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Volkswagen Golf GTI tem bom desempenho, mas é caro pelo que oferece

Rocket Pocket, como dizem os gringos, é uma boa definição para o VW Golf GTI, versão nervosa que tem preço salgado e espaço interno limitado

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Volkswagen Golf GTI tem bom desempenho, mas é caro pelo que oferece
Volkswagen Golf GTI tem bom desempenho, mas é caro pelo que oferece Foto: Volkswagen Golf GTI tem bom desempenho, mas é caro pelo que oferece

Apesar de ser uma versão esportiva, modelo tem estilo comportado, sem muita ousadia

 

Com a nacionalização da sétima geração do Volkswagen Golf, que em 2016 passou a ser fabricado em São José dos Pinhais (PR), a versão esportiva GTI foi a única a não perder elementos desejados pelos entusiastas da velocidade, como câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) e suspensão traseira independente multilink. Mas esta manutenção cobrou seu preço, já que o hot hatch é vendido a partir de R$ 149.290, quantia que só quem valoriza o que está sob a carroceria relativamente discreta do modelo está disposto a pagar.


Como a versão apimentada não é nenhum escândalo, você pode reconhecê-la quando um Golf surge no retrovisor com uma linha vermelha cortando a grade e os faróis, além do para-choque dianteiro mais agressivo. É um bom indicativo para olhar à esquerda e conferir as rodas de 18 polegadas (opcionais) calçando pneu de perfil baixo e, quando ele ultrapassar você, note a dupla saída de escape na traseira. No interior, a temática esportiva se dá com os revestimentos das colunas, teto e até dos para-sóis em preto, breu que serve de fundo para as linhas luminosas vermelhas que cortam o painel e as portas. A unidade testada trazia como opcional bancos revestidos em couro, no lugar da padronagem em tecido xadrez, clássica e descolada.

As laterais são limpas, com maçanetas pintadas na mesma cor da carroceria


O quadro de instrumentos é digital e pode ser configurado de acordo com as preferências do motorista. O acabamento ainda traz couro com costura vermelha no volante, painéis de porta e alavanca de câmbio, além de material emborrachado no painel. Um opcional que faz a diferença é o teto solar panorâmico, caro, mas este não é um veículo para quem está contando os tostões. Como o túnel do assoalho é alto, o banco traseiro só acomoda bem dois passageiros, que contam com saídas de ar-condicionado. O espaço do porta-malas é pequeno para um médio, mas ao menos guarda o estepe de uso temporário. Quando rebatido, o encosto do banco traseiro forma um assoalho plano. A coluna C é larga, comprometendo a visibilidade traseira. Um item de série muito prático é a chave presencial para destravar as portas e dar a partida no motor.

As duas saídas do escapamento denunciam que se trata da versão nervosa do hatch médio


RODANDO O Golf GTI traz conjunto mecânico com motor 2.0 turbo e câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas, com opção de trocas manuais por aletas. Apesar de ser um veículo com performance acima da média, o Golf GTI não é um carro desconfortável no uso cotidiano. No modo de direção normal (existem ainda as opções Eco, Esportivo e Individual), a suspensão surpreende pelo conforto (não chega a ser uma manteiga) e a direção é leve. No trânsito travado da cidade, o veículo roda suave, sempre entre 1.500rpm e 2.000rpm, com capacidade de resposta a qualquer momento. O consumo de combustível não é baixo, mas, para um veículo com essa performance, está de bom tamanho.

O interior tem revestimento predominantemente preto e quadro de instrumentos digital


Mas esse hatch apimentado só vale a pena para quem gosta de acelerar fundo. Se você optar pelo modo esportivo do câmbio, ele não vai apenas “esticar” as marchas para ganhar velocidade mais rápido, mas realmente eleva o giro próximo da linha de corte e o mantém ali para garantir capacidade de resposta imediata. É uma “atitude” diferente dos veículos convencionais, que nessa situação iria “subir” uma marcha pra reduzir as rotações do motor e poupar combustível. Para se ter ideia desse compromisso com a esportividade, a quarta marcha só “entra” por volta dos 100km/h, e a gestão do câmbio não se envergonha de insistir numa segunda em torno dos 60km/h. É claro que, nesse cenário, a suspensão e o volante ficam mais firmes. O ronco do motor é alto e grave, com aquele “repique” durante as trocas de marchas.

Como o túnel no assoalho é alto, espaço no banco traseiro é ideal para dois


AUTÔNOMO A unidade testada trazia todos os opcionais disponíveis, talvez para mostrar todo o seu potencial. Um desses pacotes inclui vários sistemas autônomos, como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento, assistente para luz alta, assistente frontal (que reconhece a possibilidade de uma colisão dianteira e pode atuar automaticamente na frenagem), além de faróis de LED com luz de curva.

Com seus 338 litros, o porta-malas é pequeno para um carro médio


CONCORRENTES Ainda que não sejam de segmentos idênticos, um concorrente histórico do Golf GTI é o Honda Civic Si. Fabricado no Canadá, atualmente o modelo está disponível com carroceria cupê para lá de agressiva. O conjunto mecânico – motor 1.5 turbo e câmbio manual de seis marchas – fornece performance divertida, porém, bem mais tímida que a do Golf. Entre o conteúdo de série, destaque para sistema de amortecimento adaptativo, teto solar, faróis full LED, chave presencial, seis airbags, assistente de ponto cego, controles de tração e estabilidade, rodas 18 polegadas e sistema multimídia com tela de sete polegadas e navegação GPS. Outra opção para quem pensa em comprar o Golf GTI é o Volvo V40 na versão R-Design, que traz motor 2.0 turbo de 245cv e câmbio automático de oito marchas. Os destaques entre os itens de série são assentos com regulagem elétrica, teto solar panorâmico fixo, painel de instrumentos digital, cinco airbags, assistente de frenagem de emergência, chave presencial, controles de tração e estabilidade, e rodas de 18 polegadas.

Motor 2.0 turbo faz boa parceria com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas


CONECTIVIDADE Versão esportiva traz de série o Discover Media, com tela tátil de oito polegadas. Além de navegação nativa por GPS e sistema de telefonia, a central também oferece conexão com o smartphone (pelo Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link). São várias as mídias disponíveis: rádio, CD/DVD, cartão SD, Bluetooth, entradas auxiliar e USB. Além de uma interface bastante amigável, quase todas as funções desse sistema multimídia podem ser comandadas por voz.

Rodas de liga leve de 18 polegadas são opcionais na versão



FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.984cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de gasolina, que desenvolve potência máxima de 230cv de 4.700rpm a 6.200rpm e torque máximo de 35,7kgfm de 1.500rpm a 4.600

TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG) de seis velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson; e traseira Multilink / de liga leve com 7,5 x 17 polegadas (opcional) / 225/40 R18 (opcional)

DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, com sistema ABS

CAPACIDADES (*)
Do tanque, 51 litros; porta-malas, 338 litros; peso, 1.368; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 572 quilos

DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,27m; largura, 1,79m; altura, 1,45m; distância entre-eixos, 2,63m

DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima 237(g)
Aceleração até 100km/h 7,2(g) segundos

CONSUMO (**)
Cidade 9,9km/l
Estrada 12,2km/l

(*) Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina


EQUIPAMENTOS:

DE SÉRIE - Freios antitravamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD); controle eletrônico de estabilidade e tração; sistema de acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor; seleção do perfil de condução (Normal/Esporte/Eco/Individual/Comfort); sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; câmera de ré; sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista); alerta de perda de pressão dos pneus; ar-condicionado digital de duas zonas; banco traseiro com encosto rebatível e bipartido; bancos dianteiros com ajuste de altura e lombar; bloqueio eletrônico do diferencial; volante com ajuste de altura e profundidade; controle automático de velocidade; retrovisor interno antiofuscante; retrovisores eletricamente ajustáveis e rebatíveis; faróis de neblina com luz de conversão estática; lanterna de neblina; lavador e limpador do vidro traseiro; luz de condução diurna em LED; painel de instrumentos digital; pedais do freio e acelerador com apliques em alumínio; ponteira do escapamento dupla; revestimento tecido xadrez; rodas de liga-leve aro 17 polegadas com pneus 225/45 R17; sensores de chuva e crepuscular com função; sistema de frenagem automática pós-colisão; sistema infotainment Discover Media; vidros dianteiros e traseiros elétricos; volante multifuncional com shift paddles.

OPCIONAIS - Teto solar panorâmico (R$ 4.985); Pacote Premium GTI (R$ 9.550): ajuste de distância automático (ACC), assistente de estacionamento, assistente para luz alta, faróis de LED com luz para trânsito em curvas, Front Assist com freio de emergência automático, reconhecimento de cansaço; Pacote Sport (R$ 6.125): ajuste de altura dos bancos (elétrico para o motorista e manual para o carona), apoio lombar ajustável eletricamente para o banco do motorista, revestimentos dos bancos em couro.


QUANTO CUSTA
O Volkswagen Golf GTI tem preço sugerido de R$ 149.290. Com os opcionais descritos, o valor sobe para R$ 169.950.

Notas (0 a 10)

Desempenho 10
Espaço interno 7
Porta-malas 7
Suspensão/direção 9
Conforto/ergonomia 8
Itens de série/opcionais 10
Segurança 10
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 9
Custo/benefício 7