Pode-se dizer que a Chevrolet S10 abriu uma nova fase para as picapes médias no Brasil. Lançada em 1995, era baseada na norte-americana Colorado e logo se tornou uma das mais desejadas e vendidas da categoria.
Em sua segunda geração, a Chevrolet S10 revelou ser um veículo com boas capacidades de carga e para o off-road, impulsionada pelo motor turbodiesel. Assim como também um carro funcional para a rotina do motorista e o lazer da família.
Vamos focar nesta segunda geração da picape da General Motors para trazer 10 fatos importantes sobre a Chevrolet S10 nas variantes turbodiesel, que são ótimas opções de veículo versátil no mercado de usados.
1 – Como foi a trajetória da Chevrolet S10
A segunda geração da Chevrolet S10 foi lançada em fevereiro de 2012, com opções de motores flex e turbodiesel. Esta última logo teve a potência aumentada e passou a trabalhar com câmbio manual de seis marchas, no lugar da caixa de cinco – além da opção de transmissão automática.
Em 2014, foi a vez de a Chevrolet S10 ganhar mais uma opção de motor flex, com injeção direta. As variantes movidas a etanol e a gasolina também receberam a mesma caixa manual de seis velocidades.
Na linha 2017, a primeira reestilização na Chevrolet S10 trouxe a reboque novos equipamentos, sistema OnStar e direção com assistência elétrica. Ao longo dos últimos anos, a picape estreou séries especiais, uma versão aventureira Z71 e passou por um leve face-lift em 2020.
Recentemente, o modelo passou por uma atualização mais profunda. Mudou faróis, capô, grade dianteira, para-choques, para-lamas, tampa traseira, bancos e revestimento interno. Também ganhou nova calibragem na suspensão.
2 - Frente da Colorado
Na reestilização de 2016, já como a linha 2017, a Chevrolet S10 ficou com a frente muito parecida com a da norte-americana Colorado. Os faróis foram redesenhados e o capô recebeu uma cavidade na parte central. A grade frontal ficou maior e o novo para-choque dianteiro deixou a picape com aparência mais parruda.
3 – Desempenho da picape média
A Chevrolet S10 foi uma das primeiras da sua categoria a ter o motor turbodiesel na casa dos 200cv. O motor 2.8 Duramax, que permanece na linha até hoje, tem força suficiente nas arrancadas. O 0 a 100km/h fica na casa dos 10 segundos e o torque máximo de 51kgfm a 2.000rpm resolve as retomadas na estrada, auxiliado pela relativamente ágil transmissão AT de seis marchas.
Além da redução de peso de 35kg, a dinâmica da Chevrolet S10 melhorou um pouco na reestilização de 2016/17. A GM diz que a suspensão foi retrabalhada e recebeu barra estabilizadora mais rígida, além de novos amortecedores e molas com calibragem diferente. Na cabine, coxins também recalibrados.
4 – Conforto não é ponto forte
Mesmo com todo esse trabalho da engenharia, a Chevrolet S10 sofre do mesmo mal de boa parte das picapes médias. A estrutura de longarinas e a vocação para o transporte de cargas se refletem no conforto. Com a caçamba vazia e em trechos muitos esburacados, o exemplar da GM é meio desengonçado.
Em compensação, a posição de dirigir agrada e há espaço de sobra para pernas e joelhos do motorista. O tratamento acústico foi melhorado e diminuiu o nível de ruído de rodagens e do motor que invade a cabine.
O espaço traseiro é mais limitado e a posição de sentar reta e com joelhos mais articulados cansa os viajantes. No acabamento, a imitação de metal nas saídas de ar centrais dão um ar mais rebuscado, mas o uso de plástico predomina no ambiente. De qualquer forma, não há sinais escancarados de rebarbas ou fechamentos imprecisos.
5 – Capacidades da Chevrolet S10
Como dito, a picape média serve muito bem ao trabalho. A carga útil nas versões turbodiesel da Chevrolet S10 passa de 1,1 tonelada, uma das maiores da categoria. O vão livre do solo é de 22,8cm e o ângulo de ataque é de 30,7 graus. A capacidade de reboque é de 750kg.
6 - Nossa dica de versão interessante
Vamos de Chevrolet S10 na versão LTZ 2.8 turbodiesel ano 2017, já com a primeira reestilização desta fase do modelo. A picape tem preços entre R$ 145 mil e R$ 160 mil nos principais sites de compra e venda de veículos (preços apurados na segunda quinzena de abril de 2024).
Na segurança, a Chevrolet S10 LTZ 2017 tem itens interessantes, como os alertas de colisão frontal e de mudança de faixa. Controles de estabilidade, de tração, de descidas e de subidas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico e monitoramento dos pneus estão entre os itens, mas os airbags se limitam ao duplo frontal exigido por lei.
No conforto, a picape oferece ar-condicionado automático, banco do motorista com ajustes elétricos, acionamento remoto do motor, retrovisores rebatíveis eletricamente, revestimento em couro nos bancos, sensores de luminosidade e de chuva, entre outros. A central multimídia é da segunda geração do MyLink, com tela tátil de oito polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
7 - Série comemorativa 100 Years
Em 2017, a GM celebrou o seu centenário na produção de picapes com a série 100 Years. Limitada a 450 unidades, o modelo foi vendido apenas na cor azul Steel – inclusive a gravatinha da Chevrolet, numa referência ao tom da logo naqueles tempos.
Baseada na versão High Country com motor turbodiesel e câmbio automático, a Chevrolet S10 100 Years traz nas laterais das portas o nome da edição e novamente a gravatinha retrô. Dentro, próximo às maçanetas, a numeração da série especial.
8 – Os preços de manutenção
Motor diesel dura, é forte, mas também custa mais para manter. Além disso, uma picape do porte da Chevrolet S10 tem naturalmente componentes com preços mais caros. Confira os valores de algumas peças.
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 90 a R$ 180
- Bomba de combustível: de R$ 350 a R$ 520
- Kit troca de óleo (6 litros 5W30 + filtro): de R$ 480 a R$ 600
- Amortecedor traseiro: de R$ 550 a R$ 750 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 1.400 a R$ 2 mil
- Farol direito: de R$ 900 a R$ 1.700
9 - Principais problemas da S10
Um dos problemas mais frequentes com a Chevrolet S10 turbodiesel está na caixa automática de seis marchas. São muitos os relatos de trepidações da transmissão e desengate espontâneo do câmbio, além de travamento do sistema.
Fique atento também a discos de freio empenados e desgaste prematuro das pastilhas. Infiltrações na cabine, folgas na direção e central MyLink com falhas na operação também estão na relação de queixas de donos da picape média.
10 - Recalls da picape na segunda geração
A Chevrolet S10 na segunda geração foi submetida a duas campanhas de recall, para correção de falhas. A primeira para a substituição do duto de combustível de picapes produzidas entre 2012 e 2014. E a segunda para a troca dos cabos de bateria de unidades fabricadas em 2013.
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