Quem foi que disse que sedan é carro de família, que só precisa ter bom espaço interno e um porta-malas caprichado? Os tempos mudaram e o VW Jetta GLI 350 TSI está aí para provar. O modelo produzido na fábrica de Puebla, no México, mostra que tem algo mais para oferecer: desempenho esportivo e boa dirigibilidade, elementos pouco comuns nesse segmento. Mas, para tê-lo na garagem, a família que gosta de acelerar tem que desembolsar R$ 221.380.
A sigla GLI vem de Grand Luxury Injection e foi criada no início dos anos 1980 nos Estados Unidos, onde os consumidores haviam perdido o gosto pelos hatches esportivos e passaram a desejar sedans mais “nervosos”. O VW Jetta GLI é o primeiro modelo com a sigla no Brasil e pode-se dizer que é basicamente um Golf GTI com a carroceria sedã.
Construído sobre a plataforma MQB, o VW Jetta GLI chegou na linha 2022 com alguns centímetros a mais no comprimento, a grade com elementos octogonais em preto brilhante dividida em duas seções por um friso cromado com uma faixa fina vermelha. A sigla GLI, também na mesma cor, fica posicionada sobre o friso na lateral.
O para-choque dianteiro ganhou novo desenho, com saia pintada de preto, e os faróis full LED, com luzes diurnas, completam o visual na dianteira. Nas laterais, destaque para as belas rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de perfil 45. Na traseira, para-choque com difusor de ar na parte inferior e saída dupla cromada do escapamento.
Ao volante do VW Jetta GLI 350 TSI: um carro divertido
Mas a cereja do bolo do VW Jetta GLI está sob o capô. O motor 2.0 turbo foi adequado às exigências do Proconve L7, passando a usar injeção direta de gasolina e recebeu novos ajustes nos comandos de válvulas. Com isso, reduziu a emissão de poluentes e ganhou mais um “cavalinho”, chegando a 231cv e 35,7kgfm de torque.
Confira todos os detalhes na ficha técnica do sedan esportivo
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*) Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³, 16V, injeção direta de combustível, a gasolina, que desenvolve 231cv entre 5.000rpm e 6.200rpm, e torque de 35,7kgfm entre 1.500rpm e 4.400rpm TRANSMISSÃO (*) Tração dianteira e câmbio de dupla embreagem DSG de sete velocidades SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*) Dianteira, independente, McPherson, braço transversal em L e barra antirrolagem; traseira, independente, multibraço e barra antirrolagem/7,5 x 18 polegadas (liga leve)/225/45 R18 DIREÇÃO (*) Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva FREIOS (*) Discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD CAPACIDADES (*) Do tanque de combustível, 50 litros; porta-malas, 510 litros; de carga (passageiros e bagagem), 524kg DIMENSÕES (*) Comprimento, 4,74m; largura, 1,80m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,68m PESO (*) 1.476 quilos PERFORMANCE (*) Velocidade máxima: 249km/h
Aceleração até 100km/h: 6,7sCONSUMO (**) Na cidade: 9,9km/l
Na estrada: 12,5km/l
Com esses números e associado ao câmbio robotizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, o VW Jetta GLI proporciona uma dirigibilidade que faz você esquecer o estilo pacato de tiozão normalmente encontrado nos sedans. Ele garante desempenho com tocada esportiva, com torque disponível já em baixas rotações, proporcionando agilidade e empolgação nas arrancadas.
O câmbio tem as marchas bem escalonadas, que se adequam à maneira de dirigir do motorista. Existe a opção de fazer as mudanças nas aletas atrás do volante ou na própria alavanca do câmbio. O modelo traz ainda um seletor de modos de condução – normal, esporte, eco e individual –, que permitem o motorista escolher entre apimentar a performance, com a direção mais pesada e mudanças de marchas em giros mais altos, ou privilegiar o baixo consumo de combustível.
A direção com assistência elétrica progressiva e as suspensões McPherson na dianteira e Multlink na traseira completam o pacote mecânico, que garante uma dirigibilidade digna de um hatch para o sedan. O carro faz curvas com desenvoltura e segurança, já que conta com diferencial de escorregamento limitado eletrônico, que faz a melhor distribuição do torque nas rodas dianteiras. É um sedan que dá prazer de dirigir.
