Tem gente que não aceita que ele seja classificado como SUV. Implicâncias à parte, é fato que o Peugeot 2008 é um crossover interessante. Com jeito de station wagon parruda e boa altura do solo, chegou para competir no segmento em que o Ford EcoSport dominava.
Pena que a Peugeot largou o 2008 nos últimos anos, tadinho. Mesmo assim, o modelo é boa opção de carro usado ou seminovo. Oferece boa dirigibilidade, tem desempenho acima da média do segmento e, ao contrário do que se diz, não é bomba. Veja agora 10 fatos sobre o Peugeot 2008.
1 – Trajetória do SUV compacto
O Peugeot 2008 deu o ar da graça mundialmente no Salão de Genebra de 2013 e, naquela época, já foi revelado que o carro ganharia cidadania brasileira. Feito em Porto Real (RJ), na fábrica da então PSA, e sobre a plataforma do primeiro 208, o SUV compacto foi lançado por aqui em abril de 2015.
Começou com os motores 1.6 aspirado ou turbo. O que mudou foi o câmbio automático. Em 2017, a transmissão de quatro marchas deu lugar à caixa Aisin de seis velocidades. As versões turbinadas só foram ganhar opção de câmbio automático em 2019.
Antes disso, naquele mesmo 2019, o Peugeot 2008 passou por sua primeira e única reestilização. Em dezembro de 2023, a Stellantis encerrou a produção da primeira geração do 2008, que ainda é encontrado em estoque e à venda nas versões THP, por R$ 129.990. Uma nova geração do crossover da Peugeot já está no forno para o Mercosul.
2 - No embalo do mercado
O Peugeot 2008 foi lançado no Brasil em meio a uma avalanche de SUVs compactos para perturbar a vida de Ford EcoSport e Renault Duster. No espaço de dois meses daquele 2015, surgiram também o Honda HR-V e o Jeep Renegade. No ano seguinte, foi a vez de Hyundai Creta e Nissan Kicks chegarem.
3 – Desempenho do Peugeot 2008
Como dito, o Peugeot 2008 foi vendido a vida inteira só com motor 1.6. Em relação ao aspirado, o manjado EC5 de 118cv com etanol e 115cv, com gasolina, tem aquele desempenho mais que conhecido. Boas acelerações, mas retomadas meio confusas, ainda mais nas versões com o câmbio AL4.
A transmissão de seis marchas, adotada depois de 2017, melhora muito a performance do Peugeot 2008. Mas não espere um 0 a 100km/h em menos de 12 segundos. Nem um consumo moderado. As médias em ciclo urbano com etanol ficam na casa dos 7km/l, e com gasolina, na faixa dos 9km/l.
As variantes turbo são bem mais divertidas. Os 173cv (etanol) e 165cv (gasolina) emprestam força suficiente em baixas e médias rotações. A transmissão de seis velocidades não é um primor no entrosamento com o motor THP, mas garante o 0 a 100km/h em menos de 9 segundos.
4 - Dirigibilidade e conforto
Apesar da altura e do porte parrudo, o Peugeot 2008 tem uma dinâmica até mais interessante que seu companheiro de plataforma, o primeiro 208. O SUV aponta bem nas curvas, a carroceria torce dentro do esperado e a suspensão por eixo de torção na traseira tem um acerto eficiente na estrada – apesar de não lidar bem com a buraqueira da cidade.
O espaço interno é o de sempre quando falamos de um compacto, ideal para quatro adultos e uma criança ali no meio do banco traseiro. A posição de dirigir elevada garante boa visibilidade do que se passa lá fora, além de ergonomia versátil, mas o conceito de i-Cockpit com o volante destacado para a frente faz com que o aro da direção cubra as informações do quadro de instrumentos.
O acabamento interno também merece elogios e o isolamento acústico funciona em boa parte do tempo. Já o porta-malas de 355 litros não permite extravagâncias na quantidade de bagagens na hora de viajar.
5 - Esqueceram de mim
O Peugeot 2008 chegou junto com outras novidades e nunca teve vida fácil no segmento. Para se ter ideia, no primeiro ano cheio de vendas, em 2016, foram apenas 10.692 unidades licenciadas, apenas a quinta colocação entre os SUVs compactos e atrás até de modelos mais caros, como Toyota SW4 e Hyundai Tucson.
A verdade é que o modelo jamais empolgou em termos comerciais. E a Peugeot meio que o largou de lado. Se não fossem as séries especiais, o carro nem seria lembrado nos últimos quatro anos.
Para se ter ideia, só na linha 2023 é que a fabricante francesa resolveu dar uma mexida na prateleira do Peugeot 2008. O crossover ganhou faróis com DRL de LEDs, controle de cruzeiro e central multimídia com conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, além de estrear uma versão de entrada Style.
Mesmo assim, em 2023, o Peugeot 2008 vendeu pífias 1.728 unidades. Foi o 30º SUV mais licenciado do mercado brasileiro em seu último ano de vida.
6 - Vem nova geração por aí
A boa notícia é que um novíssimo Peugeot 2008 já está sendo preparado. Ele usa a plataforma modular CMP, da segunda geração do 208, e será feito na mesma fábrica da Stellantis em El Palomar, na Argentina.
O crossover deve ser equipado com o motor turbo 1.0 GSE de origem FCA, que já é usado em carros da Fiat, da Citroën e no próprio 208. Nestes modelos, são 130cv com etanol e 125cv, com gasolina.
O Brasil, contudo, já conhece esta nova geração do Peugeot 2008 de uma forma diferente. Há dois anos a Peugeot começou a importar da França o e-2008, a variante puramente elétrica do crossover compacto.
7 - Boa safra do Peugeot 2008
Indicamos o Peugeot 2008 Griffe, ano 2020, com motor THP e câmbio automático. Nos principais sites de compra e venda de veículos tem preços entre R$ 79 mil e R$ 86 mil. Essa versão era a topo de linha à época.
Na parte de segurança, tem seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera e sensores de ré e Isofix. No conforto, itens mais triviais, como ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com espelhamento de celular, sensores de luminosidade e de chuva e trio elétrico. Completam a lista o teto panorâmico e as rodas de liga leve aro 16 polegadas.
8 - Muitas séries do compacto
O crossover da Peugeot experimentou muitas edições especiais ao longo dos anos no mercado brasileiro. Começou com a aventureira Crossway, em 2016, com motor 1.6 aspirado e caixa automática. Depois, essa série passou a ser versão de acabamento fixa, em 2017.
Também em 2017 surgiu a Style, baseada na configuração Allure. Em 2020, foi a vez da edição In Concert e, no ano seguinte, da Skywalker, com 310 unidades e vários elementos em referência à saga “Guerra nas Estrelas”. Em 2021, ainda teve a tiragem limitada Roadtrip.
9 – Uma ideia sobre manutenção
As versões turbinadas do Peugeot 2008 são as mais divertidas, mas também as mais dispendiosas na manutenção. O motor requer revisões periódicas e vários componentes são, em média, 40% mais caros do que nas opções aspiradas.
Veja agora os preços de algumas peças do Peugeot 2008 THP AT:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 280 a R$ 400
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 180 a R$ 310
- Bomba de combustível: de R$ 600 a R$ 1.000
- Kit troca de óleo (5 litros 5w30 + filtro): de R$ 380 a R$ 490
- Amortecedor traseiro: de R$ 300 a R$ 500 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 800 a R$ 1.200
- Farol direito: de R$ 1.000 a R$ 1.500
10 - Principais problemas do Peugeot 2008
Os relatos mais comuns de donos do Peugeot 2008 apontam para falhas no sistema de injeção e de barulhos na suspensão traseira. Também observe se o ar-condicionado e a tela da central multimídia – principalmente dos modelos pré-2022 – funcionam corretamente.
Se o usado em questão for equipado com caixa automática AL4, redobre a atenção. São numerosas as queixas de câmbios que travam e até param de funcionar.
É importante saber que o Peugeot 2008 foi submetido a campanhas de recall para conserto do chicote elétrico do limpador de para-brisa em unidades feitas em 2015; e para troca da rampa da injeção para unidades produzidas em 2019 e 2020.
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