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Renault Sandero Stepway: 10 fatos a saber antes da compra do usado

Versão aventureira ganhou vida própria e, atualmente, é a única opção do hatch, mas tem forte apelo no mercado de usados

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Com boa altura em relação ao solo, Sandero Stepway encara estradas de terra com desenvoltura
Com boa altura em relação ao solo, Sandero Stepway encara estradas de terra com desenvoltura Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Os modelos aventureiros fizeram a cabeça de muita gente antes do estabelecimento dos SUVs no mundo automotivo. Diversas marcas criaram versões “pseudo off-road” de modelos. No caso do Renault Sandero, a opção Stepway ganhou tanta força que se tornou “independente” no portfólio da marca francesa.

Atualmente, o Renault Sandero zero km só existe como Stepway, em três versões de acabamento. Mas no mercado de seminovos e usados há muitas opções do hatch aventureiro, de diferentes anos, e sempre com o apelo de bom espaço interno, robustez e manutenção tranquila. Confira agora 10 fatos sobre o Renault Sandero Stepway.

Renault Sandero Stepway 1.6 8v modelo 2015 branco de frente lateral em movimento na terra
A segunda geração do Sandero Stepway trouxe modificações de estilo Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

1 - Trajetória do Renault Sandero

O Renault Sandero foi apresentado pela Dacia, divisão romena da Renault, no Salão de Frankfurt de 2007 e meses depois foi lançado no Brasil com o losango da marca francesa. Derivado do Logan, aqui ficou posicionado acima do Clio e logo se destacou pelo espaço interno maior do que os hatches compactos da época.

Porém, seus principais rivais eram os chamados hatches altinhos – subsegmento que ganhou recentemente novo ânimo com o novo Citroën C3, lançado em 2022. No fim daqueles anos 2000, contudo, o Renault Sandero tinha como rivais diretos o Volkswagen Fox e o Chevrolet Agile.

Não tardou muito para ter uma versão aventureira. Em setembro de 2008, surgiu o Renault Sandero Stepway para ser o topo de linha e com a mesma estratégia dos demais hatches com tal proposta: visual incrementado com muitas molduras, suspensão elevada e pneus de uso misto.

Após melhorias em motores, novidades de equipamentos e séries limitadas, em 2011, o hatch foi reestilizado, adotou o motor 1.6 8V no lugar do 16V e, no ano seguinte, começou a oferecer câmbio automático como opcional. Em 2014, já como linha 2015, o Renault Sandero ganhou sua segunda geração e trocou a plataforma Dacia B0 pela M0.

Em 2016, a Renault trocou os motores do Sandero pela nova família de propulsores SCe, e o Stepway manteve-se apenas com o 1.6. Em 2019, a remodelação da linha trouxe a reboque o câmbio CVT, quatro airbags de série e o modelo aventureiro ganhou “independência”, vendido como um outro produto.

Até que, em 2022, o Stepway assume as rédeas da linha Renault Sandero no país. O aventureiro passou a ter uma variante 1.0 e tornou-se a única opção do hatch disponível para venda no mercado.

Renault Sandero Stepway 1.6 8v modelo 2015 branco lateral em movimento na terra
Modelo produzido em São José dos Pinhais (PR) depois passou a ser chamado apenas de Stepway Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

2 – Um projeto brasileiro

Um fato interessante sobre o Renault Sandero é que ele foi pensado para o Brasil. O compacto foi desenvolvido no Technocentre da fabricante, nos arredores de Paris, França, com a participação dos centros de engenharia do Brasil e Romênia. A ideia era aproveitar a base do Logan para fazer um hatch de baixo custo e bom espaço interno.

Além disso, o hatch foi apresentado em Frankfurt em setembro de 2007, mas a estreia para valer do Sandero foi no Brasil, em dezembro daquele ano. Com isso, carrega o título de primeiro modelo da Renault a ser lançado antes da Europa na história – o carro só chegou ao Velho Continente, como Dacia, em março de 2008.

3 - O aventureiro Sandero Stepway

Menos de um ano após a estreia do Sandero no Brasil, a Renault lançou a configuração Stepway. Assim como os rivais VW CrossFox, Citroën C3 XTR e Ford Fiesta Trail, abusava dos apliques no desenho.

Entre os itens, faróis e lanternas com lentes escurecidas, quebra-mato e faróis de neblina no para-choque integrado cinza escuro, grade dianteira exclusiva, molduras nos para-lamas, estribos, rack de teto, ponteira cromada, rodas de liga leve aro 16 polegadas e inscrição Stepway nas portas dianteiras.

Este primeiro Renault Sandero Stepway também podia receber “tatuagens”. As concessionárias da marca aplicavam gratuitamente, na coluna traseira e na tampa do porta-malas do hatch, adesivos de diferentes temas: eletronic, sport, GPS, flower, tattoo e street.

Renault Sandero Stepway 1.6 8v modelo 2015 branco de traseira estático na terra
O hatch aventureiro tem as suspensões elevadas Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Dentro, muitos detalhes plásticos em cinza, painel de instrumentos com grafismos diferentes e revestimento de couro. Na parte mecânica, suspensão elevada em 4cm e com amortecedores com calibragem diferente. Os pneus de uso misto agregam mais 1cm na altura.

A partir de 2010, o Sandero Stepway passou a ser o único da gama do hatch da Renault a usar o motor 1.6 16V do seu lançamento – as demais opções permaneceram com o 1.0 e o 1.6 8V. Após a reestilização de 2011, no ano seguinte o compacto aventureiro começou a usar o 1.6 8V e a ter câmbio automático de quatro marchas como opcional.

4 - Segunda geração do Sandero Stepway

Em novembro de 2014, dois meses antes da chegada da segunda geração do Sandero, foi lançado o novo Stepway, já como linha 2015. Com motor 1.6 8V e opção de caixa automatizada Easy’R (a ser evitada), o modelo prometia ainda mais robustez, com vão livre do solo de 19cm – 4cm a mais que as versões civis do compacto feito em São José dos Pinhais (PR).

A receita seguia a mesma. Design diferenciado com molduras escurecidas e de plástico espalhadas pela carroceria, suspensão elevada e reforçada (molas e amortecedores mais rígidos e bitolas maiores) e pneus de uso misto, além de uma lista de equipamentos mais recheada para justificar sua posição de topo de linha.

Renault Sandero Stepway 1.6 8v modelo 2015 branco interior painel bancos estático na terra
Plástico rígido predomina no acabamento interno Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press
 

5 – Modelo ganhou vida própria

Curiosamente, apesar de ser o mais caro dos Renault Sandero, o Stepway se consolidou como a segunda configuração mais vendida do hatch – 30% do mix. O que incentivou a montadora, na remodelação de 2019, a promover o aventureiro como um produto à parte da família, sem o nome Sandero.

Depois, a partir de 2022, coube ao Stepway cuidar da casa sozinho. A Renault encerrou a produção do Sandero e ficou só com o aventureiro. Para manter o carro competitivo, criou uma opção com motor 1.0, que hoje equipa a versão de entrada Zen, por R$ 83.990. A Zen 1.6, por sua vez, parte de R$ 105.690, enquanto a Iconic 1.6 com câmbio CVT custa inacreditáveis R$ 117.690.

6 – E como é o desempenho do hatch?

Vamos focar na atual geração do Renault Sandero Stepway, que experimentou duas opções de motores 1.6. Com o oito válvulas Hi-Torque, as acelerações são garantidas pelos 106cv com etanol e 98cv, com gasolina, suficientes para mover o hatch aventureiro. Aceleração até os 100km/h fica na casa dos 11 segundos.

Apesar do rodar áspero, o carro se mostra esperto nas retomadas e em situações de subida. Sabendo trabalhar bem o câmbio manual de cinco marchas, se tem bastante força do motor já na faixa das 2.500rpm.

Em 2016, entrou em cena o motor da família SCe. O 1.6 16V se revela com rodar mais suave, confortável e econômico no Sandero Stepway. O consumo urbano de 8,5km/l com etanol e de quase 13km/l com gasolina se deve em parte ao conjunto leve e com peças de menor atrito.

Renault Sandero Stepway 1.6 8v modelo 2015 branco cofre do motor estático na terra
O motor 1.6 Hi-Torque tem funcionamento áspero, mas garante desempenho justo Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Os 118cv (e)/115cv (g) também proporcionam acelerações melhores. Com o SCe, o Renault Sandero Stepway precisa de pouco mais de 10 segundos para cumprir o 0 a 100km/h. Só não espere a mesma virilidade nas retomadas, já que, como quase todo motor multiválvulas, o torque de 16kgfm se apresenta mesmo em altos giros.

