Para muita gente, ter uma picape é símbolo de status. Para outros, é funcionalidade ou fonte de renda. Essa versatilidade pode ser encontrada no mercado de veículos usados e uma boa opção é a Ford Ranger no modelo 2015.
Feita na Argentina, a picape média em sua segunda geração local – e a terceira global – consegue conciliar melhor conforto e robustez. Destacamos agora nove fatos sobre a Ford Ranger 2015.
1 – Como foi a trajetória da Ford Ranger?
A primeira encarnação da Ford Ranger começou nos Estados Unidos, em 1984. Com a abertura do mercado brasileiro nos anos 1990, a picape foi vendida por aqui a partir de 1994, já como geração 2, e logo depois passou a ser produzida na Argentina.
A segunda geração da Ford Ranger só surgiu no Mercosul em 2012. Importada com motores 2.5 flex e 3.2 turbodiesel – além de uma configuração para frotistas com o 2.2 turbodiesel –, e com opções cabine simples e dupla, a picape média cresceu pro dentro e por fora.
Em 2014, já como linha 2015, a Ford Ranger ganhou a versão Sport cabine simples com motor flex. A gama 2017, contudo, deixou de ter cabine simples, passou por reestilização, ganhou assistência elétrica na direção, além de garantia de cinco anos, contra três anteriores.
Em 2019, a Ford Ranger ganhou nova atualização no design e passou a ser vendida apenas com motores turbodiesel. E, nos anos seguintes, estreou versões com apelo esportivo ou aventureiro, como Storm, Black e FX4. Em 2023, a marca estadunidense lançou a terceira geração de sua picape média no Mercosul.
2 – Um pouco sobre o desempenho da picape média
Vamos focar nas Ford Ranger 2015. E aproveitar que naquela época ainda existiam opções com motor flex, abandonadas pelo segmento de picapes médias entre o fim da década de 2010 e início da de 2020.
A Ford Ranger 2015 com motor 2.5 flex da família Duratec gera 173cv com etanol e 168cv, com gasolina. O suficiente para mover a picape de aproximadamente 1.800kg.
Com câmbio manual, aproveita-se melhor a robustez da Ford Ranger. O 0 a 100km/h é feito em satisfatórios 12,5 segundos, mas é preciso reduzir bem nas marchas para otimizar retomadas, já que o torque de 24,7kgfm (e)/24kgfm (g) só se apresenta a 4.250rpm.
As opções turbodiesel, obviamente, são mais fortes. O motor 3.2 da linha Puma gera 200cv, o que tornou a Ford Ranger 2015 como uma das mais potentes do segmento de médias à época.
Porém, com câmbio automático, tração 4x4 e mais equipamentos, obviamente essas versões da picape são mais pesadas: 2.200kg. Desta forma, o desempenho pouco muda, com 0 a 100km/h em 11,6 segundos.
Mesmo assim, a Ford Ranger 2015 a diesel impressiona pela agilidade. A transmissão automática de seis marchas faz mudanças suaves e rápidas e as ultrapassagens são garantidas pelo torque de 47,9kgfm disponível a 1.750 rotações.
3 – Capacidades que impressionam
A Ford Ranger sempre se caracterizou por ser boa para a labuta. Mesmo nas configurações cabine dupla, a caçamba leva 1.180 litros.
Além disso, é pedida para o transporte. Especialmente as opções flex com tração traseira e câmbio manual, com capacidade de carregar até 1.341kg. Já nas Ford Ranger a diesel automáticas, a carga útil fica na casa de uma tonelada.
4 - Espaço e conforto
A segunda geração da Ford Ranger melhorou muito neste quesito. Os bancos dianteiros oferecem bons apoios laterais e o motorista tem posição elevada e ereta ao dirigir, além de visualização eficiente dos instrumentos e nas laterais.
No banco traseiro, o vão para pernas e joelhos é melhor do que na primeira geração da picape, mas os encostos ainda são muito retos e cansam as costas facilmente. O túnel da transmissão no assoalho ainda atrapalha o passageiro que vai no assento central.
O acabamento da Ford Ranger deixa a desejar. Os plásticos usados são daqueles que a Ford adora, que riscam com facilidade e aparentam má qualidade. As versões com revestimentos em couro, porém, melhoram bastante o ambiente.
5 - Suspensão e dinâmica
O comportamento da suspensão da Ford Ranger é competente em trechos asfaltados e nas rodovias. Com a direção direta, a Ford Ranger se comporta bem em velocidades mais altas.
Mas não se esqueça que é uma picape média feita sobre longarinas. A carroceria tende a oscilar nas curvas e nos buracos, e em trechos off-road, a Ford Ranger é desengonçada como a maioria de suas rivais da época.
6 - Dica de versão mais simples da Ford Ranger 2015
Para quem quer uma picape média cabine dupla a um preço razoável, a opção é a Ford Ranger 2015 na versão XLS com motor 2.5 flex e câmbio manual. Tem preços entre R$ 75 mil e R$ 85 mil, mas a lista de equipamentos é básica.
Na segurança, só airbags frontais e freios com ABS e EBD exigidos por lei, além de alarme e assistente de chamada de emergência. No mais, ar-condicionado, trio elétrico, som com USB, Bluetooth e CD Player, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, ajuste de altura do volante, faróis de neblina e rodas de liga leve
7 - Dica de versão completa da picape Ford
Para quem quer uma picape recheada e está disposto a gastar mais, aí a sugestão é a Ford Ranger 2015 Limited turbodiesel. Com tração 4x4 e caixa automática, custa de R$ 110 mil a R$ 125 mil.
Tem bem mais equipamentos que a XLS. Na segurança, adicione airbags laterais e do tipo cortina, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, controle de descida, retrovisor eletrocrômico, sensor de ré e regulagem de altura dos faróis.
No conforto, oferece ajustes elétricos para o banco do motorista, ar-condicionado automático bizona, central multimídia com GPS, revestimento em couro e sensores de luminosidade e de chuva.
8 – Uma noção sobre os custos de manutenção
Qualquer picape deste porte vai ter um custo de manutenção e de peças maior. Então, lembre-se que manter a Ford Ranger não é como manter um Ford Ka.
Confira os preços de alguns componentes da Ford Ranger 2015 nas variantes turbodiesel automáticas:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 170 a R$ 250
- Bomba de combustível: de R$ 1.400 a R$ 2 mil
- Kit troca de óleo (10 litros 5W30 + filtro): de R$ 550 a R$ 800
- Amortecedor traseiro: de R$ 720 a R$ 900 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 1.200 a R$ 1.600
- Farol direito: de R$ 300 a R$ 550
9 - Principais problemas da Ford Ranger
Muitos donos da Ford Ranger 2015 – e da segunda geração em geral – reclamam de problemas no câmbio automático. Excesso de trepidação e de trancos, e até casos de modelos que “desengrenam” são comuns em relatos na internet. O câmbio manual das versões flex também é fonte de queixas.
Tem ainda relatos de motor que trava nos 100 mil quilômetros e mangueiras que se ressecam rapidamente. Fique atento ainda à parte elétrica, especialmente nos comandos dos vidros, e aos freios.
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