Quem tem carro sabe que o combustível é um dos principais gastos que se pode ter com um automóvel. Os veículos mais modernos já trazem alguns recursos tecnológicos para se tornarem mais econômicos. Enquanto os híbridos se tornaram populares nos últimos anos, a fabricante japonesa Toyota já aposta nessa tecnologia desde o início do milênio com o Prius, que pode ser uma aposta acessível.
Quanto custa um Toyota Prius?
O modelo pode ser encontrado em diversas configurações, que podem custar R$ 120 mil nos modelos 2019/2020, os últimos importados para o Brasil. Entretanto, quem não quer gastar muito, pode encontrar carros na faixa dos R$ 60 mil, bem mais em conta que Renault Kwid e Fiat Mobi, oferecidos por R$ 74 mil reais nas versões mais acessíveis.
Toyota Prius: Itens de série
Além do visual diferentão, o Prius oferece um pacote de equipamentos bem recheado. São sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o condutor), central multimídia com câmera de ré e ar-condicionado de duas zonas.
Os modelos mais novos contam com carregador de celular sem fio, head-up display, partida por botão, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros. Vale lembrar que o Prius sempre foi mais caro que o Toyota Corolla.
Motorização e consumo
O principal destaque do Toyota Prius é o sistema de motorização. Inovador e exclusivo até 2020, o híbrido combina motor a gasolina 1.8 de ciclo Atkinson que entrega 98 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. Junto dele trabalha um motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Combinados, a potência máxima entregue é de 123 cv.
A principal vantagem do Prius é a eficiência energética. Segundos dados do Inmetro, os modelos mais antigos conseguiam médias de 15,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. A partir de 2016, com a chegada da terceira geração, o consumo foi aprimorado para 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
É importante ressaltar que desde 2019 esse propulsor recebeu uma variante flex e equipa o Corolla e Corolla Cross. Por ser um híbrido do começo do milênio, o próprio carro faz a gestão de quando acionar a parte elétrica ou o motor a combustão, portanto, o Prius não é um híbrido plugável, conhecido como plug-in.
Em termos de dimensões, o Prius se destaca. São 4,54 metros de comprimento e 2,21 m de distância entre-eixos. São dimensões próximas às apresentadas pelo Toyota Corolla, que é maior que o modelo importado.
Acompanhe o VRUM também no YouTube e no Dailymotion!