A Hyundai começou a escrever um novo capítulo no país em 2012. Foi quando a marca sul-coreana passou a ter operação própria por aqui com a produção da linha HB20 nas variantes hatchback e sedan.
A linha compacta foi o primeiro movimento da fabricante sem o Grupo Caoa, até então representante da marca por aqui. Logo, o Hyundai HB20 se tornou um dos carros mais vendidos do país e o sedan virou alternativa para quem precisa de porta-malas e carro econômico. Veja agora 10 fatos sobre o Hyundai HB20S, a variante sedan do compacto.
1 – Relembrando a trajetória do Hyundai HB20S
O sedan Hyundai HB20S surgiu em março de 2013 por aqui. Produzido em Piracicaba (SP), foi lançado no Brasil juntamente com o hatch e com opções de motores aspirados 1.0 de três cilindros e 1.6, de quatro cilindros.
Teve três séries especiais de cara e, dois anos após a estreia, já foi submetido a uma reestilização, enquanto as opções 1.6 passaram a ter seis marchas nas variantes com câmbio manual. Em 2016, a Hyundai colocou um turbo no conjunto 1.0, também com caixa de seis velocidades.
O Hyundai HB20S ainda experimentou um sem número de edições especiais até que, em 2019, a montadora lançou o que chama de segunda – e atual – geração do hatch e do sedan, com desenho para lá de controverso. Em 2022, a linha passou por uma reestilização.
2 - Projeto para o Brasil
A gama Hyundai HB20 foi um projeto pensado e desenvolvido para o Brasil. O modelo foi o primeiro a usar globalmente a plataforma PB, que serviu um ano depois à nova geração do i20, comercializada especialmente na Europa.
Porém, os Hyundai HB20 hatch e sedan tiveram desenhos e acertos de suspensão específicos para o Brasil. A ideia da engenharia da fabricante na época do desenvolvimento do projeto – comandado por coreanos e brasileiros – era fazer um carro que fosse meio-termo entre VW Gol e Fiat Palio, então líderes de mercado à época.
3 – Desempenho do sedan compacto
Vamos focar na primeira fase do Hyundai HB20S com motor 1.0 aspirado. O propulsor três-cilindros da família Kappa tem 80cv com etanol e 75cv, com gasolina. Parece pouco, mas o baixo peso (1.014kg) e a aerodinâmica do sedan fazem esse conjunto proporcionar um desempenho até surpreendente.
Um desavisado pode até desconfiar que está com uma versão 1.6 do sedan do Hyundai HB20. As arrancadas são até espertinhas e o câmbio, com as primeiras relações mais curtas, favorece as arrancadas.
Claro que falta força em giros mais altos e as acelerações passam da casa dos 14 segundos no 0 a 100km/h. Mesmo assim, o motorista não tem do que reclamar – ainda mais se comparado a outros sedans 1.0 por aí. O consumo é outro ponto forte do Hyundai HB20S, com médias urbanas de 9km/l com etanol e 11,5km/l, com gasolina.
4 – Como é o conforto no HB20S?
Modelo pequeno é aquela coisa. O espaço no Hyundai HB20S é o suficiente para quatro adultos. Na frente o motorista tem ergonomia satisfatória e posição baixa de dirigir, e até espaço razoável para joelhos.
Atrás, os passageiros têm vão para joelhos e pernas apenas na medida – e se tiverem estatura mediana. O porta-malas, por sua vez, acomoda bons 450 litros – maior que muito porta-malas de sedan médio da época.
Os acertos da carroceria e da suspensão afetam um pouco o conforto a bordo. Especialmente na parte traseira, com calibragem mais macia dos amortecedores, o Hyundai HB20S sacoleja bastante ao passar em buracos, enquanto a carroceria aderna nas curvas.
5 - Nossa dica de melhor versão
Indicamos o Hyundai HB20S na opção Comfort Plus do ano 2015, último antes da remodelação da “primeira geração”. Compensa a lista de equipamentos básica com preços entre R$ 42 mil R$ 50 mil nos principais canais digitais de venda de veículos usados.
Nesta versão, o Hyundai HB20S vem apenas com airbag duplo e freios ABS, além de Isofix no quesito segurança. No conforto, o mínimo para se sobreviver: ar-condicionado, direção elétrica, comando elétricos dos quatro vidros e das travas das portas, ajuste de altura do volante, chave com telecomando das portas e som com Bluetooth e entrada USB.
6 - A Copa do Mundo é nossa...
A linha Hyundai HB20, tanto hatch como sedan, teve duas séries especiais em alusão à Copa do Mundo. A montadora é, desde os anos 1990, a patrocinadora oficial do Mundial organizado pela Fifa e não perdeu tempo em se valer das competições.
A primeira série do HB20S não poderia ser mais apropriada, já que aproveitou a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. O modelo tinha 8 mil unidades. A Hyundai repetiu a tiragem no HB20S na Copa da Rússia, em 2018. Na ocasião, foram 4.200 veículos.
Em 2022, no Mundial do Catar, mais uma edição em alusão à Copa. Baseada na Comfort, oferecia, junto com o carro, a Al Rihla, réplica da bola oficial do torneio.
7 - E tome série especial
Mas não foi só de Copa do Mundo que o Hyundai HB20S sobreviveu. Foram várias as edições limitadas desde o lançamento, em 2013.
Só em 2014, além da tiragem da Copa, foram duas: a For You, limitada em 5 mil carros, e a Inpress, com 3 mil unidades. Em 2016, teve a Ocean, com 6 mil veículos e, em 2017, a 5 Anos para celebrar o tempo de produção em Piracicaba, com 5 mil unidades.
Outra série para celebrar um marco da fábrica brasileira foi a One Million, em 2018, com 1.300 carros e para comemorar 1 milhão de unidades feitas no Brasil. Nesta fase mais recente, em 2022, depois da tiragem futebolística tradicional, a Hyundai fez uma série do HB20S sem muita criatividade no nome. Apenas “Edição Especial”.
8 – Uma noção dos gastos com manutenção
O motor 1.0 aspirado já é conhecido no mercado e não tem grandes mistérios. Veja os preços de alguns componentes.
Preços de peças do Hyundai HB20S 1.0 2015:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 90 a R$ 150
- Jogo com três velas de ignição: de R$ 70 a R$ 100
- Bomba de combustível: de R$350 a R$ 500
- Kit troca de óleo (3 litros 5W30 + filtro): de R$ 180 a R$ 300
- Amortecedor traseiro: de R$ 440 a R$ 550 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 300 a R$ 500
- Farol direito: de R$ 320 a R$ 550
9 - Principais problemas do Hyundai HB20S
Ruídos e trepidações excessivos em situações de frenagem são comuns entre as principais queixas relacionadas ao Hyundai HB20S. Preste atenção também no câmbio manual e se o engate da marcha à ré exige muito esforço e arranha facilmente.
Donos do sedan do Hyundai HB20S também costumam relatar manchas e desgaste na pintura. Sem falar em problemas nas vedações das janelas e nos fechamentos de painéis e portas no acabamento.
10 – Fique ligado nos recalls do sedan
O Hyundai HB20S foi submetido a algumas campanhas de recall. A primeira foi para vedação dos indicadores de troca de marcha em Hyundai HB20S feitos de 2012 a 2015. Depois vieram outras: para troca da válvula do servofreio em modelos produzidos entre 2016 e 2018; para substituição da junta homocinética em unidades ano 2017; para toca do semieixo dianteiro em carros fabricados em 2019; para substituição do cilindro mestre nas unidades feitas em 2020 e 2021; e para troca do módulo do câmbio automático de modelos 2022 e 2023.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas