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VW Jetta GLI 350 TSI: sedan médio com pegada esportiva

Testamos o modelo Volkswagen, importado do México, que tem motor 2.0 turbo de 231cv e 35,7kgfm de torque, números suficientes para garantir bom desempenho

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VW Jetta traz a sigla GLI na grade dianteira, que tem detalhes em vermelho
VW Jetta traz a sigla GLI na grade dianteira, que tem detalhes em vermelho Foto: VW Jetta traz a sigla GLI na grade dianteira, que tem detalhes em vermelho
NOTA DO VRUM:
9 Nota VRUM

Quem foi que disse que sedan é carro de família, que só precisa ter bom espaço interno e um porta-malas caprichado? Os tempos mudaram e o VW Jetta GLI 350 TSI está aí para provar. O modelo produzido na fábrica de Puebla, no México, mostra que tem algo mais para oferecer: desempenho esportivo e boa dirigibilidade, elementos pouco comuns nesse segmento. Mas, para tê-lo na garagem, a família que gosta de acelerar tem que desembolsar R$ 221.380.

A sigla GLI vem de Grand Luxury Injection e foi criada no início dos anos 1980 nos Estados Unidos, onde os consumidores haviam perdido o gosto pelos hatches esportivos e passaram a desejar sedans mais “nervosos”. O VW Jetta GLI é o primeiro modelo com a sigla no Brasil e pode-se dizer que é basicamente um Golf GTI com a carroceria sedã.

Construído sobre a plataforma MQB, o VW Jetta GLI chegou na linha 2022 com alguns centímetros a mais no comprimento, a grade com elementos octogonais em preto brilhante dividida em duas seções por um friso cromado com uma faixa fina vermelha. A sigla GLI, também na mesma cor, fica posicionada sobre o friso na lateral.

O para-choque dianteiro ganhou novo desenho, com saia pintada de preto, e os faróis full LED, com luzes diurnas, completam o visual na dianteira. Nas laterais, destaque para as belas rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de perfil 45. Na traseira, para-choque com difusor de ar na parte inferior e saída dupla cromada do escapamento.

Ao volante do VW Jetta GLI 350 TSI: um carro divertido

Mas a cereja do bolo do VW Jetta GLI está sob o capô. O motor 2.0 turbo foi adequado às exigências do Proconve L7, passando a usar injeção direta de gasolina e recebeu novos ajustes nos comandos de válvulas. Com isso, reduziu a emissão de poluentes e ganhou mais um “cavalinho”, chegando a 231cv e 35,7kgfm de torque.

Confira todos os detalhes na ficha técnica do sedan esportivo

FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 1.984cm³, 16V, injeção direta de combustível, a gasolina, que desenvolve 231cv entre 5.000rpm e 6.200rpm, e torque de 35,7kgfm entre 1.500rpm e 4.400rpm
TRANSMISSÃO (*)Tração dianteira e câmbio de dupla embreagem DSG de sete velocidades
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)Dianteira, independente, McPherson, braço transversal em L e barra antirrolagem; traseira, independente, multibraço e barra antirrolagem/7,5 x 18 polegadas (liga leve)/225/45 R18
DIREÇÃO (*)Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOS (*)Discos ventilados na frente e discos sólidos na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*)Do tanque de combustível, 50 litros; porta-malas, 510 litros; de carga (passageiros e bagagem), 524kg
DIMENSÕES (*)Comprimento, 4,74m; largura, 1,80m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,68m
PESO (*)1.476 quilos
PERFORMANCE (*)Velocidade máxima: 249km/h
Aceleração até 100km/h: 6,7s
CONSUMO (**)Na cidade: 9,9km/l
Na estrada: 12,5km/l
(*) Dados do fabricante / (**) Dados do Inmetro

VW Jetta GLI 350 TSI modelo 2022 vermelho cofre do motor 350 TSI 2.0 turbo estático
Motor 2.0 turbo garante desempenho esportivo ao sedan

Com esses números e associado ao câmbio robotizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, o VW Jetta GLI proporciona uma dirigibilidade que faz você esquecer o estilo pacato de tiozão normalmente encontrado nos sedans. Ele garante desempenho com tocada esportiva, com torque disponível já em baixas rotações, proporcionando agilidade e empolgação nas arrancadas.

O câmbio tem as marchas bem escalonadas, que se adequam à maneira de dirigir do motorista. Existe a opção de fazer as mudanças nas aletas atrás do volante ou na própria alavanca do câmbio. O modelo traz ainda um seletor de modos de condução – normal, esporte, eco e individual –, que permitem o motorista escolher entre apimentar a performance, com a direção mais pesada e mudanças de marchas em giros mais altos, ou privilegiar o baixo consumo de combustível.

A direção com assistência elétrica progressiva e as suspensões McPherson na dianteira e Multlink na traseira completam o pacote mecânico, que garante uma dirigibilidade digna de um hatch para o sedan. O carro faz curvas com desenvoltura e segurança, já que conta com diferencial de escorregamento limitado eletrônico, que faz a melhor distribuição do torque nas rodas dianteiras. É um sedan que dá prazer de dirigir.

