Os modelos aventureiros fizeram a cabeça de muita gente antes do estabelecimento dos SUVs no mundo automotivo. Diversas marcas criaram versões “pseudo off-road” de modelos. No caso do Renault Sandero, a opção Stepway ganhou tanta força que se tornou “independente” no portfólio da marca francesa.
Atualmente, o Renault Sandero zero km só existe como Stepway, em três versões de acabamento. Mas no mercado de seminovos e usados há muitas opções do hatch aventureiro, de diferentes anos, e sempre com o apelo de bom espaço interno, robustez e manutenção tranquila. Confira agora 10 fatos sobre o Renault Sandero Stepway.
1 - Trajetória do Renault Sandero
O Renault Sandero foi apresentado pela Dacia, divisão romena da Renault, no Salão de Frankfurt de 2007 e meses depois foi lançado no Brasil com o losango da marca francesa. Derivado do Logan, aqui ficou posicionado acima do Clio e logo se destacou pelo espaço interno maior do que os hatches compactos da época.
Porém, seus principais rivais eram os chamados hatches altinhos – subsegmento que ganhou recentemente novo ânimo com o novo Citroën C3, lançado em 2022. No fim daqueles anos 2000, contudo, o Renault Sandero tinha como rivais diretos o Volkswagen Fox e o Chevrolet Agile.
Não tardou muito para ter uma versão aventureira. Em setembro de 2008, surgiu o Renault Sandero Stepway para ser o topo de linha e com a mesma estratégia dos demais hatches com tal proposta: visual incrementado com muitas molduras, suspensão elevada e pneus de uso misto.
Após melhorias em motores, novidades de equipamentos e séries limitadas, em 2011, o hatch foi reestilizado, adotou o motor 1.6 8V no lugar do 16V e, no ano seguinte, começou a oferecer câmbio automático como opcional. Em 2014, já como linha 2015, o Renault Sandero ganhou sua segunda geração e trocou a plataforma Dacia B0 pela M0.
Em 2016, a Renault trocou os motores do Sandero pela nova família de propulsores SCe, e o Stepway manteve-se apenas com o 1.6. Em 2019, a remodelação da linha trouxe a reboque o câmbio CVT, quatro airbags de série e o modelo aventureiro ganhou “independência”, vendido como um outro produto.
Até que, em 2022, o Stepway assume as rédeas da linha Renault Sandero no país. O aventureiro passou a ter uma variante 1.0 e tornou-se a única opção do hatch disponível para venda no mercado.
2 – Um projeto brasileiro
Um fato interessante sobre o Renault Sandero é que ele foi pensado para o Brasil. O compacto foi desenvolvido no Technocentre da fabricante, nos arredores de Paris, França, com a participação dos centros de engenharia do Brasil e Romênia. A ideia era aproveitar a base do Logan para fazer um hatch de baixo custo e bom espaço interno.
Além disso, o hatch foi apresentado em Frankfurt em setembro de 2007, mas a estreia para valer do Sandero foi no Brasil, em dezembro daquele ano. Com isso, carrega o título de primeiro modelo da Renault a ser lançado antes da Europa na história – o carro só chegou ao Velho Continente, como Dacia, em março de 2008.
3 - O aventureiro Sandero Stepway
Menos de um ano após a estreia do Sandero no Brasil, a Renault lançou a configuração Stepway. Assim como os rivais VW CrossFox, Citroën C3 XTR e Ford Fiesta Trail, abusava dos apliques no desenho.
Entre os itens, faróis e lanternas com lentes escurecidas, quebra-mato e faróis de neblina no para-choque integrado cinza escuro, grade dianteira exclusiva, molduras nos para-lamas, estribos, rack de teto, ponteira cromada, rodas de liga leve aro 16 polegadas e inscrição Stepway nas portas dianteiras.
Este primeiro Renault Sandero Stepway também podia receber “tatuagens”. As concessionárias da marca aplicavam gratuitamente, na coluna traseira e na tampa do porta-malas do hatch, adesivos de diferentes temas: eletronic, sport, GPS, flower, tattoo e street.
Dentro, muitos detalhes plásticos em cinza, painel de instrumentos com grafismos diferentes e revestimento de couro. Na parte mecânica, suspensão elevada em 4cm e com amortecedores com calibragem diferente. Os pneus de uso misto agregam mais 1cm na altura.
A partir de 2010, o Sandero Stepway passou a ser o único da gama do hatch da Renault a usar o motor 1.6 16V do seu lançamento – as demais opções permaneceram com o 1.0 e o 1.6 8V. Após a reestilização de 2011, no ano seguinte o compacto aventureiro começou a usar o 1.6 8V e a ter câmbio automático de quatro marchas como opcional.
4 - Segunda geração do Sandero Stepway
Em novembro de 2014, dois meses antes da chegada da segunda geração do Sandero, foi lançado o novo Stepway, já como linha 2015. Com motor 1.6 8V e opção de caixa automatizada Easy’R (a ser evitada), o modelo prometia ainda mais robustez, com vão livre do solo de 19cm – 4cm a mais que as versões civis do compacto feito em São José dos Pinhais (PR).
A receita seguia a mesma. Design diferenciado com molduras escurecidas e de plástico espalhadas pela carroceria, suspensão elevada e reforçada (molas e amortecedores mais rígidos e bitolas maiores) e pneus de uso misto, além de uma lista de equipamentos mais recheada para justificar sua posição de topo de linha.
5 – Modelo ganhou vida própria
Curiosamente, apesar de ser o mais caro dos Renault Sandero, o Stepway se consolidou como a segunda configuração mais vendida do hatch – 30% do mix. O que incentivou a montadora, na remodelação de 2019, a promover o aventureiro como um produto à parte da família, sem o nome Sandero.
Depois, a partir de 2022, coube ao Stepway cuidar da casa sozinho. A Renault encerrou a produção do Sandero e ficou só com o aventureiro. Para manter o carro competitivo, criou uma opção com motor 1.0, que hoje equipa a versão de entrada Zen, por R$ 83.990. A Zen 1.6, por sua vez, parte de R$ 105.690, enquanto a Iconic 1.6 com câmbio CVT custa inacreditáveis R$ 117.690.
6 – E como é o desempenho do hatch?
Vamos focar na atual geração do Renault Sandero Stepway, que experimentou duas opções de motores 1.6. Com o oito válvulas Hi-Torque, as acelerações são garantidas pelos 106cv com etanol e 98cv, com gasolina, suficientes para mover o hatch aventureiro. Aceleração até os 100km/h fica na casa dos 11 segundos.
Apesar do rodar áspero, o carro se mostra esperto nas retomadas e em situações de subida. Sabendo trabalhar bem o câmbio manual de cinco marchas, se tem bastante força do motor já na faixa das 2.500rpm.
Em 2016, entrou em cena o motor da família SCe. O 1.6 16V se revela com rodar mais suave, confortável e econômico no Sandero Stepway. O consumo urbano de 8,5km/l com etanol e de quase 13km/l com gasolina se deve em parte ao conjunto leve e com peças de menor atrito.
Os 118cv (e)/115cv (g) também proporcionam acelerações melhores. Com o SCe, o Renault Sandero Stepway precisa de pouco mais de 10 segundos para cumprir o 0 a 100km/h. Só não espere a mesma virilidade nas retomadas, já que, como quase todo motor multiválvulas, o torque de 16kgfm se apresenta mesmo em altos giros.
Uma grata novidade na remodelação de 2019 foi a chegada do câmbio automático do tipo CVT à linha Sandero Stepway. Com seis marchas simuladas, agrega conforto à gama do compacto e se mostra a melhor solução para o aventureiro frente às transmissões anteriores – de quatro marchas e automatizada Easy’R.
7 - Espaço interno e conforto
Sempre foi um dos destaques do Sandero. Feito sobre a base do Logan, que já se destacava pela distância entre-eixos de carro médio, o hatch e sua versão Stepway oferecem bom espaço para pernas e cabeças da maioria dos ocupantes.
Na frente, a posição de dirigir não é das melhores, mas o motorista e carona ficam bem à vontade. O banco traseiro comporta dois adultos e uma criança sem maiores complicações. Já a suspensão do Stepway e sua distância maior do solo fazem a cabine sacolejar mais nos buracos.
O Sandero Stepway ainda oferece porta-malas de 320 litros, condizente com o segmento de hatches compactos. Só não espere muito do acabamento interno, que até melhorou em relação à primeira geração, mas que continua sendo o calcanhar-de-Aquiles da linha. O isolamento acústico também é ruim.
8 – Uma boa safra do hatch aventureiro
Vamos de Renault Sandero Stepway 2015, já na segunda geração do aventureiro. O modelo tem preços entre R$ 35 mil e R$ 41 mil nos principais sites de compra e venda de veículos (novembro de 2023), com motor 1.6 8V e câmbio manual de cinco marchas – as versões com o Easy’R são mais desvalorizadas.
Entre os equipamentos de segurança, só os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS, além de sensor de ré. No conforto, ar-condicionado automático, multimídia com GPS nativo, Bluetooth e tomada USB, trio elétrico, banco traseiro rebatível e bipartido e controle de cruzeiro. O Stepway ainda tem capô sustentado por amortecedores a gás e é possível encontrar exemplares com banco de couro – opcional à época.
9 – Uma ideia sobre a manutenção do hatch
Projeto considerado de baixo custo, o Sandero e o Stepway, assim como o Logan, sempre tiveram apelo no pós-venda mais acessível. Peças internas e externas têm preços razoáveis.
Confira os valores de alguns componentes do Renault Sandero Stepway 2015 com motor 1.6 8V:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 100
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 80 a R$ 120
- Bomba de combustível: de R$ 370 a R$ 500
- Kit troca de óleo (4 litros 10W40 + filtro): de R$ 180 a R$ 300
- Amortecedor traseiro: de R$ 200 a R$ 400
- Para-choque traseiro: de R$ 380 a R$ 550
- Farol direito: de R$ 470 a R$ 670
10 – Os principais problemas do Sandero Stepway
Um dos problemas mais comuns em relação ao Renault Sandero Stepway diz respeito à embreagem. São muitos os relatos de donos do hatch aventureiro de barulhos e vibrações excessivas no pedal. Há queixas de consertos no sistema em carros com menos de 30 mil quilômetros.
A parte de freios também tem defeitos que parecem comuns. Um deles se refere ao desgaste precoce e desigual das pastilhas, que não aguentam nem 10 mil quilômetros rodados. Fique atento ainda a vazamentos de óleo lubrificante e a problemas no ar-condicionado, que costuma parar de funcionar.
O Renault Sandero Stepway também foi convocado para uma série de recalls, confira:
- para fixação do tubo de combustível em unidades de modelos 2013
- para troca do airbag do motorista em carros produzidos em 2014
- para verificação da caixa de direção em Renault Sandero Stepway feitos em 2015
- para substituição dos parafusos de fixação do eixo traseiro em veículos fabricados em 2016
- para troca da mangueira de direção em unidades montadas em 2016
- para correção do sistema de lubrificação em unidades 2019 e 2020
- para conserto do cilindro da ignição em automóveis ano 2020
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e DailyMotion: lançamentos, testes e dicas