 já está à venda e nós testamos a versão topo de linha, recheada de tecnologia e com um motor que proporciona desempenho empolgante. Trata-se de um automóvel espaçoso, com acabamento sofisticado e que tem um rodar confortável, suave, mesmo quando se pisa fundo no acelerador. Merecia um câmbio automático com mais velocidades, e há que se tomar cuidado, pois ele raspa fácil em rampas e lombadas.
PLÁSTICA DISCRETA Quando a Ford anunciou a linha 2017 do Fusion, muita gente pensou que o modelo chegaria com alterações mais profundas no visual. Mas não foi bem isso que aconteceu. O sedã manteve as mesmas linhas da carroceria, com a frente em cunha, frisos no capô e grade horizontalizada com barras cromadas. A diferença é que agora a grade tem sistema de fechamento ativo, que conta com aletas que podem abrir para otimizar a refrigeração do motor ou fechar para contribuir com a aerodinâmica. O para-choque dianteiro ganhou entrada de ar maior e molduras cromadas no entorno dos faróis de neblina.
A versão Titanium AWD vem equipada com faróis full LED e com luz diurna. Não dá para perceber, mas a Ford garante que os faróis estão mais estreitos, espichados, em relação ao modelo anterior. O spoiler na parte inferior do para-choque dianteiro dá um toque de esportividade ao sedã, mas acaba contribuindo para deixar o carro ainda mais baixo na frente, raspando em rampas de garagem e lombadas. As laterais também têm vincos que acentuam a linha de cintura elevada, e os retrovisores com repetidores de seta contam com indicador de ponto cego. A traseira é curta, conferindo ao sedã uma silhueta de cupê. E ali as lanternas com LEDs tiveram o desenho interno modificado e agora são unidas por um friso cromado. Para completar o toque esportivo do Fusion, belas rodas de liga leve aro 18 polegadas, aerofólio na tampa do porta-malas e duas saídas de escape com a boca cromada.
ESPAÇO Em um sedã com dimensões externas tão generosas é de se esperar que o espaço interno seja muito bom. E no Fusion é quase assim. Na frente, os bancos são confortáveis e contam com comandos elétricos, inclusive lombar. Para os dias quentes, tem o providencial sistema de refrigeração do assento. Ou aquecimento para o frio. Atrás há muito espaço para as pernas, mas no meio o passageiro é incomodado pelo túnel no assoalho e o encosto saliente, devido ao console embutido. Mas tem saída de ar-condicionado e apoios de cabeça e cintos de segurança retráteis para todos os passageiros. Detalhe interessante é que os cintos laterais contam com airbags embutidos. O porta-malas é bem grande e o carro ainda tem o encosto do banco traseiro bipartido, tornando a área de carga ainda mais versátil.
DIRIGINDO A posição de dirigir é muito boa, com fácil visualização da frente do carro, já que o banco do motorista conta com ajuste de altura. Todos os comandos são facilmente acessados no painel ou nas teclas do volante, por meio das quais é possível acessar computador de bordo, celular, controle de velocidade, GPS e aplicativos. O motorista pode mudar a configuração dos instrumentos digitais, destacando o que for do seu interesse. O acabamento interno sofisticado torna o ato de dirigir ainda mais prazeroso, já que os materiais são de boa qualidade e a montagem é zelosa. O painel é revestido com material emborrachado e os bancos com couro.
Mas o grande barato de dirigir o novo Fusion é quando você encontra a melhor posição no banco, ajusta os retrovisores e pisa no acelerador com vontade. Nessa hora você percebe que o motor ficou mais eficiente e mais potente, com respostas rápidas em baixa rotação. Ele acelera muito rápido em arrancadas e retomadas de velocidade, jogando por terra aquele conceito que todo sedã é carro de tiozão. Outra novidade no Fusion 2017 é o câmbio automático E-Shifter, um botão giratório no console, que conta com as posições normais e mais o S, para uma condução ainda mais esportiva, além da possibilidade de se fazer trocas de marchas nas aletas atrás do volante.
Apesar de o câmbio automático ser de seis marchas (o modelo merecia mais), o casamento dele com o motor é perfeito, com bom entendimento entre o comando no acelerador e as trocas de marchas, que são suaves, sem trancos. No modo manual fica mais esperto, mas se você pisa fundo o consumo fica na casa dos 5km/l. As suspensões foram muito bem ajustadas, proporcionando equilíbrio entre o rodar confortável e a estabilidade em curvas. O sistema de tração integral AWD mantém o carro o tempo todo colado ao chão, garantindo segurança quando a tocada é mais agressiva.
A direção com assistência elétrica foi muito bem calibrada e o bom diâmetro de giro favorece na hora das manobras, mesmo o carro sendo um grandalhão. Os freios, com o auxílio da tecnologia, atuaram de forma eficiente. E o carro ainda conta com sistemas que detectam a desatenção do motorista e evitam acidentes. O novo Fusion tem atributos fortes para desbancar a concorrência, que conta com motores mais potentes, mas não traz tanta tecnologia. É um sedã bem recheado, com bom espaço interno, ótimo desempenho e com visual atraente. Resta só ver se cabe no seu bolso.
CONECTIVIDADE
Não deve nada a ninguém
Se você procura um sedã médio-grande recheado de equipamentos, talvez possa se interessar pelo novo Ford Fusion 2.0 Ecoboost Titanium AWD, um automóvel completo. No quesito segurança, o modelo traz sistemas de assistência autônoma, que ajudam a evitar colisões e até atropelamento, alertando o motorista e acionando o freio. Conta também com o sistema de conectividade SYNC 3, com o poderoso Sony Premium Sound e 12 alto-falantes, que reproduz o som com alta-fidelidade. O sistema, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, é totalmente intuitivo e conta com tela tátil, com fácil acesso ao sistema de áudio, ar-condicionado, telefonia, navegação, aplicativos e configurações do veículo. Por meio do sistema, o motorista acessa também o assistente de estacionamento, que ajuda a entrar e sair de vagas. É um automóvel com equipamentos normalmente encontrados em modelos de segmentos superiores.
FICHA TÉCNICA
» MOTOR
Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 1.999cm³ de cilindrada, turbo,
a gasolina, que desenvolve potência máxima de 248,4cv a 5.500rpm
e torque máximo de 38kgfm (g) a 3.000rpm
» TRANSMISSÃO
Tração integral AWD e câmbio automático
sequencial de seis marchas
» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, independente, Control Link / 8 x 18 polegadas de liga leve/ 235/45 R18
» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» FREIOS
Discos na dianteira e traseira, com ABS e EBD
» CAPACIDADES
Do tanque, 68 litros; e de carga
(ocupantes e bagagem), 387 quilos
EQUIPAMENTOS
» De série – Seletor E-shifter, chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave, grade dianteira com controle ativo, faróis Full LED com luz diurna de LED, rodas de liga leve 18 polegadas, sensor de monitoramento individual de pressão dos pneus, sistema de desligamento e acionamento automático do motor (Auto Start-Stop), partida remota, sistema de conectividade SYNC 3 com Sony Premium Sound e 12 alto-falantes compatível com Apple CarPlay e Android Auto, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, ajuste elétrico dos bancos dianteiros em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, sistema de personalização da luz ambiente, aerofólio, piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar.
» Opcional – Não tem
NOTAS
» Desempenho 10
» Espaço interno 9
» Porta-malas 9
» Suspensão/direção 10
» Conforto/ergonomia 9
» Itens de série/opcionais 10
» Segurança 10
» Estilo 10
» Consumo 8
» Tecnologia 10
» Acabamento 9
» Custo/benefício 9
FORD FUSION 2.0 ECOBOOST TITANIUM X CONCORRENTES
FORD FUSION 2.0 ECOBOOST TITANIUM HONDA ACCORD EX V6 TOYOTA CAMRY XLE 3.5 HYUNDAI AZERA 3.0
Potência (cv) 248 280 277 250
Torque (kgfm) 37,9 34,6 35,3 28,8
Dimensões (A x B x C x D) (m) (*) 4,87 x 1,85 x 1,49 x 2,85 4,91 x 1,85 x 1,47 x 2,77 4,85 x 1,82 x 1,48 x 2,75 4,92 x 1,86 x 1,47 x 2,84
Peso (kg) 1.691 1.632 1.540 1.581
Porta-malas (litros) (**) 514 461 504 461
Velocidade máxima (km/h) (**) 240 ND ND ND
Aceleração até 100km/h (s) (**) ND ND ND 8,7
Consumo cidade (km/l) (***) 8,6 8 8 8,2
Consumo estrada (km/l) (***) 11,7 12 10 10,7
Preço (R$) 154.500 160.100 150.600 180.840
(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; e D: entre-eixos
(**) Dados dos fabricantes
(***) Dados do Inmetro
ND: Não disponível
QUANTO CUSTA?
O novo Ford Fusion 2.0 Ecoboost é vendido na versão SEL por R$ 125.500. Já a versão Titanium FWD (tração dianteira) custa R$ 138 mil. E a versão testada, a Titanium AWD (tração integral), tem preço sugerido de
R$ 154.500.