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Teste: Jaguar XE 2.0 R-Sport foi feito para alta performance

Linhas equilibradas, tecnologia, desempenho excepcional e comportamento dinâmico acima da média garantem o brilho do Jaguar XE 2.0 R-Sport, mas a direção deveria ter mais peso em alta

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Teste: Jaguar XE 2.0 R-Sport foi feito para alta performance
Teste: Jaguar XE 2.0 R-Sport foi feito para alta performance Foto: Teste: Jaguar XE 2.0 R-Sport foi feito para alta performance

O XE é o compacto da Jaguar, com quase 4,70m de comprimento, e o primeiro a usar a nova arquitetura modular. Os modelos XF, F-Type e o SUV F-Pace são outros com a essa plataforma flexível, que possibilita diversos desenhos de carroceria. A geração atual, lançada em 2015 na Europa, tem 75% de alumínio na estrutura da carroceria. Além de ligas de alta resistência nas colunas A (frontal) e a B (central), com reforços de aço para aumentar a segurança.

Chamam a atenção as linhas limpas e sóbrias da carroceria, com capô esculpido. Inclinação do para-brisa e linha de cintura alta com caída brusca do teto conferem perfil de cupê ao sedã de temperamento esportivo. Por isso, o espaço para cabeça é limitado no banco de trás. O coeficiente aerodinâmico de 0.26 do XE é o menor obtido pela marca. A esportividade impera no habitáculo, com bancos da frente bem baixos. Por isso, a posição de dirigir fica mais próxima ao solo. Bancos dianteiros contam com regulagens diversas, incluindo a lombar, que evita cansaço quando se permanece mais tempo ao volante.

Linhas harmônicas e elegantes dão visual incrementado ao sedã com jeito de cupê

O acabamento interno inclui materiais de qualidade e emborrachado no painel central. Os bancos dianteiros são separados por pequeno console central, onde fica escamoteado o seletor de marchas cilíndrico, que se eleva quando o motor entra em funcionamento. Ao lado ficam as opções de condução: econômica, esportiva, baixo atrito e normal. A posição de dirigir é empolgante, facilmente encontrada, e um convite à velocidade.

Com respostas rápidas, motor 2.0 turbo apresenta torque elevado desde as rotações mais baixas

DIRIGINDO Ao colocar o carro em movimento, o motorista sente o que se tem nas mãos. Um automóvel feito para alta performance, com respostas rápidas e eficientes do motor 2.0 turbo de torque elevado e disponível desde as rotações mais baixas. A caixa automática de oito marchas tem engates rápidos e suaves. O XE é o primeiro Jaguar equipado com assistência elétrica de direção em vez da hidráulica. Talvez por ser a primeira, a calibragem mereça ser revista, pois é insensível em velocidades mais altas, não transmitindo a segurança que o carro proporciona. O revestimento do volante em couro liso favorece o deslizamento acidental das mãos.

A tração é traseira e, por isso, praticamente não há saída de frente em curva. Em situações críticas, o controle de estabilidade e tração entra em ação com o sistema de vetorização de torque, que freia suavemente as rodas internas em curva, trazendo o carro à trajetória original.

Pneus traseiros são mais largos do que os dianteiros e montados em rodas aro 19 polegadas

Os pneus traseiros são mais largos do que os dianteiros e montados em rodas aro 19 polegadas. O perfil é muito baixo e nem os eficientes sistemas de suspensões dianteiro e traseiro filtram totalmente as imperfeições do piso. Mas não há desconforto. Por outro lado, o comportamento dinâmico é irrepreensível. Parece não haver limite de aderência. O carro desliza fácil no asfalto. O senão é esbarrar facilmente nas diversas irregularidades e rampas de garagem, principalmente a parte inferior do para-choque dianteiro. Os freios são eficientes e seguram o felino em espaços curtos. Porta-malas bem dimensionado leva muita bagagem. O Jaguar XE é daqueles carros inesquecíveis pelo comportamento dinâmico incrível e é puro prazer de dirigir.

CURIOSIDADE Na traseira do lado direito, logo abaixo da lanterna, há um logotipo 2.5 t que provocou curiosidade na redação. A resposta é meio maluca. O número 25 foi obtido dividindo-se a potência 240cv por 10 e ao resultado aproxima-se o múltiplo de cinco mais próximo. A letra T é turbo.


Acabamento interno inclui materiais de qualidade e emborrachado no painel central

CONECTIVIDADE
Um ponto a aprimorar
O Jaguar XE está equipado com o sistema InControl Touch, operado por meio de uma tela tátil de 8 polegadas. As mídias disponíveis são rádio, cartão SD, Bluetooth (compatível com streaming), entradas USB e auxiliar. A telefonia oferece leitura de mensagens SMS com respostas pré-definidas, mas em inglês. A navegação é fácil de ser usada, podendo optar por diferentes perfis de trajetos (mais rápido, mais curto ou mais econômico), mas as coordenadas são dadas em português de Portugal. A maioria dos comandos podem ser dados por voz, como no rádio, telefonia ou reprodução de música. Um ponto a aprimorar seria incluir comando de voz para a navegação, que é a função que mais consome a atenção do motorista. O sistema de áudio é assinado pela Meridian, e tem 380w de potência. (Pedro Cerqueira)


FICHA TÉCNICA

» MOTOR
Dianteiro, transversal, a gasolina, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, turbo 1.999cm³ de cilindrada, que desenvolve 240cv de potência máxima a 5.500rpm e torque máximos de 34,7kgfm de 1.750rpm a 4.000rpm

» TRANSMISSÃO
Tração traseira e câmbio automático de oito marchas

» SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, Double Wishbone; e traseira, multilink integral/ 8,5 x 19 polegadas, de liga leve / 225/40 R19 (dianteiros) e 255/35 R19 (traseiros)

» DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

» FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS

» TANQUE
63 litros


EQUIPAMENTOS
» DE SÉRIE
Ar-condicionado automático, airbags (frontais, laterais e de cortina), controles dinâmicos de tração e de estabilidade, Isofix, colun a de direção com ajustes elétricos, câmera de ré, sensor de estacionamento 360 graus, proteção contra efeito chicote em colisão, faróis de xênon, forração em couro, Bancos com ajustes elétricos, teto solar, suspensão esportiva, freio de estacionamento elétrico, sistema de som Meridian, entre muitos outros.
» OPCIONAL
Não tem.


QUANTO CUSTA
» O Jaguar XE R-Sport tem preço sugerido de R$ 212.160.


NOTAS (0 a 10)

» Desempenho 10
» Espaço interno 8
» Porta-malas 9
» Suspensão 10
»Direção 7
» Conforto/ergonomia 8
» Itens de série/opcionais 9
» Segurança 10
» Estilo 9
» Consumo 8
» Tecnologia 9
» Acabamento 9
» Custo/benefício 8