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10 fatos sobre o VW Nivus: boa opção de SUV usado?

SUV-cupê lançado há menos de três anos se consolidou entre os mais vendidos da categoria e já é boa opção de seminovo

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O VW Nivus tem desconto de R$ 10.900 na variante de entrada
O VW Nivus tem desconto de R$ 10.900 na variante de entrada Foto: O VW Nivus foi o primeiro SUV cupê produzido no Brasil

Volkswagen foi a responsável por trazer o conceito de SUV acupezado para o segmento de compactos, algo então só visto em marcas premium. Além do design arrojado, entre os fatos peculiares do Nivus em nosso mercado é que ele agregou uma lógica pragmática da marca alemã por aqui.

O modelo foi lançado em duas versões de acabamento, sempre com o mesmo motor 1.0 TSI e câmbio manual. O Taos, que foi lançado em 2022, seguiu o mesmo raciocínio de conjunto mecânico único e duas configurações. A VW até desenvolveu uma versão manual do Nivus, mas esta não caiu nas graças das clínicas e pesquisas de mercado antes do lançamento. 

Fato é que o Volkswagen Nivus é um crossover que consegue compor bem o segmento de compactos com o T-Cross. Se mostra como uma proposta familiar que o parente mais velho e pode até não liderar as vendas, mas, desde a estreia, em 2020, se mantém com médias de emplacamentos superiores a 3 mil unidades por mês.

Veja agora esse e outros fatos do Volkswagen Nivus.

1 – Projeto brasileiro

O Volks Nivus é um SUV que nasceu brasileiro. Ele foi projetado por José Carlos Pavone, chefe de design da marca alemã para a América Latina. Seu lançamento foi um pouco atrapalhado pela pandemia da Covid-19. Previsto para março de 2020, acabou sendo apresentado em maio daquele ano com as vendas iniciadas para valer em julho.

Feito sobre a plataforma MQB e baseado no Polo, foi o segundo carro projetado e desenvolvido no Brasil pela Volks que ganhou a Europa. Chamado de Taigo por lá, o Nivus repetiu o feito do Fox, que chegou a ser exportado para o continente na segunda metade dos anos 2000.

2 – Como é o gêmeo europeu

O Taigo foi apresentado na Europa um pouco antes do Nivus, e os dois têm diferenças bastante pontuais. Por fora, a que mais chama a atenção é a grade do tipo colmeia no modelo europeu, que ainda traz o filete de LEDs que liga os dois faróis - solução que foi adotada depois no Taos.

volkswagen taigo azul estacionado em estrada de terra
Volkswagen Taigo: irmão europeu do Nivus

O Nivus europeu também tem manopla do câmbio e saídas de ar iguais às do T-Cross vendido por lá. O acabamento do painel traz materiais emborrachados, ao contrário do modelo produzido aqui, além de ter mais versões (inclusive uma R-Line) e opções de rodas com aros de até 18”.

3 – No que o Nivus difere do T-Cross

A Volkswagen tem dois SUVs compactos feitos sobre a mesma arquitetura MQB A0, mas que diferem muito entre si. Enquanto o T-Cross é um crossover mais robusto baseado no Virtus, o Nivus tem uma pegada mais confortável e usa como base o Polo.

Se por um lado o T-Cross é sutilmente mais alto (10 cm no total e apenas 1,5 cm a mais na suspensão) e tem espaço interno melhor, principalmente no banco traseiro, o Nivus também tem suas virtudes em relação ao irmão. É 6 cm mais comprido e oferece porta-malas de 415 litros, contra 373 litros.

Além disso, ganha em conforto no rodar e também na posição de dirigir.

4 – Motor do Nivus e desempenho

O motor 1.0 TSI arranca sempre os mesmos elogios. Os 128/116 cv são mais que suficientes, com arrancadas convincentes e desempenho bem pontuado pelo câmbio automático de seis velocidades. Segundo a Volks, o Nivus cumpre o 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol e em 10,5 segundos, com gasolina.

vw nivus highline 1.0 turbo modelo 2020 cinza escuro cofre do motor estatico no estacionamento
O VW Nivus é equipado com motor 1.0 turbo que desenvolve potência máxima de 128cv

O torque máximo de 20,4 kgfm (com qualquer mistura ou proporção de combustível) se apresenta já nas 2.000 rpm. É pisar que o motor enche rápido e se mantém de prontidão nas retomadas até as 3.500 rpm.

Além da plataforma MQB, que resulta em uma boa construção, o Nivus herda todo acerto dinâmico apurado da Volks. O crossover parece mais grudado no chão que o T-Cross, a carroceria inclina o mínimo necessário e o modelo tem uma direção bastante direta.

