O sedan mais vendido do mercado brasileiro é o Onix Plus com 34.771 emplacamentos de janeiro a julho de 2024. Disponível a partir de R$ 100.490, separamos cinco alternativas ao modelo da Chevrolet para quem prefere os três volumes, confira:
Nissan Versa
O sedan da Nissan é uma boa alternativa para quem quer um carro seminovo e pouco rodado. Unidades modelo 2022 podem ser encontradas por valores entre R$ 94 mil a R$ 99 mil.
O sedan é equipado com motor 1.6 16V de 113 cv de potência e 15,3 kgfm de torque no etanol e 110 cv e 15,2 kgfm na gasolina e transmissão automática CVT. Medindo 4,49 metros de comprimento, o porta-malas do Nissan é de 466 litros de capacidade.
Volkswagen Jetta 2019
Quem prefere um carro mais espaçoso pode optar por um Jetta modelo 2019, que já ostenta a carroceria de sétima geração. Na casa dos R$ 100 mil é possível encontrar unidades da versão de entrada Comfortline, que oferecem central multimídia, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico, entre outros equipamentos.
Com porta-malas de 510 litros, o Jetta Comfortline mede 4,7 metros de comprimento e 2,68 metros de distância entre os eixos. O motor 1.4 (250 TSI) entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque tanto no etanol quanto na gasolina, e o câmbio é automático de seis velocidades.
Chevrolet Cruze 2020
Fora de linha desde 2023, o Cruze era o sedan mais caro oferecido pela Chevrolet no Brasil. Com motor 1.4 turbo, o Jetta mencionado acima era o seu principal rival. O sedã mede 4,66 metros de comprimento e conta com porta-malas de 440 litros. O motor Ecotec 1.4 Turbo entrega 153 cv e 24,5 kgfm de torque no etanol e 150 cv e 24 kgfm de torque na gasolina.
Unidades 2020 na versão LT podem ser encontradas na faixa dos 98 mil e já trazem central multimídia, ar-condicionado digital, bancos em couro, entre outros equipamentos. Se quiser um carro mais equipado, uma unidade LTZ 2019 pode ser a pedida.
Honda Accord 2015
Quem quer um três volumes ainda maior e importado, que não utiliza um turbo para forçar potência, tem no Accord uma opção bem interessante. Por menos de 100 mil reais é possível encontrar um modelo 2015 com motor V6 de 280 cv e 33,9 kgfm de torque.
Apesar de mais antigo que os modelos mencionados acima, o Accord se destaca pelo comprimento de 4,89 metros, 2,75 m de entre-eixos e porta-malas de 461 litros. Acelerando de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos, o sedã japonês é bem mais rápido que os demais modelos da lista.
Audi A3 2017
Seguindo a lógica de importado, o Audi A3 pode ser uma opção para quem procura um modelo mais imponente. Em 2017, o motor 1.4 flex já era o de 150 cv e 25,5 kgfm, o mesmo que equipa o Jetta mencionado acima. Há opções mais antigas com motor 1.4 e 1.8 turbo de 122 cv e 20,4 kgfm de torque e 180 cv e 25,5 kgfm de torque, respectivamente.
Essa opção já conta com a transmissão automática Tiptronic, mais confiável que o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG. Medindo 4,26 m de comprimento, 2,64m de entre-eixos e com porta-malas de 425 litros,
BMW 740i 1996
Na lista de hoje trazemos uma escolha extra, o BMW 740i 1996. Se o leitor acredita que só se vive uma vez e quer uma aventura automotiva, essa BMW pode ser o que você precisa. Ostentando oito cilindros, o Série 7 é o ápice do luxo que a marca bávara consegue oferecer.
O V8 4.4 litros entrega 286 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, suficientes para levar o sedã de 4,98 metros do zero aos 100 km/h em 7 segundos. Com bancos de couro, teto solar, disqueteira, ar-condicionado, direção hidráulica e até um telefone no apoio de braço, afinal, em 1996, telefone era para poucos. O porta-malas conta com 500 litros de capacidade.
Vale ressaltar que consumo de combustível é o ponto fraco do modelo, afinal, são oito cilindros e quase duas toneladas de peso, bem como a manutenção, que além de cara e complexa, encontrar mecânicos que entendam esses modelos não deve ser tarefa fácil, mas quem quiser emoção, o 740i garante muita, seja na hora de acelerar, ou pagar conta do mecânico.
- Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!