Uma grata novidade na remodelação de 2019 foi a chegada do câmbio automático do tipo CVT à linha Sandero Stepway. Com seis marchas simuladas, agrega conforto à gama do compacto e se mostra a melhor solução para o aventureiro frente às transmissões anteriores – de quatro marchas e automatizada Easy’R.

7 - Espaço interno e conforto

Sempre foi um dos destaques do Sandero. Feito sobre a base do Logan, que já se destacava pela distância entre-eixos de carro médio, o hatch e sua versão Stepway oferecem bom espaço para pernas e cabeças da maioria dos ocupantes.

Na frente, a posição de dirigir não é das melhores, mas o motorista e carona ficam bem à vontade. O banco traseiro comporta dois adultos e uma criança sem maiores complicações. Já a suspensão do Stepway e sua distância maior do solo fazem a cabine sacolejar mais nos buracos.

O Sandero Stepway ainda oferece porta-malas de 320 litros, condizente com o segmento de hatches compactos. Só não espere muito do acabamento interno, que até melhorou em relação à primeira geração, mas que continua sendo o calcanhar-de-Aquiles da linha. O isolamento acústico também é ruim.

Renault Sandero Stepway 1.6 8V modelo 2015 branco interior banco traseiro estático na terra
O espaço no banco traseiro é bom e proporciona conforto para dois Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

8 – Uma boa safra do hatch aventureiro

Vamos de Renault Sandero Stepway 2015, já na segunda geração do aventureiro. O modelo tem preços entre R$ 35 mil e R$ 41 mil nos principais sites de compra e venda de veículos (novembro de 2023), com motor 1.6 8V e câmbio manual de cinco marchas – as versões com o Easy’R são mais desvalorizadas.

Entre os equipamentos de segurança, só os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS, além de sensor de ré. No conforto, ar-condicionado automático, multimídia com GPS nativo, Bluetooth e tomada USB, trio elétrico, banco traseiro rebatível e bipartido e controle de cruzeiro. O Stepway ainda tem capô sustentado por amortecedores a gás e é possível encontrar exemplares com banco de couro – opcional à época.

9 – Uma ideia sobre a manutenção do hatch

Projeto considerado de baixo custo, o Sandero e o Stepway, assim como o Logan, sempre tiveram apelo no pós-venda mais acessível. Peças internas e externas têm preços razoáveis.

Confira os valores de alguns componentes do Renault Sandero Stepway 2015 com motor 1.6 8V:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 100
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 80 a R$ 120
  • Bomba de combustível: de R$ 370 a R$ 500
  • Kit troca de óleo (4 litros 10W40 + filtro): de R$ 180 a R$ 300
  • Amortecedor traseiro: de R$ 200 a R$ 400
  • Para-choque traseiro: de R$ 380 a R$ 550
  • Farol direito: de R$ 470 a R$ 670

10 – Os principais problemas do Sandero Stepway

Um dos problemas mais comuns em relação ao Renault Sandero Stepway diz respeito à embreagem. São muitos os relatos de donos do hatch aventureiro de barulhos e vibrações excessivas no pedal. Há queixas de consertos no sistema em carros com menos de 30 mil quilômetros.

A parte de freios também tem defeitos que parecem comuns. Um deles se refere ao desgaste precoce e desigual das pastilhas, que não aguentam nem 10 mil quilômetros rodados. Fique atento ainda a vazamentos de óleo lubrificante e a problemas no ar-condicionado, que costuma parar de funcionar.

Renault Sandero Stepway 1.6 8v modelo 2015 branco porta-malas estático na terra
Porta-malas tem capacidade de 320 litros, compatível com o segmento Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

O Renault Sandero Stepway também foi convocado para uma série de recalls, confira:

  • para fixação do tubo de combustível em unidades de modelos 2013
  • para troca do airbag do motorista em carros produzidos em 2014
  • para verificação da caixa de direção em Renault Sandero Stepway feitos em 2015
  • para substituição dos parafusos de fixação do eixo traseiro em veículos fabricados em 2016
  • para troca da mangueira de direção em unidades montadas em 2016
  • para correção do sistema de lubrificação em unidades 2019 e 2020
  • para conserto do cilindro da ignição em automóveis ano 2020

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