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Volkswagen Up! TSI: 10 fatos a saber antes da compra do usado

Subcompacto já é um carro bom de dirigir e na versão turbinada fica ainda mais divertido

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Versão Speed sugeria esportividade, mas apenas no visual
Versão Speed sugeria esportividade, mas apenas no visual Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

Deixe de lado nossas críticas quanto à estratégia da Volkswagen com o Up!. Vamos focar no carro, que é uma belíssima pedida de usado ou seminovo, mesmo já fora de linha no Brasil. Isso porque o subcompacto traz a engenharia alemã e motor turbo adequados para uso urbano, e que ainda permitem aquela escapada digna na estrada no fim de semana.

Com quase 10 anos de mercado, o Volkswagen Up! até vendeu bem, porém, sempre viveu à sombra de seu posicionamento e preço. Entre os usados, contudo, é opção de carro que cabe em qualquer vaga, com mecânica robusta e consumo baixo.

VW up! Speed 1.0 TSI modelo 2015 branco e azul de lateral estático no asfalto
Com dimensões compactas e bom desempenho, o VW up! se sai bem no trânsito urbano Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
 

1 - O sucessor do Fusca?

O Volkswagen Up! recebeu este rótulo quando foi apresentado como carro-conceito no Salão de Frankfurt de 2007. Isso porque o Up! Concept mostrado no saudoso autoshow europeu – desenhado pelo brasileiro Marco Pavone – foi projetado com motor e tração traseiros.

Porém, quando começou a produzir o Volkswagen Up! para valer, em 2011, na Eslováquia, a marca alemã optou pelo conjunto na dianteira. Dizem que, principalmente, devido aos custos. O hatch estreou naquele mesmo ano na Europa como um city car de entrada, para quatro passageiros e substituto do Lupo.

2 - Trajetória no Brasil

O Volkswagen Up! só chegou ao Brasil em fevereiro de 2014, com o motor 1.0 três-cilindros aspirado e configuração quatro portas. Ao contrário do modelo europeu, aqui foi homologado para cinco passageiros. Para tal, o modelo feito em Taubaté (SP) sobre a plataforma modular MQB tem 8cm a mais que o similar europeu.

Ainda em 2014, o Volkswagen Up! passou a ser vendido com opção de duas portas, ganhou versões com a controversa transmissão automatizada i-Motion e ainda estreou uma inusitada configuração aventureira chamada CrossUp!.

VW up! Speed 1.0 TSI modelo 2015 branco e azul de traseira estático no asfalto
Tampa do porta-malas pintada em preto é característica do modelo Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O aguardado Volkswagen Up! TSI surgiu em 2015. Com o motor turbo de até 105 cv, o subcompacto manteve ainda a boa pegada de consumo, como veremos a seguir. Em 2016 estreou nova versão aventureira Track e no ano seguinte passou por uma reestilização, quando perdeu a opção duas portas.

Na linha 2020, os primeiros sinais de que o Volkswagen Up! estava em ritmo de despedida. O pequeno hatch passou a ser vendido apenas em versão única Xtreme. Curiosamente, a produção foi encerrada em março de 2021, praticamente um ano depois de a Volks “re-homologar” o carro para quatro passageiros – e não ter que tascar um encosto e cinto de três pontos central no banco traseiro em toda a linha como exige a legislação.

3 - Posicionamento errado

Dizem que o Volkswagen Up! é apontado como um dos responsáveis pelo fim da soberania do Gol no mercado brasileiro. Isso porque o novato chegou com preços muito próximos e canibalizou as vendas do veterano hatch. Nos dois primeiros anos foram 112 mil unidades do subcompacto (58 mil em 2014 e 54 mil, em 2015).

Como não existem coincidências, naquele 2014, o Gol perdeu o posto de carro mais vendido do Brasil – liderança de 28 anos consecutivos – para o Fiat Palio. O modelo de maior sucesso da história da indústria automotiva nacional nunca mais retomou a ponta do ranking.

O que não significou a ascensão do Volkswagen Up! em termos de volume. Aos poucos, o carro foi ficando mais caro que o Gol e até com valores próximos ao Fox. Apesar de muito mais moderno em termos de arquitetura e motores, o posicionamento foi fatal em um mercado que compra carro a metro.

Em 2016, as vendas despencaram para 38 mil. No ano seguinte, mesmo com a remodelação, foram 34 mil licenciamentos. Em 2018, 20 mil, e, em 2019, 13 mil. Em 2020, nem 7 mil unidades para encerrar o último ano cheio do carrinho.

VW up! Speed 1.0 TSI modelo 2015 branco e azul cofre do motor estático no asfalto
Motor 1.0 TSI garante bom desempenho ao VW up! Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

4 - Desempenho e consumo

Noves fora, o posicionamento errado, o Volkswagen Up! é um automóvel muito divertido, em especial as versões TSI. O modelo tem 970kg, então, imaginem o que o motor turbo de 105cv com etanol e 101cv, com gasolina, apronta?

O carrinho parece uma formiga atômica, com acelerações instigantes e um 0 a 100km/h de respeitáveis 9 segundos. E nada de esmorecer nas ladeiras da cidade. O Volkswagen Up! TSI tem 16,8kgfm de força já disponíveis em 1.500rpm. É pisar forte que o propulsor responde bem e o turbo entra sem discrição.

O que não significa altas doses de consumo. No ciclo urbano, o Volkswagen Up! turbinado tem médias de 9,5km/l com etanol e de quase 14km/l, com gasolina. Na estrada, as médias ficam em respectivos 11km/l e 16km/l. Mas tem gente que jura que já rodou mais de 18km/l com o subcompacto em viagens.

VW up! Speed 1.0 TSI modelo 2015 branco e azul interior painel e bancos estático no asfalto
Acabamento interno com muito plástico e painel de instrumentos bem simples Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

5 – Dinâmica é destaque

O Volkswagen Up! é fruto da cultuada base MQB. Sigla para Modularer Querbaukasten, termo alemão que, em português, significa algo como plataforma modular transversal, a arquitetura é referência na engenharia automotiva global.

Versátil, ela tem variações no grupo Volkswagen que a fazem servir desde a subcompactos como o Up! até a um SUV médio como o Tiguan. Todos modelos oriundos da plataforma se destacam pela construção sólida.

VW up! Speed 1.0 TSI modelo 2015 branco e azul interior banco traseiro estático no asfalto
Espaço no banco traseiro acomoda apenas dois passageiros Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

6 – Segurança com boas notas

Essa arquitetura resulta em um Volkswagen Up! sempre dinamicamente eficiente. O carro fica na mão o tempo todo e tem carroceria com rigidez acertada. Sem falar na suspensão bem calibrada e na dinâmica mais firme.

Não surpreende que foi um dos primeiros carros a gabaritar os testes de segurança do Latin NCAP. Em duas avaliações distintas, o Volkswagen Up! levou o máximo de cinco estrelas no nível de proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas na proteção a crianças

VW up! Speed 1.0 TSI modelo 2015 branco e azul interior porta-malas estático no asfalto
Porta-malas do VW up! comporta a bagagem de um casal Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

7 - Nossa dica para a melhor versão do Volkswagen Up!

Vamos de Volkswagen Up! TSI ano 2016/17. São modelos sem a reestilização, porém, com preços entre R$ 52 mil e R$ 58 mil, com um interessante nível de conteúdo nas versões High Up!. Lembre-se que é um carro de entrada, então, na segurança, apenas os airbags frontais e ABS obrigatórios, além de controle de tração, Isofix e sensor de ré.

No conforto, o High Up! recebe ar-condicionado, direção elétrica, trio (vidros elétricos só na frente), revestimento em couro, encosto traseiro rebatível, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de liga leve aro 15 polegadas e faróis de neblina. A central multimídia tem Bluetooth e tomada USB, mas o GPS era opcional.

VW up! Pepper 1.0 TSI modelo 2017 branco e vermelho de frente estático no asfalto
Versão Pepper do VW up! com detalhes em vermelho Foto: Foto: Volkswagen/Divulgação

8 - Séries legais do compacto

Diferentes edições especiais pontuam a história do Volkswagen Up! no Brasil. A primeira foi a Speed, em 2015, disponível apenas na cor branca e com rodas exclusivas e couro sintético nos bancos, volante e alavancas de câmbio e freio de mão. O motor não tem nada de Speed, mas pelo menos é o TSI.

Em 2016, foi a vez do Volkswagen Up! Run, baseado na versão Move 1.0 aspirada e apenas com detalhes no desenho. Faixas laterais com o nome da série, capa dos retrovisores pintadas de preto, faróis e lanternas escurecidos e rodas de liga leve aro 15 polegadas escuras fazem parte da edição.

Na carona da reestilização de 2017 veio a Connect. Baseada na Move Up! TSI, a série especial do hatch da Volkswagen tem teto e capas dos retrovisores pintados de preto em contraste com as três opções de cores: laranja, azul e prata.

Interior escurecido, adesivos na soleira das portas e na carroceria, rodas diamantadas e com detalhes em preto brilhante também embalam a edição. O sistema de som é o Composition Phone.

Ainda em 2017, a última série especial do Volkswagen Up!, a Pepper. Como o nome sugere, recebe capas dos retrovisores na cor vermelha (que vira preta nos carros vermelhos), teto, spoiler e saias laterais escurecidos, adesivos com os nomes da edição e rodas diamantadas. Dentro, detalhes no acabamento também em vermelho.

VW up! Cross 1.0 TSI modelo 2018 laranja de frente em movimento no asfalto
VW Cross up!, versão aventureira do compacto Foto: Foto: Volkswagen/Divulgação

9 – Manutenção do Volkswagen Up!

Como todo Volkswagen, o UP! tem fama de mecânica simples e facilidade de peças. Contudo, o motor TSI exige cuidados e respeito às especificações de lubrificante e de manutenção. Confira os preços de algumas peças e componentes do Volkswagen Up! TSI:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 120 a R$ 230
  • Jogo com três velas de ignição: de R$ 100 a R$ 200
  • Bomba de combustível: de R$ 450 a R$ 600
  • Kit troca de óleo (4 litros 5W40 + filtro): de R$ 240 a R$ 370
  • Amortecedor traseiro: de R$ 470 a R$ 700 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 890
  • Farol direito: de R$ 460 a R$ 800

10 - Principais problemas do hatch compacto

Em 2017, muitos donos de Volkswagen Up! TSI procuraram as concessionárias da marca com problemas no conjunto mecânico. Falhas no funcionamento, “motor batendo” e luz da injeção acesa constantemente, eram os relatos mais comuns.

Trocas precoces de bandejas da suspensão e da bomba de combustível também são recorrentes em fóruns com proprietários em ocorrências registradas no site do Reclame Aqui. Fique atento também ao excesso de trepidação nos pedais do freio e da embreagem do Volkswagen Up!.

VW up! Speed 1.0 TSI modelo 2015 branco e azul roda de liga leve 15 polegadas estático no asfalto
Versão Speed vem equipada com rodas de liga leve de 15 polegadas Foto: Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press

O pequeno VW passou por algumas campanhas de recall; A primeira, para troca do software da seta de direção em unidades produzidas em 2013. Depois vieram substituição da tampa do tanque de combustível em carros feitos entre 2014 e 2015; troca do airbag do passageiro em Volkswagen Up! feitos em 2015 e 2016; substituição do alternador em modelos fabricados em 2016 e 2017; substituição do airbag do motorista de hatches produzidos em 2016 e 2017; e troca das porcas dos pivôs da suspensão em carros feitos de 2017 a 2018.

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