Os hatchbacks vendidos no mercado brasileiro já não são mais os mesmos. Em meados de 2010, ainda tínhamos diversas opções disponíveis. O segmento de hatches médios ainda era aquecido e o Vectra GT era um dos modelos oferecidos. Hoje, é possível encontrar unidades por 30 mil reais, sendo uma boa opção para quem quer conforto e desempenho.
Com produção entre 2007 e 2011, o Vectra GT chegou ao Brasil derivado de um projeto Opel. à época, a General Motors ainda era proprietária da marca alemã. Pela primeira vez o Vectra foi oferecido como hatchback e se tornou opção à Focus e Golf. Entretanto, as vendas do modelo sempre foram abaixo dos rivais.
Em 2008, melhor ano de vendas do modelo, o Golf emplacou 17.265 unidades, enquanto o Focus 13.177 e o Vectra hatch ficou mais atrás com 12.944 vendas. No mesmo ano, o modelo sedan apresentou 26.617 emplacamentos. Em 2009, Golf e Focus aumentaram suas vendas, enquanto o Vectra perdeu espaço e foi superado pelo Hyundai i30.
Apesar disso, o Vectra hatchback é uma boa opção no segmento de usados. Com motor 2.0 aspirado de 128 cv e 19,6 kgfm de torque no etanol e 121 cv e 18,3 kgfm de torque na gasolina, o Vectra entregava mais torque que seus rivais no etanol e vencia o Golf e seus 116 cv em potência. Em comparação com o Focus, o modelo da Ford o superava com seus 148 cv e 19,5 kgfm de torque no etanol.
A partir da linha 2010, o Vectra hatch ganhou 12 cv, passando a entregar 133 cv na gasolina e 140 cv de potência no etanol, com o torque respectivo de 18,9 e 19,7 kgfm de torque.
A principal vantagem do Vectra hatch é o porta-malas de 345 litros, maior que os 330 litros do Golf e dos 328 litros do Focus.
Entretanto, a maior desvantagem é o consumo de combustível. O Astra apresenta médias de 5,8 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada com etanol, e 8,7 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina. O Focus no etanol rende 6,4 km/l e 8,1 km/l e na gasolina as médias sobem para 9,2 km/l e 11,7 km/l. No caso do Golf, ele aceita apenas gasolina e registra consumo de 8,4 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.
Medindo 4,28 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,46m de altura e 2,61 m de entre-eixos, o Chevrolet é maior que o Golf, mas perde em dimensões para o Focus.
Entre os itens de série, o Vectra GT contava com airbags frontais, cinto de três pontos para todos os ocupantes, ar-condicionado digital, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico e rodas de 16 polegadas.
Além disso, eram de série saída de ar para ocupantes traseiros, banco do condutor com regulagem de altura, ajustes de altura e profundidade para o volante, porta-luvas com refrigeração e freio a disco nas quatro rodas.
A versão GT-X era a mais cara e contava com rodas de 17 polegadas e acabamento diamantado, sensor de chuva, freios ABS, sistema de som premium, volante multifuncional e computador de bordo, ajustes elétricos para o banco do motorista e piloto automático.
Modelo raríssimo
O lançamento do Vectra GT-X ficou marcado por conta da chamativa cor Laranja Volcano. Nenhum carro foi oficialmente vendido com essa pintura, somente carros de frota de imprensa e usados pelo departamento de marketing. Estima-se que foram somente 10 unidades nessa cor, sendo que uma parece ter sofrido perda total. Se ver uma unidade laranja, pode ser uma boa hora de fazer uma oferta.
Problemas crônicos do Vectra GT
Tanto o sedan quanto o hatchback demandam uma certa atenção na caixa de direção, que pode apresentar ruídos devido à uma folga demasiada no pino. O sistema de ignição também merece atenção, já que em alguns casos a chave costuma ficar presa na ignição. ALém disso, os comandos de vidro elétrico também apresentam falhas.
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