Volkswagen foi a responsável por trazer o conceito de SUV acupezado para o segmento de compactos, algo então só visto em marcas premium. Além do design arrojado, entre os fatos peculiares do Nivus em nosso mercado é que ele agregou uma lógica pragmática da marca alemã por aqui.
O modelo foi lançado em duas versões de acabamento, sempre com o mesmo motor 1.0 TSI e câmbio manual. O Taos, que foi lançado em 2022, seguiu o mesmo raciocínio de conjunto mecânico único e duas configurações. A VW até desenvolveu uma versão manual do Nivus, mas esta não caiu nas graças das clínicas e pesquisas de mercado antes do lançamento.
Fato é que o Volkswagen Nivus é um crossover que consegue compor bem o segmento de compactos com o T-Cross. Se mostra como uma proposta familiar que o parente mais velho e pode até não liderar as vendas, mas, desde a estreia, em 2020, se mantém com médias de emplacamentos superiores a 3 mil unidades por mês.
Veja agora esse e outros fatos do Volkswagen Nivus.
1 – Projeto brasileiro
O Volks Nivus é um SUV que nasceu brasileiro. Ele foi projetado por José Carlos Pavone, chefe de design da marca alemã para a América Latina. Seu lançamento foi um pouco atrapalhado pela pandemia da Covid-19. Previsto para março de 2020, acabou sendo apresentado em maio daquele ano com as vendas iniciadas para valer em julho.
Feito sobre a plataforma MQB e baseado no Polo, foi o segundo carro projetado e desenvolvido no Brasil pela Volks que ganhou a Europa. Chamado de Taigo por lá, o Nivus repetiu o feito do Fox, que chegou a ser exportado para o continente na segunda metade dos anos 2000.
2 – Como é o gêmeo europeu
O Taigo foi apresentado na Europa um pouco antes do Nivus, e os dois têm diferenças bastante pontuais. Por fora, a que mais chama a atenção é a grade do tipo colmeia no modelo europeu, que ainda traz o filete de LEDs que liga os dois faróis - solução que foi adotada depois no Taos.
O Nivus europeu também tem manopla do câmbio e saídas de ar iguais às do T-Cross vendido por lá. O acabamento do painel traz materiais emborrachados, ao contrário do modelo produzido aqui, além de ter mais versões (inclusive uma R-Line) e opções de rodas com aros de até 18”.
3 – No que o Nivus difere do T-Cross
A Volkswagen tem dois SUVs compactos feitos sobre a mesma arquitetura MQB A0, mas que diferem muito entre si. Enquanto o T-Cross é um crossover mais robusto baseado no Virtus, o Nivus tem uma pegada mais confortável e usa como base o Polo.
Se por um lado o T-Cross é sutilmente mais alto (10 cm no total e apenas 1,5 cm a mais na suspensão) e tem espaço interno melhor, principalmente no banco traseiro, o Nivus também tem suas virtudes em relação ao irmão. É 6 cm mais comprido e oferece porta-malas de 415 litros, contra 373 litros.
Além disso, ganha em conforto no rodar e também na posição de dirigir.
4 – Motor do Nivus e desempenho
O motor 1.0 TSI arranca sempre os mesmos elogios. Os 128/116 cv são mais que suficientes, com arrancadas convincentes e desempenho bem pontuado pelo câmbio automático de seis velocidades. Segundo a Volks, o Nivus cumpre o 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol e em 10,5 segundos, com gasolina.
O torque máximo de 20,4 kgfm (com qualquer mistura ou proporção de combustível) se apresenta já nas 2.000 rpm. É pisar que o motor enche rápido e se mantém de prontidão nas retomadas até as 3.500 rpm.
Além da plataforma MQB, que resulta em uma boa construção, o Nivus herda todo acerto dinâmico apurado da Volks. O crossover parece mais grudado no chão que o T-Cross, a carroceria inclina o mínimo necessário e o modelo tem uma direção bastante direta.
5 – Conforto e acabamento
O espaço interno é similar ao de um Polo, então não espere um latifúndio. O motorista até tem bom vão para pernas, enquanto a posição de dirigir é mais baixa e menos ereta que no T-Cross. Já no banco traseiro, o espaço para joelhos e pernas - e até cabeça - é justo e não difere muito do do hatch.
A grande vantagem se configura no porta-malas, como já dito, que permite a acomodação de bagagens de diferentes tamanhos. O acerto de suspensão na traseira filtra bem os buracos, todavia na dianteira as hastes colocadas nas caixas de rodas para fazer o Nivus ficar mais alto que o Polo resultam em vibrações no volante.
O isolamento acústico é apenas normal no nivus. Já o acabamento segue a lógica simples de toda a linha Volkswagen, com muito plástico rígido, desenho previsível e ausência de qualquer requinte.
6 – Linha enxuta, mas com inovações
Como dito, desde sua estreia, em 2020, que o Nivus tem uma gama básica com duas opções. Mesmo assim, o crossover-cupê da Volks foi responsável por trazer algumas novidades para o segmento de compactos que vão além do estilo de design.
Desde a estreia o Nivus oferece assistentes de auxílio à condução, além de quadro de instrumentos eletrônico e configurável na versão mais cara. Também foi a linha responsável por estrear a VW Play, com tela de 10,1”e aplicativos nativos, como iFood, Deezer e Waze - a central deixou de ser oferecida por alguns meses devido à falta de semicondutores.
Na linha 2022, a Volks democratizou o quadro de instrumentos digital e os equipamentos de condução semi-autônoma. A família também passou a oferecer carregador de celular por indução.
7 – Como é o Nivus Comfortline
A opção de entrada do Volkswagen NIvus do primeiro ano (2020/21) tem preços entre R$ 110 mil e R$ 120 mil nos principais sites de compra e venda de veículos. Já o preço de tabela do SUV-cupê 0 km nesta versão Comfortline é de R$ 127.390 (abril de 2023).
O bom das opções 0 km é que elas já saem equipadas com o pacote de auxílio ao motorista, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência até 50 km/h. Recebe também controles de estabilidade, tração e subidas, quatro airbags e câmera de ré.
Faróis de LED com DRL, carregador de celular sem fio, rodas de liga leve aro 16”, sistema start/stop do motor, ar, trio e direção elétrica também fazem parte do pacote do Nivus Confortline 0 km. Bom ressaltar que o quadro de instrumentos eletrônico da versão é o mais simples, de 8” e não configurável, e que a multimídia é a Composition Touch.
8 – Como é o Nivus Highline
O Nivus topo de linha tem preços entre R$ 118 mil e R$ 130 mil quando usado, ano-modelo 2020/21. Já o SUV novo parte dos R$ 143.690. Em relação à Comfortline, a Highline tem a mais ar-condicionado automático, bancos de couro, retrovisor eletrocrômico, grade dianteira cromada, rodas aro 17” e sensores de chuva e crepuscular.
O nivus Highline ainda traz sensores de estacionamento dianteiros, chave presencial e detector de fadiga. A central multimídia no caso é a VW Play já falada. E o quadro de instrumentos é o Active Info Display, com tela de 10,25” e possibilidade de configuração.
9 – Manutenção
O Volkswagen Nivus é vendido com as três primeiras revisões “gratuitas”. Contudo, a marca alemã deixa de fora destas visitas “Itens de substituição necessária conforme quilometragem ou tempo”, que dizem respeito a filtros de ar (elemento e cabine) e fluido do freio.
Confira os preços das revisões até 60 mil km do Volkswagen Nivus com a inclusão desses serviços.
Preços de revisão do Nivus
- 10.000 km: -
- 20.000 km: R$ 291,99
- 30.000 km: R$ 203,32
- 40.000 km: R$ 1.765,04
- 50.000 km: R$ 755,64
- 60.000 km: R$ 1.655,84
10 – Principais problemas
Entre as principais queixas de donos do Volks Nivus no site do Reclame Aqui e em fóruns estão o câmbio automático - com vibração excessiva e ruídos - e suspensão dianteira - estalos, rangidos e até amortecedores estourados em carros com 10 mil km. A central VW Play também é motivo de problemas quanto ao travamento do sistema.
Fique atento também a outras reclamações comuns em relação ao Nivus. São frequentes as queixas quanto ao desgaste prematuro das pastilhas e discos dos freios e de defeitos na pintura, como manchas em partes da carroceria. Panes elétricas também estão entre os depoimentos.