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VW Jetta Variant - Perua de estilo

Saiba quais são os principais itens de série e opcionais da Volkswagen Jetta Variant 2.5, os detalhes técnicos, o único concorrente e como o modelo se saiu em nossos testes

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Foto:

Positivo

Freios
Pedal de freio tem ótima sensibilidade e curso. Os conjuntos dianteiro e traseiro estão muito bem dimensionados e calibrados para o peso do veículo e performance do motor. Sistema ABS apresentou-se muito eficiente, sendo muito útil em frenagens fortes na entrada de curvas de raio curto/médio, numa condução bem esportiva. A desaceleração é ótima, rápida e balanceada, além de não ocorrer o afundamento exagerado do eixo dianteiro.

Câmbio
É automático, com seis marchas, e tem opção de trocas manuais sequenciais (Tiptronic) e de mudanças no modo esportivo. As relações de marchas estão muito bem escalonadas e proporcionam uma ótima dinâmica do veículo no uso misto. As respostas em kick-down são eficientes, imediatas e as trocas normais, sem trancos. O quadro de instrumentos tem display informando o modo de condução e marcha selecionada.


Motor
Tem performance brilhante para a cilindrada e arquitetura do motor, com cinco cilindros. O seu funcionamento é bem elástico e silencioso, além do agradável som de aspiração do motor em rotação mais alta. As retomadas de velocidade e aceleração são muito boas para o peso do veículo em ordem de marcha. Proporciona dirigibilidade muito agradável e segura e, em algumas situações de utilização, as suas respostas são dignas de um motor V6.


Vedação
Boa contra água e poeira.

Direção
Coluna de direção tem ajuste manual em altura e distância, ambas com ótimo curso, e o volante, boa pega. O sistema assistido tem cargas muito bem definidas para o uso misto. O diâmetro de giro em manobras e a velocidade do efeito retorno satisfazem. Apresentou boa precisão na reta e em curvas, estando o veículo em velocidade elevada. Em curvas sobre piso de paralelepípedo e terra, o nível de ruídos do conjunto é baixo.

Iluminação
Tem sensor crepuscular e luz de cortesia na zona dos pés do condutor e passageiro, porta-luvas, para-sois e porta-malas (no final do teto). O farol é de duplo xenônio (opcional), com regulagem automática de altura. Na zona do teto, a iluminação é dividida em três seções, com bom resultado.

Ferramentas
Tem uma chave de fenda combinada com Philips.

Alarme
A chave de ignição é codificada e o sistema antifurto tem proteção perimétrica das partes móveis e volumétrica, contra a invasão do habitáculo por meio da quebra dos vidros. As quatro portas têm sistema de abertura/fechamento por um toque, com prevenção antiesmagamento.

Regular

Acabamento da carroceria
O acabamento da pintura é bom. A tampa traseira e o capô estão descentralizados. As quatro portas têm boa montagem.

Vão do motor
Quando aberto, o capô é sustentado por mola a gás. Montado transversalmente, o motor de cinco cilindros preenche todo o vão, limitando bem o acesso à manutenção de vários componentes. O resultado do isolamento acústico, em relação ao habitáculo, é satisfatório. Os itens de verificação têm fácil identificação e manuseio.

Altura do solo
Não tem chapa protetora integral em aço para cárter e caixa de marchas. Há somente um pequeno e parcial prolongamento plástico de baixa resistência a impactos. O veículo raspa levemente a zona anterior, em saídas de garagem com desnível, e a parte central do chassi, ao rodar sobre piso irregular e ao transpor quebra-molas salientes de perfil curto.

Climatização
O sistema é automático e digital, com opção de temperatura diferenciada para condutor e passageiro. Tem difusor de ar ajustável no fim do console central, para os passageiros de trás, com vazão aceitável. Apresentou bom funcionamento, com nível de ruídos satisfatório, e está bem vedado. O tempo gasto para dar a sensação de conforto no habitáculo é prejudicado pela grande incidência solar, através da cortina perfurada do teto quando o sol está alto, que também provoca excesso de luminosidade aos olhos.

Nível interno de ruídos
O efeito aerodinâmico começa aos 110km/h e é crescente com a velocidade. Os pequenos ruídos no habitáculo surgem quando se trafega sobre asfalto ruim, terra e calçamento.

Cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes



Suspensão
Estão muito bem calibradas e definidas para uma perua com essa motorização, tendo um bom nível de conforto de marcha, apesar da transferência (em grande parte, pelos pneus da série 45) notável das imperfeições do solo quando roda sobre piso mais irregular. Merece destaque a estabilidade pelo ótimo contorno e precisão em curvas de raios variados, com pouca inclinação da carroceria. No limite de aderência direcional e lateral, o sistema ESP (de controle de estabilidade) atuou com eficiência.

Assista o teste que fizemos com a nova Jetta Variant



FICHA TÉCNICA
MOTOR

Dianteiro, transversal, cinco cilindros em linha a gasolina, 2.480cm³ de cilindrada, 20 válvulas, que desenvolve 170cv de potência máxima a 5.700rpm e 24,5kgfm de torque máximo a 4.250rpm

TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio automático Tiptronic de seis velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira do tipo Mulltilink, com barra estabilizadora / 7,0 x 17 polegadas (em liga leve) / 225/45 R17

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência eletro-hidráulica

FREIOS
A disco nas quatro rodas, sendo ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS (de série)

CAPACIDADES
Tanque, 55 litros; porta-malas, 505 litros; e capacidade de carga (passageiro e bagagem), 463 quilos

EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE

Conforto/conveniência – Apoios centrais de braço dianteiros e traseiros, banco traseiro bipartido, bancos dianteiros com aquecimento e ajustes de altura e (elétrico) do apoio lombar, bolsa porta-objetos no costado dos bancos dianteiros, luz de cortesia na região dos pés, porta-copos, barras longitudinais no teto, abertura interna da tampa do porta-malas, ar-condicionado de duas zonas, coluna de direção com ajuste de altura e distância, computador de bordo, direção com assistência eletro-hidráulica, espelhos retrovisores externos com comando elétrico e volante multifuncional.

Aparência – Insertos decorativos internos “Black Pyramide”, bancos revestidos em couro, painéis das portas com insertos em couro sintético e carcaça dos retrovisores e maçaneta das portas na cor da carroceria.

Segurança – Terceira luz de freio, faróis e luzes de neblina, retrovisores externos com pisca incorporado, três apoios de cabeça e três cintos de três pontos no banco traseiro, freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina, aviso sonoro de cinto dianteiro desafivelado, desativação do airbag do lado do passageiro, imobilizador eletrônico do motor, indicador do desgaste de pastilhas de freio e sistema de alarme, com controle remoto.

OPCIONAIS
Teto solar panorâmico, faróis bixenônio com lavador, sensor de chuva e retrovisor interno com antiofuscamento automático e função coming & leaving home.

QUANTO CUSTA
A Volkswagen Jetta Variant é vendida com uma lista bem ampla de equipamentos de série por R$ 83.990. Com todos os opcionais, o preço sobe para R$ 96.930.

NOTAS (0 A 10)

Desempenho 9
Espaço interno 8
Porta-malas 9
Suspensão/direção 8
Conforto/ergonomia 9
Itens de série/opcionais (custo/benefício) 9
Segurança 9
Estilo 9
Consumo 8
Tecnologia 9
Acabamento 8