Cada vez mais, carros usados estão se tornando opções viáveis no mercado, impulsionados, claro, pelos altos preços praticados pelos carros zero km. Por isso, separamos algumas opções para quem busca um carro usado em 2024.
Tem vantagem em comprar carro usado em 2024?
Além de pagar um pouco menos em um carro, optar por uma unidade usada pode garantir um veículo com um mais itens e equipamentos do que um zero km pelo mesmo preço, ou, por exemplo, um carro com mais espaço interno.
Confira alguns carros usados confiáveis para comprar em 2024:
Volkswagen Gol: Produzido até o fim de 2022, o Gol é um dos veículos mais vendidos do país e há opções para diversos bolsos. Independente da geração, a maioria das versões são caracterizadas pelo baixo custo de manutenção. A dica é sempre fugir das unidades com a transmissão automatizada i-Motion.
Honda Civic: O Civic conta com uma legião de amantes no mercado brasileiro. O sedã garante muito espaço interno e desempenho satisfatório. É necessário, entretanto, muito cuidado para escolher a unidade ideal, já que a manutenção desses carros pode ter sido negligenciada ao longo dos anos.
Toyota Corolla: É impossível falar de Civic sem mencionar o eterno rival Corolla. As dicas são praticamente as mesmas do carro anterior. Desde 2020, o Corolla conta com versões híbridas que podem ser interessantes para quem busca baixo consumo de combustível.
Ford Ecosport: Antes dos SUVs virarem moda, a Ford criou o segmento com o Ecosport. Quem prefere andar com uma altura um pouco mais elevada, terá no SUV uma boa opção. Das unidades de primeira geração, o consumo de combustível é criticado, mas as unidades mais novas podem contar com o polêmico câmbio Powershift, que deve ser evitado.
Fiat Palio: Assim como o Gol, o Palio foi por muitos anos um sucesso de venda no mercado brasileiro. Suas principais características são o baixo consumo de combustível e baixo custo de manutenção.
O que verificar antes de comprar um carro usado?
Para fazer um bom negócio ao comprar um carro usado, é importante se atentar ao estado do carro, bem como detalhes que podem passar despercebidos em uma avaliação mais rápida.
Histórico: É importante checar se o carro já teve passagem por leilão, histórico de furto/roubo ou acidentes. Algumas empresas fornecem um histórico completo, e é um investimento que vale a pena.
Quilometragem: Em tese, carros menos rodados tendem a ter menos desgaste. É necessário entender como o carro percorreu essa quilometragem. Vale se atentar ainda que alguns carros podem ter a quilometragem adulterada. Já existem profissionais especializados em verificar essa questão em carros usados.
Revisão e manutenção: Peça sempre uma lista de manutenção. Quando foram realizadas, o que foi trocado, e cheque sempre no manual do proprietário se a quilometragem bate com a apresentada no veículo.
Garantia: Alguns carros seminovos ainda apresentam a garantia vigente. Vale a pena pesquisar e entender quais motivos a fabricante não aceita a garantia e verificar se o carro ainda está sendo coberto.
Preço de revenda: É importante verificar se o preço não está muito abaixo do praticado no mercado, o que pode indicar um problema grave com um carro. Da mesma forma, um valor muito acima, não significa, necessariamente, um carro em perfeitas condições.
- Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas