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Chevrolet Onix RS: 10 fatos a saber antes da compra do usado

Versão 'esportivada' do hatch é boa opção para quem quer um compacto com boa relação custo/benefício, mas saindo da mesmice do segmento

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Versão esportivada traz a sigla RS em vermelho na grade dianteira
Versão esportivada traz a sigla RS em vermelho na grade dianteira Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

A categoria de hatches compactos foi por anos a que mais vendeu, disparado, no Brasil. Não espanta que nossas ruas estejam repletas de modelos de entrada. Com isso, várias marcas desenvolveram versões de seus modelos para tentar sobressair à multidão, como o Chevrolet Onix RS.

Esta opção do compacto da General Motors tem apenas pretensão esportiva. O que pode ser o suficiente para os objetivos da montadora, de agregar valor à linha sem gastar tanto. Desta forma, o Chevrolet Onix RS torna-se uma boa opção para quem quer um usado barato, econômico, equipado e “diferente”. Veja agora 10 fatos sobre o Chevrolet Onix RS.

Chevrolet Onix RS modelo 2022 vermelho de lateral estático no asfalto
Versão esportivada do hatch compacto é equipada com rodas de 16 polegadas pintadas de preto Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

1 - Trajetória do Chevrolet Onix II

A segunda geração do Chevrolet Onix foi lançada em setembro de 2019, sete anos depois de o compacto ter sido lançado no mercado brasileiro. O modelo estreou a plataforma GEM e também o motor turbo na linha compacta da GM, além de trazer bom nível de equipamentos, como seis airbags e controle de estabilidade para toda a linha.

Desde então, o carro sofreu com a pandemia. A produção em Gravataí (RS) ficou mais de quatro meses paralisada devido à falta de semicondutores. Mesmo depois da normalização, o Chevrolet Onix chegou a perder algumas funções de seus sistemas de multimídia para economizar chips – estratégia adotada por outras montadoras no Brasil.

Não admira que o carro tenha tido poucas novidades nestes quase cinco anos. A mais importante foi a estreia justamente do Chevrolet Onix RS no segundo semestre de 2020, já como linha 2021.

Chevrolet Onix RS modelo 2022 vermelho de traseira em movimento no asfalto
Defletor de ar preto na parte superior da tampa do porta-malas reforça estilo esportivo Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

2 – Definitivamente, não é esportivo

Importante frisar que o Chevrolet Onix RS não é esportivo, apenas um “esportivado”. O que significa? Que o hatch compacto usa o mesmo conjunto mecânico das demais versões da linha, sem acertos específicos de motor, suspensão, freios, transmissão e motor, por exemplo.

Apesar de trazer a sigla para Rally Sport usada pela primeira vez no Chevrolet Camaro, em 1967, o Chevrolet Onix RS tem apenas roupa esportiva.

3 - Mas tem motor turbo…

O motor turbo de 116cv da família CSS Prime estreou juntamente com esta atual geração do Onix. O tricilíndrico rende bem em baixos giros e proporciona arrancadas interessantes, sem qualquer tocada mais bruta ou arrojada. Acelera de 0 a 100km/h em cerca de 10 segundos.

Com 16,8kgfm (etanol)/16,3kgfm (gasolina) disponíveis nas 2.000rpm, o Chevrolet Onix RS também se vale de retomadas convincentes e seguras. No consumo, boas médias de 8,1km/l com etanol e de 12km/l no ciclo urbano e de respectivos 10,1km/l e 14,4km/l, na estrada.

Chevrolet Onix RS modelo 2022 vermelho interior painel volante multimídia e bancos dianteiros estático no asfalto
O painel traz acabamento com desenhos que parecem treliças, enquanto as colunas e teto são na cor preta Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

4 - … e visual legal

O grande diferencial do Chevrolet Onix RS, como dito, está no traje esporte. O desenho mais “rebelde” fica evidenciado pelo menor número de cromados e pelos detalhes em preto, como na grade frontal do tipo colmeia e na gravatinha da marca estadunidense. Só mesmo a sigla RS em vermelho quebra o design monocromático.