O sistema de freios traz discos nas quatro rodas e o auxílio da eletrônica. O VW Jetta GLI tem ainda alguns sistemas de auxílio à condução, como o controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência (ACC) e o assistente de permanência em faixa. O pacote de itens de série traz ainda seis airbags, controle de tração e estabilidade, reconhecimento de pedestres, sensor de ponto cego e sistema de monitoramento frontal.

Como é o VW Jetta GLI por dentro

O sedan da Volkswagem tem acabamento interno com materiais de boa qualidade, bem montados, e com comandos bem posicionados. Os bancos de estilo esportivo são revestidos em couro com costura aparente em vermelho, sendo o do motorista com ajustes elétricos. A iluminação ambiente em LED tem 10 opções de cores.

O painel digital Active Info Display tem tela configurável, com elementos na cor vermelha para enfatizar a esportividade. O volante é multifuncional, revestido em couro e também traz detalhes em vermelho. O sistema multimídia VW Play tem tela tátil de 10,1 polegadas, conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem cabo, com câmera de ré e capacidade de armazenamento de 10 Gb para aplicativos. O modelo traz ainda entradas USB e sistema de carregamento de celular por indução.

O VW Jetta GLI tem ar-condicionado Climatronic de duas zonas e sistema de aquecimento e refrigeração dos bancos dianteiros. O banco traseiro tem encosto bipartido e rebatível, garantindo conforto para duas pessoas. O porta-malas, com 510 litros de capacidade, tem espaço de sobra para acomodar a bagagem da família.

VW Jetta GLI 350 TSI modelo 2022 vermelho de lateral traseira estático no asfalto com folhas verdes
O VW Jetta GLI tem a linha de cintura elevada

Qual modelo compete com o sedã esportivo da VW?

O concorrente mais próximo do VW Jetta GLI é o Toyota Corolla GR-Sport, que é equipado com motor 2.0 litros, 16V, 177cv e 21,4kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT que simula 10 marchas. O modelo tem desempenho mais manso, mas o preço é mais baixo, R$ 176.590.

Quanto custa o Jetta GLI?

O VW Jetta GLI 350 TSI tem preço sugerido de R$ 221.380. Com o opcional de pintura perolizada, vai para R$ 223.580.

VW Jetta GLI 350 TSI modelo 2022 vermelho detalhe da roda dianteira pinça de freio vermelha estático
Pinça do freio pintada em vermelho revela esportividade

EQUIPAMENTOS

DE SÉRIE:

  • Seis airbags (dois frontais com desativação do lado do passageiro, dois laterais e dois de cortina)
  • Seis alto-falantes
  • ACC - Controle adaptativo de distância e velocidade com função de frenagem de emergência
  • Ajuste do banco do motorista elétrico com memória
  • Apoio lombar ajustável eletricamente
  • Ar-condicionado "Climatronic" com regulador de temperatura de duas zonas e filtro de alérgenos
  • Assento de criança ISOFIX (dispositivo p/fixação de duas cadeiras de crianças no banco traseiro)
  • Assistente de condução Travel Assist, assistente de permanência na faixa Lane Assist e Emergency Assist
  • Auxílio de estacionamento - sinais de alerta em caso de obstáculos nas áreas dianteira e traseira
  • Banco traseiro com encosto bipartido e rebatível
  • Bancos dianteiros com aquecimento
  • Bancos dianteiros com climatização ativa
  • Câmera multifunções
  • Câmera traseira para auxílio de estacionamento
  • Carregador de celular por indução (Wireless Charger)
  • Comando automático do farol, com farol de rodagem diurna, função "leaving-home" e função manual "Coming-Home"
  • Controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR)
  • Retrovisor externo com função de memória, eletricamente regulável/aquecível
  • Faróis de LED
  • Freio de estacionamento eletromecânico com função Auto Hold
  • Iluminação ambiente interna em LED, com 10 cores no interior do veículo
  • Indicador de pressão dos pneus
  • Indicador de desgaste das pastilhas de freio
  • Interface USB-C e tomada de carregamento USB
  • Lanterna traseira com iluminação em LED
  • Luz de neblina traseira
  • Painel de instrumentos digital programável Active Info Display
  • Plataforma Infotainment modular Regio
  • Reconhecimento de pedestres
  • Regulagem do farol alto "Light Assist"
  • Revestimento dos bancos parcialmente em couro
  • Rodas de liga leve 18 polegadas
  • Seleção do perfil de condução Mode (Normal/Esporte/Eco/Individual)
  • Sensor de chuva
  • Sensor de ponto cego com assistente de saída de vaga
  • Sistema de monitoramento frontal Front Assist
  • Sistema de travamento e partida Keyless Access sem chave com SAFELOCK
  • Sistema Start-Stop com reaproveitamento da energia de frenagem
  • Teto solar elétrico panorâmico, basculante e corrediço
  • Volante multifuncional Touch revestido em couro com Shift Paddles
  • Wired & Wireless App-Connect com antena GPS somente para App-Connect

OPCIONAIS:

  • Pintura sólida (R$ 850), metálica (R$ 2 mil) e perolizada (R$ 2.200)

VW Jetta GLI 350 TSI modelo 2022 vermelho de frente em movimento no asfalto mais distante
O VW Jetta GLI tem arrancadas ágeis e boas retomadas de velocidade

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