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Chevrolet Zafira: 9 fatos antes da compra da minivan usada

Minivan média fez sucesso como veículo familiar e táxi e atualmente é opção de usado para quem faz questão de espaço

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Chevrolet Zafira com motor flex, modelo 2004
Chevrolet Zafira com motor flex, modelo 2004 Foto: Eduardo Rocha/RR

Pergunte a qualquer taxista que tem hoje uma Spin. Ele provavelmente vai falar que tinha uma Chevrolet Zafira e vai reclamar que a General Motors trocou uma por outra em sua linha no Brasil. Fato que a minivan média deixou saudades, mas atualmente é um ótimo carro familiar usado.

Lançada no começo dos anos 2000, o monovolume tem espaço de sobra e sete lugares até generosos. Além disso, usa conjunto mecânico conhecido do mercado. Veja agora nove fatos sobre a Chevrolet Zafira, que foi vendida no Brasil até 2012.

Chevrolet Zafira flex modelo 2004 prata de traseira lateral estática no calçamento com vista da cidade ao fundo
Minivan tem estilo discreto, com formas mais retilíneas Foto: Eduardo Rocha/RR

1 – Sobre a trajetória da minivan

A Chevrolet Zafira foi lançada no Brasil em abril de 2001. Baseada na plataforma do Astra, foi uma das primeiras minivans produzidas no país no início dos anos 2000.

Usou durante toda sua existência no mercado brasileiro o motor 2.0 litros, 8V ou 16V, com opções de câmbio automático. Em 2004, o conjunto passou a ser flex e o monovolume foi submetido a uma reestilização.

Após o término do multiválvulas, em 2001, o motor 8V passou por mudanças e teve a potência elevada. Em 2012, a Chevrolet Zafira se despediu com uma série especial e mais de 100 mil unidades produzidas por 11 anos.

Chevrolet Zafira flex modelo 2004 prata interior painel volante e bancos dianteiros com vista da cidade ao fundo
Motorista encontra facilmente boa posição de dirigir, mais elevada Foto: Edardo Rocha/RR

2 - Bons tempos de Opel…

Naqueles tempos, os projetos da General Motors feitos e vendidos no Brasil tinham origem Opel, o braço europeu da montadora. Isso desde o Chevette (na verdade, um Kadett), passando pelo Monza (lá fora Ascona), o próprio Kadett, Corsa e por aí vai.

Época boa inclusive em que a GM produzia no Brasil modelos maiores até que o Astra. Além da Chevrolet Zafira, tivemos nas linhas de montagem carros como os sedans médio-grande Vectra e o grande Ômega.

A estratégia da GM no país, contudo, mudou. A montadora mudou o foco para compactos e projetos de sua divisão sul-coreana (ex-Daewoo). Isso antes de vender a Opel para a PSA Peugeot Citroën.

Foi assim que nasceu, por exemplo, a Spin. Minivan menor, porém, posicionada para substituir de uma vez as Chevrolet Zafira e Meriva.

3 - Bons tempos de minivans…

Falamos de uma época onde as ruas eram mais diversas e as minivans chegaram para disputar com as station-wagons o posto de carro para a família. A própria Chevrolet Zafira surgiu como uma resposta à Renault Scénic.

Depois ainda tivemos uma leva de minivans compactas, como Chevrolet Meriva, Fiat Idea, Citroën C3 Picasso, além da Nissan Livina. Contudo, com a popularização dos SUVs urbanos, os monovolumes perderam espaço e atualmente praticamente temos apenas a Spin para contar história.

4 – Desempenho da Chevrolet Zafira

A Chevrolet Zafira usou sempre motor 2.0 até sair de linha, em 2012. O conhecido powertrain Família II dá força suficiente para a minivan de 4,33 metros e mais de 1.400kg.

Vamos falar da fase do modelo com potência elevada para 140cv com etanol e 133cv, com gasolina. As primeiras relações mais curtas do câmbio manual de cinco marchas dão a agilidade necessária.

