A entrada da Fiat no segmento que mais cresce no mercado tardou, mas também a marca ocupou boa parte dele com o Pulse e o Fastback nos dois últimos anos. Vamos focar justamente no Fiat Pulse, que briga na base da categoria de crossovers compactos, com uma interessante relação custo/benefício.
Vamos destrinchar o primeiro SUV compacto da fabricante italiana em vários aspectos. Veja agora 10 fatos marcantes sobre o Fiat Pulse.
1 - Primeiro SUV da marca
Chamado inicialmente de Projeto 363, o Fiat Pulse foi o primeiro SUV compacto da marca. Pode até ser considerado o primeiro utilitário-esportivo de fato da Fiat, uma vez que o Freemont era um projeto originalmente Dodge dos tempos de FCA – e se descartamos versões aventureiras e 4x4 de compactos da fabricante na Europa.
O carro foi lançado, oficialmente, no Brasil, em outubro de 2021. O nome foi escolhido após votação em redes sociais e canais digitais da marca. Pulse foi o preferido de 65% das 380 mil pessoas que participaram da eleição promovida pela Fiat, superando as outras duas opções: Domo e Tuo.
Feito sobre a base do Argo no Polo Automotivo da Stellantis de Betim (MG), o Fiat Pulse foi apresentado com o mesmo motor 1.3 Firefly do irmão. Mas coube ao carro estrear o propulsor turbinado de três cilindros dentro do grupo automotivo – que depois foi aplicado nos Fiat Fastback e Strada, no Peugeot 208 e no Citroën C3 Aircross.
2 – Vendas do Fiat Pulse no Brasil
Apesar de ser o SUV mais barato do país, o crossover não tem vida fácil no mercado. A ampla concorrência e a proximidade de preços com hatches compactos mais completos faz com que o Fiat Pulse tenha até boas vendas, porém, sem figurar nas cabeças do segmento de utilitários-esportivos compactos.
Em 2023, o exemplar da marca italiana somou 45.808 unidades. Foi o 17º carro de passeio mais vendido do país e o 8º SUV compacto mais emplacado. No primeiro bimestre de 2024, o Fiat Pulse tem 5.485 licenciamentos, o que o deixa apenas em 9º na categoria.
3 – As versões do SUV compacto
Atualmente, o Fiat Pulse é vendido em cinco versões “civis”, além da esportiva Abarth, sobre a qual falaremos ainda. É um dos poucos SUVs a ainda ter a opção de câmbio manual, no caso da variante de entrada Drive 1.3, que custa R$ 103.990.
Veja os preços de toda a linha Fiat Pulse 2024:
- Fiat Pulse Drive 1.3: R$ 103.990
- Fiat Pulse Drive 1.3 AT: R$ 111.990
- Fiat Pulse S-Design 1.3 AT: R$ 116.990
- Fiat Pulse Drive 1.3 AT: R$ 111.990
- Fiat Pulse Audace 1.0 Turbo AT: R$ 118.990
- Fiat Pulse Impulse 1.0 Turbo AT: R$ 132.990
4 - Desempenho do aspirado
Desde a opção aspirada, o Fiat Pulse se mostra um SUV bom de desempenho, na cidade ou na estrada. O 1.3 8V de 107cv com etanol e 98cv, com gasolina, entrega boa agilidade ao crossover compacto e ainda garante um consumo de combustível moderado.
As arrancadas são bem condizentes com a proposta do modelo, e mesmo quando equipado com o câmbio CVT de sete marchas virtuais o carro desenvolve bem nas primeiras acelerações. Na estrada, as retomadas pedem um pouco de atenção, já que o torque de 13,7kgfm (e)/13,2kgfm (g) só embala mesmo o motor lá perto das 4.000rpm.
Veja os dados de desempenho e consumo do Fiat Pulse
Fiat Pulse 1.3 MT
- 0 a 100km/h: 11,7s (e) / 12,2s (g)
- Ciclo urbano: 9,1km/l (e) / 12,6km/l (g)
- Ciclo estrada: 10,1km/l (e) / 14,7km/l (g)
Fiat Pulse 1.3 AT
- 0 a 100km/h: 11,4s (e) / 12,2s (g)
- Ciclo urbano: 9,2km/l (e) / 12,9km/l (g)
- Ciclo estrada: 10,4km/l (e) / 14,3km/l (g)
5 – Modelo compacto com motor turbo
O Fiat Pulse turbo, por sua vez, se torna um dos SUVs compactos mais potentes e divertidos da categoria. Afora um pequeno delay nas acelerações iniciais, os 130cv com combustível vegetal, e 125cv com combustível fóssil, chegam fortes e dão ânimo ao carro nas arrancadas.
O modelo também é bem mais esperto nas retomadas. Como é de se esperar em um conjunto turbinado, o motor 1.0 três cilindros enche cedo, nas 1.700rpm, com torque máximo de 20,4kgfm – com etanol ou gasolina.
Veja os dados de desempenho e consumo do Fiat Pulse turbo:
- 0 a 100km/h: 9,4s (e)/9,7s (g)
- Ciclo urbano: 8,5km/l (e)/12km/l (g)
- Ciclo estrada: 10,2km/l (e) /14,6km/l (g)
6 - Tem esportivo, de fato
Quase um ano depois do lançamento do Pulse, a Fiat lançou uma aguardada versão Abarth do SUV. A propósito, foi o primeiro modelo preparado pela divisão de performance da marca italiana produzido no Brasil. E, neste caso, é hora de separar os meninos dos homens.
Esse Fiat Pulse em especial, inclusive, é tratado apenas como Pulse Abarth. Recebeu acerto em todos os cantos. Suspensão 1cm mais baixa e com molas e amortecedores 12% mais rígidos, freios dimensionados, respostas mais ágeis do motor e do câmbio automático, direção 7% mais direta e carroceria 13% mais firme – dados da Stellantis.
Isso tudo embalado pelo motor 1.3 GSE turbo de 185cv com etanol e 180cv, com gasolina, e 27,5kgfm a 1.750rpm. Claro que isso transforma o SUV compacto em um quase demônio. A aceleração de 0 a 100km/h é feita em 7,6 segundos (e) e 8 segundos cravados (g).
E todo esse preparo é sentido na rua – ou na pista. A direção é extremamente precisa e o carro parece grudado com as quatro rodas no chão. Para ter as respostas viscerais do motor, nem é preciso pisar demais no pedal da direita: em um simples toque, o motor já responde.
7 - É um Argão e está tudo bem
Apesar de a Stellantis bater na tecla de que o Pulse usa uma plataforma diferente, a arquitetura MLA é basicamente a mesma do Argo. O que não é demérito nenhum, porque o hatch compacto é um carro bem resolvido e equilibrado.
O Fiat Pulse oferece posição de dirigir com ergonomia satisfatória e relativo espaço para joelhos e pernas. O volante, apesar de grande, facilita a tarefa na hora de estacionar. Na estrada, a carroceria torce dentro da normalidade e o SUV é obediente na maior parte do tempo.
De volta à cabine. Mesmo com a alteração na geometria da suspensão de trás e com 1,1cm a mais na distância entre-eixos que o Argo (2,53m no total), o banco traseiro é mais indicado para dois adultos e uma criança. Além disso, tem assento curto, o que causa desconforto nas pernas.
Também não se empolgue com o porta-malas de 370 litros (padrão VDA, que considera o ambiente cheio… de água). O compartimento leva duas malas médias e alguns volumes menores, e tem vão de abertura da tampa limitado e elevado.
No acabamento, o Fiat Pulse tem muito plástico, com design melhor resolvido que no Argo, qualidade dos materiais superior, mas com falhas nas emendas e encaixes. O isolamento acústico merece um refino em velocidades altas de estrada.
8 - Nossa dica de melhor versão do Pulse
Sugerimos o Fiat Pulse Drive 1.3 com câmbio automático do tipo CVT, ano 2023, para não quebrar o orçamento. Esta versão fica abaixo dos R$ 100 mil – nos principais sites de compra e venda, os preços ficam entre R$ 90 mil e R$ 95 mil –, está dentro da garantia e é relativamente equipado.
O modelo oferece quatro airbags (as bolsas dianteiras laterais prometem proteção para cabeça e tórax, mas não há airbags do tipo cortina no banco traseiro), controles de estabilidade, de tração e de subidas, sensor de ré e Isofix. Por fora, faróis de LED e rodas de liga leve.
Destaque para a funcional central multimídia com tela de 8,4 polegadas e que permite conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Além disso, o Fiat Pulse Drive tem ar-condicionado automático, controle de cruzeiro e trio elétrico. Os pacotes de opcionais podem agregar retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, chave presencial, partida remota do motor, GPS nativo e Wi-Fi a bordo.
9 – Preços de manutenção
Para ficar no Fiat Pulse 2023, este ainda está dentro da garantia de fábrica. Então vale ficar ligado nas revisões com preço fixo para a versão Drive 1.3 AT:
- 10.000km: R$ 556
- 20.000km: R$ 640
- 30.000km: R$ 636
- 40.000km: R$ 1.508
- 50.000km: R$ 608
- 60.000km: R$ 848
Veja também os preços de algumas peças do Fiat Pulse Drive 1.3 AT:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 220 a R$ 300
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 120 a R$ 250
- Bomba de combustível: de R$ 380 a R$ 500
- Kit troca de óleo (5 litros 0w30 + filtro): de R$ 260 a R$ 400
- Amortecedor traseiro: de R$ 300 a R$ 500 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 650 a R$ 1.000
- Farol direito: de R$ 1.800 a R$ 2.600 (LEDs)
10 - Principais problemas do SUV compacto
Nos principais grupos com donos do Fiat Pulse as queixas mais recorrentes dizem respeito à bomba de óleo. Em alguns casos, a peça deu defeito em veículos com menos de 20 mil quilômetros e teve de ser trocada.
Fique atento também ao comportamento do câmbio CVT Fiat Pulse. São constantes as reclamações a respeito de transmissão que trava. Peças de acabamento desalinhadas, falhas na pintura e vedações ineficientes das janelas também são problemas usuais no Fiat Pulse relatados por proprietários.
Vale lembrar que o Fiat Pulse foi submetido a algumas campanhas de recall: substituição da central do sensor de estacionamento traseiro em carros produzidos em 2022; troca do duto de combustível em SUVs fabricados em 2022; substituição da bomba de alta pressão de combustível em unidades feitas entre 2022 e 2023.
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