O Fiat Fastback foi lançado em 2022 como segunda opção da marca no segmento de SUVs
Foto: Fiat/Divulgação
Com o Fastback, a Fiat tratou meio de cobrir o segmento de SUVs compactos de forma rápida tal qual fez a rival Volkswagen. O Fiat Fastback, crossover com estilo de cupê, foi lançado em 2022, menos de um ano após a estreia do Pulse. Não obstante, os dois modelos, de certa forma, seguem a lógica da dupla da VW, Nivus e T-Cross, lançada entre 2018 e 2020.
O Fiat Fastback usa a base do Cronos e tem uma pegada pouco mais familiar que o Pulse. Não só pelo generoso porta-malas, mas até por equipamentos e posicionamento de mercado. Acaba sendo uma opção de seminovo para quem quer um SUV espaçoso e recheado. Veja agora 10 fatos sobre o Fiat Fastback.
Lançado em setembro de 2022, o Fiat Fastback foi o segundo SUV compacto e o primeiro “acupezado” da história da marca italiana. Feito sobre a plataforma modular MLA, mesma do Argo, Cronos e Pulse, o modelo é produzido na fábrica da Stellantis em Betim, Minas Gerais.
O Fiat Fastback começou sua trajetória em três versões e com opções de motores 1.0 e 1.3, ambos turbinados e sempre com câmbio automático. Em junho de 2023, na carona do pacote de socorro do governo para as montadoras, ganhou opção de entrada abaixo do teto de R$ 120 mil que a legislação previa.
No mesmo ano, atingiu a marca de 50 mil unidades produzidas e estreou uma versão esportiva para valer. Na linha 2024, o SUV passou por discretas mudanças no acabamento interno.
Atualmente, o Fiat Fastback é só o 10º utilitário-esportivo mais emplacado do país, com 21.735 unidades acumuladas no primeiro semestre. O modelo é vendido em cinco configurações de acabamento:
Fiat Fastback T200: R$ 119.990
Fiat Fastback Audace T200: R$ 146.490
Fiat Fastback Impetus T200: R$ 156.490
Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth T270: R$ 159.990
Fiat Fastback Abarth T270: R$ 162.990
2 – Estilo é ponto forte do Fastback
Um dos grandes chamarizes do Fiat Fastback é justamente o desenho. O modelo, inclusive, se apropriou de um nome que batiza um tipo de carroceria. Mas até honra a definição com uma linha contínua, bastante inclinada e levemente curvada do teto até a tampa do porta-malas.
Só que tal estilo serviu para colocá-lo como um SUV-cupê mais “popular”. Isso porque tal conceito nasceu entre as marcas de luxo, mas especificamente com o BMW X6, e foi seguida por rivais como Porsche, Audi e Mercedes-Benz. Coube à Volkswagen trazer a carroceria para os compactos.
3 - Conceito diferente
Curiosamente, a primeira aparição do Fiat Fastback foi no último Salão de São Paulo, de 2018, como um carro-conceito baseado na… Toro. O modelo fez um tremendo sucesso no evento, mas a fabricante mudou muita coisa do projeto desde então.
O Fiat Fastback passou a ser baseado no Pulse, tanto que da dianteira até a coluna central os dois modelos compartilham muitas peças. Claro, também ficou menor que o conceito mostrado no motorshow paulista.
4 - Desempenho e consumo do Fiat Fastback
O motor 1.0 12V da linha GSE de origem Fiat é bastante suficiente para o Fastback. Com 130cv (etanol) e 125cv (gasolina), o propulsor de três cilindros e turbo oferece força para o SUV-cupê na maior parte das situações de trânsito.
O câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas casa bem e corrobora as boas arrancadas. O 0 a 100km/h é obtido em 9,4 segundos, enquanto as retomadas são asseguradas pelos 20,4kgfm de torque máximo, que surge já em 1.700rpm.
O consumo do Fiat Fastback, segundo o padrão do Inmetro, fica em 8,4km/l com etanol e em 11,9km/l, com gasolina, na cidade. No ciclo rodoviário, as médias do PBEV apontam, respectivamente, 10,2km/l e 14,6km/l.
O bicho torna-se mais brabo com o motor 1.3 16V, obviamente. Brabo até demais, já que a condução fica mais bruta, isso na versão civil do SUV, e não na esportiva de fato sobre a qual falaremos mais adiante.
São 185cv com etanol e 180cv, com gasolina, para empurrar o crossover de 1.304kg. Com isso, cumpre o 0 a 100km/h em 8,4s e a performance poderia até ser melhor não fosse o câmbio automático convencional, de seis marchas. A caixa atrapalha um pouco as retomadas, que apresenta delays em médios giros.
O consumo, claro, cai. Nas médias urbanas, 7,8km/l com etanol e 11,4km/l, com gasolina. Na estrada, 9,7km/l e 13,7km/l, respectivamente.
5 – Conforto em ambiente acanhado
O Fiat Fastback é um compacto e tem um pouco só mais de espaço que o Pulse, ou seja, ambiente acanhado. Mesmo assim, motorista tem posição agradável de dirigir e desfruta de vão satisfatório para pernas, joelhos e ombros. A direção é bastante leve, mas poderia ter uma assistência mais firme em velocidades mais altas.
No banco traseiro, dois adultos e uma criança conseguem se acomodar bem. A suspensão filtra bem as irregularidades do solo, contudo, o balanço traseiro mais comprido faz a cabine chacoalhar ao passar com o carro em quebra-molas e valetas. O acabamento tem bastante plástico e deixa a desejar no aspecto geral.
6 – Porta-malas é destaque
É o grande destaque do Fiat Fastback. Amplo e profundo, o porta-malas tem volume para até 516 litros. Só é um pouco menor que o porta-malas do sedan Cronos e recebe tranquilamente duas malas grandes mais alguns volumes pequenos.
7 - Vontade esportiva
No lançamento, em 2022, a Fiat começou a ensaiar a volta para valer de sua divisão Abarth para o Brasil. A marca italiana colocou como topo de linha do Fastback uma versão com detalhes visuais assinados por sua famosa divisão esportiva.
Com nome gigantesco, o Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth T270 tem detalhes escurecidos na carroceria e nas rodas, além de símbolos do escorpião, plaqueta no painel e detalhes vermelhos no quadro de instrumentos.
O motor é o mais potente, mas o carro não recebeu qualquer mudança na mecânica. E ao contrário do que sugere, não é limitado, pois continua em linha até hoje.
8 - Veneno de fato
A opção esportiva de fato do Fiat Fastback foi apresentada este ano. Depois do Pulse Abarth, foi a vez de o SUV-cupê ser o segundo carro da divisão de performance do grupo Stellantis desenvolvido e produzido no Brasil – ok, a gente não resiste à piadinha: o segundo modelo picado pelo escorpião lá em Betim.
O conjunto é o mesmo 1.3 do modelo com maquiagem Abarth. Para se tornar um esportivo, a engenharia promoveu ajustes específicos no motor e câmbio, com respostas e trocas de marchas mais ágeis, e na direção, que ficou mais pesada e direta. Mudanças também nas rodas (com aros de 18 polegads) e pneus 215/45 R18.
A versão que traz o nome da divisão esportiva da marca tem desempenho mais empolgante
Foto: Fiat/Divulgação
O sistema de exaustão recebeu escape duplo bilateral e ronco esportivo. A suspensão foi rebaixada em 5mm e ganhou molas e amortecedores mais rígidos. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria. Com isso, o Fiat Fastback Abarth vai de 0 a 100km/h em 7,6 segundos e chega à máxima de 220km/h.
9 – Custos de manutenção
O Fiat Fastback foi lançado em 2022 e ainda está dentro da garantia de fábrica de três anos. Confira os preços de revisão das versões 1.0.
10.000km: R$ 760
20.000km: R$ 880
30.000km: R$ 770
40.000km: R$ 1.080
Na versão Abasth do Fastback a engenharia promoveu ajustes específicos no motor e câmbio
Foto: Fiat/Divulgação
Já as peças são mais salgadas. Veja também os preços de algumas peças do SUV:
Jogo com quatro pastilhas de freio dianteiro: de R$ 130 a R$ 250
Kit com três velas de ignição: de R$ 180 a R$ 300
Kit troca de óleo (4 litros 0W30 + filtro): de R$ 300 a R$ 400
Bomba de combustível: de R$ 500 a R$ 700
Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 420 a R$ 640 (par)
Farol dianteiro: de R$ 1.200 a R$ 2.300
Para-choque traseiro: de R$ 1.100 a R$ 1.800
Interior do Fiat Fastback Abarth traz detalhes em vermelho para reforçar a esportividade
Foto: Fiat/Divulgação
10 - Principais problemas do Fiat Fastback
Panes elétricas e falhas no motor são as queixas mais comuns de clientes do Fiat Fastback relatadas em fóruns e também no site do Reclame Aqui. Entre as reclamações, luzes que se acendem no painel e depois se apagam, ar-condicionado com funcionamento irregular e disparo involuntário do alarme.
Na parte mecânica, falhas nas acelerações do motor e também dificuldades em dar a partida. Fique atento ainda ao consumo excessivo de óleo lubrificante e a barulhos provenientes do acabamento interno.
O Fiat Fastback teve um recall para a troca da bomba de alta pressão de combustível em unidades feitas em 2022, modelo 2023.
As rodas da versão Abarth são de 18 polegadas, pintadas em preto e com o escorpião ao centro
Foto: Fiat/Divulgação
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