Chevrolet Zafira flex modelo 2004 prata cofre do motor aberto estático na rua
Modelo foi lançado no mercado brasileiro com duas opções de motor 2.0, sendo uma 8V e outra 16V Foto: Eduardo Rocha/RR

Só que é um carro pesado, grande e com proposta familiar. Então, o 0 a 100km/h na casa dos 12 segundos é mais que satisfatório. Já as versões automáticas entregam conforto, porém, têm arrancadas mais pontuais e gradativas.

As retomadas são beneficiadas pelo torque máximo 19,7kgfm (etanol)/18,9kgfm (gasolina) que aparece nas 2.600rpm. Esse conjunto cobra a conta é no consumo. As médias com etanol na cidade ficam na faixa dos 6km/l, e com gasolina dificilmente passam dos 8km/l.

5 – Espaço é ponto forte da Zafira

É o grande chamariz da Chevrolet Zafira. Na frente, motorista fica muito à vontade e tem posição alta de dirigir. Os passageiros da fila do meio são beneficiados pelos 2,70m de distância entre-eixos e há espaço suficiente para pernas, joelhos, ombros e cabeças de até três ocupantes.

A terceira fila também chama a atenção por receber até adultos de estatura normal. Com os bancos extras acionados só sobram 90 litros de porta-malas. Na configuração de cinco lugares, o volume para bagagens é de 445 litros.

6 - Nossa dica de melhor versão

Vamos logo de Chevrolet Zafira no último ano de produção, 2012, e na topo de linha, Elite, com câmbio automático. O modelo tem preços entre R$ 38 mil e R$ 48 mil nos principais sites de compra e venda de veículos.

Na parte de segurança, a Chevrolet Zafira Elite 2012 é equipada com quatro airbags, freios com ABS e EBD, retrovisor eletrocrômico, regulagem de altura dos faróis, travamento automático das portas e alarme.

No conforto, ar-condicionado automático, direção com assistência hidráulica, trio elétrico, volante com ajustes de altura e distância, abertura remota da tampa do porta-malas, controle de cruzeiro, entre outros. A configuração ainda leva teto solar e rodas de liga leve aro 16 polegadas.

Chevrolet Zafira Collection modelo 2012 cinza escuro de frente estática no estúdio
Chevrolet Zafira Collection foi a versão de despedida do modelo em 2012 Foto: Chevrolet/Divulgação

7 - Série de despedida

A minivan ganhou uma edição especial de adeus chamada Collection – mesma que marcou as despedidas do Vectra e da Meriva. Limitada a 500 unidades e na cor cinza Rusk, tem emblemas na carroceria, chaveiro e manual do proprietário personalizados e bancos revestidos em couro.

8 – Preços de manutenção da Chevrolet Zafira

Por ser um modelo já antigo e com conjunto mecânico consagrado e muito vendido, a Chevrolet Zafira não assusta nos preços de revisão e também nos das peças:

  • Jogo com quatro pastilhas de freio dianteiro: de R$ 110 a R$ 200
  • Kit com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 130
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 130 a R$ 200
  • Bomba de combustível: de R$ 260 a R$ 400
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 200 a R$ 440 (par)
  • Farol dianteiro: de R$ 200 a R$ 400
  • Para-choque traseiro: de R$ 230 a R$ 410

Chevrolet Zafira flex modelo 2004 prata roda de liga leve de 16 polegadas estático no calçamento
Minivan é equipada com rodas de liga leve de 16 polegadas, calçadas com pneus 205/55 Foto: Eduardo Rocha/RR

9 - Principais problemas da Zafira

Entre as queixas mais comuns em relação à minivan estão o câmbio manual, que costuma dar problemas no trambulador. Outras reclamações em relação à Chevrolet Zafira nos fóruns com donos do carro dizem respeito ao motor que trava em determinadas rotações.

Fique atento ainda à manutenção das caixas automáticas e observe se a direção apresenta folgas. Vazamentos de óleos e folgas nos cabeçotes também são recorrentes no caso da Chevrolet Zafira.

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