Nos anos 1990 e 2000, a Audi foi alçada à marca de luxo no Brasil por Ayrton Senna e sua família. Logo, o Audi A3 tornou-se símbolo de status para uma classe média emergente e passou a ser feito no Brasil, na primeira fábrica da montadora alemã (parte do Grupo VW) no país.
O início da produção, inclusive, completa 25 anos neste 2024, mas desde 2006 o modelo passou a ser importado. Mesmo assim, continua como um dos principais modelos da marca das argolas no país. Tanto que o Audi A3 tem várias boas opções no mercado de usados, em especial a linha 2015.
Nesta terceira geração, o hatch foi aprimorado, ganhou novas opções de motor e melhorou (ainda mais) dinamicamente. Veja agora 10 fatos sobre o Audi A3 2015.
1 – A trajetória de um hatch de respeito
Vamos às origens do Audi A3. O projeto do hatch nasceu em 1993 e o modelo foi lançado mundialmente em 1996. O desenvolvimento ficou a cargo de Peter Schreyer, o famoso design alemão, que atualmente assina os carros da Kia Motors.
Naquele mesmo ano, o Audi A3 passou a ser vendido no Brasil pela Senna Imports. Três anos mais tarde, ganhou cidadania brasileira ao ser produzido em São José dos Pinhais (PR), na fábrica compartilhada entre a Audi e a Volkswagen.
A produção no Paraná durou até 2006, quando um novo Audi A3 voltou a ser importado. Sete anos depois, foi lançada a terceira geração do hatch médio, com motores 1.4 e 1.8 turbo, e nas configurações duas e quatro portas.
O modelo quatro portas, mais conhecido por Sportback, passou a ser a única opção de carroceria da linha após 2014. Em 2021, a Audi mudou de novo o A3, que entrou em sua quarta geração.
2 – Um Golf de luxo?
Desde o seu surgimento, o Audi A3 usa a mesma plataforma do VW Golf. Para muitos, o modelo da Audi é uma espécie de derivação esportiva e mais requintada do famoso hatch da Volkswagen.
Na primeira geração, a propósito, o Audi A3 e o Golf IV eram feitos sobre a arquitetura PQ34, usada por um sem número de carros da VW, Skoda e Seat. Alguns desses modelos são bem conhecidos por nós, como os VW Bora e New Beetle e o Audi TT.
3 - A terceira geração
A fabricante alemã deu um upgrade e tanto no novo Audi A3 lançado em 2013. Além da versátil arquitetura MQB – que serve a um monte de modelos do grupo alemão –, o hatch ganhou ainda mais refino em sua construção.
Tampa do motor, para-lamas, parte dos para-choques e a subestrutura do eixo dianteiro são de alumínio. Desta forma, o Audi A3 Sportback ficou 90kg mais leve (1.300kg no total) que a segunda geração, apesar de ter crescido 5cm na distância entre-eixos (2,63m ao todo).
4 - Desempenho do Audi A3 2015
Tamanha evolução se reflete ao volante. O Audi A3 2015 é um daqueles carros que dão realmente prazer ao dirigir, independentemente da motorização. A dinâmica apurada se mostra na precisão com que o hatch encara curvas.
A suspensão independente multibraço na traseira e a direção precisa e direta contribuem para um automóvel grudado no chão e obediente a cada mexida no volante. Os freios a disco nas quatro rodas são bem dimensionados e seguram o Audi A3 de forma equilibrada.
Nas acelerações, o motor 1.4 turbo TFSI, conhecido de outros modelos da VW e Audi, entrega desempenho condizente. Não é um bólido, mas os 122cv e o 0 a 100km/h na faixa dos 9 segundos agradam bastante.
Com o 1.8, a pimenta fica um pouco mais ardida. São 180cv extraídos do motor turbo EA811. As respostas são rápidas e o ponteiro alcança os 100km/h depois de sair da inércia em pouco mais de 7 segundos. Já o motor enche bravo nas 1.200rpm, com os 25kgfm de torque plenos para garantir ultrapassagens convictas.
5 - Com câmbio S-tronic…
Muito desta vontade do Audi A3 2015 se deve ao queridinho câmbio S-tronic. A caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas é famosa por sua agilidade, e no hatchback não é diferente. Os engates são ligeiros e sem vacilos nas acelerações.
6 - Tem versão esportiva também
Mas o carro ficou possuído mesmo com a chegada do modelo S3. A variante esportiva do Audi A3 leva motor 2.0 de 280cv e todo o acerto que merece nos freios, direção, suspensão e respostas do motor e da transmissão S-tronic. O endiabrado hot hatch acelera até 100km/h em 5 segundos!
7 - Tem sedã… e brasileiro
Essa terceira geração do Audi A3 originou uma inédita carroceria três-volumes, que aportou aqui em 2014, já como linha 2015. Logo, começou a vender mais que o hatch. Em novembro de 2015, a marca alemã passou a produzir o modelo em São José dos Pinhais (PR).
O Audi A3 Sedan 2015 usa os mesmos motores 1.4 e 1.8 turbo, e transmissão automatizada. Tem distância entre-eixos igual à do hatch, mas é 14cm maior no comprimento, totalizando 4,45m. O porta-malas, obviamente, também é superior: 425 litros contra 380 litros do hatch.
8 – A lista de equipamentos
De volta ao Audi A3 Sportback 2015, separamos duas dicas de versões principais. Na Attraction 1.4, que tem preços entre R$ 75 mil e R$ 80 mil, a lista de itens de segurança inclui seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, faróis de xenônio e Isofix.
Ar-condicionado, ajustes de altura e distância do volante, som com Bluetooth e tomada USB, rodas de liga leve são alguns dos equipamentos óbvios para um carro da marca. Porém, a Audi sempre trabalhou com pacotes de opcionais extensos.
No caso do Audi A3 2015 nesta opção Attraction 1.4, sensor de ré, teto panorâmico e piloto automático eram opcionais. Mas que estavam disponíveis de série na configuração Ambition 1.8.
Com preços entre R$ 90 mil e R$ 95 mil, a versão topo de linha agrega ainda ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina, ajustes elétricos para o banco do motorista, sensor crepuscular, revestimento em couro e o sistema de roda-livre.
9 – Uma ideia sobre os custos de manutenção
Falamos de um Audi e obviamente a manutenção não é igual a de um Volkswagen Polo – só para ficarmos no mesmo grupo automotivo. As peças são caras e a manutenção, principalmente do motor turbo e da caixa automatizada, exigem profissionais qualificados para o serviço.
Confira agora os preços de algumas peças do Audi A3 Sportback ano 2015 com motor 1.4 TFSI:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 240 a R$ 350
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 460 a R$ 520
- Bomba de combustível: de R$ 500 a R$ 650
- Kit troca de óleo (5 litros 5w40 + filtro): de R$ 350 a R$ 480
- Amortecedor traseiro: de R$ 700 a R$ 900 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 1.000 a R$ 1.500
- Farol direito: de R$ 2.500 a R$ 3.800 (xenon)
10 - Principais problemas do Audi A3
O Audi A3 2015 não está livre de problemas pontuais. Mas a atenção deve ser dedicada especialmente ao conjunto mecânico principal. O motor turbo requer manutenção especializada e troca de óleo com o produto correto. Qualquer lubrificante errado pode detonar itens como a turbina, por exemplo.
Veja também se o antigo dono mexeu na transmissão ou se ela emite ruídos metálicos durante a rodagem. A caixa de dupla embreagem é bastante tecnológica e há relatos de problemas. Se caiu nas mão erradas para conserto, vai ser fonte de dor de cabeça para o resto da vida. Observe também possíveis vazamento de óleo do cárter.
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