Ao contrário do "irmão" Volkswagen Polo, que perdeu equipamentos ao ser reestilizado para a linha 2024, o Virtus evoluiu por completo. A começar pela plástica, que, apesar de discreta, incrementou o visual: os faróis Full-LED (os mesmos do Nivus), além do maior poder de iluminação, formam um bom par com o novo para-choque dianteiro. Na versão Highline, rodas diamantadas de 17 polegadas dão o toque final.
Por dentro, quase não há mudanças. A Volkswagen deu ao Virtus Highline 2024 uma faixa em vinil no painel, em marrom, cor que também está presente no revestimento dos bancos. Essa solução ajuda a quebrar a monotonia dos interiores em preto e cinza, mas constitui o único traço de sofisticação. Ainda assim, é bom ver que não ocorreram simplificações como no Polo: todos os encostos de cabeça, por exemplo, seguem reguláveis.
Porém, o melhor é que a Volkswagen também não economizou na motorização, já que o Virtus Highline mantém o motor 200 TSI. Trata-se da versão mais potente da unidade 1.0 turboflex do fabricante, capaz de entregar 128cv de potência com etanol, 116cv com gasolina e 20,4kgfm de torque com ambos os combustíveis, sendo que essa força fica totalmente disponível a partir de apenas 2.000rpm.
Associado ao motor, há um câmbio automático de seis marchas. Ele tem um inconveniente conhecido: produz exageradamente o efeito conhecido como creeping. Isso significa que, quando o motorista tira o pé do freio, o veículo arranca com velocidade mais alta que a ideal. Mas o caso é que, no mais, essa transmissão agrada. O escalonamento é longo, porém correto, fazendo o motor girar baixo na estrada e proporcionando silêncio a bordo.
Desempenho na medida
A Volkswagen até oferece uma motorização mais forte, 1.4 turbo (250 TSI), para a versão Exclusive do Virtus 2024. Porém, o caso é que o 1.0 turbo da configuração Highline já está na medida. Não chega a ser um canhão, mas entrega bom desempenho e está bem casado com o câmbio.
Quem dirige de maneira mais tranquila vai gostar das respostas do motor em baixa rotação e da suavidade do câmbio. Já quem aprecia uma tocada mais esportiva não deverá se entusiasmar com a potência em giros mais altos, mas contará com a agilidade da transmissão para fazer reduções: se quiser, o próprio condutor pode trocar as marchas por meio de paddle-shifters.
Por sua vez, a suspensão igualmente colabora para a dirigibilidade. Com calibração mais firme, o conjunto não é propriamente desconfortável, mas acaba transmitindo parte das imperfeições do solo para bordo. A contrapartida é uma estabilidade muito boa para um sedan familiar: o Volkswagen Virtus é seguro e equilibrado em curvas.
O mérito vai também para a direção com assistência elétrica, direta e com bom efeito regressivo. Na hora de parar, a performance está à altura, já que há freios a disco nas quatro rodas. E, apesar de não ser um SUV, o modelo encara valetas e entradas de garagem com desenvoltura, sem raspar facilmente a dianteira no chão.
Consumo do Volkswagen Virtus Highline 2024
Em consumo, o Volkswagen Virtus Highline 2024 também obteve boas marcas. O VRUM aferiu, com etanol no tanque, 8,2km/l na cidade e 10,1km/l na estrada (veja os números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Imnetro, na ficha técnica). Vale lembrar que há sistema start-stop, que ajuda a poupar combustível no trânsito urbano.
Na medida também por dentro
No interior, o sedan manda bem em espaço. Inclusive atrás, onde até adultos de estatura mais alta conseguem se sentar com sobras para as pernas e a cabeça. Quem viaja ali ainda conta com difusores de ar dedicados, outros itens que, na linha Virtus 2024, escaparam do "facão" da Volkswagen; contudo, ali, o modelo ainda fica devendo um apoio de braço central.
Porém, a ressalva, mesmo, vai para a largura do banco traseiro, que limita as acomodações para três ocupantes e faz lembrar que o projeto deriva do compacto Polo. Por outro lado, na dianteira, não há do que reclamar. Os bancos são confortáveis e acomodam bem as coxas: para ficarem perfeitos, falta só um pouco mais de apoio lombar.
O banco do motorista tem ajuste de altura, que se soma à coluna de direção com regulagens em altura e profundidade. Graças a esses recursos, é fácil encontrar boa posição ao volante. A instrumentação, exibida em uma tela configurável de 10,25 polegadas, é completa.
Por sua vez, o porta-malas, com 521 litros, é enorme e está entre os maiores do mercado. O vão de abertura também é generoso e permite a entrada de grandes volumes, enquanto o banco traseiro bipartido aumenta as possibilidades de rebatimento.
Equipamentos do Volkswagen Virtus Highline 2024
Oo Volkswagen Virtus Highline 2024 vem com pacote fechado de equipamentos, sem opcionais, com exceção apenas da pintura metálica. O conteúdo é amplo, mas faltam alguns itens de auxílio à direção, como assistente de mudança de faixa e alerta de ponto cego.
- EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), detector de fadiga, controles de tração e estabilidade, controlador adaptativo da velocidade de cruzeiro, frenagem automática em manobras (inclusive em marcha-a-ré), frenagem pós-colisão, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera de ré, chave presencial com partida por botão, retrovisores externos com rebatimento elétrico e interno do tipo fotocrômico, sensores de chuva e crepuscular, faróis em LED (inclusive os de neblina), bancos revestidos em material que imita couro, controle de pressão dos pneus, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas; central multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas ar-condicionado digital (com uma só zona de temperatura), volante multifuncional forrado em couro, alarme e rodas em liga leve de 17 polegadas.
- OPCIONAIS: pintura metálica (R$1.650).
Central multimídia do Volkswagen Virtus Highline 2024
Uma das novidades do Virtus Highline 2024 é a central multimídia VW Play, com tela de 10,1 polegadas e espelhamento sem fio com as plataformas Android Auto e Apple Car Play. Há carregador por indução para smartphones, além de seis alto-falantes.
O uso da central multimídia é intuitivo, mas há um inconveniente: a ausência de botões físicos, dos quais o motorista sente falta. Para aumentar ou diminuir o volume do som e até mesmo para abrir o porta-malas, é preciso manusear a tela e acessar submenus. Outro problema é a supressão de entradas USB convencionais: há apenas as do tipo C, tanto para os ocupantes da frente quanto para os de trás.
Porte na medida, preço nem tanto
O preço do Volkswagen Virtus Highline 2024 é de R$ 138.790. A garantia de fábrica é de três anos, sem limite de quilometragem.
No fim das contas, o Volkswagen Virtus Highline 2024 consegue se aproximar dos sedans médios em espaço (inclusive para bagagens), equipamentos e até em dirigibilidade. Além do mais, com 4,56m de comprimento, o modelo tem porte na medida para os grandes centros urbanos, já que um similar de categoria superior mede, em média, de 15cm a 20cm a mais: pode ser o suficiente para não conseguir estacionar naquela vaga mais apertada, por exemplo.
Entretanto, há um item no qual o sedan não nega a origem mais simples: o acabamento interno. É que, apesar das discretas melhorias que a Volkswagen aplicou à linha 2024, o Virtus Highline ainda é simples nesse aspecto. Tanto o painel quanto as forrações das portas exibem muito plástico rígido, sendo que apenas as dianteiras trazem porções acolchoadas.
Tal característica não chega a destoar em um sedan compacto, mas o caso é que o Volkswagen Virtus Highline se aproxima dos sedans médios também no preço. Para efeito de comparação, um Nissan Sentra na versão de entrada Advance custa R$149.990, enquanto um Toyota Corolla GLi sai por R$148.990. Assim, a versão mais atrativa parece ser a Comfortline, que traz alguns equipamentos a menos, mas entrega o mesmo conjunto mecânico por R$127.990.
Ficha técnica: Volkswagen Virtus Highline 2024
MOTOR Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, com pistões de 74,5mm de curso e 76,4mm de curso, 999cm³ de cilindrada, 12 válvulas, com injeção direta e turbocompressor, a gasolina e etanol POTÊNCIA 116cv com gasolina / 128cv com etanol, a 5.500rpm TORQUE 20,4kgfm (g/e) de 2.000rpm a 3.500rpm TRANSMISSÃO Tração dianteira, e câmbio automático de seis marchas SUSPENSÃO Dianteira, independente, do tipo McPherson com barra estabilizadora; e traseira com eixo de torção RODAS/PNEUS 6J x 17 polegadas (em liga de alumínio) / 205/50 R17 DIREÇÃO Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro de 10,9m FREIOS A discos ventilados na dianteira e a discos sólidos na traseira, com ABS CAPACIDADES Tanque, 52 litros; carga (passageiros e bagagem), 427 quilos DIMENSÕES Comprimento, 4,561m; largura, 1,751m; altura, 1,477m; distância entre-eixos, 2,651m; e altura em relação ao solo não informada pelo fabricante PORTA-MALAS 521 litros PESO 1.213 quilos DESEMPENHO Aceleração (0 a 100km/h): 10,4 segundos (g) / 9,9 segundos (e)
Velocidade máxima: 189 km/h (g) / 194 km/h (e)CONSUMO* Cidade: 12,0 (g) /8,3 (e)
Estrada: 14,5km/l (g) / 10km/l (e)
Dados do fabricante; * Dados do Inmetro
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