A categoria de hatches compactos foi por anos a que mais vendeu, disparado, no Brasil. Não espanta que nossas ruas estejam repletas de modelos de entrada. Com isso, várias marcas desenvolveram versões de seus modelos para tentar sobressair à multidão, como o Chevrolet Onix RS.
Esta opção do compacto da General Motors tem apenas pretensão esportiva. O que pode ser o suficiente para os objetivos da montadora, de agregar valor à linha sem gastar tanto. Desta forma, o Chevrolet Onix RS torna-se uma boa opção para quem quer um usado barato, econômico, equipado e “diferente”. Veja agora 10 fatos sobre o Chevrolet Onix RS.
1 - Trajetória do Chevrolet Onix II
A segunda geração do Chevrolet Onix foi lançada em setembro de 2019, sete anos depois de o compacto ter sido lançado no mercado brasileiro. O modelo estreou a plataforma GEM e também o motor turbo na linha compacta da GM, além de trazer bom nível de equipamentos, como seis airbags e controle de estabilidade para toda a linha.
Desde então, o carro sofreu com a pandemia. A produção em Gravataí (RS) ficou mais de quatro meses paralisada devido à falta de semicondutores. Mesmo depois da normalização, o Chevrolet Onix chegou a perder algumas funções de seus sistemas de multimídia para economizar chips – estratégia adotada por outras montadoras no Brasil.
Não admira que o carro tenha tido poucas novidades nestes quase cinco anos. A mais importante foi a estreia justamente do Chevrolet Onix RS no segundo semestre de 2020, já como linha 2021.
2 – Definitivamente, não é esportivo
Importante frisar que o Chevrolet Onix RS não é esportivo, apenas um “esportivado”. O que significa? Que o hatch compacto usa o mesmo conjunto mecânico das demais versões da linha, sem acertos específicos de motor, suspensão, freios, transmissão e motor, por exemplo.
Apesar de trazer a sigla para Rally Sport usada pela primeira vez no Chevrolet Camaro, em 1967, o Chevrolet Onix RS tem apenas roupa esportiva.
3 - Mas tem motor turbo…
O motor turbo de 116cv da família CSS Prime estreou juntamente com esta atual geração do Onix. O tricilíndrico rende bem em baixos giros e proporciona arrancadas interessantes, sem qualquer tocada mais bruta ou arrojada. Acelera de 0 a 100km/h em cerca de 10 segundos.
Com 16,8kgfm (etanol)/16,3kgfm (gasolina) disponíveis nas 2.000rpm, o Chevrolet Onix RS também se vale de retomadas convincentes e seguras. No consumo, boas médias de 8,1km/l com etanol e de 12km/l no ciclo urbano e de respectivos 10,1km/l e 14,4km/l, na estrada.
4 - … e visual legal
O grande diferencial do Chevrolet Onix RS, como dito, está no traje esporte. O desenho mais “rebelde” fica evidenciado pelo menor número de cromados e pelos detalhes em preto, como na grade frontal do tipo colmeia e na gravatinha da marca estadunidense. Só mesmo a sigla RS em vermelho quebra o design monocromático.
As rodas com aros de 16 polegadas também têm acabamento escurecido e design exclusivo para a versão. Na traseira, para-choque que traz uma imitação de difusor de ar e spoiler integrado preto.
Na cabine, predominam os tons escuros. Bancos inteiriços e com revestimento especial têm costuras vermelhas – que também estão no volante com acabamento em couro. A mesma cor de contraste aparece nas molduras das saídas de ar. O painel traz acabamento com desenhos que parecem treliças, enquanto as colunas e teto são na cor preta.
5 – Principais equipamentos
Por estar abaixo só da topo de linha Premier, a opção RS do Chevrolet Onix é bem fornida. Entre os equipamentos, seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, luzes de condução diurna, sensor de ré e Isofix na parte de segurança.
Completam o pacote ar-condicionado, direção elétrica, piloto automático, volante com ajustes de altura e de distância e banco traseiro bipartido. A central multimídia é a eficiente MyLink, com tela de oito polegadas – e mais recentemente com conexão sem fio para celular. Inexplicavelmente, o modelo não oferece câmera de ré.
6 – Dica de boa compra
O Chevrolet Onix RS parte de R$ 115.790 quando 0km. Já modelos ano 2022 têm preços entre R$ 80 mil e R$ 88 mil nos principais sites de compra e venda de veículos e ainda têm, pelo menos, mais um ano de garantia de fábrica.
7 – A sigla RS se propagou
Uma curiosidade é que a solução de roupa esportiva com a sigla RS se propagou na linha Chevrolet. Além do Onix, os SUVs Tracker e Equinox, a picape Montana e o falecido hatch Cruze Sport6 têm – ou tiveram – suas opções esportivadas.
8 – Vendas do hatch esportivado
Segundo dados do Renavam, o hatch compacto da GM soma 34.752 licenciamentos de janeiro a maio de 2024. Desta forma, é o segundo carro de passeio mais vendido do país, atrás apenas do Volkswagen Polo. Deste montante, o Chevrolet Onix RS responde por 5% das vendas.
9 – Preços de manutenção
O motor turbo requer alguns itens, como lubrificante, mais caros, além de manutenção qualificada. No mais, as peças têm preços dentro da média do segmento.
Revisões do Chevrolet Onix RS 2022:
- 30.000km: R$ 660
- 40.000km: R$ 1.016
- 50.000km: R$ 712
Peças do Chevrolet Onix RS 2022:
- Jogo com quatro pastilhas de freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 140
- Kit com três velas de ignição: de R$ 180 a R$ 300
- Kit troca de óleo (4 litros 5W30 + filtro): de R$ 270 a R$ 380
- Bomba de combustível: de R$ 550 a R$ 750
- Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 580 a R$ 900
- Farol dianteiro: de R$ 900 a R$ 1.400
- Para-choque traseiro: de R$ 760 a R$ 1.000
10 - Principais problemas do Onix RS
Trepidação, endurecimento do pedal e desgaste precoce de pastilhas e discos são falhas comuns do sistema de freios do Chevrolet Onix, segundo relatos coletados no Reclame Aqui e em grupos de discussão de donos do carro.
Faça uma vistoria detalhada na carroceria do Chevrolet Onix RS, pois existem muitas queixas em relação à qualidade da pintura do carro. Defeitos no ar-condicionado e na transmissão também não são raros.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas