Ao contrário do Corolla, seu irmão maior, o Toyota Yaris Sedan tem patinado nas vendas. Apesar de ser muito elogiado pelos motoristas profissionais, o modelo é um dos sedans compactos menos vendidos do país, ficando atrás até mesmo do Honda City Sedan, que, por sinal, é bem caro (a diferença entre as versões de entrada desses modelos é de R$ 20 mil). Mas, será este carrinho é um injustiçado? Testamos a versão de topo XLS para conferir.
Do ponto de vista do design, o Toyota Yaris pode não ser o mais belo sedan compacto do mercado. Mas, vamos combinar que nós temos aqui uma grande evolução em relação ao Etios. O porte do modelo é aerodinâmico, começando com a grade ampla, que tenta ganhar corpo com vincos no capô e nas laterais. Mas, de forma geral, temos um carro esguio.
A pintura em azul Titã da unidade testada valorizou as linhas do Toyota Yaris Sedan. Essa versão de topo XLS é a única com faróis em LED, inclusive o de neblina. As rodas de 15 polegadas têm dois tons. O teto tem uma descaída suave, que não chega a dar um visual de cupê ao modelo, culminando em uma traseira com visual mais genérico.
Acabamento do Yaris Sedan poderia ser melhor
No interior, é possível perceber que houve um grande esforço para elevar o padrão de acabamento do Tpyota Yaris Sedan, que tem bancos em couro, com apliques no mesmo material nos painéis de porta, tapete acarpetado e a telinha de 7 polegadas do multimídia. Porém, o painel em plástico imitando couro com costura não convence e joga boa parte desse esforço no lixo.
Outros pontos em que o Yaris Sedan fica devendo:
- O console central, que não oferece bons nichos para armazenar os objetos que precisam ficar mais à mão;
- O volante, com ajuste apenas em altura;
- O teto solar, que rouba um precioso espaço aéreo.
Já o banco traseiro tem bom espaço para dois ocupantes. Talvez passageiros com estatura acima da média tenham problemas com espaço para a cabeça, também devido ao teto solar. Porém, os passageiros traseiros têm disposição apoio de braço, porta-copos, porta-trecos nas portas, bolsa no banco da frente e duas tomadas USB. Faltou iluminação e saídas de ar exclusivas.
O passageiro central até tem uma vantagem aqui, devido ao assoalho plano, mas, por outro lado, o console central se projeta muito. O porta-malas tem um bom espaço para a bagagem, com 473 litros.
Motor aspirado tem bom desempenho
A grande questão entre os sedans compactos atualmente é o embate entre a motorização turbo contra a aspirada. O Toyota Yaris conta com um motor 1.5 aspirado, com até 110cv de potência e 14,9kgfm de torque. Esse propulsor não tem a reação explosiva de um turbo, mas o Yaris está longe de ser um carro chocho, para um motorista convencional.
Ele tem fôlego de sobra na cidade, enquanto na estrada ele ganha desempenho gradualmente. O consumo de combustível é apenas ok. O câmbio automático CVT simula 7 marchas e tem uma gestão ágil. Se quiser, o motorista pode intervir por meio das aletas próximas ao volante.
Ainda é possível optar entre os modos Eco e Sport, conforme a sua intenção. A suspensão se destaca pelo conforto, com boa filtragem, dando a impressão de muita solidez ao veículo. O isolamento acústico também é de se elogiar. Já a direção é um pouco pesada, mesmo com assistência elétrica.
Vale a pena comprar a versão de topo?
A versão de topo do Toyota Yaris Sedan custa R$ 125.590, e tem como destaques os itens visuais. Então, se você não ligar muito para isso e quiser poupar R$ 13 mil, o pacote intermediário XS pode ser um bom negócio, já que ele já traz mimos como ar-condicionado automático, chave presencial e multimídia com tela de 7 polegadas, além de assistente de pré-colisão com auxilio na frenagem e alerta de mudança de faixa. Itens de segurança como sete airbags, controle de tração e estabilidade estão disponíveis desde a versão de entrada.
Ficha técnica do Toyota Yaris Sedan XLS 1.5 AT
MOTOR Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.496cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 105cv (gasolina) e 110cv (etanol) a 5.600rpm e torques máximos de 14,3kgfm (g) e 14,9kgfm (e) a 4.000rpm TRANSMISSÃO Tração dianteira e câmbio automático tipo CVT com sete marchas simuladas SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS Dianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção, com barra estabilizadora/ de liga leve de 6,0 x 15 polegadas/185/60 R15 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva FREIOS Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com assistência ABS CAPACIDADES Do tanque, 45 litros; porta-malas, 473 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 400 quilos DIMENSÕES Comprimento, 4,42m; largura, 1,73m; altura, 1,49m; distância entre-eixos, 2,55m; altura em relação ao solo, 15cm PESO 1.150 quilos PERFORMANCE Velocidade máxima: ND
Aceleração até 100km/h: NDCONSUMO (*) Cidade: 12,9km/l(g) e 8,9km/l(e)
Estrada: 14,7km/l(g) e 10,5km/l(e)
(*) Dados do Inmetro
(g) gasolina; (e) etanol
ND: Não disponível
Lista de equipamentos do Toyota Yaris XLS 1.5 CVT
DE SÉRIE Airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos; assistente de pré-colisão com auxilio de frenagem; câmera de ré; controle de estabilidade e tração; faróis de neblina; alerta de mudança de faixa; assistência ao arranque em subida; Isofix; acabamento das portas e bancos revestidos em couro; aerofólio; retrovisores elétricos com rebatimento elétrico; roda em liga leve 15?? com acabamento Dual Tone (preto e prata); ajuste em altura do banco do motorista; ar-condicionado; banco traseiro rebatível 60:40; volante com regulagem em altura; computador de bordo com visor multifunção (tela 4,2?? TFT); 2 entradas USB traseiras; entrada 12V; retrovisor interno com antiofuscamento; faróis com acendimento automático; luz de condução diurna em LED; paddle shifts; modo de seleção de condução Eco/Sport; multimídia com tela de 7??; chave presencial; teto solar; vidros elétricos dianteiros e traseiros. OPCIONAIS Não disponível.
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