5 – Conforto e acabamento

O espaço interno é similar ao de um Polo, então não espere um latifúndio. O motorista até tem bom vão para pernas, enquanto a posição de dirigir é mais baixa e menos ereta que no T-Cross. Já no banco traseiro, o espaço para joelhos e pernas - e até cabeça - é justo e não difere muito do do hatch.

A grande vantagem se configura no porta-malas, como já dito, que permite a acomodação de bagagens de diferentes tamanhos. O acerto de suspensão na traseira filtra bem os buracos, todavia na dianteira as hastes colocadas nas caixas de rodas para fazer o Nivus ficar mais alto que o Polo resultam em vibrações no volante.

O isolamento acústico é apenas normal no nivus. Já o acabamento segue a lógica simples de toda a linha Volkswagen, com muito plástico rígido, desenho previsível e ausência de qualquer requinte.

6 – Linha enxuta, mas com inovações

vw nivus highline 1.0 turbo modelo 2020 cinza escuro de traseira em movimento no asfalto
Descaída do teto na traseira confere aspecto esportivo ao modelo

Como dito, desde sua estreia, em 2020, que o Nivus tem uma gama básica com duas opções. Mesmo assim, o crossover-cupê da Volks foi responsável por trazer algumas novidades para o segmento de compactos que vão além do estilo de design.

Desde a estreia o Nivus oferece assistentes de auxílio à condução, além de quadro de instrumentos eletrônico e configurável na versão mais cara. Também foi a linha responsável por estrear a VW Play, com tela de 10,1”e aplicativos nativos, como iFood, Deezer e Waze - a central deixou de ser oferecida por alguns meses devido à falta de semicondutores. 

Na linha 2022, a Volks democratizou o quadro de instrumentos digital e os equipamentos de condução semi-autônoma. A família também passou a oferecer carregador de celular por indução.

7 – Como é o Nivus Comfortline

A opção de entrada do Volkswagen NIvus do primeiro ano (2020/21) tem preços entre R$ 110 mil e R$ 120 mil nos principais sites de compra e venda de veículos. Já o preço de tabela do SUV-cupê 0 km nesta versão Comfortline é de R$ 127.390 (abril de 2023).

O bom das opções 0 km é que elas já saem equipadas com o pacote de auxílio ao motorista, que inclui controle de cruzeiro adaptativo com alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência até 50 km/h. Recebe também controles de estabilidade, tração e subidas, quatro airbags e câmera de ré.

Faróis de LED com DRL, carregador de celular sem fio, rodas de liga leve aro 16”, sistema start/stop do motor, ar, trio e direção elétrica também fazem parte do pacote do Nivus Confortline 0 km. Bom ressaltar que o quadro de instrumentos eletrônico da versão é o mais simples, de 8” e não configurável, e que a multimídia é a Composition Touch.

8 – Como é o Nivus Highline

O Nivus topo de linha tem preços entre R$ 118 mil e R$ 130 mil quando usado, ano-modelo 2020/21. Já o SUV novo parte dos R$ 143.690. Em relação à Comfortline, a Highline tem a mais ar-condicionado automático, bancos de couro, retrovisor eletrocrômico, grade dianteira cromada, rodas aro 17” e sensores de chuva e crepuscular.

O nivus Highline ainda traz sensores de estacionamento dianteiros, chave presencial e detector de fadiga. A central multimídia no caso é a VW Play já falada. E o quadro de instrumentos é o Active Info Display, com tela de 10,25” e possibilidade de configuração.

9 – Manutenção

O Volkswagen Nivus é vendido com as três primeiras revisões “gratuitas”. Contudo, a marca alemã deixa de fora destas visitas “Itens de substituição necessária conforme quilometragem ou tempo”, que dizem respeito a filtros de ar (elemento e cabine) e fluido do freio.

Confira os preços das revisões até 60 mil km do Volkswagen Nivus com a inclusão desses serviços.

Preços de revisão do Nivus

  • 10.000 km: -
  • 20.000 km: R$ 291,99
  • 30.000 km: R$ 203,32
  • 40.000 km: R$ 1.765,04
  • 50.000 km: R$ 755,64
  • 60.000 km: R$ 1.655,84

10 – Principais problemas

Entre as principais queixas de donos do Volks Nivus no site do Reclame Aqui e em fóruns estão o câmbio automático - com vibração excessiva e ruídos - e suspensão dianteira - estalos, rangidos e até amortecedores estourados em carros com 10 mil km. A central VW Play também é motivo de problemas quanto ao travamento do sistema.

Fique atento também a outras reclamações comuns em relação ao Nivus. São frequentes as queixas quanto ao desgaste prematuro das pastilhas e discos dos freios e de defeitos na pintura, como manchas em partes da carroceria. Panes elétricas também estão entre os depoimentos.