A Mitsubishi tem sua imagem atrelada muito a SUVs e picapes para o fora de estrada. Sem abandonar totalmente esse DNA, a marca japonesa também tem seus utilitários-esportivos com apelo mais urbano, e o que mais se destacou nesta missão nos últimos anos foi o Mitsubishi Eclipse Cross.
O SUV médio atualmente é a porta de entrada para a fabricante no país. Tem vocação urbana e pegada mais confortável que a média geral dos jipões da marca, sem perder uma discreta capacidade off-road.
Com isso, o Mitsubishi Eclipse Cross se torna uma oportunidade para os entusiastas da marca no mercado de seminovos: um SUV nem tão bruto como um Pajero Sport e com preços de muito crossover menor. Conheça 10 fatos sobre o Mitsubishi Eclipse Cross.
1 – Um pouco sobre a trajetória do Eclipse Cross
O Mitsubishi Eclipse Cross foi apresentado pela primeira vez ao mundo no Salão de Genebra de 2017. No Brasil, o SUV chegou em novembro de 2018, importado do Japão, para ficar posicionado entre o ASX e o Outlander.
No ano seguinte, passou a ser montado em Catalão (GO), pelo Grupo HPE, representante da marca japonesa no país. Porém, inicialmente, apenas nas opções de entrada – as duas mais caras continuaram vindo do país asiático por um tempo.
Vendido sempre com motor 1.5 turbo, manteve a tração integral apenas na configuração topo de linha. O Mitsubishi Eclipse Cross ainda teve várias séries limitadas no Brasil e, em 2022, passou por uma reestilização. Atualmente, o modelo zero continua sendo oferecido em quatro versões, com preços entre R$ 164.990 e R$ 214.990.
2 - Nome de batismo famoso
O nome Eclipse resgatado pela Mitsubishi batizou um famoso e estiloso cupê da marca japonesa, produzido entre 1989 e 2010. No Brasil, foi o carro predileto de jogadores de futebol e artistas endinheirados nos anos 1990.
A alcunha, contudo, não tem qualquer relação com o fenômeno astronômico. É uma homenagem a um cavalo de corrida inglês do século 18. Já o Cross foi uma maneira de pontuar a carroceria e aptidão “aventureira” de utilitário-esportivo.
3 - Traseira controversa
Um dos pontos mais polêmicos quanto ao Mitsubishi Eclipse Cross não foi nem em relação ao fato de usar o nome do cupê. O design traseiro do SUV foi alvo de críticas ferrenhas no lançamento.
A principal queixa: a régua que une as lanternas e separa o vidro da tampa do porta-malas da primeira fase do Mitsubishi Eclipse Cross causou estranheza. Tanto que é praxe no mercado as reestilizações de carros se concentrarem na frente, só que com o utilitário da Mitsubishi ocorreu justamente o contrário.
Na remodelação de 2022 a fabricante mudou bastante a traseira. Eliminou a polêmica régua, redesenhou a tampa traseira e as lanternas para dar uma aparência até mais robusta ao carro. De quebra, o porta-malas teve o volume aumentado em 14%.
4 – Como é o desempenho do Mitsubishi Eclipse Cross?
O motor a gasolina turbo da família MIVEC 4B40 tem injeção direta e indireta, comando variável duplo e parece ser feito sob medida para o crossover médio. Os 165cv não te fazem grudar as costas no encosto do banco, mas os 11 segundos de 0 a 100km/h são suficientes para mover o SUV de 1,5 tonelada.
O câmbio CVT com oito marchas simuladas não atrapalha a performance na maior parte do tempo. As retomadas são o destaque: ao pisar fundo no acelerador, sente-se o kickdown e logo o motor enche, com torque pleno de 25,5kgfm bem antes das 2.000rpm.
O consumo está dentro da média para a proposta do Mitsubishi Eclipse Cross. Segundo as aferições com critérios do Inmetro para o PBEV, as médias ficam em 10,9km/l no ciclo urbano. Na estrada, porém, é mais beberrão: 11,9km/l.
5 – Conforto é ponto alto
A posição de dirigir do Mitsubishi Eclipse Cross é um dos pontos altos do modelo. Os comandos são bem posicionados, o volante tem boa pegada e o assoalho não é tão alto como de costume nos carros da marca – desta forma, não cansa demais os joelhos e pernas do motorista como nos SUVs mais lameiros da montadora.
O espaço traseiro é na medida para dois adultos e uma criança, porém, compensa com encosto reclinável. Apesar do vão livre do solo de mais de 21cm, no rodar na cidade o Mitsubishi Eclipse Cross não é desengonçado, com a suspensão independente na dianteira e na traseira bem ajustada. O porta-malas, com 473 litros, atende bem a famílias medianas.
6 - Boa safra do SUV médio
Vamos de Mitsubishi Eclipse Cross 2022, linha 2023, na versão HPE, já com a reestilização de meia vida. Nesta opção, o utilitário-esportivo médio tem preços entre R$ 130 mil e 140 mil, ainda está na garantia e é tão ou mais equipado que SUVs compactos.
Na parte de segurança, oferece seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade, tração, descidas e subidas, câmera de ré, head-up display, monitoramento de pressão dos pneus e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
No conforto, banco do motorista com ajustes elétricos e aquecimento, ar-condicionado automático bizona, chave presencial, retrovisores externos com aquecimento, Auto Hold, revestimento de couro e sensores de luminosidade e de chuva. A central multimídia da JBL usa tela de sete polegadas.
7 - Séries e mais séries
A Mitsubishi já lançou séries até repetidas para o Eclipse Cross. A primeira foi a Outdoor, nome de uma das muitas competições da marca, com 200 unidades e lançada em 2020. Naquele mesmo ano, teve a primeira de uma tiragem que praticamente virou versão de acabamento.
O Mitsubishi Eclipse Cross Sport teve sua primeira edição em 2020 também com 200 carros. Voltou no ano seguinte com mais 100 unidades. Em 2023, mais uma tiragem, desta vez limitada em 300 veículos. A última série lançada para o SUV médio foi a Rush, no começo de 2024.
8 - Stock Car
A Mitsubishi retornará à principal competição do automobilismo brasileiro em 2025. E o carro usado na Stock Car será o Eclipse Cross, na esteira da adoção de SUVs na categoria – a General Motors vai de Chevrolet Tracker e a Toyota, de Corolla Cross.
A marca japonesa tem certa tradição na Stock. Disputou as temporadas entre 2005 e 2008, só que com o sedan Lancer. Ao todo, foram 48 corridas, 16 vitórias e dois títulos com o piloto Cacá Bueno (2006/07).
9 – Uma ideia sobre preços de manutenção
Os carros da Mitsubishi têm uma manutenção mais salgada. As revisões com preço fechado oferecem valores sempre na casa dos quatro dígitos e o custo das peças também não é barato.
Revisões do Mitsubishi Eclipse Cross 2023:
- 20.000km: R$ 1.272
- 30.000km: R$ 1.272
- 40.000km: R$ 2.353
- 50.000km: R$ 1.272
Peças do Mitsubishi Eclipse Cross 2023:
- Jogo com quatro pastilhas de freio dianteiro: de R$ 300 a R$ 450
- Kit com quatro velas de ignição: de R$ 120 a R$ 250
- Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 260 a R$ 400
- Bomba de combustível: de R$ 600 a R$ 800
- Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 600 a R$ 860
- Farol dianteiro: de R$ 2.400 a R$ 3.600 (LED)
- Para-choque traseiro: de R$ 1.300 a R$ 2.500
10 - Principais problemas do Mitsubishi Eclipse Cross
Há poucos relatos de problemas mecânicos em relação ao Mitsubishi Eclipse Cross, apenas com algumas ocorrências em relação ao desgaste prematuro de pastilhas e discos de freio. A maior das queixas no Reclame Aqui e em fóruns de donos do SUV recaem sobre o acabamento do modelo.
Muitos proprietários do Mitsubishi Eclipse Cross relatam excesso de barulhos internos devido aos plásticos usados nos revestimentos do painel e portas. Outra reclamação é quanto às versões com teto solar, cuja peça costuma dar pau e apresentar vazamentos. Também fique atento à central multimídia, que dá pane.
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