O Gol Ecomotion é vendido na carroceria da geração 4 com duas ou quatro portas. O modelo cedido para testes foi o de duas portas, bastante carente de equipamentos, inclusive ar-condicionado e direção hidráulica. A maioria dos carros enviados para avaliação são recheados de equipamentos de segurança, conforto e conveniência, o que não foi o caso desta versão do Gol, que está mais próxima do que a maioria usa.
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Desempenho O melhor do Ecomotion é o desempenho surpreendente do motor 1.0, que em nada faz lembrar versões equipadas e pesadas. Esse é o segredo da excelente performance. Com pouco mais de 850kg, o modelo de duas portas do Ecomotion sem ar-condicionado e direção hidráulica convence. Os dois equipamentos pesam em torno de 50kg. Quando estão em funcionamento, tiram potência do motor, o que prejudica a performance.
Câmbio As relações curtas de transmissão ?quando as rotações do motor sobem mais rápido ?contribuem para que o carro ande bem até na topografia íngreme de Belo Horizonte. Impressiona a agilidade. Se fosse mais pesado, a performance seria outra. Quando se arranca rápido, a cantada de pneu ou arrasto de rodas é inevitável. O diferencial foi alongado, passando de 5.12 para 4.77 para manter níveis mais baixos de rotação para a mesma velocidade e redução de consumo de 5%, garante o fabricante.
Conforto São poucos os itens opcionais de conforto e conveniência, além de ar-condicionado e direção hidráulica. Vidros e travas com comandos elétricos. Nada mais. O nível de ruídos internos é elevado em superfícies irregulares por causa da pressão exagerada dos pneus. Por isso, o motorista não sente tanto o peso da direção sem assistência. O recírculo interno, que impede a entrada de ar contaminado, foi abolido. O recurso em regiões poluídas ou empoeiradas é fechar as aletas e ligar a ventilação no sentido da região dos pés.
É preciso ficar atento para não deixar as luzes de posição acesas, pois não há alarme informando ao motorista apressado ou distraído. Mesmo com a chave fora da ignição, apenas os fachos de faróis alto ou baixo são desligados, permanecendo acesas as luzes de posição. Se ficarem assim por longo período, a bateria pode arriar. Os vidros também são desprovidos do sistema antiesmagamento, apesar de não terem função um toque na subida ou descida. É preciso manter o comando pressionado para abrir ou fechar.
Segurança A lambança é total no banco traseiro, no qual faltam apoios de cabeça para todos e os cintos laterais de três pontos não são retráteis, dificultando a regulagem e desestimulando o uso do equipamento. No banco traseiro, a maioria não usa o retrátil de três pontos por ignorância, imagine aquele que exige contorcionismo e muita paciência para regular. Sem chance. ABS e airbags, nem pensar.
Assista ao teste do Vrum, feito pelo jornalista Emílio Camanzi
Suspensão Segundo a Volkswagen, os amortecedores têm nova calibração, deixando a suspensão mais adequada aos pneus verdes, que custam cerca de 40% a mais do que os convencionais. A redução de consumo, de acordo com o fabricante, é de 5% e a menor resistência ao rolamento, 25%. A partir de 60km/h até a imobilização total, o modelo com pneu normal rodou 694,2 metros e com os pneus verdes, 867,6 metros. A diferença é de 173,4 metros. Afirma ainda a Volks que a dirigibilidade não se alterou. Entretanto, em velocidades acima de 100 km/h, nota-se ligeira instabilidade direcional.
O Gol Ecomotion é modelo espartano, da geração anterior, em que o volante é torto e descentralizado em relação aos pedais. O baixo consumo de combustíveis e o desempenho são os principais atrativos.
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