As rodas com aros de 16 polegadas também têm acabamento escurecido e design exclusivo para a versão. Na traseira, para-choque que traz uma imitação de difusor de ar e spoiler integrado preto.

Na cabine, predominam os tons escuros. Bancos inteiriços e com revestimento especial têm costuras vermelhas – que também estão no volante com acabamento em couro. A mesma cor de contraste aparece nas molduras das saídas de ar. O painel traz acabamento com desenhos que parecem treliças, enquanto as colunas e teto são na cor preta.

5 – Principais equipamentos

Por estar abaixo só da topo de linha Premier, a opção RS do Chevrolet Onix é bem fornida. Entre os equipamentos, seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, luzes de condução diurna, sensor de ré e Isofix na parte de segurança.

Chevrolet Onix RS modelo 2022 vermelho interior painel de instrumentos com detalhes vermelho e volante estático no asfalto
Painel de instrumentos também traz detalhes em vermelho Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Completam o pacote ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, volante com ajustes de altura e de distância e banco traseiro bipartido. A central multimídia é a eficiente MyLink, com tela de oito polegadas – e mais recentemente com conexão sem fio para celular. Inexplicavelmente, o modelo não oferece câmera de ré.

6 – Dica de boa compra

O Chevrolet Onix RS parte de R$ 115.790 quando 0km. Já modelos ano 2022 têm preços entre R$ 80 mil e R$ 88 mil nos principais sites de compra e venda de veículos e ainda têm, pelo menos, mais um ano de garantia de fábrica.

Chevrolet Onix RS modelo 2022 vermelho interior banco traseiro estático na rua
Banco traseiro acomoda com relativo conforto dois passageiros Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

7 – A sigla RS se propagou

Uma curiosidade é que a solução de roupa esportiva com a sigla RS se propagou na linha Chevrolet. Além do Onix, os SUVs Tracker e Equinox, a picape Montana e o falecido hatch Cruze Sport6 têm – ou tiveram – suas opções esportivadas.

8 – Vendas do hatch esportivado

Segundo dados do Renavam, o hatch compacto da GM soma 34.752 licenciamentos de janeiro a maio de 2024. Desta forma, é o segundo carro de passeio mais vendido do país, atrás apenas do Volkswagen Polo. Deste montante, o Chevrolet Onix RS responde por 5% das vendas.

Chevrolet Onix RS modelo 2022 vermelho de frente cofre do motor turbo estático no asfalto
Com 116cv de potência máxima, motor garante bom desempenho ao Onix RS Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

9 – Preços de manutenção

O motor turbo requer alguns itens, como lubrificante, mais caros, além de manutenção qualificada. No mais, as peças têm preços dentro da média do segmento.

Revisões do Chevrolet Onix RS 2022:

  • 30.000km: R$ 660
  • 40.000km: R$ 1.016
  • 50.000km: R$ 712

Peças do Chevrolet Onix RS 2022:

  • Jogo com quatro pastilhas de freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 140
  • Kit com três velas de ignição: de R$ 180 a R$ 300
  • Kit troca de óleo (4 litros 5W30 + filtro): de R$ 270 a R$ 380
  • Bomba de combustível: de R$ 550 a R$ 750
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 580 a R$ 900
  • Farol dianteiro: de R$ 900 a R$ 1.400
  • Para-choque traseiro: de R$ 760 a R$ 1.000

10 - Principais problemas do Onix RS

Trepidação, endurecimento do pedal e desgaste precoce de pastilhas e discos são falhas comuns do sistema de freios do Chevrolet Onix, segundo relatos coletados no Reclame Aqui e em grupos de discussão de donos do carro.

Chevrolet Onix RS modelo 2022 vermelho de traseira porta-malas aberto estático no asfalto
Porta-malas do hatch esportivado tem volume compatível para o segmento Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Faça uma vistoria detalhada na carroceria do Chevrolet Onix RS, pois existem muitas queixas em relação à qualidade da pintura do carro. Defeitos no ar-condicionado e na transmissão também não são raros.

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