O sistema de freios traz discos nas quatro rodas e o auxílio da eletrônica. O VW Jetta GLI tem ainda alguns sistemas de auxílio à condução, como o controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência (ACC) e o assistente de permanência em faixa. O pacote de itens de série traz ainda seis airbags, controle de tração e estabilidade, reconhecimento de pedestres, sensor de ponto cego e sistema de monitoramento frontal.
Como é o VW Jetta GLI por dentro
O sedan da Volkswagem tem acabamento interno com materiais de boa qualidade, bem montados, e com comandos bem posicionados. Os bancos de estilo esportivo são revestidos em couro com costura aparente em vermelho, sendo o do motorista com ajustes elétricos. A iluminação ambiente em LED tem 10 opções de cores.
O painel digital Active Info Display tem tela configurável, com elementos na cor vermelha para enfatizar a esportividade. O volante é multifuncional, revestido em couro e também traz detalhes em vermelho. O sistema multimídia VW Play tem tela tátil de 10,1 polegadas, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem cabo, com câmera de ré e capacidade de armazenamento de 10 Gb para aplicativos. O modelo traz ainda entradas USB e sistema de carregamento de celular por indução.
O VW Jetta GLI tem ar-condicionado Climatronic de duas zonas e sistema de aquecimento e refrigeração dos bancos dianteiros. O banco traseiro tem encosto bipartido e rebatível, garantindo conforto para duas pessoas. O porta-malas, com 510 litros de capacidade, tem espaço de sobra para acomodar a bagagem da família.
Qual modelo compete com o sedã esportivo da VW?
O concorrente mais próximo do VW Jetta GLI é o Toyota Corolla GR-Sport, que é equipado com motor 2.0 litros, 16V, 177cv e 21,4kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT que simula 10 marchas. O modelo tem desempenho mais manso, mas o preço é mais baixo, R$ 176.590.
Quanto custa o Jetta GLI?
O VW Jetta GLI 350 TSI tem preço sugerido de R$ 221.380. Com o opcional de pintura perolizada, vai para R$ 223.580.
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE:
- Seis airbags (dois frontais com desativação do lado do passageiro, dois laterais e dois de cortina)
- Seis alto-falantes
- ACC - Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência
- Ajuste do banco do motorista elétrico com memória
- Apoio lombar ajustável eletricamente
- Ar-condicionado "Climatronic" com regulador de temperatura de duas zonas e filtro de alérgenos
- Assento de criança ISOFIX (dispositivo p/fixação de duas cadeiras de crianças no banco traseiro)
- Assistente de condução Travel Assist, assistente de permanência na faixa Lane Assist e Emergency Assist
- Auxílio de estacionamento - sinais de alerta em caso de obstáculos nas áreas dianteira e traseira
- Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível
- Bancos dianteiros com aquecimento
- Bancos dianteiros com climatização ativa
- Câmera multifunções
- Câmera traseira para auxílio de estacionamento
- Carregador de celular por indução (Wireless Charger)
- Comando automático do farol, com farol de rodagem diurna, função "leaving-home" e função manual "Coming-Home"
- Controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR)
- Retrovisor externo com função de memória, eletricamente regulável/aquecível
- Faróis de LED
- Freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold
- Iluminação ambiente interna em LED, com 10 cores no interior do veículo
- Indicador de pressão dos pneus
- Indicador de desgaste das pastilhas de freio
- Interface USB-C e tomada de carregamento USB
- Lanterna traseira com iluminação em LED
- Luz de neblina traseira
- Painel de instrumentos digital programável Active Info Display
- Plataforma Infotainment modular Regio
- Reconhecimento de pedestres
- Regulagem do farol alto "Light Assist"
- Revestimento dos bancos parcialmente em couro
- Rodas de liga leve 18 polegadas
- Seleção do perfil de condução Mode (Normal/Esporte/Eco/Individual)
- Sensor de chuva
- Sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga
- Sistema de monitoramento frontal Front Assist
- Sistema de travamento e partida Keyless Access sem chave com SAFELOCK
- Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem
- Teto solar elétrico panorâmico, basculante e corrediço
- Volante multifuncional Touch revestido em couro com Shift Paddles
- Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect
OPCIONAIS:
- Pintura sólida (R$ 850), metálica (R$ 2 mil) e perolizada (R$ 2.200)
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas