O Volkswagen up! completa uma década de seu lançamento no Brasil como um modelo que faz mais sucesso como usado. Lançado em 2014, cercado de expectativa, o subcompacto foi descontinuado oito anos depois com altos e baixos no mercado, mas atualmente se revela uma ótima pedida no segmento de veículos de segunda mão.
Ainda mais se focarmos no Volkswagen up! 2015, que está entre os carros mais buscados e vendidos em uma importante plataforma de negociação de veículos. Vamos destacar um pouco dos fatos acerca do carrinho que decepcionou quando zero, mas que é boa opção de automóvel usado econômico e prático. Veja 10 fatos sobre o Volkswagen up! 2015.
1 - Início de vida do subcompacto
A primeira aparição do Volkswagen up! se deu como um carro-conceito no Salão de Frankfurt de 2007. Projetado pelo brasileiro Marco Pavone, o subcompacto foi logo apontado como o Fusca do novo milênio, já que foi concebido, inicialmente, para ser um carro urbano com motor e tração traseiros.
Os altos custos, porém, fizeram a Volkswagen mudar os planos e lançar o up! na Europa, em 2011, com o sistema trivial: motor e tração na frente. Configurado para quatro passageiros, o modelo substituiu o Lupo para ser o modelo mais acessível da marca alemã no continente.
O Volkswagen up! deu as caras no Brasil em fevereiro de 2014 cercado de expectativas. Afinal, trouxe para os segmentos de entrada do país a moderna plataforma MQB, um nível de construção e segurança avançados e o moderno motor 1.0 três cilindros aspirado.
As peculiaridades do Brasil, contudo, fizeram a Volkswagen rever alguns pontos do up! para cá. Para início de conversa, imagine vender um carro para quatro passageiros em um país que costuma carregar a casa no veículo?
Desta forma, o Volkswagen up! começou a ser produzido em Taubaté (SP) com 8cm a mais no comprimento que o modelo original europeu, configurações duas e quatro portas e homologado para cinco passageiros. Muito ajudado pelo fato de usar uma arquitetura modular.
Logo de cara, o carro ganhou opções com o dispensável câmbio automatizado i-Motion, além da versão aventureira Crossup!. Em 2015, a configuração duas portas do Volkswagen up! deixou de existir ao mesmo tempo em que entrou em cena o cultuado motor TSI turbo.
2 - Preço atrapalhou o Volkswagen Up! no Brasil a partir de 2015
O posicionamento do subcompacto foi meio que crucial para o futuro não só do modelo, mas como da linha de entrada da marca no Brasil. O início de vida do Volkswagen up! no país até foi animador: 58 mil unidades vendidas em 2014, e 54 mil, em 2015, seu primeiro ano completo de mercado.
O problema é que o city car tinha preços muito próximos aos do Gol, até então o carro mais vendido do Brasil por quase três décadas e a porta de entrada da VW no Brasil. Coincidência ou não, já em 2014, o veterano hatch foi desbancado de uma liderança de mercado de 28 anos consecutivos pelo Fiat Palio.
As vendas do Volkswagen up! murcharam ao longo dos anos, ainda mais que o carro passou a ficar mais caro que o Gol. Em um mercado que majoritariamente despreza níveis de qualidade e segurança – e que compra carro a metro –, não tinha sentido pagar mais caro por um modelo menor.
Para se ter ideia, em 2016 e 2017 as vendas despencaram para menos de 40 mil unidades/ano. Em 2018, ficaram na casa dos 20 mil, e, em 2019, em 13 mil. Em 2020, o Volkswagen up! deu sinais de que estava próximo do fim. Passou a ser vendido apenas na versão Xtreme.
Naquele mesmo ano, foi “re-homologado” para quatro passageiros, mas durou pouco nesta situação: em março de 2021, o Volkswagen up! deixou de ser produzido e vendido no Brasil. No último ano de vida, emplacou apenas 7 mil unidades.
3 - Volkswagen Up! 2015: usado mais vendido e buscado
Em contrapartida, a vida do carrinho no mercado de usados vai muito bem, obrigado. Levantamento feito pela OLX aponta que o Volkswagen up! está entre os carros mais buscados e que os exemplares ano 2015 figuram entre os mais vendidos do hatch na plataforma de compra e venda.
Segundo a empresa, no ano passado, três em cada 10 unidades do Volkswagen up! vendidas foram do modelo 2015. Outra curiosidade é que a cor branca é a favorita das pessoas que pesquisam pelo subcompacto.
4 - Desempenho e consumo
Apesar de em 2015 o Volkswagen up! ter ganhado o motor turbo, vamos focar aqui nas versões aspiradas – o TSI já foi detalhado aqui no VRUM. O conjunto liderado pelo propulsor EA 211 entrega desempenho competente para a cidade e eficiência energética.
Com 82cv com etanol e 75cv, com gasolina, o motor três cilindros move com desenvoltura o carrinho, facilitado pelo baixo peso de 958kg. As arrancadas são até espertas, com 0 a 100km/h um pouco acima de 12 segundos – nada mal para um veículo com motor 1.0 e proposta urbana.
Atingir velocidades maiores requer mais paciência, obviamente. Mesmo assim, o torque de 10,4kgfm (etanol)/9,7kgfm (gasolina) a 3.000rpm favorece algumas situações de retomadas de velocidade e o desempenho em ladeiras.
O melhor é o consumo. Nos critérios do Inmetro da tabela 2015 do PBEV, o Volkswagen up! obteve médias com etanol de 9,2km/l na cidade e de 10,2km/l, na estrada. Com gasolina, as médias ficam em 13,5km/l na cidade e 14,6km/l na estrada.
5 – Modelo tinha opção de motor turbo
Como dito, a coisa fica mais apimentada com o Volkswagen up! TSI, lançado justamente em 2015. O motor turbo gera até 105cv com etanol e 101cv, com gasolina, o que permite o 0 a 100km/h em menos de 10 segundos. Aqui, as retomadas ficam ainda mais consistentes, com os 16,8kgfm (e)/16,7kgfm (g) de torque disponíveis antes das 2.000rpm
6 - Dinâmica e segurança
A arquitetura Modularer Querbaukasten, termo alemão para algo como “plataforma modular transversal”, ou simplesmente MQB, é considerada uma das melhores plataformas veiculares do mundo. Tal classificação não soa exagero quando dirigimos modelos da Volkswagen sobre esta base, inclusive o up!.
O Volkswagen up! é um carro com dinâmica exemplar. Apesar do baixo peso e das dimensões enxutas, o modelo parece sempre grudado ao chão, com direção que pede poucas correções, carroceria com rigidez eficiente e suspensão com calibragem firme, que ajuda a segurar o carro nas curvas.
Detalhe que o Volkswagen up! foi dos primeiros automóveis feitos no Brasil a obter pontuação máxima nos testes do Latin NCAP. Em duas avaliações distintas feitas pelo órgão que avalia o nível de segurança dos carros vendidos no continente, o hatch levou o máximo de cinco estrelas no nível de proteção dos ocupantes adultos e quatro na proteção a crianças.
7 - Dica de versão de Volkswagen up! 2015
Em 2015, o Volkswagen up! estreou as versões Black, Red e White para serem as topos de linha – na verdade, ficavam abaixo da aventureira Crossup!. As opções se diferenciavam obviamente no tom predominante da carroceria e em detalhes no acabamento interno.
Tais versões têm preços entre R$ 37 mil e R$ 41 mil nos principais sites de compra e venda de carros. Já vêm com airbag duplo e freios com ABS, obrigatórios à época, além de sensor de ré e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Completam a lista ar-condicionado, direção elétrica, trio, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, som com Bluetooth e tomada USB e destravamento remoto da tampa traseira. Por fora, rodas de liga leve e faróis de neblina. Revestimento dos bancos em couro e GPS eram opcionais.
8 - Série legal do Volkswagen up! 2015
A primeira edição limitada do Volkswagen up! foi apresentada em 2015. A Speedup! foi vendida apenas na cor branca. Por fora, traz rodas exclusivas aro 15 polegadas. Na cabine, couro sintético nos bancos, volante e alavancas de câmbio e freio de estacionamento. O motor é o TSI.
9 – Uma noção sobre os preços de manutenção
O motor três canecos não é dos mais complicados, mas é preciso verificar se o antigo dono fez as revisões de forma correta e não inventou na hora de trocar óleo e colocar lubrificante “mais barato”. As peças têm preços bastante acessíveis na maior parte do tempo.
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 70 a R$ 120
- Jogo com três velas de ignição: de R$ 50 a R$ 90
- Bomba de combustível: de R$ 250 a R$ 350
- Kit troca de óleo (quatro litros 5w40 + filtro): de R$ 240 a R$ 390
- Amortecedor traseiro: de R$ 480 a R$ 600 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 1.000 a R$ 1.300 (pintado)
- Farol direito: de R$ 270 a R$ 450
10 - Principais problemas do Volkswagen up!
Em grupos virtuais de donos de Volkswagen up! uma queixa frequente diz respeito à durabilidade de componentes da suspensão. Há ocorrências de trocas de bandejas e amortecedores com carros com apenas 15 mil quilômetros rodados. Problemas nas bombas d’água e de combustível também são recorrentes.
Fique atento também ao conjunto da embreagem e se ocorrem dificuldades no engate das marchas do câmbio manual. Trepidação dos freios e ruídos na hora de esterçar o volante também devem ser observados.
É importante lembrar que o Volkswagen up! foi convocado para algumas campanhas de recall. Confira:
- Atualização do software da seta de direção em unidades produzidas em 2013 e 2014;
- Troca da tampa do tanque de combustível em carros feitos entre 2014 e 2015;
- Substituição do airbag do passageiro nas unidades do Volkswagen Up! feitos em 2015 e 2016;
- Troca do alternador em modelos fabricados em 2016 e 2017;
- Substituição do airbag do motorista de hatches produzidos em 2016 e 2017;
- Troca das porcas dos pivôs da suspensão em Volkswagen up! feitos de 2017 a 2018.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas