Lançado no Brasil no início de 2014, o Volkswagen up! se destaca pelo menor custo de reparabilidade e é o carro de melhor desempenho no programa de segurança do LatinNcap, com nota máxima na proteção de adultos e crianças. Isso se deve ao material de alta resistência da estrutura da carroceria. Esses atributos colocam o up! em patamar elevado. Além disso, a arquitetura NSF para carros compactos da marca dá qualidades ao modelo, como pedais bem posicionados e facilidade de encontrar a melhor posição ao volante. Porém, precisa evoluir em alguns quesitos.
Para colocar um determinado modelo novamente em evidência, fabricantes costumam criar as séries especiais destinadas a público específico. Com o up!, não seria diferente. A versão Run se diferencia pelos adesivos com o nome nas laterais inferiores e espelhos retrovisores na cor preta. Internamente, as diferenças estão na inscrição Run na extremidade do painel, além de revestimentos na cor preta no teto e nas colunas. Volante e alavancas de marcha e do freio de mão são forrados em couro. O revestimento dos bancos foi inspirado em materiais esportivos e tem faixa central com material refletivo, utilização comum em tênis e peças de vestuário para prática noturna de esportes.
Entre os equipamentos de série da série Run estão ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros, retrovisores e travas com acionamento elétrico, computador de bordo, entre muitos outros. Na lista de opcionais, figura o sistema de som, com quatro alto-falantes e dois tweeters, e sensor de estacionamento traseiro, que juntos custam R$ 930. Há cinco opções de cores, sendo três sólidas (branco, vermelho e preto) e duas metálicas, prata e azul.
O up! Run é equipado com motor 1.0 de três cilindros aspirado, com potência máxima de 82cv, com álcool, e torque máximo de 10,4kgfm a 3.000rpm. O desempenho é um dos destaques pela eficiência energética desse motor, aliado ao baixo peso, que varia de 910kg a 958kg, conforme equipamentos. O consumo de combustível é outro atrativo, sendo um dos carros que bebem menos.
O encosto do banco traseiro também é inteiriço na versão Run. Se fosse fracionado, seria possível mesclar passageiros e bagagem, o que é bem prático. O aro do volante continua fino, permitindo a compressão dos tecidos moles das mãos. E o porta-malas de boa capacidade não tem a divisória que separa carga pesada das leves. O cinto central do assento traseiro continua abdominal, em vez de três pontos.
As dimensões reduzidas tornam o carro muito prático na cidade. Outras qualidades são a calibragem correta da direção elétrica e comportamento dinâmico previsível, além da segurança. A versão Run tem preço sugerido de R$ 44.370, sem os opcionais. E de R$ 46.670, com câmbio automatizado, sem os opcionais. A garantia é de três anos.
FICHA TÉCNICA
» Motor – 1.0 de três cilindros flex, com potências de 75cv (gasolina) e 82cv (álcool) a 6.250rpm e torques de 9,7kgfm (g) e de 10,4kgfm (a) a 3.000rpm.
» Câmbio – manual de cinco marchas ou automatizado de uma embregagem
» Direção – tipo e pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
» Capacidades (litros) – porta-malas, 285; tanque, 50
» Dimensões (metros) – comprimento, 3,60; largura, 1,65; altura, 1,50 e distância entre-eixos, 2,42
» Carga útil (passageiros %2b bagagem) – 412 a 440kg (conforme peso)
» Consumo (dados do Inmetro) – cidade: 9,1 (a)/13,2 (g); estrada; 9,9 (a) e 14,3 (g)